18 de abr. de 2009

Classificação - GP da China

Na classificação do GP da China, que aconteceu nessa madrugada, vimos um Qualyfing mais "apertado".


A Red Bull sempre esteve na briga, mas dessa vez mostrou definitivamente porque é considerado o carro melhor "trabalhado" do grid: Sebastian Vettel fez a primeira pole position para a equipe e, seu companheiro, Webber, o 3º lugar.

Entre eles, Fernando Alonso, que estreou assoalho e difusor e, mesmo sem Kers, deixou a turma do "difusor" pra trás.


Rubens Barrichello é a primeira Brawn do grid, largando na 2ª fila ao lado de Webber.

Nelson Piquet foi todo o oposto de seu companheiro de equipe. No 3º treino livre fez o 5º melhor tempo, mas na classificação não pode ser mais que 16º - foi beneficiado pela punição a Glock que trocou caixa de câmbio e perderá 5 posições.

Vale lembrar que Piquet não leva o novo difusor da Renault nem, tão pouco, o Kers.

Logo atrás estará Robert Kubica que terminou precocemente seu treino.


Felipe Massa tão pouco fez boa classificação. Não passou da Q2, segundo o próprio, por um erro na última volta, e largará na 13ª posição. Seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen larga na 8º posição, logo a frente de Lewis Hamilton.

Sebastian Buemi levou a Toro Rosso pela primeira vez para a Q3, enquanto Bourdais larga em 15º.

Os 10 melhores tempos

1.
S.Vettel 1:36:184
2. F.Alonso 1:36:381
3. M.Webber 1:36:466
4. R.Barrichello 1:36:493
5. J.Button 1:36:532
6. J.Trulli 1:36:835
7. N.Rosberg 1:37:397
8. K.Raikonen 1:38:089
9. L.Hamilton 1:38:595
10. S.Buemi 1:39:321

Fonte:www.marca.com

45 comentários:

1. Sebastian Vettel, Red Bull, 644kg
2. Fernando Alonso, Renault, 637
3. Mark Webber, Red Bull, 646.5
4. Rubens Barrichello, Brawn GP, 661
5. Jenson Button, Brawn GP, 659
6. Jarno Trulli, Toyota, 664.5
7. Nico Rosberg, Williams, 650.5
8. Kimi Raikkonen, Ferrari, 673.5
9. Lewis Hamilton, McLaren, 679
10. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 673
11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 679
12. Heikki Kovalainen, McLaren, 697
13. Felipe Massa, Ferrari, 690
14. Kazuki Nakajima, Williams, 682.7
15. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 690
16. Nelson Piquet, Renault, 697.9
17. Robert Kubica, BMW Sauber, 659
18. Adrian Sutil, Force India, 648
19. Timo Glock, Toyota, 652
20. Giancarlo Fisichella, Force India, 679.5

Tudo bem q a Brawn está muito mais pesada que os três primeiros, vamos ver na corrida se o Vettel ou Alonso, ou até o mesmo o Webber, acabam o a hegemonia da Brawn.

Mesmo com o carro mais leve, dá para se notar uma grande evolução do carro do Alonso por conta do difusor duplo.

A partir da Espanha será um novo campeonato.

Priscilla...

Preciso complementar os dados acima com o número de voltas do GP e o consumo de combustível por volta...

Só aí consigo compor a tabela...

Mas já posso adiantar que, se bobear, Vettel, Alonso e Webber partem para três paradas...

Pelo menos o Vettel, ou o que justificaria a economia de pneus macios que ele fez no treino de classificação???

Seria interessante também saber o tipo de pneu que cada piloto vai partir...

Qual a relaçaõ PESO X COMBUSTÍVEL para o GP da China? 1 volta correspondem a quantos kilos de combústivel?

Qual a relaçaõ PESO X COMBUSTÍVEL para o GP da China? 1 volta correspondem a quantos kilos de combústivel?

Foi uma grande pole position de Vettel. Mesmo sem o difusor "diferente" ele mandou ver. Mas para a corrida ainda aposta na Brawn GP, o ritimo de corrida deles é muito forte e estão mais pesados.

Leandro Montianele

Excelente desempenho das RBR e do Alonso.

Mas é importante notar que eles estão muito leves. Acho que nesse GP a Brawn leva denovo, mas pelo menos teremos muito mais emoção com as RBR e o Alonso andar leves na frente.

Outro que está bem pesado é o Trulli e que conseguiu uma volta muito boa. De olho nele na corrida.

Pois é Raphael...

Mas tudo depende do tipo de pneus uilizados pela BrawnGP (eram macios mesmo???) e por quanto tempo os pneus macios vão resistir sem perder desempenho...

Caso durem no máximo umas 10 voltas como dizem por aí é ponto para quem largou bem leve...

Estou precisando saber qual o consumo de combustível por volta para fazer a projeção... Se alguém tiver aí eu agradeço... Não achei em lugar nenhum...

diz o Marca q o consume médio por volta é de 2,5kg e que a cada 10kg representa perda de 43 centésimo de segundo de perda.

Vamos tentar novamente...

..... Piloto .......... Peso .... Fuel ... Voltas ... %
01 - S. Vettel ....... 644,00 / 39,00 / 15,60 / 27,86
02 - F. Alonso ...... 637,00 / 32,00 / 12,80 / 22,86
03 - M. Webber .... 646,50 / 41,50 / 16,60 / 29,64
04 - R. Barrichello . 661,00 / 56,00 / 22,40 / 40,00
05 - J. Button ...... 659,00 / 54,00 / 21,60 / 38,57
06 - J. Trulli ........ 664,50 / 59,50 / 23,80 / 42,50
07 - N. Roseberg ... 650,50 / 45,50 / 18,20 / 32,50
08 - K. Raikkonen .. 673,50 / 68,50 / 27,40 / 48,93
09 - L. Hamilton ... 679,00 / 74,00 / 29,60 / 52,86
10 - S. Buemi ....... 673,00 / 68,00 / 27,20 / 48,57
11 - N. Heidfeld .... 679,00 / 74,00 / 29,60 / 52,86
12 - H. Kovalainen . 697,00 / 92,00 / 36,80 / 65,71
13 - F. Massa ....... 690,00 / 85,00 / 34,00 / 60,71
14 - K. Nakajima ... 682,70 / 77,70 / 31,08 / 55,50
15 - S. Bourdais .... 690,00 / 85,00 / 34,00 / 60,71
16 - N. Piquet ...... 697,90 / 92,90 / 37,16 / 66,36
17 - R. Kubica ...... 659,00 / 54,00 / 21,60 / 38,57
18 - A. Sutil ........ 648,00 / 43,00 / 17,20 / 30,71
19 - T. Glock ....... 652,00 / 47,00 / 18,80 / 33,57
20 - G. Fisichella ... 679,50 / 74,50 / 29,80 / 53,21

Antes de tudo agradeço aos dados fornecidos pelo moyhenry...

Temos que levar em conta que não sei o tipo de pneus escolhido pela maioria dos pilotos, o que dificulta um pouco... Se alguém tiver os dados é possível de se rever algumas análises...

Vamos à análise:

- Possível 3 paradas: Alonso... Deixa para colocar os pneus duros somente na última troca... Talvez faça apenas duas paradas, sendo um trecho mais longo...

- Possível 2 paradas (tradicional): Vettel, Webber, Rosberg, Sutil e Glock... Também podem fazer um trecho mais longo em uma das vezes...

- Possível 2 paradas com a primeira mais longa: Barrichello, Button, Trulli e Kubica... Geralmente a segunda parada é cópia de como saem na largada e a última é apenas um trecho curto...

- Possível 1 parada: Raikkonen, Hamilton, Buemi, Heidfeld, Kovalainen, Massa, Nakajima, Bourdais, Piquet e Fisichella... Alguns deles podem fazer um primeiro trecho bem longo e depois fazerem duas paradas (Raikkonen, Hamilton, Buemi, Heidfeld e Fisichella)...

O interessante vai ser acompanhar a prova do Glock, que com uma Toyota vai sair leve do final do pelotão, "cavando" prá cima de um monte de carros pesados e reconhecidamente mais lentos...

Falaram que os pneus macios durariam apenas 5 ou 6 voltas, mas a RBR está com pneus macios e parte para 15 e 16 voltas com Vettel e Webber, respectivamente...

Não consegui ver direito o tipo de pneus da maioria dos carros do Q3, mas acredito que a maioria está de pneus macios... E aí tem carro que planeja dar mais de 20 voltas!!!

Não entendi mais nada...

Pelos dados que o B'Hengler@RR1, Trulli, Barrichello tem tudo para ganhar.

Assim que os da frente abastecerem eles vão poder abrir o suficiente para até voltar na cola depois.

É bem provavel que Trulli e Barrichillo peguem a liderança no segundo pit.

Kimi se a ferrari não errar pode ir bem tambem... Massa ta quase perdido, deve chegar no maximo na oitava posição. Esta tão pesado que vai andar quase 5 segundos mais lento que 7 carros na sua frente. Não vai conseguir tirar essa diferença de maneira alguma...

Acho que ninguem vai para 1 parada. Quem fizer o primeiro trecho muito grande vai dividir o resto em duas paradas menores... O pneu macio não vai durar o suficiente para a segunda perna.

Wallacy...

Eu apostaria em dobradinha da RBR...

E ainda tem que levar em conta o que irá acontecer com os pneus macios... A BrawnGP parte com eles para trecho de umas 20 voltas e o desempenho deve cair apósa 10 volta...

O Massa vai precisar fazer uma segunda perna de 22 voltas... O Barrichello inicia a prova para um trecho de 22 voltas com pneus macios...

Não acho difícil 1 parada para ele... Assim como Kovalainen, Bourdais, Piquet e Fisichella...

Bem.... Eu não arriscaria, ele a Ferrari ta comendo muito pneu! É capaz do pneu estourar.

A Brawn tem um carro mais equilibrado e gasta menos pneu... Já a ferrari, nem pensar!

B'Hengler,

vc tem q levar em consideração que na largada não é obrigatorio usar o mesmo pneu do Q3. Logo, todo mundo deve vim de pneu duro no inicio da prova e deixar pra usar o macio so no final.

Segundo informaçãoes nessa pista da China uma diferença de 10 kg representa um diferença de tempo de 45 centesimos.

Analisando assim o tempo do Vettel com o do Barrichello q foi 30 centesimos mais rapido e considerando que o Rubinho está com 17kg a mais. O tempo real dele seria de meio segundo mais rapido que o vettel isso se ele tivesse com mesmo peso do vettel.

Para o Alonso a conta seria de 1 segundo mais rapido para o Barrica se ele tivesse com mesmo peso do Alonso.

Acho q os concorrente da Brawn nessa corrida é o Trulli. Veja porque: o Trulli foi 40 decimos mais lento que o Barrica e está largando com 3,5kg a mais. Se ele tivesse com mesmo peso do Barrichello, seu tempo seria de apenas 25 decimos a mais que o do Rubinho. Ou seja, muito proximo.

Creio que na 1ª parte da corrida veremos um dominio da galera leve e depois q eles pararem, veremos as Brawn e o Trulli brigando pela ponta.

É bom ficar de olho na prova do Glock que ele vem leve e deve passar varios no 1° trecho da corrida.

Minha aposto é numa dobradinha da Brawn com a Trulli em 3° e as RBR em seguida.

Detalhe para o novo difusor da Renault usado nesse sabado:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,20470916-EX,00.jpg

Importante lembra q não é apenas o difusor o responsavel pelo bom desempenho da "Gangue do difusor". Mas sim todo um conjunto que vem desde do aerofolio dianteiro.

Se a Renault quiser se aproxima do pelotao da frente vai precisar mexer muito na sua parte frontal do carro. E o seu Briatore parar de marra e começar a mostrar serviço, pq desde 2007 q a Renault não está com nada.

parece que não é preciso do difusor para fazer a pole...

B'Hengler, segue a lista daqueles que eu consegui rever agora na gravação do treino e que a TV conseguiu mostrar:

- Rosberg: macio
- Hamilton: macio
- Webber: macio
- Button: macio
- Raikkonen: não foi mostrado
- Buemi: não foi mostrado
- Vettel: macio
- Barrichello: macio
- Alonso: macio
- Trulli: macio

Ou seja, aparentemente todos estão com macios. Será que não era melhor estar mais leve? Exceção a Barrichello que eu acho que está com o carro mais equilibrado, achei boa a estratégia trinca da frente de largar de macio e estar mais leve.

O problema será se o alemão disparar, abrindo uns 3 décimos por volta. Aí vai ficar difícil tirar do Vettel.

Galera...

não é necessário largar com o pneu que se treina. Obrigatório é so o combustivel, nesse caso so os 10 que participam do Q3.

O pessoal usa o macio apenas para fazer a pole e depois vai pra corrida de pneu duro.

As Brawn vem de pneu duro, podem apostar!!

Enfim conseguiram tirar o domínio da Brawn nos treinos, vamos se o mesmo acontece na corrida.

Se o Webber segurar as Brawn na primeira perna, dá pro Vettel levar...

Desculpem a longa ausência de hoje. Problemas e mais problemas, mas já estou por aqui.

Vejo que vcs já fizeram suas análises sobre o peso dos carros, nem sei se vou postar algo, já que estou "um pouquinho" atrasada no tema.

Volto em breve!

Raphael...

Tem certeza que não precisa largar com o pneu que o cara treina???

Acho que está enganado...

Se todos vierem com macio a tática da RBR se mostra a mais eficiente...

Talvez até o Alonso com 3 parada se dê bem!!!

Aí a Priscilla "vai prá galera", como dizia o "Seu Boneco" da escolinha do professor Raimundo...

Outra coisa...

Mesmo que a BrawnGP tenha o carro mais equilibrado, dizem que o pneu não faz mais de 10 voltas boas, o resto é lixo... E aí...

A BrawnGP vai fazer mais de 20 voltas com pneus macios... Não vai andar nada!!! Consequentemente quem trocar mais vezes se dará melhor...

Sobre os pneus, B'Hengler, o Raphael tem razao: Nao precisam largar com o pneu da classifficaçao.

De qualquer forma, acho que todos saem com pneus duros e deixaram os macios para o final, afinal, ninguém sabe o que pode acontecer durante a corrida e os de 3 paradas poderao mudar suas estratégias e etc...

Acho que saem (quase) todos com pneus duros.

Nossa, Pri e colegas do blog, andei sumida porque o Blog nao me deixava postar de jeito nenhum, simplesmente nao carregava (qualquer blog, mega sinistro aqui). Mas eu estava pensando hoje de manha, sem querer ser otimista, por causa desses pneus, e se Alonso ultrapassa Vettel na largada e abre uma boa vantagem? Será que ele poderá ser batido? Nao sei se foi boa a estratégia da Brawn de usar pneu macio pra uma "perna" tao longa, já que eles sofrem desgaste facilmente. Mas a corrida que eu quero realmente ver é a do Glock. Quantos carros será que ele vai ultrapassar em 1 volta? Fico por aqui. Beijooos

Nas primeiras 3 posições vemos verdadeiros pilotos que não vendem fácil a posição. Tá dificil pro Rubens.

Priscilla e Raphael...
Se é assim e vocês dizem, eu acredito... Aí sairão todos com pneus duros, exceto o Alonso...

Don Corleone...
A Ferrari está tão feia que os caras da TV perdem até a volta rápida deles... Uashaushsaushshsashua... Se bem que volta rápida faz tempo que a Ferrari não faz uma, né... Uahusahashshaushaushua...

Sobre os Pneus, realmente não precisa ser o mesmo.


Estou em uma viajem. E aqui ta sem tv! Tem algum lugar onde eu possa ver online?

Wallacy...

Você vai encontrar alguma coisa em: www.justin.tv

Procure também em: http://futibas.baladacam.com/

Este último geralmente passa o SporTV, mas talvez passe alguma coisa de F1 esta noite...

O craque nisso é o Raphael e a Priscilla...

Se eles acessarem te darão "uma luz"...

Outra coisa...

Não tem TV??? Cara você viajou prá Coreia do Norte???

Ontem perdeu o treino e hoje não tem TV... Tá lascado!!!

A pole de vettel ainda vai,mas 2º de Alonso é pirotecnia pura

B'Hengler concerteza no:

http://futibas.baladacam.com/

vai passar!!!

Se la não tiver passando, é so acessar o:

www.justin.tv e procurar na parte de esportes algum canal passando a F1!!!!

Sobre os pneus, é isso mesmo. Pode largar com qualquer pneu novo ou usado, duro ou macio não tem obrigação de ser igual ao do Q3. Por isso acho q a estrategia da Brawn ta perfeita!!

To lascado mesmo.... Na verdade tem uma TV aqui! A dona do lugar disse que teria duas TVs porém só tem uma que não funciona....

É cidade de interior, dificil de achar as coisas.

Vou tentar azucrinar algum vizinho! Ou então vou ver a corrida no distrito policial local... Só não posso ser preso!

Sabe o que impressiona além do mau desempenho da Ferrari? A letargia da BMW. Foi uma das equipes que mais testou, que tinha (ou tem) o kers mais desenvolvido e o carro se arrasta nos treinos. A cara do Mario Theissen nos treinos disse muita coisa...

Hoje (ou amanhã) será a prova de fogo p/ Barrichello. Tomar 3x0 do Button em corrida poderá deixá-lo numa posição inconfortável.

Outro que está mal é o Bourdais. O Buemi, que eu não acho lá essas coisas, conseguiu levar o carro para o Q3. O francês ficou no Q1, como o Piquet. Demissões à vista?

Em breve veremos os brasileiros Bruna Senna e Lucas Di Grassi na F1. Podem apostar.

Se o Bourdais e o Piquet continuarem do jeito q estão vão rodar.

Bom dia
Pelas atitudes de Vettel e Alonso na classificacao, nitidamente poupando os pneus macios. Eles vao para tres paradas, sendo que duas com pneus macios. Alem de largarem tambem com pneus macios.

Concordo contigo Ivan...

Já que eles podem escolher o tipo de pneus para a largada, o Vettel vai de pneus duro e faz três paradas colocando pneus macios... Já no Webber acho que eles farão diferente, duas paradas apenas (afinal é a terceira corrida e eles só marcaram alguns míseros pontos)...

O Alonso sai com pneus macios e coloca pneus macios nas duas primeiras paradas, depois, na última, coloca os pneus duros...

A largada vai definir tudo, se deixarem as RBR dispararem é dobradinha na certa...

Boa madrugada pessoal!!

Vamos que vamos acompanhar a corrida daki a pouco!!!

Essa promete e dessa vez sem chuva e sem sol para desaparecer hehehehehe

É Raphael, tá difícil correr no seco esse ano...

Tanto comentamos sobre os pneus e ao final sai todo mundo com chuva extrema...

Verdade Priscilla... Hehehehehe...

- Dobradinha RBR: como diria o vidente do pânico, "mentalizei"... Uhasahauhshahsushaushua...

- Rubinho: qual vai ser a desculpa desta vez???

- Alonso: tática errada da equipe... Quem larga na frente abre fácil nestas condições e compensa, mesmo com poucas voltas, ficar atrás no pelotão... Fizeram ele largar quase 20s depois do lider, imaginem depois de um tempo...

- Sutil: sacanagem, não igual Mônaco 2008, mas é sacanagem...

- Hamilton: contrariando o "Galvão", o Kova não abriu!!!

- Piquet & Bourdais: será que correm na Europa este ano???

- R. Leme: quis acertar o "telespectador" com os pneus do Sutil... Uhaushasshshaushua... Fiquei imaginando a cena do cara assistindo TV em casa, embaixo do edredon, e aí sai o pneu pela TV... Uasahsushshsuahsusashua...

- Difusor "Turbinado" x Chuva: todas as equipes equipadas com o difusor inovador se deram mal na chuva hoje... Acredito que, como ele gera mais downforce do que o difusor tradicional, as equipes utilizem menos asa traseira, na hora que a água enche o "buraquinho" o difusor "turbinado" perde eficiência e, consequentemente, o carro fica mais difícil de guiar... Sei lá, é uma teoria que tenta explicar o "inexplicável"...

Sobre o incidente entre Kubica e Trulli...

Acredito que o Kubica não teve culpa, apesar que encheu a traseira do Trulli por perder o ponto de frenagem...

Mas nada justifica a permanência do Trulli na pista... Uma olhadinha pelo retrovisor e teria visto que estava sem a parte traseira do carro... Como diz a piadinha, "operaram suas amígdalas pelo forebis"...

Esta permanência na pista quase custou a corrida do Vettel e comprometeu a ótima corrida que fazia o Buemi...

Ficar se arrastando em uma pista com visibilidade quase zero!!! Na minha opinião, o cara tinha que ser suspenso por pelo menos umas 3 corridas... No mínimo!!!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More