Jenson Button venceu a 4º corrida da sua carreira e a 3º desse ano para ele e para a equipe Brawn. Sebastian Vettel foi o segundo colocado e Jarno Trulli "salvou" um terceiro lugar para a Toyota.
A primeira curva do circuito de Sakhir sempre trás apreensão, mas as Toyotas, que largavam na frente, seguiram na frente.
Enquanto isso, Felipe Massa, praticamente se despedia da zona de pontuação depois de um choque com Kimi Raikkonen que danificou seu aerofólio dianteiro. O brasileiro chegou na 14º posição.
As Toyotas não conseguiram manter a dobradinha na corrida depois do primeiro pit-stop. Uma má eleição de compostos os fez perder muitas posições.
Enquanto as Toyotas se atrapalhavam, Jenson Button, começava a "trabalhar" a que seria sua 3º vitória esse ano. Com uma estratégia simples de duas paradas, superou inclusive a Sebastian Vettel, até então o mais cotado para assumir a liderança.
Rubens Barrichello ao contrário de seu companheiro, tentou uma estratégia de 3 paradas que resultou não ser a melhor opção. Ele terminou a corrida na 5º posição atrás de Lewis Hamilton, que conseguiu seu melhor resultado, e também o da equipe Mclaren no ano. Foi agressivo quando necessário e conseguiu se manter entre os 5 melhores durante toda a corrida.
Kimi Raikkonen, marcou seus primeiros 3 pontos no campeonato chegando na 6º posição. Com isso a equipe Ferrari finalmente saiu do "zero" na tabela de Construtores. Boa corrida do finlandês que teve que se defender da Toyota de Timo Glock no tramo final da corrida.
Os dois pilotos da Renault mostraram que o R29 evoluiu, mas nem tanto. Fernando Alonso chegou na 8º posição, depois de largar no 7º lugar.
Nelson Piquet, que chegou no 10º lugar, protagonizou uma excelente "batalha" com Rubens Barrichello, com a 7º posição em jogo, naquele momento. Com os pneus já degradados e brigando com uma Brawn, de pneus novos, Piquet aguentou firme por algumas voltas a um Barrichello "reclamão", que pode ter visto sua corrida ser muito prejudicada devido à "briga".
Os 8 primeiros no Bahrein:
1º J. Button, 2º S.Vettel, 3º J.Trulli, 4º L.Hamilton, 5º R.Barrichello, 6º K.Raikkonen, 7º T.Glock e 8º F. Alonso.
O campeonato de pilotos chega ao próximo GP, o da Espanha, assim:
1. Button-31 pts, 2. Barrichello-19 pts, 3. Vettel-18 pts, 4. Trulli-14,5 pts, 5. Glock-12 pts, 6.Webber-9,5 pts, 7. Hamilton-7 pts, 8. Alonso-5 pts
E o de Construtores:
1.Brawn GP-50 pts, 2. Red Bull-27,5 pts, 3.Toyota-26,5 pts, 4. Mclaren-13 pts, 5. Renault-5 pts, 6. BMW-4 pts, 7. Toro Rosso-4 pts, 8.Williams-3,5 pts, Ferrari-3 pts
Fonte:www.marca.com
55 comentários:
Pri, querida, tudo bem?
Grande corrida do Button. Vitória merecida!
Mas queria comentar com você um outro assunto... Que aquele Clio do Alonso não tá andando, já deu pra perceber. Agora, o sistema que permite o piloto tomar água durante a corrida também não funciona???
Fiquei besta agora, quando li a notícia de que o Fernando "apagou" após a corrida... por desidratação!!!
Um calor infernal daquele no meio do deserto, e nem o sistema de água do R29 funciona???
Afffff Priscilla, acho que nas próximas etapas ele devia ir de bicicleta... a velocidade é a mesma, mas pelo menos toma um arzinho fresco durante a corrida... rsrsrs
Beijão, Pri!
Acho que a briga do campeonato terá três postulantes:
Button, que a equipe escolheu para lutar pelo título em função do seu ótimo desempenho, mantendo seu fiel escudeiro e segundo piloto Barrichello afastado o suficiente para não atrapalhar, fato este que só vai aumentar de agora para frente...
Vettel, que tem qualidade como piloto e um carro que está evoluindo muito, ainda mais sabendo que um novo pacote aerodinâmico está para chegar...
Hamilton, sua equipe foi a que mais evoluiu e costuma evoluir bastante, além de ter dinheiro para isso, e mesmo com um carro ruim tem feito pontos em "quase" todas as corridas (exceção às que dá uma mentidinha)...
Grande Denise...
Realmente o carro é um Clio, mas a frente é de um 747...
Uahauhsausahshshau...
B'Hengler,
Então não podia ser melhor: um Clio com a frente de um 747. Imbatível!!! rsrsrs
Abraço!
Grande batalha mesmo entre o Barrichello e o Piquet que hoje fez uma boa corrida.
Grande batalha mesmo entre o Barrichello e o Piquet que hoje fez uma boa corrida.
Oi Dê!
Olha, o Alonso cada vez que vai pra esses países onde sabe que encontrará um calor sufocante dev ter pesadelos, pq nao é de hj que o sistema de bebida dele estraga na 1ª volta ou simplesmente nao funciona...
Imagina o que esses caras nao passam ali dentro?
B'hengler,
Acho que a partir do GP da Espanha já poderemos saber nas maos de quem ficará a batalha pelo Mundial.
Vou esperar 15 dias pra dar meu palpite.
Deve ser o maior sufoco,imagine oq os pilotos antigos passaram.O piloto perde cerca de uns tres quilos so de liquidos na corrida,isso numa corrida normal,num calor desse deve ser ainda pior.Alonso em breve estara com um clio quem sabe numa categoria tipo stoc car brasil,rsrs.Otima corrida do Button,vai ser o campeao desse ano,a volta dos campeonatos em q o carro ganha com auxilio do piloto.Torço pro fraco Rubinho se recuperar,mas so pela nacionalidade mesmo,o adversario mais forte do Button eh o Vettel,esse sim,um piloto de verdade.Axo engraçado q o Glock disse certa vez,podem ate rir de mim,mas almejo daki pra 2010 ser campeao mundial,eu fui uns dos q riu,axei q daki pra 2010 ele ja nem teria espaço na f1,mas com o carro q a toyota tem quem sabe?Embora ele seja inferior ao Trulli,num eh tanto assim.
Ém relação a Renault-jumbo...? Hóje os dois pilotos andaram o que o carro permite. E se corrigirmos as posições?? A ferrari com todos próblemas...! desde a primeira corrida mostrou um carro mais rápido que a renault. Então se F.Massa não tivesse tido próblemas no inicio,estária a frente também!! Então alonso seria 9...! E sém contar com a RBR de Webber, que não da para comparar...então ele séria 10 colocado ém uma corrida normal. A Renault-747..?? tém que achar uma saida urgénte....pois os pontos conquistados até agóra por Alonso??? cairam no colo dele.
O Button começa a ter já uma boa vantagem.
Ou os outros começam a fazer alguma coisa ou então vai ser um passeio para o Jenson.
cumprimentos
Se as outras equipes não começaram a trabalhar para bater a BrawnGP, o Button vai levar esse campeonato de lavada que nem fez o Schumacher em 2002/2004, quando o Ross Brawn trabalhava na Ferrari. Será q é o mesmo filme?????
Até o 2° piloto é o mesmo!!! rss
Boa Raphael... Uahsaushsahshua...
A Priscilla quer esperar Barcelona porque ainda acredita na Renault... Tem certeza Priscilla??? Eu duvido...
Acredito que teremos mudanças significativas nos pilotos após Barcelona... A Renault já deu a deixa chamando o di Grassi como piloto reserva, apesar que a corrida do Nelsinho hoje foi muito boa, realmente o problema está no Clio-Jumbo (Hehehehehe - boa)... E o Boudais não tem mais jeito, acho que ali vai encaixar o B. Senna, principalmente se o Berger ainda opinar alguma coisa mais o dinheiro da Embratel, etc...
Esqueci...
No sistema de medalhas do "tio" Bernie, o campeonato já teria acabado...
Não acredito nessa hipotese não!! Button folgou na liderança hóje, mais por erros idividual de Vettel e Trulli no inicio da corrida. A Mclaren sémpre é muito forte nos circuitos europeus e tém Hamilton, que sempre tira um pouco mais do carro. E se a ferrari melhorar um pouco mais...voçê não pode descartar Raikkone e ném Massa. Webber pode não ser vencedor...mas tém carro para incomodar bastante ém um jogo de equipe da RBR.
Falando em mudança de pilotos, os mais fracos que vejo atualmente no grid são:
Nakajima - Willimans: esse só está por lá ainda por força do pessoal da Toyota q fornece motores para eles.
Bourdais - STR: esse ta bem perto de sair. Muito fraco, so nessa ultima corrida q foi melhor q o estreante Buemi. Se a STR começar a pensar em $$ vai já já chamar o Bruno Senna e seus 20 milhões de euros de patrocinio.
Fisichella - Force India: esse já passou do prazo de se aposentar.
Kovaleinen - McLaren: outro bem fraquinho. Não consegue nem de perto acompanhar o ritmo do Hamilton, ano passado foi igualzinho. E na Renault tambem ja era bem fraquinho. Aqui não tem desculpa de carro não, porque ano passado a Mclaren tinha um excelente carro e ele foi muito pior q o Hamilton. Um provavel piloto para sua vaga é o Bruno Senna, que ja tem uns contatos com a Mercedes-Benz.
Priscilla, o Nelsinho não fêz zig-zag, na frente de Barrichelo não!![se tivesse feito teria sido advertido ou punido logo ém seguida] o que ele fêz foi, se posicionar no meio do traçado e deixando o lado sujo para o Barrichelo arriscar e esse custou a tomar coragém!! se não...iria ficar muito mais voltas atráz com um carro mais velóz,[assim foi com Hamilton na hungria, lembra??] E mais...o Webber tentou de todas as formas passar por ele no inicio, e ele se posicionou da mesmo forma. E nas saidas de curvas ele usava o kers e dava aquela esticada. Por isso eu disse pro Marçal, que o Nelsinho até que facilitou a vida do Barrichelo.
uhiahiuahuaa muito boa a charge do Mantovani...
http://mantovani.zip.net/images/gp_bahrein_charge.jpg
Não vi Vettel e Trulli errando e favorecendo ao Button. O ritmo das BGP que eram muito superior.
Essa corrida provou que a BGP ainda está um passo na frente das outras. Com o circuito abrasivo, deu para notar claramente que a Brawn tem o carro q menos consome pneu e por isso conseguiu imprimir um ritmo muito mais forte.
A Renault melhorou a aerodinamica do carro, mas é uma das equipes q mais consome pneu tanto q mesmo com o carro mais leve o Alonso não consegiu imprimir um ritmo mais forte, pq carro tinha mas pneu não.
Se a Renault conseguir achar um equilibrio para o carro, aí vai dar para lutar por pódios e quem sabe por vitórias.
A McLaren prefiro ainda aguardar, pq de repente o carro tem potencial limitado e não conseguirem acompanhar a evolução das outras equipes. Se o carro tiver mais potencial, o Hamilton tem chances de brigar pelo título por fora.
A Willians tem uma boa aerodinamica, mas tbm consome muito pneu. Se resolverem isso pode ser mais uma a brigar pelo vice-campeonato de construtores.
Latueiro,
Mas eu nao disse que ele fez zig-zag, eu disse que provavelmente o Barrichello reclamou dos cambios de trajetória, mas de qualquer forma, o Barrichello nao tinha NADA que reclamar.
O Piquet se defendeu e muito bem dele, isso sim...
Nuss.. O Massa falou que a telemetria e o Kers não estavam funcionado.
Na transmissão mostrou ele "usando", porém uma coisa é ele apertar o botão outra é algo acontecer...
De qualquer forma, se for verdade, é mais uma para a lista negra da Ferrari!
RAPHAEL ?? nessa lista sua eu acrescento mais algúns nomes. ROSBERG,NELSINHO,BARRICHELO E SUTIL....POR QUÊ...??? O carro da wilhans é muito bóm e rápido, e o Rosberg não está dando conta de usar esse equipamento[a não ser nos testes] NELSINHO...Dentro da equipe renault e ao lado de ALONSO...Qualquer um que chegar lá?? vai pro mesmo buraco!! e se for pra atolar...então atole,indo pra cima,batendo,rodando,saindo da pista...não tém carro,?? faça 3,4,5 paradas...arrisque qualquer coisa se não dança. Ém quase 30 anos acompanhando a f1...vi poucos pilotos com uma largada tão bóa,principalmente lá atráz,onde é mais dificil...já mostrou que tém talento e arrojo!! então tém buscar seu espaço,ném que seja errando...[VETTEL buscou seu espaço cometendo muitos erros no inicio de 2008] SUTIL não está dando conta de FISICHELLA??? E esse carro da force-india,já mostrou que não é tão ruim assim não. E BARRICHELO...? Foi vice-campeão, pilotando um "foguete ferrari" mas não tinha outros carros,a não ser a ferrari do SHUMI. E agóra ém 4 corridas,querendo ou não,por enquanto está no melhor carro e só conseguiu um 2 lugar que lhe caiu no colo....e muitas desculpas.
OK...PRISCILLA! Mas tém um porém, ném Alonso eo Nelsinho ainda mencionaram esse desgaste dos pneus excessivo...e sim de falta de velocidade final do carro. E a wilhans também se tivesse esse desgaste excessivo de pneus como explicar o ritimo que o nakajima impõe ao carro...é que ele é fraco demais. se eu estiver errado,me desculpe, MOYHENRY.
Latueiro...
concordo com o Rosberg. Acho ele com potencial, mas ate agora nada.
Idem pro Nelsinho, tem potencial, mas não mostrou nada. Não sei se é por conta do carro ou não, mas por enquanto ta devendo muito.
O Sutil ate tem potencial, mas com a force india fica dificil avaliar né!??!
E o Barrichello, esse nem deveria ter voltado né. Por mim queria ver é o Bruno Senna, novo com vontade pilotando esse foguete. Concerteza faria melhor q o rubinho q por enquanto so fez foi inventar desculpas para pessimas atuações.
Latueiro, seu comentário me faz lembrar uma coisa que ouvi do meu pai uma vez: Sendo o Rubinho um mal piloto, o Shumi era mediano! Afinal se o Rubinho conseguiu ser vice, qualquer um seria campeão com aquele carro..
Wallacy...
Tire a fatalidade da tamburello (que por sinal está para fazer aniversário de debutante) e as falcatruas do "Dick Vigarista" de 94 e 95 e ninguém saberia quem era esse alemão aí...
Já escrevi aqui no blog sobre isso, pra mim ele não entra no top 10...
Mas tenho que admitir que ele era "pelo menos" mediano e bem melhor que o Rubinho, o que convenhamos não é difícil...
Latuerio...
Cara, nota 10 prá ti...
Não tinha pensado na possibilidade do B. Senna na McLaren... Olhe só, o Ron Dennis, "pai" do Hamilton, não está mais lá, e a equipe está com a corda no pescoço com a FIA, que quer o nome Senna na F1 a qualquer preço...
Do jeito que rola influência por lá, eu não duvidaria de nada!!!
Esse último aí fui eu, só que na pressa esqueci de digitar o nome...
Fugindo da "polícia" prá comentar no blog... Uahsuahsuashshuashua...
WALLACY...Eu apenas fiz um comentario. Eu sempre usei esse nick ém todos os blogs que participo já a 2 anos. Pode reviraro historico de todos e não ira encontrar uma frase minha exaltando SHUMACHER como a gente ve atorto e direito por ai. Ele bateu quase todos recordes,teve 7 titulos e só 2 adversários de verdade na carreira. MONTOYA...há se tivesse tido carro. e o outro antecipou a sua aposentadoria...ALONSO. Eu o coloco sim,entre os 10 melhores do mundo...mas não o melhor. ESTRATÉGISTA E ACERTADOR DE CARRO?? PIQUET FOI MELHOR. ARROJADO E FRIO NA BUSCA DOS LIMITES?? SENNA FOI MELHOR. CALCULISTA,VIGARISTA,HABILIDOSO E SORTUDO....DA PARA COMPARAR COM PROST...????
VOU TER QUE PARAR DE POSTAR UAI!! MEUS PONTOS,ESTÃO É BAIXANDO NO TOP.
Latueiro
é só comparar o tempo de Q2 com o ritmo de prova. A Renault diminiu muito a diferença para o mais rápido.
Para manter um bom ritmo precisa de pneus em bom estado. Não é preciso falar para ver que quando o carro de Renault e Willians estão leves não conseguem fazer bons tempos pq o pneu já foi para o espaço.
Em voltas lançadas, por exemplo a Willians sempre foram rápidas, mas durante a corrida onde tem q poupar pneu, eles são obrigados a reduzir o ritmo.
Não sei se vc notou, mas o Vettel nessa primeira perna foi obrigado a reduzir o ritmo mesmo tendo carro pq os pneus não iriam resistir até a primeira parada. O engenheiro do Vettel pediu para poupar pneu.
A Renault de fato antes da introdução do difusor de dois andares, tinha problemas aerodinamicos. Isso foi reduzido drásticamente com as novas peças mas o carro ainda falta equilibrio. E o equilibrio é importante para um menor consumo de pneu. É claro que um carro equilibrado influi em outros fatores positivamentes que farão o carro ser muito mais rápido.
latueiro
vc se esquece que o Schumacher pegou o auge de Senna e Prost. E em menos de três temporadas ele estava lá como terceiro melhor piloto atrás desses dois. Isso inicio de carreiro com um carro mais ou menos.
Conseguiu dois títulos com a Benneton, alguns podem criticar e relembrar aquele episódio do software de controle de largada proibido, mas se for para jogar a culpa teria que igualmente repartir com Brawn, que na época era o seu engenheiro.
Alguns exatamente só olham para o período de ouro, sendo que se ele era o único q conseguia tirar 120% de rendimento do carro com todos os auxílios eletronicos e o outros pilotos no máximo tiraram 90%. Méritos totais para Schumacher.
Mas para chegar até lá poucos sabem do que ele ralou nas primeiras temporadas de Ferrari. Isso a Ferrari estavam num jejum de títulos de vários anos. Ele ficava até altas horas da noite trabalhando junto com os engenheiros para trabalhar em soluções até chegar a perfeição.
MOYHERY...Eu não tirei os meritos de SHUMACHER. Se pensasse dessa maneira...jamais estária aqui,junto de voçês aprendendo cada vêz mais. E isso depois de 30...acompanhando a f1.
Bóm galera,fim de domingo, valeu pois eu já ri demais hóje. Aqui nesse espaço da PRISCILLA...A discução, opinióes diferentes...uns entendém mais outros menos do assunto f1. Mas todos respeitam a todos,sém palavrões e agressões. Mas o que eu li e ri ém outros blogs hóje...últrapassou os limites. O pior dos pilotos do grid? é um verdadeiro heroi, pois só de estar ali e pilotando uma maquina a...300hs??? ele já é um vencedor. Se nunca fui simpatisante de barrichelo...também jamais deixei de ficar alegre quando teve bóns resultados....!!! criticar e ser criticado???fáz parte do cotidiano deles[pilotos]e de qualquer um de nós. Mas...palavras agressivas e baix calão, dirigidas diretamente a pessoa de RUBÉNS BARRICHELO....NÃO FOI ENGRAÇADO NÃO. Mas pior ainda[aqui no brasil não temos outra opção para acompanhar a f1] é a "médiocridade da turma da globo sugerir que Nelsinho deveria encostar e estender um tapete vermelho pro Barrichelo passar." Ou??? posso ter entendido errado...mas sujerir que a equipe BRAWN GP fosse na RENAULT e negosseaçe a últrapassagém?????? foi o fim da PICADA.
Bela análise, Priscilla. O Button realmente aproveitou o carro que tem para se impor frente as Toyotas, como você bem destacou, atrapalhadas. Detalhe que a Brown já tem (quase) o dobro de pontos da segunda colocada nos construtores. Se o Rubinho parasse de reclamar e se preocupasse mais em correr, a vantagem estaria ainda maior.
Ah, você não tem twitter, não, Priscilla?
Beijo!
E o Bernie Ecclestone ficou US$ 1 bilhão mais pobre por causa de um divórcio... "Tadinho"... "Oh coitado"!!!
Rubinho admitiu que partiu desde o início da prova com a intenção de três paradas, somente adiantaram a segunda para não ficar preso atrás do Hamilton... Que estratégia de perdedor, lamentável!!! Quem deveria ter feito isso eram as Toyotas, mas para isso tem que sair bem leve e não como o Rubinho fez, com peso intermediário...
Sobre o Vettel, eu acho que faltou um pouco de agressividade a ele hoje, ficou preso duas vezes, atrás do Hamilton e do Trulli e em nenhuma delas sequer tentou uma ultrapassagem, mesmo economizando pneus, faltou um pouco mais de "voia"...
Latueiro...
O pessoal da Globo tá desesperado prá que um brasileiro vença, chegando à 100ª vitória brasileira na F1... Acho que pra evitar a "uruca" eles pararam de falar, mas estão com uma "coceira"!!!
Moyhenry...
Quem desfaz do "Dick Vigarista" sou eu, não o Latueiro...
Não consigo colocá-lo no mesmo patamar de Senna, Fangio, Clark, Prost, Stewart, Piquet, Villeneuve (pai), Lauda, Moss (o tetra-vice), Alonso e Hill (pai) - os filhos são piada... É inegável que era um bom piloto, o melhor de sua época até a chegada de Alonso, e contrariando o Latueiro, o "mais sortudo" da história, isso sim...
E não é só pelo software de largada, mangueira de combustível sem filtro, trapaças na pista, amizades excusas com dirigentes da FIA, contratos de exclusividade na equipe, assoalhos com efeito solo, combustível adulterado, etc (se for enumerar tudo o que descobriram vai faltar espaço no blog - fora o que passou batido!!!)...
Desfaço dele, pelo motivos citados ao Wallacy... Retire a tragédia da tamburello e Senna teria sido campeão em 94 (o Hill era 2s mais lento por volta e só não foi campeão por falta de peito da FIA e porque esta queria criar um novo ídolo na F1)... Em 95 uma punição rigorosa a altura das falcatruas da Benetton lhe tirariam do campeonato e aí ele não teria ido para a Ferrari, pois não seria ninguém na F1 e alteraria toda a história do automobilismo mundial...
O "se" não existe, a tragédia da tamburello ocorreu, "Dick Vigarista" jamais foi punido à altura e ostenta a melhor estatística da história da F1... Mas se ele fosse tão bom assim, seria unanimidade entre os especialistas como o melhor da história, como tem tudo isso aí acima e mais um tanto eles o colocam entre os melhores para não ficar chato...
Como eu não devo nada a ninguém eu falo... Não vale nada mesmo, é só uma opinião... Mas, apesar de discordar, respeito as opiniões contrárias, só que defendo meu ponto de vista...
Bóm dia pessoal. Eu tenho comigo de quê? [não poreu ser fã dele na epoca] MONTOYA...foi literalmente "fritado" na f1!! e não só pelas duas equipes que passou. Vindo da CART...que na epóca,estava fasendo frente a já monotona f1...não deu outra. O que deixa me contente aqui....é que ninguém fica ém cima do muro. O que eu já vi de nicks nos blogs...que detestam o Nelsinho [por causa do pai] e ontém já estavam rasgando a cedo pro lado dele.
Bóm dia Priscilla. Séra que voçê,consegui postar um link,da largada do gp do bahrein...só para tirarmos uma dúvida.?
Latueiro...
Aqui tem a corrida na íntegra e o VT: http://f1review.wordpress.com/
É uma pena que nenhuma delas mostra a maior "pérola" da transmissão do Galvão... Foi naquela primeira entrada da transmissão, antes dos patrocinadores e da abertura oficial... Se alguém tiver vale a pena ver o Galvão perdendo o "rebolado"...
Foi assim, o Glock estava se preparando para entrar no carro e o Galvão narrando, "põem a balaclava, as luvas e"... E aí o cara da a maior ajeitada no "bilau" e o Galvão narrando... "Isso Glock, tem que deixar tudo direitinho, o carro é apertado"... Uhasuahashsahushua...
Isso serve prá gente dar uma maneirada com o Galvão, não é fácil improvisar numa situação dessas... Mas foi hilário no "úrtimo"... Uhausashsuashuasshua...
B'Hengler
Isso tudo q mencionou vc deveria colocar uma boa parte dessas acusações na conta do Ross Brawn, pq é ele quem é o mestre em achar buracos nas regras e duplas interpretações. Não estou falando somente de agora no caso do difusor duplo, mas isso é desda época de Benneton em que ele trabalhava junto com o Schumacher.
Todas essas coisas que vc fala, como falta de filtro na bomba de gasolina, assoalho com efeito solo, software de largada, etc. Pode ter certeza que isso de longe era dedo do Ross. Mas é claro que o Schumacher tinha conhecimento de tudo isso.
É indiscutivel que o Schumacher era o terceiro melhor piloto da F1 no começo de carreira. Isso vc não precisa de falcatruas.
E esses especialistas que são contra o Schumacher, acham que a Ferrari era a melhor desde sempre. Repito antes da chegada de Schumacher, Brawn e Todt, a Ferrari estava num inferno astral um milhão de vezes pior que essa temporada. Eram vários anos sem título de pilotos ou construtores. Tinha dinheiro para fazer um carro bom e para trazer bons pilotos, mas mesmo assim era só a terceira, quarta equipe para baixo.
Levantar uma equipe lá de baixo para chegar até onde ele chegou não é para qualquer um. Isso eu duvido que Senna tinha capacidade. Pois a coisa q ele sabia muito bem fazer era sempre culpar o carro de seus erros.
Eu posso fazer uma listas de corridas históricas do Schumacher, feitos que se igualam ao do Senna e de outros genios da F1.
Só um exemplos para começar.
Espanha, 94. Ele pilotou praticamente a corrida inteira com o cambio travado na quinta marcha.
B'Hengler,
Não sei se tem essa imagem aí, rsrs, mas na página F1 do site globo.com tem a corrida toda na íntegra.
Pessoal,
Agora sobre não colocar Schumacher no patamar de outros gênios, é no mínimo, ingenuidade. Ou quem sabe excesso de patriotismo.
Moyhenry,
Concordo contigo!
P.S: Sou muito fã de Senna.
Olha eu não sei,se a globo é quém libera os vts...mas os que eu encontrei? senas cômicas que ocorreram durante a corrida! foram retiradas. ex: o show de barrichelo atráz de nelsinho. O trecho onde ele ressucita e troca o tecladista do pink floyd,por baterista...e essa cena no inicio com o glock eu perdi....
latueiro,
Nesse link http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/0,,15011,00.html tem a transmissão da Globo completa após o primeiro intervalo. Ah, o acesso é livre.
É uma pena que nos links aí não aparece aquela parte inicial, antes do comercial, o "grande" momento do Galvão...
Sobre o "Dick Vigarista", não falo isso por ser brasileiro ou torcedor do Senna, falo isso porque era era, no mínimo, "leviano"...
Claro que o Ross Brawn tinha muito disso, o que não redime a culpa do piloto, imagine que um atleta jogue dopado, seus títulos tem valor??? Por melhor intencionado que fosse, seria questionado e desclassificado...
Defendo isso também porque os grandes campeões que citei ganharam com o melhor carro e também sem ele, enquanto o nosso personagem da discussão além de só ganhar com o melhor carro e não ter adversário dentro da equipe, foi mestre de perder títulos com o melhor carro e sem adversários dentro da equipe... Por isso...
Agora, com certeza ele era o terceiro melhor na época de Prost e Senna, e foi o melhor até a chegada de Alonso... Mesmo assim o deixo de fora do top 10...
Moyhenry e Ewerton... Ainda bem que pensamos diferente, já pensou que mundo chato se todos pensassem igual... E viva a diversidade!!!
B'Hengler,
Respeito sua opinião, e concordo contigo que a diversidade é um fator essencial para construção de um mundo menos "robotizado". Porém, no assunto em questão, volta a afirma que Schumacher foi sim um dos maiores.
Sobre "ganhar somente com o melhor carro" é desmerecer tanto os pilotos quanto outras equipes nas temporadas de 1994, 2000 e 2003. Nessas, houve carros e pilotos com condições iguais ou superiores as de Schumacher.
De qualquer modo são pontos de vista. Cada um pode escolher seus "gênios" mas não adicionar entre os Top 10 um piloto que possui praticamente todos os recordes da F1 é estranho.
Ewerton...
A comparação é a seguinte... Imagine que se descobre que o Michael Phaels tivesse feito todo aquele estardalhaço nas olimpíadas de Pequim sobre o efeito de alguma substância ilegal, desse cotovelada nos adversários, queimasse largada, etc, mas não fosse punido pela Federal Internacional de Natação - só estou citando o exemplo dele porque ele tem todas as estatísticas também, é fictício e não tem nada relacionado ao "baseado"...
Haveria também quem não o colocaria entre os top 10 da natação porque não reconheceria seus "méritos" esportivos, mesmo com a vista grossa da Federação...
Essa é a situação minha em relação ao "Dick Vigarista", a FIA pode não tê-lo punido, mas eu não reconheço a validade destas estatísticas, o que sinceramente não afeta o cara em nada, é só uma opinição de um João Ninguém, apesar de não ser o único que pense assim...
Só que há uma contradição no que você diz sobre os campeonatos de 1994, 2000 e 2003, "Nessas, houve carros e pilotos com condições iguais ou superiores as de Schumacher", se houveram pilotos em condições iguais ou superiores ao "Dick Vigarista" eram Hill (filho), Hakkinen e Raikkonen, e eu, apesar de tudo, não os considero páreo para ele... Eram bons, foram campeões mundiais, mas estão em um patamar inferior ao dele...
Ainda sobre as três paradas do Rubinho, o que o Ross Brawn e toda a sua competência estratégica deveria ter feito era bem diferente...
Eles sairam programados para 3 paradas, mas não imaginavam que o Rubinho ficaria preso no primeiro stint... Aí ele deveria ter invertido e colocado bastante combustível com pneus macios no Rubinho, fazendo ele andar com a pista livre após a parada dos adversários...
Mudaria para apenas 2 paradas e ele teria condições de brigar pelo podio... Essa foi a estratégia que rendeu o primeiro lugar ao Button, mas convenhamos que este foi bem mais agressivo na disputa por posições e fez valer a estratégia, enquanto o brasileiro...
1º Quero ver essas gafes do galvao também, pô! Te que ser hilario..hahaha
2º Sobre o Schumacher, nunca gostei do Schumacher deportivamente falando, pelos mesmos motivos que o B'Hengler citou, MAS...depois que ele saiu da F1 e eu começei a "analisar" certos fatos, me dei conta de que o cara foi muito f*da pelo simples fato de terem que mudar o regulamento da F1, a "categoria mae" do automobilismo por causa dele.
Aí me dei conta de que o Schumacher tem méritos.
B'Hengler,
Novamente digo, respeito suas opiniões e não quero mudá-las.
Agora, não entendi a contradição dita sobre os campeonatos de 1994, 2000 e 2003. Qual foi?
Em nenhum momento falei que esses pilotos (citados), ou equipes (Williams e Mclaren), eram melhores. Apenas citei temporadas onde, naquele momento, o conjunto piloto-carro era igual ou superior ao conjunto Schumacher-Ferrari.
Sobre os pilotos citados concordo serem pilotos tecnicamente inferiores, mas em determinadas situações das temporadas tinham, SIM, condições de vencer Schumacher.
Priscila,
Desportivamente falando, também tenho todas as restrições quanto a Schumacher. Fiz durante anos parte das chamadas "Viúvas do Senna", imagine minha raiva no pós-Senna. Mas apesar dessas ressalvas, não há, na minha opinião como negar os feitos dele, como você disse o cara foi muito f*#@!
E, desculpe a todos se incitei atritos desnecessários no blog.
As malandragens dele na pista não nego pois estão lá registrados. Tudo bem que ele é oq coleciona mais polemicas dentro da pista. Mas todos os grandes pilotos da F1 são ou foram nem um pouco santos. Muitos tbm colecionam atitudes antidesportivas, não tanto quanto o Schumacher.
Novamente, Senna por exemplo anunciava praticamente antes da corrida suas ações antidesportivas.
Fechadas propositais sempre teve e sempre terá, ainda mais quando elas decidem campeonato.
A manobra do Massa no Japão ano passado, ele não virou o volante contra o carro do Hamilton. Mas sabia que o carro ia deslizar na curva e com certeza ia tocar no carro do Hamilton. Uma manobra legal, mas antidesportiva pois ele sabia que aquilo ia favorecer à ele.
A minha argumentação é que só pq ele foi o mais antidesportivo, ele não é dos maiores pilotos da F1.
E se ele conseguiu os seus títulos, com o melhor carro foi pq ele ralou muito para ajudar a equipe a fazer o melhor carro.
E nem todos os grandes pilotos tiveram grandes disputas internas, até onde eu sei de F1 foram Senna/Prost e Alonso/Hamilton.
1º Temos que achar aquele vídeo do Galvão narrando a "preparação" do Glock então...
2º De maneira alguma ter opinião diferente causa algum tipo de atrito... Que é isso!!! Mesmo eu sendo a voz que destoa da maioria em nenhum momento me senti agredido, espero que eu também não o tenha feito...
3º Ewerton, tinha entendido seu argumento sobre as temporadas 94/00/03, mas não acho que o conjunto Ferrari/"Dick Vigarista" era pior...
4º Tá bom, vocês me convenceram, eu coloco ele no "meu" top 10... Mas em 10º... Uahusahsausahshaushua...
5º Só peço que me digam quem é que vai ter que sair do "meu" top 10 para ele entrar: Senna, Fangio, Clark, Prost, Stewart, Piquet, Villeneuve (pai), Lauda, Moss (o tetra-vice), Alonso e Hill (pai)... Agora eu quero ver!!!
Nusss... Perdi a chance de falar mal do Shumi!
Também não gosto dele... Na verdade, meu comentário foi meio sem contextualização. Meu pai acha o Rubinho mal piloto e acha o shumi mediano.... Só usei o comentário dele mal contextualizado.
Tenho a mesma opinião do B'Hengler! Para mim shumi tinha carro, e não braço! Essa coisa obvia de fazer voltas rápidas antes de abastecer... puff.. antes de abastecer seu carro ta mais leve, é claro que com "atenção" você vai fazer voltas mais rápidas que antes, não é nenhuma magica. Quantas corridas o shumi precisou para bater os recordes do Senna? E por ai vai...
Todas as corridas que assisti do Shumi foram chatas, tirando a briga dele com o Mika e aquela ultrapassagem que ele foi por um lado e o Mika do outro, não tem nada de legal em nenhuma corrida que ele fez.
Citei o comentário do meu pai, porque falar das "conquistas" do Rubinho só mostra o quanto o carro da Ferrari naquela época era bom! Porque o cara, está novamente com o melhor carro da F-1, o companheiro de equipe dele é só mediano e é o companheiro de equipe dele (mediano) que está ganhando tudo.
Espere mais um pouco que a mídia vai fazer o Button o melhor piloto de todos os tempos...
Alonso ganhou do Shumi sem ter o melhor carro... Depois deu azar que foi para uma equipe que tava afim de criar mais um ídolo! Queriam não só ter o primeiro negro na F-1, como também tentaram torna-lo o mais jovem campeão da F-1 de todos os tempos. Depois pegou um carro pior que as antigas minards hehe. Ai só sendo Senna mesmo.
Ah, e B'Hengler... Seu top 10 tem 11!
Por falar em Senna, alguem tem o vídeo daquela corrida que o Senna chegou a fazer uma ultrapassagem com 3 rodas?
Grande Wallacy...
Eu tinha esse vídeo e perdi... Foi na Austrália em 1989...
Corrida com muita chuva, ele bateu no final da reta em um retardatário e perdeu a roda e o conjunto de suspensão dianteiro esquerdo, mas mesmo assim continuou acelerando e fez a ultrapassagem...
Nesta mesma corrida ele abriu, a final da quarta volta, 48s do segundo colocado, o tetra-campeão Alain Prost... Tudo bem que estava chovendo e o "professor" não gostava de nadar, mas 12s por volta é muita coisa...
Meu top 10 tem 11!!! E agora??? Uahuahasshua...
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