As cargas de gasolina para o GP da Malásia já foram divulgadas. Lembrem-se que para o peso rela da gasolina, em Kg, temos que subtrair os 605 Kg de peso mínimo de um F1.
1. Jenson Button - 660 kg
2. Jarno Trulli - 656,5 kg
3. Timo Glock - 656,5 kg
4. Nico Rosberg - 656 kg
5. Mark Webber - 656 kg
6. Robert Kubica - 663 kg
7. Kimi Raikkonen - 662,5 kg
8. Rubens Barrichello - 664,5 kg
9. Fernando Alonso - 680,5 kg
10. Nick Heidfeld - 692 kg
11. Kazuki Nakajima - 683,4 kg
12. Lewis Hamilton - 688 kg
13. Sebastian Vettel - 647 kg
14. Heikki Kovalainen - 688,9 kg
15. Sebastien Bourdais - 670,5 kg
16. Felipe Massa - 689,5 kg
17. Nelson Piquet - 681,9 kg
18. Giancarlo Fisichella - 680,5 kg
19. Adrian Sutil - 655,5 kg
20. Sebastien Buemi - 686,5 kg
Na Malásia, 26 Kg correspondem a 10 voltas, aproximadamente, ou o que é o mesmo, 2,6 Kg é igual a 1 volta.
Portanto, podemos saber, aproximadamente, que dos 10 primeiros, Fernando Alonso tem 7 voltas mais que Kimi Raikkonen, 6 mais que Robert Kubica e 9 voltas mais que Webber, Rosberg e Glock.
Atrás dele, o carro mais pesado de todo o grid: a BMW de Nick Heidfeld com 4 voltas mais que Alonso.
O mais leve, Sebastian Vettel, largará no meio dos "pesadões": Terá Lewis Hamilton com 16 voltas a mais que ele e, Kazuki Nakajima, com 14 voltas.
Adrian Sutil se "arriscará" e vai largar da 19º posição com apenas 3 voltas mais, de gasolina, que Sebastian Vettel.
O líder do campeonato e homem da pole, Jenson Button terá, aproximadamente, 2 voltas mais que seus rivais diretos, Trulli e Glock.
Felipe Massa é o segundo carro mais pesado do grid, depois de Nick Heidfeld. Estará esperando a chuva?
Fonte: www.autosport.com
38 comentários:
Acho que dá prá dividir o grid em três grupos:
Vettel: dois trechos curtos com pneus macios... Aí a equipe avalia se faz três paradas ou uma segunda parada definitiva com pneus duros e trecho longo...
Turma dos 660Kg: duas paradas, o tradicional, pneus macios duas vezes e duro apenas uma...
Turma dos 680Kg: talvez uma parada... Na hora da parada eles vão avaliar o que está acontecendo na pista para decidir entre uma parada longa e definitiva ou fazer dois trechos curtos...
Os pneus estão permitindo apenas 1 parada, o que não ocorreu na Austrália, onde os macios se degradavam muito depressa...
Na Malásia os pneus duros estão complicados e isso talvez faça que a melhor escolha seja a de três paradas... Ponto para o Vettel??? mesmo largando em 13º???
Mesmo com tudo isso apostaria minhas fichas em Button e Trulli... Mais fichas no Button (60%)... Sem deixar de colocar 10% delas no Vettel para tentar estourar a banca...
Chuva para o Massa só se for no inicio, porque se não ele vai ter que trocar pneu de qualquer forma...
Dai se não chover no inicio, para o Massa só "presta" se for lá para a metade da prova.
Para mim o carro que está com mais "bala na agulha" é o kimi, com o kers muita gente na primeira curva... Na frente dele ninguem tem KERS! Depois é só admistrar, e torcer para ninguem passa-lo já que ele só não ta mais pesado que o kubica.
B'Hengler,
boa analise.
Pelo jeito o Vettel vem de trás passando todo mundo. O Sutil leve também deve vir fazendo um estrago.
Wallacy,
durante o treino de ontem no info que mostrou no carro do Kimi não apareceu o KERS, será q ele tá usando nesse GP????? Acho que não.
Será que é por isso o desepenho melhor deles nos treinos?????? Bem provavel.
Lembrando que a RBR é a unica sem difusor e sem KERS andando na frente.
Piloto Peso Kg Voltas %
01 J. Button 660,00 55,00 21,15 36,47
02 J. Trulli 656,50 51,50 19,81 34,15
03 T. Glock 656,50 51,50 19,81 34,15
04 N. Rosberg 656,00 51,00 19,62 33,82
05 M. Webber 656,00 51,00 19,62 33,82
06 R. Kubica 663,00 58,00 22,31 38,46
07 K. Raikkonen 662,50 57,50 22,12 38,13
08 R. Barrichello 664,50 59,50 22,88 39,46
09 F. Alonso 680,50 75,50 29,04 50,07
10 N. Heidfeld 692,00 87,00 33,46 57,69
11 K. Nakajima 683,40 78,40 30,15 51,99
12 L. Hamilton 688,00 83,00 31,92 55,04
13 S. Vettel 647,00 42,00 16,15 27,85
14 H. Kovalainen 688,90 83,90 32,27 55,64
15 S. Bourdais 670,50 65,50 25,19 43,44
16 F. Massa 689,50 84,50 32,50 56,03
17 N. Piquet 681,90 76,90 29,58 50,99
18 G. Fisichella 680,50 75,50 29,04 50,07
19 A. Sutil 655,50 50,50 19,42 33,49
20 S. Buemi 686,50 81,50 31,35 54,05
Tentei repassar a planilha do excel para o bloco de notase para o comentário, mas não ficou bom...
De lá que tirei a base para o comentário anterior...
Só tenho uma coisa a acrescentar... A tática do Barrichello e do Bourdais é diferente, eles partem com combustível para 40% da prova, enquanto Vettel é 27%, turma das duas paradas tradicionais em torno de 33/35% e os com mais de 50% da prova para a primeira parada...
Barrichello e Bourdais partem para um primeiro trecho um pouco mais longo e depois podem retornar com mais um trecho de 40% de prova com pneus macios, garantindo 80% da prova com os melhores compostos para esta corrida, fazendo uma parada curta no final para voltar com os pneus duros... Não deixa de ser interessante!!!
E essa do Kimi estar sem o KERS foi bem vista Raphael, eu acho que li algo em um comentário da Priscilla... Acho que o Alonso também não tem o KERS... Corrija-me Priscilla...
Eu ouvi que o Kimi estava com ele apagado, pelo problema que deu na 6º feira. Se vai pra corrida com ele ligado eu nao sei. Acho que vai depender se chove ou nao.
O Alonso está com o KERS.Pelo menos ele nao disse que nao...rs
Ainda bem... Que já apaguei aqui no computador...
Era para apagar o útlimo com os números e o comentário que pedi para apagar, não as duas tabelas...
Uahsauhsashushua...
Explicar mal as coisas dá cada "cáca", ainda bem que tu é expert...
Uahahashuahsuhshauyshua...
O Massa estava com o KERS e com um desempenho melhor que o do kimi, logo o kimi está sem o KERS não me parece uma "vantagem", ainda mais que essa pista da malásia é ótima para o KERS, por ser pista de alta velocidade até o peso do KERS se torna apenas um detalhe.
Acho que o Kimi vai ligar o KERS dele, pelo menos para a largada...
De resto tudo pode acontecer... A chuva que vai decidir... Muitas estratégias boas podem ir "por agua abaixo" (Turum Tum Tsss ) se chover na "hora" errada...
É uma corrida imprevisível, nem a vitória do Button parece-me certa, só a mais provável.
Se o Vettel vai tentar três paradas mesmo, eu acho que houve um erro de estratégia da equipe... Tinha que largar mais leve, garantir a pole e ficar em 11º...
Aí fazer mais dois trechos bem curtos e deixar outro um pouco mais longo para o final, algo como 22-25-25-28% das voltas...
Em voltas seria 12-15-15-16, ou 13-14-14-17... Assim o cara sai bem leve e consegue as ultrapassagens que precisa e termina a corrida em grande estilo...
Só não pode brincar de "carrinho de choque" igual na Austrália...
Olá Priscilla!!!
Como vovó já dizia:
"quem ri por último ri melhor!"
E como mostrou o Gp da Austrália, não dá para fazer previsões, mas a gente tenta no bolão... hehehehehehe
Espero que o Massa d~e a volta por cima, principalmente olhando o retrospecto dele neste GP - Largando em primeiro e não vencendo!
Espero que as coisa mudem!
Até mais...
Ai B'Hengler! EU que nao li direito mesmo. Menos mal que deu tudo certo...rsrs
Mas eu concordo Wallacy! Essa corrida de amanha será tao imprevisível ou mais até do que foi a da Austrália.
É pode ser que o KERS do Kimi estava desligado. Não tinha pensado nessa hipótese. Em todo caso ele não usou na classificação.
B'Hengler,
boa analise essas suas da quantidade de voltas de cada um e a porcentagem em relação a corrida. Dá para notar bem a estratégia de alguns.
Sobre o Vettel, acho q veremos uma corridaça dele.
De olho tbm no Kubica que vem com uma estrategia parecida com a do Kimi e do Barrichello.
Pricila,
Apesar de tudo... E seus palpites? Esse ano vai ter não?
Boa observação Raphael...
O Kubica e o Raikkonen estão com a mesma estratégia inicial do Barichello e do Bourdais...
Lembrei que o carro do Raikkonen levantou fumaça de dentro do cockpit no primeiro treino livre, alguns falaram em estintor de incendio e outros em bateria do KERS... Será que não deu zebra no KERS e tiveram que tirar???
E seria interessante saber qual a quantidade máxima de combustível que cabe em cada carro, prá saber se é possível apenas 1 parada em caso de chuva... Aqueles que provavelmente largaram para 1 ou 2 paradas é fácil, a questão é essa turma aí do Bourdais, Barichello, Raikkonen e Kubica... Talvez seja a melhor tática para 1 parada com a pista iniciando seca e depois chovendo...
Acho que para quem vai para uma parada é melhor iniciar chovendo não? porque o resto vai ter que parar logo de qualquer forma, e na chuva a diferença de peso do carro vai fazer menos diferença, já que ninguém vai correr tanto.
Wallacy,
Estive meio sem tempo pra fazer os palpites. Acho que pra China já vai dar pra fazer.
É que quero dar uma reformulada nos "pilotos".
B'Hengler,
Acho que tirar nao tirarao nao. mas é o tal negócio: Pra que deixar o Kers montado porém desligado? O benefício é NENHUM!
Portanto, acho que eles correram com o Kers apagado mas na corrida arriscarao.
Acho que pra todos os que saem "pesados" o idela é rezar pra que comece com chuva.
Agora, como eu disse em um comentário acima: Se chover a corrida para, pq dizem que o céu escurece.
O LObato disse que choveu hj 30 min depois da classificaçao e que foi "ACOJONANTE"!(amedrontador)
Com Button a sair da frente vai ser dificil passa-lo para lém dos BrawnGP serem muito rapidos, quando os carros que estão atrás se começam a chegar a aerodinamica começa a sofrer devido ao xtractor traseiro.
Essa questão da chuva chega a ser ridícula... É uma das provas que podemos esperar de tudo para o julgamento do dia 14...
Por mais provado que era inviável do ponto de vista técnico a corrida nestas condições de local e horário, eles fizeram...
Imagine o que não podem fazer prá salvar a querida Ferrari do vexame!!!
E sobre o texto Priscilla, obrigado, mas não é aula... É um ponto de vista que, infelizmente, não é compartilhado por todos para ser discutido seriamente...
B'Hengler,
Eu sinceramente tenho um conhecimento razoável do tema e gostei do seu ponto de vista. Li coisas que nao conhecia e apoio.
Blogando e aprendendo...
Espero que chova e tenha corrida. Assim fica bem mais emocionante.
Fernando Alonso 20x0 Nelsinho. O que me diz?
Ylan não entendi sua pergunta, mas sobre Alonso e Nelsinho, posso dizer uma coisa só:
para mim o Alonso é hj o melhor piloto da F1. Se tivesse um carro um pouco melhor, concerteza taria andando na frente. O cara sabe tirar coelho da cartola.
E dos pilotos é q melhor faz um aquecimento de pneu. Impressionante o q ele faz com o carro, coloca de lado legal na reta. Acho sensancional.
Ha, sobre o aquecimento de pneus na reta, lembro que ano passado em Silverstone ele quase foi pro muro.... Agora sem controle de tração não dá prá brincar como "antigamente"...
Bom, fiquei duas noites seguidas praticamente acordado acompanhando os treinos livres...
Agora a vontade é de dormir cedo prá chegar logo o início da corrida e estar, como disse a Priscilla hoje cedo, devidamente "concentrado"...
Pena que o sono é meu sonho de consumo!!! Mas vou tentar...
Valeu e até...
Novo teste, um dia eu acerto:
____Piloto_________Peso____Fuel___Voltas__%___
01. J. Button______660,00__55,00__21,15__36,47
02. J. Trulli______656,50__51,50__19,81__34,15
03. T. Glock_______656,50__51,50__19,81__34,15
04. N. Rosberg_____656,00__51,00__19,62__33,82
05. M. Webber______656,00__51,00__19,62__33,82
06. R. Kubica______663,00__58,00__22,31__38,46
07. K. Raikkonen___662,50__57,50__22,12__38,13
08. R. Barrichello_664,50__59,50__22,88__39,46
09. F. Alonso______680,50__75,50__29,04__50,07
10. N. Heidfeld____692,00__87,00__33,46__57,69
11. K. Nakajima____683,40__78,40__30,15__51,99
12. L. Hamilton____688,00__83,00__31,92__55,04
13. S. Vettel______647,00__42,00__16,15__27,85
14. H. Kovalainen__688,90__83,90__32,27__55,64
15. S. Bourdais____670,50__65,50__25,19__43,44
16. F. Massa_______689,50__84,50__32,50__56,03
17. N. Piquet______681,90__76,90__29,58__50,99
18. G. Fisichella__680,50__75,50__29,04__50,07
19. A. Sutil_______655,50__50,50__19,42__33,49
20. S. Buemi_______686,50__81,50__31,35__54,05
Priscilla, o Peo (meo filho) estava animadíssimo com a possibilidade do Rubinho se dar bem neste ano. Só que eu dise para ele ir tirando o cavalinho dele da chuva, pois tinho certeza de que o Buton é melhor do que O Rubinho e o Schummi juntos....e não está dando outra, né? Pro RB a culpa é do carro que etá sempre saindo de frente...
Esqueci de assinar...Robson
Pri, meu comenário abaixo não tem muito a ver com o seu post, mas sempre acho impressionante a imagem que vai ao ar mostrando o volante e aquela animação das trocas de marchas. Como tudo é preciso! O carro atinge os 18 mil giros e tome mudança de marcha (é câmbio automático ou semi-automático ainda?, e as reduções....simplesmente fantástico? Então ligando a TV num home theater o som deixa a coisa mais inebriante...melhor só in-loco, né? Valeu, Robson.
Pri, Com relação ao RB, sem querer ser vaselina, confesso que torço para ele, mas coitado, ele não tem a mínima noção do que significa "por a faca nos dentes". Não faz parte da sua natureza humana. São poucos os que tem esse instinto! E quando estão em ação, deixam qualquer um arrepiado. Como exemplo cito uma ultrapassagem do Massa que aconteceu no ano passado (não me lembro da corrida-foi uma das ultimas-e nem em cima de quem) mas nesta ultrapassagem, apesar de ter sido literalmente "espremido" contra o muro dos boxes, ele continuou acelerando, tive a impressão que não ia dar....mas ele conseguiu, quase no limite. Tem também aquele duelo, também do Massa contra o Kubica na chuva. O Sena então...nem se fala, em 92 e 93 após as largadas, quando os carros ainda estavam pesados (acho que não havia reabastecimento) ele sempre deixava o Leão(Mansell-92) ou o Mico-Branco (Prost em 93 com a devida analogia à novela global da época: Mico Preto) prá trás, até que aqueles incríveis carros de outro planeta, com a suspensão ativa que entre outros beneficios minimizava o desgaste de pneus, faziam as velhas McLarem's comer poeira...bons tempos...Robson.
E como foi comentado anteriormente, os mesmos "gagás" que colocaram a corrida nestas condições de clima e horário, irão decidir se o difusor "turbinado" é válido...
É tanta lambança que não tem como se prever o que vai estar passando na cabeça deles dia 14...
Tem um ditado popular adaptado que diz assim: "em fralda de neném e em cabeça de dirigente da F1 você pode encontrar de tudo!!!"
E a corrida só não foi melhor por causa do horário maluco que os caras da FIA colocaram a corrida.
Bem, a corrida foi como eu esperava...
Kimi mostrou com eu havia dito que tinha a faca e o queijo na mão e a Ferrari fez lambança... Massa conseguiu se recuperar, estava em quinto e a Ferri fez lambança!
Nick Heidfeld mostrou como e faz uma corrida de recuperação de verdade, chegou em segundo... Não é mera questão de oportunismo é também de tomar decisões certas na hora certa! E a Ferrari está devendo... O Massa estava na frente do Heidfeld, poderia ser ele lá em segundo!
Já sobre o resto... Bem, isso ficou a cargo do tempo, Rubens Barrichello esqueceu sua nadadeira em casa, e também não fez uma boa corrida! Demorou muito para passar o Alonso e literalmente liquidou suas chances! O Button passou o Alonso com muito mais competência que ele.
Se não fosse o horário (mesmo com a chuva) essa corrida poderia ter sido ainda muito mais emocionante! O Kers mostrou que REALMENTE faz diferença nessa pista.
Grande corrida, pena que não acabou..
Dios! Que princípio de temporada. A corrida foi ótima nao fosse pela chuva que já sabíamos que se caísse terminaria com a prova.
Só a FOM e a FIA nao sabiam...
Post do resumo daqui a pouco.
A corrida só não continuou por causa do aguaceiro, pois ainda tinha iluminação natural, era só ver as tomadas de câmera de perto dos carros. No horário normal de corrida também caiu um dilúvio...e aí?
Robson.
Não só, o Barrichelo esqueceu as "nadadeiras ém casa" os badaladissimos..Vettel e Alonso também. E eu feito "bobo" ém frente a tv...e...?????
Robson...
As câmeras tem um dispositivo que aumenta a claridade da imagem... Por isso a impressão que poderia ter sido reiniciada a prova...
Wallacy...
Realmente a Ferrari está precisando trocar urgentemente o seu estrategista de corrida... Aquela do pneu do Kimi... E o Galvão dando razão e depois metendo a boca nesta estratégia!!! No resto da estratégia da equipe eu não vejo muito de erro porque o imprevisível estava inspirado hoje...
E realmente o KERS fazia a diferença nesta pista porque o piloto podia acionar na entrada das grandes retas e disparava na frente, dificultando a ultrapassagem da turma "sem KERS"... Talvez por isso a demora do Barrichello, e o Button só passou porque o Alonso errou...
Achei que a BrawnGP errou a estratégia do Barrichello no primeiro pitstop, deveria ter colocado menos combustível, igual ao que fizeram no Button, para fazê-lo voltar em segundo lugar, o que era possível... Isso porque a chuva estava nítida que era apenas questão de minutos e ele teria que retornar aos boxes e aí completaria o tanque...
De qualquer forma é uma pena que a corrida não tenha terminado, quem sabe ano que vem a "gagázada" acerte o horário da prova...
Priscilla...
O pessoal aí da Europa não gosta de acordar cedo??? Tipo assim, não daria para passar a corrida aí pelas 8:00 / 9:00 da madrugada???
Tranquilamente, B'Hengler. Acho que quem gosta de F1 acorda a hora que for.O lance devems er os para-quedistas que param pra ver o canal quando nao tem nada mais nada pra ver...Sei lá...Questoes estritamente comerciai$.
E olha que a chuva foi precisa. Choveu todos so dias mais ou menos na mesma hora. Aí deu no que deu...
Robson, estou de acordo com o B'Hengler no que diz respeito à imagem. Isso é um filtro que melhora a imagem daqui, mas lá deveria de estar difícil realmente.
Quantos a Barrichello, Alonso e Vettel, acho que tava punk demais de aguentar. Alonso saiu de pista antes de trocar pneus. Vettel rodou pq tava com pneus intermediários quando o "céu já estava caindo" e Barrica fez o que deu...Um pouco mais de corrida e acho que o Barrichello teria melhorado posiçao.
ei vai ser q horas a corrida?
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