Com a maioria dos carros da Temporada 2011 apresentados, já podemos analisar alguns temas técnicos dos carros atuais. Ainda que as suspensões das quais falaremos não são uma novidade na categoria, pouco se fala sobre essa importante parte da configuração dos carros.
Na Fórmula 1 atual existem dois tipos de suspensão: Pull Rod e Push Rod. Como exemplos temos a Ferrari que segue usando o sistema Push Rod, enquanto a Red Bull foi a precursora do Pull Rod.
A suspensão do carro é o elemento que conecta as rodas ( massa não suspensa) com o chassis ( massa suspensa). Sua função é absorver as irregularidades do circuito e manter "intacto" o chassis. Juntamente com as rodas, a suspensão se considera massa não suspensa, portanto, o ideal é que seu peso seja o mínimo.
Pra entender um pouco mais sobre na teoria, temos que entender o que significam os termos acima: "massa suspensa" e "massa não suspensa".
A massa não suspensa é a formada pelo conjunto da suspensão: roda, molas, amortecedor e tudo que forme parte do sistema. A massa suspensa é o resto do carro que não seja a suspensão. A diferença entre elas é que a massa não suspensa é a que absorve as irregularidades do asfalto para que a massa suspensa não se veja "alterada", no que diz respeito a suas funções.
O tipo de suspensão pull rod é muito mais simples que o sistema push rod, não só em projeto e geometria, mas também porque diminui consideravelmente o peso de todos os elementos da suspensão traseira.
A diferença entre uma suspensão e a outra é a forma com que se conecta a massa não suspensa com a massa suspensa, afetando assim sua forma de trabalho.
A suspensão push rod, se conecta com o resto do carro desde o trapézio inferior até a parte superior, onde está localizado o amortecedor, sendo principalmente um movimento vertical e de compressão (push).
Já a suspensão pull rod, conecta a suspensão desde o trapézio superior até a parte baixa do chassis, onde está conectado o amortecedor. O movimento gerado é principalmente lateral e de tração (pull)
Fazendo uma pequena comparação entre os dois sistemas:
- Uma barra trabalhando em tração (pull) pode ser muito mais fina que uma trabalhando em compressão(push). Isso faz diminuir o peso da massa não suspensa, extremamente importante.
- Ao ter a barra mais fina, consequentemente, apresentará menos resistência aerodinâmica. Ao mesmo tempo, em que na parte traseira sobra mais espaço para que o ar flua melhor.
- Na configuração "Pull Rod", os amortecedores e molas podem ficar mais abaixo, reduzindo a altura do centro de gravidade - ter um centro de gravidade baixo influi favoravelmente a dinâmica do carro.
- Em "Pull Rod", o sistema de tração sofre mais esforço em determinados pontos e por isso é mais delicado.
Portanto, a suspensão Pull Rod é mais leve, tem um centro de gravidade mais baixo e é mais aerodinâmica, ao poder ter seus "braços" mais finos, frente ao sistema Push Rod, porém, é mais difícil de fazer (o carro precisa ser totalmente redesenhado para levar este tipo de suspensão) e é mais frágil e propenso a quebras.
Nas imagens abaixo, vemos 10 das equipes que formam o grid este ano e suas suspensões. Sauber e Ferrari são as únicas duas equipes que mantém o sistema Push Rod.
Fontes: F1aldia.com
ElrincondelaF1.wordpress.com
29 comentários:
Parabéns Pri! Matou a pau! Foi um telecurso de mecânica! Mt esclarecedor. Mt fácil leitura e compreensão, nota 10!
Maria Muldaur, Cyndi Lauper e Betty Wright dividem o palco na cerimônia não televisionada do Grammy para cantar "Wang Dang Doodle"...que saudades da Lauper,e matei a um pouco da saudades,né.
Já tô ficando com saudades do Ronaldo fenonimo...pois este convocou a imprenssa para anuciar a aposentadoria...uma pena para o cutintia né.
Neymar foi o artilheiro do torneio da sub-20 sulamericana...tudo bém...mas dai a ser eleito o melhor da competição? ai é forçar um pouco a barra né.
Roberto Carlos esta desempregado...então que aproveite a coletiva do fenonimo e se aposente também. NÉ!!
Barrichello voou na pista de jerez...ja tem gente dizendo que..."agóra vai" só não me pergúntém a onde.
o pé de chinela vai conseguir ser em segundo em alguma coisa esse ano também. nem que seja no pedra papel ou tesoura.
ano passado ficou atras do hulkenberg rsrs
Kkkkkkkkkkkkkk...
O Latueiro tá inspirado hoje!!! "Fenonimo"/"Cutintia"!!!
Kkkkkkkkkkkkkk...
PS: Parabéns Pri, muitas felicidades!!!
É isso ai!!!!!...
AH!!! PARABÉNS PARA A MUSA DOS BLOGS...NÉ kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AH!!! esqueci..."quantos aninhos mesmo???" Caso seja confidencial! envie para o email...[sigilo absoluto] kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ô Latueiro...
Isso não se pede para mulher alguma... E não adianta perguntar que eu não entrego!!! Mesmo que você insista "27" vezes, eu vou ficar mudo!!!
Kkkkkkkkkkkkkk...
Ha, e sobre o "temporal" do Barrica, acho que tem cara de "treta"...
Imagine o F. Williams colocando ações à venda na bolsa e o carro dispara na pista!!!
Muita "coincidência", né!!!
Primeiramente parabens para Pri. Muitas felicidades, saude, paz. E que o blog continue esse espaço legal.
Quanto aos testes... a Willians passou a semana andando na rabeira, ou estava enganando todo mundo ou é a realidade (q eu acho mais provável)... ai no ultimo dia o Barrica vem e faz o melhor tempo da semana???? retiraram os lastros do carro so pra botar o nome da Willians na frente e vender as ações mais caras (como lembro o B'Hengler)... O sauber fez mesma coisa ano passado pra arrumar patrocinador e sabemos bem onde a sauber ficou o ano todo no gride.
Parabéns Pri...
de aniversário em aniversário você chegará na minha faixa etária! hehehe
Mais ainda vai demorar, até lá muita saúde, felicidades, sucesso, amor(es) e tudo de bom pra você!
Muitas felicidades, Pri... saúde, sucesso e alegrias na vida!!!
Hehe, Pri, como sou novato, não sabia da data especial, olha a vergonha... Saúde e paz para vc, além de muita alegria no coração!!! Para não deixar de elogiar o bom post, uma das melhores explicações técnicas sobre o assunto, nota 10.
Ual... Que post! Mais técnico impossível. Parabéns Priscila.
Valeu pessoal! Meus aniversários sao cada vez mais especiais com a "presença" de vocês. Obrigada!
B´Hengler?? e se eu lhe dissesse[que tanto de *s] que esse numero 27 é o meu preferido?? O que diria hein???
Barrica voador....eu mereço né.
E o Senna,postou no twitter a satisfação que a equipe Renault demostrou por ele ter conseguido o 11 tempo no geral...me engana que eu gosto...e continue pagando pra ser 3 piloto direitinho...se não cai pro quarto.
Não fiz menções ao post,pois esse negocio de numeros e figuras geometricas...costumam pegar-nos de calça-curta.
Confesso que fiquei até surpreso com a estrutura que a KHI da Nascar truck-series montou para Nelsinho Piquet,disputar a temporada de 2011 que começa agóra dia 18. Pode até não ganhar nada...mas por falta de equipamento e estrutura não.
Antes que o ZUADOR diga que falta talento ao garoto...já vou adiantar que o K.Harwink...pelo que eu andei lendo...não costuma rasgar dinheiro não.
Ah!! sobre a Wilhams voadora...prefiro acreditar mais nos primeiros resultados para a primeira corrida...ou seja ! 10 pra tráz e olhe lá.
Pronto!! o barrica ja perdeu o posto de voador...pois essa passagém da Priscilla aqui no blog,não deu tempo ném de falar "HÁ!!" O seja...uma verdadeira voadora,né.
Tava tentando adivinhar o que o ZACA queria dizer com essa frase.
"Massa diz esperar que Ferrari não eleja primeiro piloto nesta temporada"
Conclusão!! É claro que a Ferrari não vai eleger primeiro piloto nessa temporada...ela ja tém o seu primeiro piloto.
Aqui tem uma avaliação bem diferente do que você falou sobre o B. Senna, Latueiro:
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2011/02/14/teste-bruno-senna/
Mas, indiferente a isso, a preferência da Renault sempre foi na experiência do Heidfeld... Eu já comentei aqui, não vejo esse alemão com chances de algo de produtivo em carro de ponta, já teve as chances dele na Williams e desperdiçou... Colocaria ele de piloto reserva para treinar nas sextas e acertar o carro, e só... E isso indiferentemente de ser o B. Senna o outro piloto a ocupar a vaga, talvez o Hülkenberg fosse opção melhor...
O que não se pode negar é a superioridade do B. Senna sobre o Petrov!!!
Isso eu também li,meu caro B´Hengler. Mas o que não da pra engolir é esse aceita tudo e faz tudo dos pilotos brasileiros,pra dizer que..."eu estou na f1"
Tá...então tá né!!
Espero mesmo que o B.Senna consiga na primeira oportunidade que tiver...agarrar e segurar a chance...pois do contrário não vejo outra chance para ele.
O barrica voador e acertador de carros monopostos [queria saber quém apareceu com isso] já tô imaginando se a estrela dele ainda permanecer no mesmo lugar...e o pastor resolver dar uma mordida lá,como é que vai ficar.
O Zaca,dessa vêz vou me resguardar o direito de ir e vir do cidadão...pois o companheiro de equipe dele é o mesmo que aposentou o Shumi...não deu chances a um sobrenome famoso ai também...e de quebra deu um nó-cego no Zaca ém 2010.
Espero que os PNEUS PIRELLI revertam esse quadro. Pois do contrário....!!
Parabens Pri! atrasado como sempre.
os proximos treinos já serão semana que vem?
E eu queria saber onde tem piloto do nível do Kubica que esteja desempregado ou numa equipe inferior a Renault, B'Hengler???
Hulk e Petrov talvez sejam do mesmo (sub)nível... tem mais é que colocar o Heidfeld...
O B. Senna talvez tenha uma chance no lugar do Petrov no decorrer da temporada.
@Latueiro...
E desde a muito tempo que os pilotos brasileiros estão sendo feitos de palhaços no picadeiro da F1... Tá na hora de reverter isso, mas não vi nenhum nome que possa nos dar esperança de que isso aconteça tão rápido...
@Guilherme(RJ)...
Também acho que não tem nenhum nome à altura do Kubica entre os desempregados, e tampouco entre os "empregados"!!! R. Kubica vem se mostrando uma das raras excessões de pilotos que são rápidos com o carro que estão nas mãos... Dá prá enumerar poucos pilotos que fizeram isso até hoje!!! Ele é um deles...
Concordo que a Renault vai fazer o B. Senna ocupar o lugar do Petrov assim que possível, nem que seja em algumas corridas "teste"!!! O problema é que o Petrov tem dinheiro, e enquanto a Renault precisar ele vai ser piloto principal...
Faltou comentar uma coisa, o Push-rod pelo que dá para analisar das imagens é superior no que diz respeito ao tempo de resposta, o maior uso das suspensões é feito no momento que se ataca as zebras, nesse momento além do movimento ser vertical o tempo de resposta do carro é menor ajudando estabilizar mais o conjunto. No Pull-Rod se atacar a zebra com tanta força o carro pode bater o assoalho, perdendo assim o equilíbrio.
A vantagem que no caso da RBR, com um carro com aerodinâmica tão regular, um sistema de suspensão que favoreça os momentos em que o carro está "dentro" da pista parece mais obvio. E isso podemos ver refletindo no estilo dos pilotos da RBR x Ferrari. É normal vermos os Ferraristas atacando as gincanes com mais determinação, enquanto os RBRanos se esforçando mais em manter o traçado original.
eu também vou usar meu dinheiro pra comprar uma vaga na f-1 pra minha filha tamara... e vai ser na McLaren!
Já pensou a dupla? Tamy e Hamy? Vai dar o maior Ibope!
Sobre pilotos do nível de Kubica, eu conheço um que é melhor que o polaco narigudo...
é melhore tanto na f-1 quanto no rali....
Mas o chefe da Ruimnault já se queimou com ele ano passado.
E o Heidfeld pode até nao ser o Kubica, mas bateu o polones em 2007 e em 2009. Tanto que o Kubica já começa a fazer campanha pro mosca morta do Liuzzi....
E o carro da Renault nem é lá essas grandes coisas... O Kubica só está lá pq a BMW fechou e ninguém de ponta quiz contratá-lo!
Se bestar o carro da Renault vai ser mais lento que a capacidade do Heidfeld...
E essa história de desenvolver carro é balela... Piloto acerta o carro para o final de semana... quem desenvolve carro sao os engenheiros...
Se piloto desenvolvesse ou ajudasse a desenvolver carro, pq o Alonso quase se matou pra ir pra Ferrari? Nao era apenas melhorar a Renault?
Pq o Schumacher nao melhora a Mercedes?
Pq o Rubinho afundou a Honda quando chegou? A Williams em 2009 foi melhor que em 2010...
Pq Trulli que tem tanta experiência na F-1 nao faz a Lotus andar? E Pq leva uma surra do Kovalento?
Piloto nao precisa ser experiente pra ganhar, quantos anos tem mesmo o atual campeao? Que experiencia tinha Hamilton quando ele foi vice superando seu companheiro bi?
O que importa para um piloto é sua velocidade, é esse é exatamente o ponto pq a Renault nao vai efetivar o Senna!
Tio Bernie, me permita discordar de seu ponto de vista à respeito do desenvolvimento do carro. Concordo que é importante bons engenheiros na construção do carro, ok, mas além da telemetria, o piloto tem que moldar o carro à sua condução, de modo a buscar o máximo desempenho, portanto dizer que o mesmo não influi no desenvolvimento do carro, parece não dizer mt a verdade. Por mais que a f1 atual seja cercada por computadores e tecnologia, o piloto é mt importante no direcionamento dos progressos. Tudo bem que ele não pega nas ferramentas para apertar porcas, parafusos, mas seu conhecimento é fundamental.
Que o diga o Hamilton que só fica jogando F1 2010 no simulador da McLaren. kkkkkkkk
Entre um piloto que é capaz de definir se o carro está saindo da curva muito de traseira ou não, e um que fala somente pro engenheiro que o carro não está legal na curva, existe uma enorme diferença. Claro que esse exemplo é o mais simplório possível, mas essas sensações do carro não é possível definir só com números da telemetria.
E os exemplos pontuais de piloto velho sendo superado por menos experientes. Duas. Uma que nem sempre experiência será proporcional à capacidade de acertar um carro. Segundo que esses dados são compartilhados entre os pilotos, que o digam Alonso-Hamilton e Prost-Senna. kkkkkkkkk
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