A equipe Mclaren foi chamada essa semana pela FIA para se apresentar, no dia 29 de Abril, no Conselho Mundial da FIA, em Paris, e para explicar o "caso da mentira" ou "Liegate", acontecido em Melbourne.
O site da Autosport divulgou hoje, detalhes do "depoimento" de Lewis Hamilton e Dave Ryan aos comissários do GP da Austrália.
Segundo uma fonte, mesmo ouvindo o áudio da conversa mantida pela rádio entre piloto e equipe e a entrevista dada logo após a corrida por Hamilton, onde ele afirmava ter deixado passar ao Toyota, os dois em questão deram "o braço a torcer" e assumiram a culpa.
A puniçao para esse tipo de "fraude" vai desde um alto valor em multas até a exclusão da equipe por alguns Grandes Prêmios, ou até mesmo, a uma exclusão total do campeonato.
Mas não é de hoje que a equipe Mclaren se vê no "olho do furacão" de um escândalo.
O problema é que, passado um pouco mais de 1 ano desde o famoso "Stepneygate"- onde a equipe foi punida com uma multa de 100 milhões de euros e a exclusão do campeonato Mundial de Construtores, por ter tido acesso a informações secretas da equipe Ferrari e omitir o fato - a equipe de Woking já se vê mais uma vez envolvida em um forte escândalo logo ao princípio de temporada.
Como disse Bernie Ecclestone: - "Nunca é bom pra ninguém voltar a estar diante de um Tribunal tão rápido e por um caso similar".
Com os assuntos com a FIA em "stand by" para serem resolvidos, fica até difícil saber o que não passa de rumor e o que tem um pingo de verdade nas várias notícias sobre a equipe que saem diariamente.
Na imprensa britânica, comenta-se que Lewis Hamilton, depois da vergonha passada, já não vê a Mclaren com os mesmos bons olhos de antes e que cogita uma possível ida para a equipe Brawn GP já em 2010. Até mesmo relacionado à equipe Ferrari, seu nome foi.
O que sim é verdade é a dúvida da montadora Mercedes-Benz sobre o seu futuro na F1, o que complicaria ainda mais o caso da Mclaren.
Se somamos esses problemas com os enfrentados em pista, me arrisco a dizer que é um dos piores começos de ano para a equipe de Woking.
Fonte:www.f1-live.com
33 comentários:
Pri, algumas consideracoes:
1 - A McLaren nao deve sofrer nada. Sério mesmo. Como vao punir uma equipe poderosa como ela, com uma história como a dela e com o Hamilton aumentando a audiencia da F1 (querendo ou nao, até fazendo m**** ele chama a mídia)
2 - Eu se fosse a Mercedes tentaria uma parceria urgente com a Brawn e deixava a McLaren. Agora é muito melhor ver seu nome envolvido com a Brawn do que com a McLaren
3 - Eu se fosse a McLaren, pra tentar manter a Mercedes, demitiria o Kovalainen e tentaria contratar um alemao (Rosberg, Glock ou Sutil seriam boas opcoes, já que Heidfeld já está mais velho e Vettel tem longo contrato com a Red Bull).
Acho que é isso.
Carol,
Também acho que nao acontece nada com a Mclaren. Como muito uma multa, mas nada além.
Existem muitos interesses por trás da F1...
Como vc bem, disse, como irao punir a equipe que leva o nº1?
Priscilla e Carol,
Sinceramente, nenhuma resolução nos casos difusor/McLaren me susrpreenderia.
Está uma politicagem na F1, que o resultado pode ser pela VINGANÇA DO CHICOTINHO DO MOSLEY, planos da montadora alemã ou qualquer elemento não visível para nós, pobres mortais.
É sentar e aguardar.
Priscilla,
Terminei um levantamento para ver a quantas anda o desempenho dos carros com KERS em relação ao resto.
É minha contribuição para entendermos parte do que se passa com as equipes que "optaram" (ou foram obrigadas a) pelo sistema.
KERS: sistema ainda em evolução
http://henrychannel.blogspot.com/2009/04/kers-sistema-ainda-em-evolucao.html
Bjs,
Henry
Óla,! Priscilla e amigos do blog!! Perto de todos os participantes do blog...eu sou fichinha!! mas darei a minha opinião. Não estou acreditando muito ém punição ou multa, a equipe Mclaren e Hamilton. A FIA e FOM, já a algúm tempo vém tendo a suas admistrações e decisóes, questionadas por vários segméntos da sociedade,ex pilotos e dirigentes. Sém falar da imprenssa especialisada ém automobilismo. Mosley e Ecclestone...não vão correr o risco, de aumentar esse descontentaménto mais ainda. assim pensso "eu"
Latueiro,
Perto do Max e do Bernie, todo mundo é fichinha.
Eu até desisti de participar do Bolão do OCTETO RACING TEAM, porque a dupla faz o que quer e o que eles querem eu não sei...
Alguém sabe?
Desculpe a demora HENRY.! [estou configurando o gp4 2009] Eu também não sei o que eles querém...mas, esses próblemas na malásia,pegou mau e os dirigentes do circuito,vão mudar o horário...a FIA e FOM gostando ou não. A proposta daquele cidadão canadençe! proponda as equipes deixarém a FIA...repercutiu no mundo inteiro e isso pegou mau, para os dois.[bernie e mosley] O mundo inteiro e mais as equipes e pilotos,patrocinadores que integram a F1...vão estar de olho na avaliação[atitude] que a FIA, irá fazer ou tomar ém relação a mclaren e hamilton. E Bernie e Mosley...sabém disso. A MACLAREN! É UM PATRIMÔNIO DA F1.
não me indentifquei as 21:07!!
Nesse ponto o Latueiro tem razão...
Já houve no passado uma tentativa de abandonar a F1 e criar uma nova categoria... Conforme a pisada na bola dos dois "mafiosos" que controlam a F1 isso pode ser motivo de uma "ressureição" do movimento...
Também não acredito que eles vão fazer nada de mais... Conforme comentei antes, acho que as punições já impostas foram mais do que suficientes...
Estou baixando o GP4 Latueiro... Agora, "rapishare.de" ninguém merece!!!
B'Hengler....é show!!! Mas vou lhe dar uma dica. Se estiver no brasil? esse horário agóra,272mb cada parte...levará entre 3a4hs. [dependendo de sua internet e o pc]De manhã...entre 5 até 8hs! irá baixar ém 1 hóra e pouco...ok
Aviso aos navegantes:
Desde 2a.feira, os usuários de Speedy estão à merce de problemas na rede.
Vejam no ESTADÃO:
Speedy tem nova pane em SP
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090409/not_imp352233,0.php
É um revezamento nacional. Uma semana, problema com a NET, na outra o Speedy/Telefônica...
Latueiro...
Você tem o atalho de onde posso baixar os pneus slicks para o GP4???
Desculpe b`hengler...eu fiz confusão,os pneus slicks,são para o f1-2008 MANIA. Eu já terminei de baixar e configurar o gp4 2009[carros,pneus slicks,pilotos e equipes] só o KERS..não funciona...pois o ELY quando começou a fazer o mod 2009, não sabia se KERS seria usado ou não nessa temporada. Quém tiver ou souber mexer com esses arquivos "bi-torrent" é só ir lá e irá encontrar o VASALM 2009 "UMA OBRA DE ARTE DO ELY[com.gp4 no orkut] Se eu soubesse enviar link...mandaria pra voçê e qué mais do blog que quisece..abs
Aliás...quém aqui do blog que tiver orkut, e quiser me visitar para baixar os links. É só indenticar com o nick...que aceitarei de bóa.
Pô, dessse jeito vou ter que baixar o GP4 também...rs
Vou ver se te acho no Orkut, Latueiro.
Sobre o tema Max/Bernie, o fato é que esses caras já passaram "de moda".
Suas idéias já nao servem para a F1 atual. Se eles pedissem a opiniao a "meia dúzia" de aficionados da F1 a coisa já estaria melhor...
Que passem a usar a internet pelo menos e se darao conta de muita coisa...
Minha cara Priscilla...foi mau!! tai..."silvio.lanterneiro@gmail.com" meu endereço do orkut é o mesmo do gmail. Mas priscilla..fiquei feliz no blog do Marçal, pois ele pegou uma entrevista de NELSINHO[ainda não vi] que ele "rasgou o verbo" pra cima de ALONSO, BRIATORE E CIA. Pode até ser mandado embora....é novo tém talento[ofuscado dentro da equipe] mas se recumpera. Tenho certeza de que?? até quém não gosta dele....sémpre eperou essa reação por parte dele. O que não podia, era ele passar mais uma temporada inteira, nessas condições e não poder mostrar o "talento" quê niguém duvida que ele tém.
AH! Já ia comentar mesmo que nao tinha te achado lá o seu nome...rs
Sobre a entrevista do Piquet, tô tentando conseguir a entrevista pra passar na íntegra...
Estou aguardando...isso vai dar "ibop" e muito comentários nos blogs.
hahha, esse GP4 ainda vicia... rss
Mas essa FIA... capaz de pegar mto pesado com a Mclata, e o Piquet.... tah vivendo bons dias de Barrichello reclamão.
Ao contrário Paulo Maeda....! Se no inicio,Barrichelo tivesse tido essa reação? poderia hóje ter no minimo um titulo da f1 ém seu currinculo. E pelo que vi..NELSINHO não reclamou não!!! ele chutou o balde...e tá certinho, do contrário passará mais uma temporada com as sobras da equipe e ALONSO.
Teremos que ficar de olho nas rbr,no gp da china. Hóje ém uma corrida rápida...largando ém sexto[com hamilton de mclaren] fui literalmente jogado para fora da pista por uma....! bolas....
Só vale lembrar aos amigos que estiverém "iniciando" no GP4...lá também tém "BANDEIRA PRETA" por direção perigosa...!!!
Acho que uma suspensão no campeonato nao seria nada mal pensado, copiar projectos e mentir ao comissários, estes gajos andam a esagerar.
Não me surpreende em nada. Nunca fui com sua cara. Agora, menos ainda.
Nossa, nao sabia que o Ylan escrevia aqui! Gostava muito quando ele escrevia no blog do Mike e zoava os outros com o "Kimi Champion" dele. Mas Pri, eu acredito que a Mercedes nao abandona a F1 esse ano, mas creio que ela vá pra Brawn GP sim. E ela pode até fazer uma coisa: dupla do ano que vem, sem querer secar o Barrichello, pode ser Rosberg e Button. Seria bom pra Brawn, ter uma equipe de idade equilibrada e seria bom pra Mercedes ter um alemao pra fazer média aqui (como a BMW tem o Heidfeld).
Já algúm tempo, o desejo de ter equipe própria...atormenta a mercedes. Adquirir a mclaren ém definitivo? impossivél, juntando com a facilidade que ela passou a ajudar a FORCE-INDIA!! E o envolvimento fácil e rápido com o que tinha sobrado da HONDA..uma concorrente? não dúvido nada.
O engraçado desta história da Mercedes é que até o início da temporada ela pensava seriamente em manter-se nas três equipes...
Tanto é que além do namoro com o Rosberg ela almejava o nome Senna em seu portfólio!!!
Talvez uma mudança nos planos possibilite que ela faça isso em apenas duas equipes, BrawnGP e Force India, mas ela tem participação na McLaren, não tem como abandonar todo o dinheiro investido de graça...
61%...b`hengler. Agóra vai depender muito, do que estiver passando pela cabeça, da cúpula restante da mclaren.
Para os que moram fora do brasil,eu não sei. Mas aqui no brasil...terceiro mundo[pelo menos na mentalidade] ficou evidénte uma certa "frustáção" ao tomarém conhecimento de que o acidente com o carro da renault ém dubai....não foi com Nelsinho!! Ai...diser o que mais.
A McLaren ultimamente tem andado o mijar fora do penico, como se costuma dizer, e por isso um castigo exemplar nem era mal aplicado. O problema é que a F1 também precisa da McLaren.
Agora a Mercedes é que não deve de achar muita piada ao facto de ver o seu nome relacionado com todos estes problemas. Estou de acordo com o que foi dito no primeiro comentário, que a McLaren deveria contratar um piloto alemão. Quanto mais não seja só para agradar aos da Mercedes.
Cumprimentos
Ou será que vai ocorrer o oposto... A Mercedes utilizar-se desta situação para obrigar os demais sócios da McLaren a venderem o resto de suas cotas e mudar o nome da equipe para Mercedes definitivamente!!!
É ai...que eu não acredito... que a FIA tenha peito,para uma punição mais séria contra a mclaren!! Uma saida da mclaren agóra! séria o HÓLOCAUSTO definitivo para BERNIE E MOSLEY.
É! Se a Mercedes sai em definitivo, 3 equipes ficam sem motor e entre elas está uma das equipes mais prestigiadas da história da F1: a Mclaren.
Nao creio que a FIA seja louca de tomar uma decisao tao drástica.
Apareceu...sumida!!!
Postar um comentário