27 de abr. de 2009

"Evolução" do R29

Muito tem se falado sobre as melhoras no carro da Renault(?) que começou na China, com o carro de Fernando Alonso, e que para o Bahrein já estava disponível também para Nelson Piquet.

Mas, você reconhece essas mudanças?


Além de pequenas peças que puderam afetar o rendimento, para melhor, do R29, uma das mudanças principais e mais visíveis foram o novo assoalho e o novo difusor.

O novo assoalho tem seu desenho predisposto a direcionar o ar para a entrada do difusor, agora modificado: um difusor duplo, com um desenho diferente do apresentado pela equipe Brawn, porém com o mesmo efeito.



O ar que passa pela parte baixa do carro é sugado por um canal do novo assoalho que expulsa o ar pelo duplo difusor, o que causa uma maior pressão do ar e, consequentemente, uma maior downforce.


Para impulsar todas essas mudanças a equipe também modificou os spoilers. Na verdade a parte final dos spoilers - onde se encontra o escape -, com o intuito de refrigerar a carroceria e enviar um pouco mais de ar quente entre as rodas traseiras. Como forma de prevenção, colocaram chapas de Titânio para que nada se queimasse.


A mudança no aerofólio dianteiro foi a mais visível de todas. Depois de apresentar um desenho mais arrojado e mais elaborado do aerofólio na China, para o Bahrein já se via um novo up-date: um flap extra.

O fato é que essas mudanças ainda não surtiram os efeitos desejados, porém, tão pouco são definitivas.

Para Barcelona, onde acontece o GP da Espanha, espera-se a "verdadeira" melhora porque até agora o que vimos não foi nada animador.

Fonte:www.f1technical.net

27 comentários:

Priscilla...

Os engenheiros da Renault não entenderam o princípio do funcionamento do difusor da BrawnGP... Este novo difusor da Renault não está sugando o ar de baixo do carro da maneira adequada, está faltando força... Compare com o vídeo do difusor da BrawnGP que fica fácil entender...

A Renault errou a estratégia para o Bahrein... Alonso deveria ter saido leve e partido para três paradas...

Já que o carro não conseguia da muitas voltas com os pneus macios deveria ter diminuido o peso e aumentado as paradas, teria ficado bem mais à frente, com certeza da Ferrari de Raikkonen e, pela estratégia errada das Toyotas, talvez até um podio...

Por isso que no chat da classificação eu coloquei 10% das fichas na pole do Alonso...

Se existem vidas passadas eu não quero nem saber o que o Alonso foi. Porque para ter esse carro da Renault a quota de pecados foi grande!

Nem a mangueira que leva água para o piloto neste carro funciona.

Abração.

Ola amigos e PRISCILLA...Só por curiosidade no outro post...ficou parecendo e MANSELLE PIQUET ERAM IRMÃOS.

Desculpém o "MANSELL E PIQUET" escrito por mim acima. Tive que ir atender o portão e saiu emendado. Vou deixar os "difusores da renault" só para voçês que entendém desse treco e seu funcionamento. Vou observar e ler....e tentar aprender um pouco. Para depois sim, tentar dar algúns pitacos.

B'Hengler,

Pode ser que o difusor ainda nao tenha o efeito esperado pq, segundo dizem na Renault, esse difusor é um "quebra-galho", como diríamos nós.

Vc pode ter razo sim...É provável que ainda nao seja suficiente.

Análise,

Adorei seu comentário...

Latueiro,
Pitacos e perguntas sao sempre bem vindas já que é assim que vamos solucionando dúvidas e descobrindo coisas...

Grande Latueiro...

Essa do Mansell e Piquet é uma pérola... Uhaashshsasshua...

E se eu entendesse alguma coisa de difusores estaria trabalhando na F1, prestando acessoria a alguma equipe e faturando alguns milhões...

O que mais faço é dar pitaco, se estiver errado o máximo que preciso fazer é aprender, me retratar e tentar acertar na próxima... Hehehehe...

Priscilla...
O difusor da Renault está com o "abaulamento" central muito largo e os orifícios de passagem de ar muito grandes, o que eles estão fazendo não é sugar o ar de baixo do carro, eles estão impedindo a passagem do ar por baixo do carro, deve estar saindo pelos lados!!! Talvez o desenho do carro também precise ser aperfeiçoado para conduzir melhor o ar até o difusor...

Análise F1...
O Raikkonen só deve reclamar quando falta vodka!!! Uashasahshaushua...

Bom, espero que as mudanças surtam efeito mesmo e que equilibrem ainda mais o campeonato. E que sirva para salvar a pele do Nelsinho, que tá feia a coisa pra ele..

Cara Priscilla:

A Renault muda, muda e continua sendo o mesmo CLIO 1.0 de antes.

O difusor trouxe melhoras para o carro, pq em voltas lançadas a diferença para as equipes tops já foi bem maior, enquanto que em Bahrein a diferença foi de 5 décimos para as Toyotas no Q2.

Na Autralia e na Malasia antes do difusor, o carro era lento tanto em reta quanto em curva de alta de baixa.

O principal problema continua sendo eles arrumar o equilibrio do carro, para gerar uma aderencia ideal.

Priscilla,
Até que a equipe Renault está de parabéns por ter colocado o assoalho novo já na China. As mudanças atuais têm bem a cara de cópia de emergência dos elementos que deram certo.

Mas, a soma das partes não é suficiente para encarar os CONJUNTOS bem-resolvidos da BrawnGP ou da Red Bull. A Renault e as outras equipes vão te ter que trabalhar muito mais. A McLaren, como sempre, vem num ritmo bom de recuperação e mais consistente.

Bjs

Priscilla...

Eu sei que não tem nada a ver com o blog, mas como você tá na Espanha e já há 1 caso confirmado de gripe suína aí e mais 17 suspeitos, vale o alerta... Cuidado extremo!!! Ainda mais em cidades populosas como Madrid...

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,oms-eleva-nivel-de-emergencia-da-epidenmia-de-gripe-suina,361347,0.htm

Entenda os níveis de alerta da OMS:
- Fase 1: nenhum vírus que circula entre os animais causou infecção em humanos;
- Fase 2: um vírus que circula entre animais causou infecção em humanos, o que causa uma potencial ameaça pandêmica;
- Fase 3: casos esporádicos e pequenos focos da doença em humanos, mas que não têm suficiente capacidade de transmissão entre humanos;
- Fase 4: a transmissão entre humanos já é possível. Há um risco significativo de pandemia;
- Fase 5: o vírus se transmite de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma região monitorada pela OMS. A pandemia é iminente;
- Fase 6: mostra que uma epidemia global está acontecendo.

No momento estamos na fase 4, mas alguns especialistas já admitem que deveria estar na fase 5, com pandemia iminente...

Vale lembrar que a última pandemia de gripe (na época aviária), a "gripe espanhola", matou milhões de pessoas no início do século XX...

Pri e esquadra da F1, parabéns pela competência.
Robson.
E se fossem medalhas? Ou 10 Pr 8 Br 6 Es 5 Co 4 Al 3 Fe 2 Zi 1 T.Med T.Pts.
Button 3 0 1 0 0 0 0 0 4 1º = 31
Vettel 1 1 0 0 0 0 0 0 2 3º = 18
Barichello 0 1 0 1 2 0 0 0 4 2º = 19
Trulli 0 0 2 1 0 0 0 0 3 4º = 14.5
Webber 0 1 0 0 0 1 0 0 2 6º = 9.5
Heidfeld 0 1 0 0 0 0 0 0 1 9º = 4
Glock 0 0 1 1 0 0 2 0 4 5º = 12
Hamilton 0 0 0 1 0 1 1 0 3 7º = 9
Alonso 0 0 0 0 1 0 0 1 2 8º = 5
Kovalainen 0 0 0 0 1 0 0 0 1 9º = 4
Rosberg 0 0 0 0 0 1 0 1 2 11º = 3.5
Raikkonen 0 0 0 0 0 1 0 0 1 12º = 3
Buemi 0 0 0 0 0 0 1 1 2 12º = 3
Bourdais 0 0 0 0 0 0 0 1 1 14º = 1
Fisichella 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Kubica 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Massa 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Nakajima 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Piquet 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Sutil 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15º = 0
Totais 4 4 4 4 4 4 4 4 32

É B'Hengler, concordo com vc!

Eles estão desviando o ar de baixo e passando para o andar de cima! Essa não é a ideia da Brawn!

Estão usando o desvio da carroceria para "empurrar" para baixo... O que é muito mais ineficiente que o efeito "asa" da Brawn, que usa diferença de pressão para isso.

Pri,

Sem querer ser pessimista, mas acho melhor esperarmos sentados... pra não correr o risco de cansar.

Tomara Deus que eu esteja errada!

Beijão!

Estou aqui de butuca e na butuca até agóra....A única coisa que peguei,mais ou menos....é que a carrocéria da renault, não permite uma mudança muito brusca do difusor...ou sejá,estão adapitando os dois conjuntos...aos pouco. Mas temos que admitir que o carro apresentou melhoras...já que próprio Nelsinho começou a se entender com o carro, na corrida de ontém.

o difusor é só um quebra galho, pq ainda tem q mexer em toda a parte mecanica do carro para arrumar mais espaço para um difusor igual à da Brawn.

Pior é a RBR, se for realmente implatar e parece q vai, eles vão ter q mexer na mecanica toda. Eles estão usando uma suspensão invertida que garante um cnetro de gravidade mais baixo, só sobra espaço nenhum para um difusor de dois andares. Mas o Newey é gênio, ele estendeu as laterais da asa traseira até o assoalho, transformando num complemento do difusor.

Moyhenry...mas ai,é besteira a rbr inventar moda por agóra. O rendimento que esse carro tá apresentando...? Só se Vettel e Webber fiserém besteiras, do contrario...espanha e monaco...tá com cara de RBR.

Uma coisa pelo menos,eu sei que sei??? já se foram 4 corridas...e eu, ainda não me acostumei? com esse bico QUADRADÃO DA RENAULT!!!!

É o Clio-Jumbo, Latueiro, seu "afilhado"...

E é verdade, para a Renault acertar o carro vai ter que mudar a frente do carro, se olharmos todas as equipes de ponta o bico é fino e alto ou largo e baixo...

Só a Renault que tá inventando moda com esse bico de 747...

B'Hengler

A Renault e a BMW tem bicos largos pq é aí onde eles colocam os altros para tentar deixar o carro mais equilibrado.

latueiro

o Adrian Newey confirmou que está trabalhando num difusor dois andares.

Priscilla,

Acho que a Renault não terá $$$ para bancar uma evolução tão rápida a ponto de se equiparar às equipes da dianteira. Apesar de não torcer por isso, devo admitir que esse ano já é quase perdido para Alonso.

Não acredito nem mesmo em uma evolução meteórica da Mclaren, que me parece, ser mais consistente que Renault, Ferrari e BMW; e tem disponível muito mais $$$ que a Renault.

A evolução da Renault no campeonato só acontecerá se algo inovador for implementado ao carro. O caminho de somente copiar o conceito de outras equipes, me parece o menos suscetível.

B'Hengler,

Bem lembrado sobre a gripe.Mas tomem cuidado pq também já chegou ao Brasil...

Sobre o tema do post, nao sei. Apesar dos comentário de vcs, que sao maioria(rs) falando que o efeito do difusor nao é o mesmo do da Brawn, ainda o vejo com essa intençao.

Mas é bem verdade que ainda é quebra-galho e só na Espanha veremos quem entendeu melhor - e teve mais dinheiro disponível - a idéia da Brawn.

Sobre a Red Bull, é verdade que vao muito bem sem mexer no difusor mas correm o risco de ficarem pra trás se nao se mexerem, portanto, deixa com o Newey que ele resolve..rsrs

O Alonso comentou que as próximas três corridas serão importantes e decidirão quem tem condições de brigar pelo título, pelo pódio, por pontos ou por nada. Já q todas as equipes irão introduzir novos pacotes nesse intervalo.

O que confirma que o difusor da Renault é só um quebra-galho e mudanças mais significativas virão em Barcelona.

É uma vergonha que a Renault e a Mercedes gastem tanto dinheiro em equipes que desenvolvem os motores (no caso da Renault, a própria equipe, e, no caso da Mercedes, a McLaren), para depois serem a Brawn GP e a RBR que lutam pelo campeonato. Mas é assim que as coisas são – afirmou.

Declaração de Alonso publicada no globoesporte.com

Nem sei se está de acordo com o que ele realmente declarou, pena que só depois de mostrar muito talento e conquistar títulos que isso é possivel, não é culpa de Alonso, é o sistema, imagina um piloto em inicio de carreira dando essa declaração.

Bem, diz o Briatore que essa primeira versão do difusor não era a melhor e a equipe lançará outra em Mônaco.

Ou seja, Espanha vai ser a mesma pindaiba de Sakhir. A não ser que eles estreem outras peças que melhorem o carro.

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