19 de abr de 2009

GP da China

Sebastian Vettel venceu seu segundo GP e o primeiro para a equipe Red Bull com Mark Webber fazendo dobradinha para a equipe. Jenson Button completou o pódio.


A largada foi dada com safety-car em pista já que a chuva forte, depois de Malásia, se fez mais uma vez protagonista.

Dada a "largada" sem problemas, o safety-car ficou em pista por mais de 6 voltas. Tempo suficiente para que o fim de semana que parecia levar bons ventos para a equipe Renault começasse a ir por água abaixo.

Fernando Alonso, largando na segunda posição, teria gasolina suficiente para aguentar o dobro de voltas que aguentou. Porém a equipe chamou Fernando prematuramente e nada mais tomar o caminho dos boxes o anúncio de última volta do safety-car saiu.


A Renault nº7 voltou na última posição, reagiu e chegou a estar na 6º posição até que depois do 2º pitstop, rodou e perdeu várias posições. Terminou em 9º lugar.

Quanto a Piquet, apesar de sair bem carregado de gasolina e ter, no caso, uma boa estratégia, já que choveu, não conseguiu sair das últimas posições e acabou rodando duas vezes, destroçando o bico do carro nas duas ocasiões e perdendo qualquer chance de brigar pelos pontos.

Enquanto isso, lá na frente, Vettel se mantinha inabalável, com Webber em seguida. Os Brawn foram os únicos a ameaçar a dupla da Red Bull, que sempre os manteve controlados.

A Mclaren fez um bom resultado com Kovalainen e Hamilton pontuando - 5º e 6º respectivamente. Com estratégias diferentes, Hamilton se mostrou em boa forma ao fazer várias ultrapassagens. Kovalainen, com muita gasolina, se beneficiou da estratégia e finalmente terminou uma corrida.


O acidente do dia ficou a cargo de Robert Kubica e Jarno Trulli que foi "engolido" pelo polonês. Kubica subiu no Toyota sem maiores consequências para os pilotos, porque os carros ficaram um tanto quanto danificados. Outro que bateu forte quando fazia ótima corrida(estava na 5º posição), foi Adrian Sutil. O alemão bateu a 5 voltas para o final.

A Ferrari seguiu, pela terceira corrida consecutiva, sem pontuar. Felipe Massa fazia ótima corrida e chegou a estar na 3º posição quando um problema elétrico o tirou da corrida. Kimi Raikkonen não teve o mesmo desempenho mas se manteve na pista, porém apagado e fora dos pontos.

Os 8 primeiros colocados
1. S.Vettel, 2. M.Webber, 3. J.Button, 4. R. Barrichello, 5. H.Kovalainen, 6. L.Hamilton, 7. T.Glock e 8. S. Buemi

O campeoanto de construtores está assim:
1. Brawn GP - 36 pts, 2. Red Bull - 19,5 pts, 3.Toyota - 18,5 pts, 4. Mclaren - 6 pts, 5. Renault, BMW e Toro Rosso - 4 pts e 8. Williams - 2,5 pts

o de pilotos: 1. J.Button 21 pts, 2. R.Barrichello 15 pts, 3. S.Vettel 10 pts, 4. T.Glock 10 pts, 5. M.Webber 9,5 pts

Próximo Grande Prêmio dentro de uma semana, no Bahrein.

38 comentários:

Vou reescrever o último comentário do post anterior, dando uma turbinada...

- Dobradinha RBR: como diria o vidente do pânico, "mentalizei"... Uhasahauhshahsushaushua...

- Rubinho e Ferrari: qual vai ser a desculpa desta vez???

- Alonso: tática errada da equipe... Deveriam ter deixado ele na pista... Quem larga na frente abre fácil nestas condições e compensa, mesmo com poucas voltas, ficar atrás no pelotão... Fizeram ele largar quase 20s depois do lider, imaginem depois de um tempo...

- Sutil: sacanagem, não igual Mônaco 2008, mas é sacanagem...

- Hamilton: contrariando o "Galvão", o Kova não abriu!!!Rodou várias vezes mas isso acontece com quem busca o limite do carro, vide Alonso... Mas não rodou na volta de apresentação!!!

- Piquet & Bourdais: será que correm na Europa este ano???

- R. Leme: quis acertar o "telespectador" com os pneus do Sutil... Uhaushasshshaushua... Fiquei imaginando a cena do cara assistindo TV em casa, embaixo do edredon, e aí sai o pneu pela TV... Uasahsushshsuahsusashua...

- Difusor "Turbinado" x Chuva: todas as equipes equipadas com o difusor inovador se deram mal na chuva hoje... Acredito que, como ele gera mais downforce do que o difusor tradicional, as equipes utilizem menos asa traseira, na hora que a água enche o "buraquinho" o difusor "turbinado" perde eficiência e, consequentemente, o carro fica mais difícil de guiar... Sei lá, é uma teoria que tenta explicar o "inexplicável"...

Trulli: O Kubica perdeu o ponto de frenagem e chegou até as "amigdalas"... Mas nãu justifica o cara ficar na pista com o carro daquele jeito... Comprometeu a ótima corrida do Buemi e quase que acaba com a do Vettel... Na minha opinião desclassificação mínima de 3 corridas para ele por condução perigosa...

B'Hengler

Hamiltou rodou pq ele tem mania de overdrive. Todo mundo rodou ou saiu da pista pelo menos uma vez exceto o Vettel. O grande problema do Hamilton é o seu talento para overdrive. E piloto gênio ou um patamar abaixo disso não faz.

Portanto falta muita coisa ainda para dizer que o Hamilton será um gênio.

A Toyota no seco teve problemas de aderencia, seja mecanica ou aerodinamica. E na chuva ficou ainda pior. Os dois pilotos da Willians nunca mostrarem ser lá grandes coisas no molhado. E a Brawn GP teve um desempenho fraco pq apostou q a chuva ia parar e a pista ia melhorar rapidamente, fazendo um acerto mais para intermediário, tanto q a melhor volta foi do Rubinho.

O Alonso com o novo assoalho e difusor teve um rendimento bom mesmo com os erros tanto dele como da equipe. Ou seja eu acho q o difusor não prejudicou mas tbm não teve lá muitas vantagens.

O carro da Ferrari nasceu mal mesmo, vão ter q ralar muito para refazer o carro.

A RBR sem comentários.

O Piquet tah mais q provado q só tem o sobrenome, pq não suporta pressão e comete o erro de overdrive. Pq sempre teve carro para passar para o Q2, mas sempre comete algum erro na volta lançada.

O Bourdais está devendo muito, eu pensei que depois da primeira temporada de adaptação iria melhorar.

Também acho dificil q os depois cheguem à Europa.

Vettel é um grande piloto.

Moyhenry...

Longe de mim achar o L. Hamilton gênio ou qualquer coisa que chegue uns 40Km perto disso...

Só acho que ele é bem melhor que o Massa, mas o Galvão poderia persegui-lo um pouco menos e cobrar mais do Massa - apesar da boa corrida do brasileiro esta madrugada...

Achava que as Toyotas iriam evoluir bastante neste início de temporada, afinal dinheiro lá tem... Só que estão decepcionando...

Nem comentei da Williams porque já conhecem minha opinião... Lá falta piloto, não só quando chove...

Tudo bem que a Toyota exija piloto japonês para ceder os motores, mas coloque uma cláusula de desempenho que fica tudo resolvido...

Eu sou bem crítico em relação ao Hamilton, não estava dizendo q vc pensava isso sobre ele. Mas sim às outras pessoas q acham q ele pode se tornar um gênio.

Para isso ele vai ter q parar de overdrive que isso é coisa de piloto abaixo da média como o Piquet. Tudo bem que ele está mal acostumado já q no início da carreira pegou dois carros com desempenho para ser campeão. E estudar as regras, pq o incidente da Australia foi burrice dele pq não as sabia. O Dave Ryan, q acabou sendo o bode expiatório, não tinha imagem visual de q o Trulli havia saída da pista ele achava que o Trulli havia reduzido bruscamente a marcha do nada e que o Hamilton distraídamente ultrapassou.

Nos dois últimos GPs, a Toyota foi a única a chegar mais perto do rendimento da Brawn. Mas está arrumando problemas na caixa de cambio nas corridas Vamos ver em Bahrein se são fogo de palha mesmo.

Já a Willians, o Rosberg é mediano. Acho q quando ele conseguir extrair mais do carro e cometer emnos erro, vai aparecer melhores resultados.

Já a situação do Massa é periclitante, o carro da Ferrari está muito ruim. Mas isso não jsutifica ficar atrás do Kimi em todas as largadas seja no Q3, Q2 ou Q1.

Pensei que o filme da Malásia se repetiria, ao ligar a TV e ver o tanto de água. Mas após a "verdadeira" largada gostei do novo show que Vettel deu. Merecida vitória e um dia q as Brawn não foram tão bem, Hamilton continua errando, Ferrari deixou seus 2 pilotos na mão de novo, de novo a injustiça com Sutil. Para mim, Nakajima, Bourdais e Piquet tb não correm muito mais esse ano.

Mais uma vez a estratégia de Alonso é sua pior inmiga num GP da China. Quase como em 2006...

O filme da Malasia não tinha riscos de se repetir porque a corrida estava marcada para 3h da tarde no horário da China. Daria tempo suficiente para interromper a corrida e esperar as condições melhores caso a chuva piorasse.

Olá a todos. Algumas consideracoes do GP:
1 - A Ferrari está péssima esse ano. Fato.
2 - Vettel é otimo e também tem sorte.
3 - Alonso hoje nao tem sorte.
4 - Nelsinho vai pra algum lugar, pra onde nao sei, mas nem GB acredita nele mais.
5 - Nao sei qual desculpa Briatore vai usar hoje.

Quanto aos pilotos que nao terminam o ano, tiraria o Nakajima da lista, afinal a Williams tem motor Toyota para mante-lo, é trato.

Fiz o comentário aqui no blog e 20 minutos depois liguei a televisão e pensei "não acredito, vai chover nessa corrida também!!!".

Em todos caso vamos aos meus destaques:

- Excelente corrida do garoto Vettel, que não é mais surpresa nenhuma na F1 e quando o Adrian Newey entregar um carro rapido no seco para ele é um dos sérios candidatos ao titulo esse ano. Foi impecável e o mais rápido na pista o tempo todo.

- Mark Webber tambem deixou de ser leao de treino e fez uma otima corrida. Merecido o 2° lugar.

- Para as Brawn, faltou rendimento para enfrentar as RBR, mas tiveram um excelente resultado. Agora o Rubinho vai falar o que sobre ser 2° piloto????

- Fiquei extremamente chateado quando vi o Sutil batendo. Ele fazia uma excelente corrida e tinha tudo para levar a fraca Force India para um fantastico 5° lugar. Mas não foi dessa vez, denovo.

- Gostei da corrida do Hamilton. Se ele não fosse tão afobado, talvez tivesse terminado mais na frente. Mas é o risco que se corre quando se é ousado. Ja seu companheiro, fazendo o feijão-com-arroz, acabou terminando na sua frente em 5°.

- E o que falar das STR, enquanto o Buemi fez uma excelente corrida e só não terminou mais na frente por conta da batida com o Vettel, o Bourdais segue passeando la atrás do grid junto com o Nelsinho. Pelo jeito esses dois logo logo vão ter que procurar novos empregos em outra categoria.

- Sobre a Ferrari, melhor nem comentar porque está tudo errado mesmo.

- Já o Alonso, que estrategia foi aquela. Jogaram ele la pra tras do grid com 6 voltas apenas, isso andando atras do Safety Car. Ai ele recuperou tudo denovo com a carroça da Renault, ai quanto tava indo bem rodou varias vezes e protagonizou a maior sequencia de ultrapassagens sobre o mesmo piloto. Será que o Kimi vai ter pesadelos com um Renault??????

Esqueci de comentar.

- O que diabos acontece com a BMW???? Na Australia o Kubica tinha ums dos carros mais rapidos e ontem parecia uma carroça. Ate a Force India não tinha dificuldades de ultrapassá-los. Alem disso o Kubica protagonizou a cena de maior barbeiragem na pista. Esqueceram de ensinar pra ele pra se manter um distancia de segurança na chuva.

- E o Glock, largou la atrás. Perdeu o bico, saiu da pista e acabou em 7°. E já é o 4° no mundial de pilotos.

Não entendo porque estão achando que a chuva favoreceu a RBR...

Ela foi a mais rápida no Q2... Bem mais rápida que as demais equipes... Fez dobradinha... Por isso minha aposta na dobradinha da equipe na corrida...

A estratégia deles era péssima para pista molhada e ainda assim eles levaram com certa facilidade...

A RBR com as evoluções que estão por vir vai ser o carro a ser batido este ano!!!

B'Hengler... é simples.

as Brawn estavam com um acerto para seco e isso prejudicou muito. Mas é como disse, o desempenho da RBR foi excelente e com as inovações do Adrian Newey esse carro vai bater de frente com a Brawn.

No Bahrein eu aposto nas Brawn com a RBR disputando.

De olho na Mclaren q essa tem melhorado bastante tambem.

Mas a RBR também estava com o acerto para seco!!! Lembre-se que eles foram quase 0,5s mais rápidos que as BrawnGP no Q2...

Aí entra o que comentei sobre o difusor e a chuva... O difusor da BrawnGP, Williams e Toyota parece ter perdido eficiência com a água da chuva, e como eles utilizam um aerofólio traseiro menor pela maior eficiência do difusor talvez tenham sido prejudicados...

Mas isso não tira o mérito da RBR... Quando a pista começou a secar as BrawnGP começaram a virar melhor, mas do jeito que estavam atrás prá quê que as RBR tinham que se preocupar e se arriscar???

Acho que com pista seca seria até mais fácil a vitória da RBR, mas talvez a gente tenha uma prova real daqui a alguns dias no Bahrein...

PS: Se a Renault está andando de "Clio", a Ferrari levou um "Fiat 147" para a pista esse ano... Uhasuahshshuasshua...

B'Hengler...

Acho q a diferença foi q na chuva o Difusor nao teve tanto efeito. O q mostra que o carro da RBR tem melhor sistema aerodinamico e com as melhorias do Adrian Newey vai dar trabalho.

A ferrari nem de 147 ta andando. ta mais pra carroça mesmo. Idem pra BMW que ta vindo de jegue.

uaahiuahuiauahiuauiauiaiuahua

O GP do Bahrein vai ser RBRxBrawn. Eu creio em vantagem da Brawn.

Tambem acho que nessa prova da China com chuva ou sem chuva a RBR mostrou que era a favorita, mesmo com a Brawn superior, pelo simples fato de que na RBR tem PILOTOS.

Webber errou, passeou fora da pista, voltou e ainda assim passou Button com facilidade.

A pole de Vettel não foi lance de sorte, foi estratégia e talento.

Teve jornalista de grande empresa de comunicação escrevendo que a pole real era de Rubens. Pole real!?!?? Como é essa pole? Desconsiderá-se o piloto mais rápido porque seu carro está mais leve e a pole real, segundo esse jornalista, pertence a quem tem o melhor carro e está mais pesado??

Pelo meu raciocinio e do mundo todo pole position é o mais rápido e pronto.

Pois é Valter...

Eles consideram o peso adicional que faz perder um determinado tempo por volta...

Mas quem garante que o cara acertou a volta??? Quem garante que os dois pilotos fizeram a volta "perfeita"...

O Button estava mais leve do que o Rubinho e fez um tempo mais alto... E aí... Adiciona-se o tempo pelo peso para qual deles???

O que vale, mesmo, como você disse, é quem faz a pole real na pista... Sem contar que a pole na pista então é o Q2, quando todos estão leves, e lá, a RBR fez dobradinha!!!

PS: Concordo com o Raphael, tem cada carro este ano que parece rali, cheio de "mistuBICHO"... Uasshuahshasshshhsushuahsuahsua...

Bom, depois de meia hora escrevendo um comentario, ele nao se publicou , é mole?!

Mas o que eu dizia é que discordo no tema dos set up.

Se a corrida foi iniciada com chuva, muda-se o set up pra chuva e pronto. Claro, é o set up básico, nao dá pra por o melhor, mas...que é, é.

SObre os difusores, tao pouco creio que os difusores enham "afogado" os planos da Brawn. Pra mim foi um caso de pneus, pq por mais que sejam pneus de chuva, eles se desgastam e, o Barrichello por exemplo, fez a 2º parada e NAO trocou pneus.

Como no final da corrida a chuva apertou, ele ficou sem agarre.

Aliás muitos pilotos reclamaram de aquaplaining, mas acho que se devia um tema de pneus.

Sobre a Red Bull, vem contudo e já podem pensar em título...

Priscilla...

Pode ser alterado o setup do carro após a classificação??? Achava que era proibido, mesmo em condições de chuva...

Gostei da expressão do difusor "afogado"... Hehehehe... Pior é que acho que foi bem isso que ocorreu... Hehehehehe...

Vi não sei aonde, dizem que a diferença entre a RBR e a BrawnGP é que a primeira tem "pilotos"...

Olá Priscilla!!!

Gostei da Corrida, princpalmente por indicar uma F1 com muitos competidores!!!

Uma nota triste e a situação calamitosa da Ferrari!

Até mais...

B'Hengler

Se a pista está molhada antes da largada as equipes podem mudar o set up do carro. A única explicação para q os pneus não gerassem calor suficiente para trabalhar na temperatura ambiente é que colocaram pouca asa, se colocaram pouca asa era pq a Brawn apostou q a chuva ia parar e que a condição da pista ia melhorar de tal forma que pudessem usar intermediários. Mas acabou que isso não aconteceu. Tanto que o carro rendeu somente por umas três voltas quando a chuva havia parado e a pista estava começando a ter um trilho bem definido. Mas a chuva voltou e eles dançaram.

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Eu choro de rir é das desculpas do Rubinho. Três GPs, três erros dele, fora os erros de estratégias traçado entre o piloto e a equipe.

O mais incrível é que para cada uma ele tem uma desculpa.

Na Austrália, ele largou mal pq o cambio não entrava as marchas e para dispistar ainda disse que o difusor estava quebrado.

Na Malásia, errou na classificação e justificou que o carro estava saindo de dianteira sendo que todos pilotos sem excessão estavam sofrendo com o mesmo problema. No lance durante a corrida em que eles escolheram o pneu errado, ele tinha mais uma justificativa. Era pq faltava entrosamento entre ele e a equipe em que ele está há mais de quatro anos.

E em Xangai, ele aparece com mais uma desculpa, de que estava com problema no freio, só três discos estavam funciando por isso a rodada durante o primeiro safety-car. E que depois da primeira parada o disco defeituoso milagrosamente voltou a funcionar.

Se com o Button essas coisas não acontecem, ele merece ser eternamente segundo piloto. Como ele mesmo disse esse ano ele vai provar pq está na F1 e calar a boca de muitos. Dos muitos (ou poucos depende da perspectiva rsrsrs) que acreditam que ele é um piloto mais que mediano.

Oi Priscilla,
Até o momento, continuo vendo a superioridade da BrawnGP, seguida de perto por Red Bull e Toyota. A chuva embaçou um pouco o cenário. E a BrawnGP já vem com upgrade para a Espanha e o Adrian Newey voltou para as pranchetas. Vem mais maravilha por aí.

Para as equipes mais tradicionais, a transição para uma aerodinâmica compatível com as concorrentes levará várias corridas. O problema é crônico, é grande e o desempenho dos seus pilotos ou problemas de estratégia de pista é um mal bem menor do que o atual estágio de seus carros.

Pensei que ia dar Button e Vettel.
Deu Vettel, Webber (uma dupla que está nivelando por cima) e Button.

McLaren e Ferrari tem uma turbulência extra na inexperência de seus novos líderes: Whitmarsh e Domenicali.

Bjs,
Henry

RONALDO, BRILHA MUITO NO CURINTIA

Bem... Só uma correção. O Massa estava em terceiro lugar quando o motor dele apagou, não em quinto!

Por falar em Massa... Ele poderia ATÉ MESMO GANHAR! Sim... Ele estava andando MUITO!

Ele estava em terceiro imediatamente atrás do Button!

Ele "quebou" na volta 20! E já estava em terceiro lugar! Ele fez tudo o que o Hamilton fez (ultrapassagens) só que sem rodar sozinho!

Para quem viu a corrida, o Button fez seu primeiro pit na volta 19, voltou em segundo "colado" no Massa... Ou seja, durante esse tempo para fazer 10 ultrapassagens o Massa perdeu no max os 28segundos do pit do Button! O Massa tava virando 1:56 em um momento que grande maioria estava virando 1:58 - 2mim. Só quem tava virando também 1:56 era as duas RBRs e o Button, e ele ainda passou uma RBR!

O Massa poderia abastecer faltando só 18 voltas para o final... Mesmo que ele não conseguisse passar o Button, o que era provavel porque o Button estava virando ligereiramente mais rapido que ele (~0.2) o Vettel viria fazer sua segunda parada na volta 37, mesma que o Felipe e o Button, na 42!

Seria 22 voltas na cola do Button e/ou 17 para chegar no Vetel! Não duvido nada que para o cara que já tinha passado 10 carros em 14 voltas e estava virando ainda assim no mesmo tempo que os 3 primeiros....

Claro... Não podemos viver de "se"... Se.. se poderia acontecer muita coisa... Mais o Massa tava MUITO BEM nessa prova! É incrivel o fato dele ter conseguido ficar em terceiro na volta 20 ainda! Sendo que com os pits, só ganhou duas posições, a do Webber e a do Barrichello!

Em fim... Foi uma grande corrida desperdiçada pela Ferrari! Felipe nunca foi um piloto genial, mais de momentos geniais, como aquela linda ultrapassagem nas duas maclatas quando largou em terceiro! Esse até então me parecia mais um grande momento dele (dirigir tão bem na chuva), de alguma forma o carro dele estava se dando bem com as adversidades! É um tipo de coisa depende um pouco de sorte, e ele estava tendo até o momento.

Já sobre RBR, Brawn e difusor em chuva!

Acho que, a RBR por se dar tão bem nessa pista conseguiu se sair mais em chuva que a Brawn.

Entretando, no geral, se tais difusores se "prendem" no conceiro da passagen do ar por um buraco na lataria etc etc... Com chuva pouco ar passaria por ai! Certamente o segundo andar desses difusores estavam alagado, prejudicando o bom funcionamento do equipamento! Logo qualquer carro que não se prende nesse conceito, ou seja, ganha equilibrio atravez de outros artificios, na chuva certamente não vai ser um carro tão eficiente pois será certamente mais dificil de dirigir!

A Brawn, das equipes dos difusores pare ser a mais equilibrada nos outros quesitos em situações adversas.

O pessoal tá falando em mudança de setup por causa da chuva...

Mas segundo ouvi durante a transmissão do treino livre, a pista do GP da China exige setup máximo em aerofólio, tanto quanto Mônaco...

Aí, pelo menos no aerofólio, não tem mudança entre pista seca e molhada... E aí a BrawnGP estava tão redonda quanto a RBR, mas levou um baile!!!

Estou curioso para ver o comportamento das duas equipes na próxima corrida...

B'Hengler

Há muitas outras mudanças q fazem para uma pista molhada. Como uma suspensão mais macia para diminuir a aquaplanagem.

Curva de aceleração, e outros pequenos detalhes que só os engenheiros sabem.

Setup é luxo para a Red Bull ou BrawnGP.

A Renault estava com o SETUP "cobertor de pobre": se cobrisse os pés, descobria a cabeça...

Don Alonso e equipe já fizeram milagre em largar em 2o.

Moyhenry...
É por isso que me referi aos aerofólios somente... Óbvio que a regulagem dos carros não se resume só a isso, mas por esta característica da pista, no aerofólio não houve diferença...

Henry...
Alonso e a Renault fizeram milagre na classificação e na corrida a equipe adotou uma estratégia suicida!!! Lamentável!!! Alonso largando em segundo chegaria no podio...

B'Hengler,
Eu sei que o Alonso teve que esperar o sinal verde para sair dos pits. Na próxima o Ecclestone põe uma cabine de pedágio ...

ALGUÉM tem os tempos volta a volta dos pilotos?

Acho que não. Se no site oficial da F-1 eles não colocam, dificil outro site ter.

O que eu faço é "anotar" alguns tempos em algumas voltas. Isso é facil de acompanhar via Live Timing. Sempre vejo a corrida com o note ligado ao lado com o Live Timing...

Pois é Henry...

A regra diz que quando o pelotão de carros está passando a luz tem que ficar vermelha... Lembro disso, mas ele teria saido no máximo em antepenúltimo...

Estamos falando apenas da tática da equipe para o Alonso e estamos esquecendo que a Williams fez a mesma tática suicida com o Nico Rosberg...

Wallacy,
Eu também acompanho o Live Timing, mas agora não consigo fazer uma análise sobre o conjunto da obra (as 56 voltas). O B'Hengler falou que o Alonso chegaria no podio. Não me lembro se o desempenho do Alonso durante a corrida daria para tanto, por isso queria ver o volta a volta...

Com relação à tatica do Nico, falaram sobre uma estratégia(?) que seria colocar pneus pré-aquecidos que seria a grande jogada.
Talvez aquele pneu de chuva extrema do Kimi na Malasia também tenha sido a tentativa de uma grande jogada.

Só que a grande jogada, quando dá errado, pode tornar-se uma grande KH...

Henry...

Acho que se acompanharmos volta a volta o desempenho do Alonso não vai aparecer que ele tinha chances de ir ao podio porque ele largou "pesado", pois encheu o tanque nos boxes...

Falei isso porque ele é um bom piloto na chuva, estava largando em segundo lugar e, mesmo que não andasse lá essas coisas, não seria assim tão fácil de ser ultrapassado...

Também porque ele largou lá atrás e chegou fácil no Hamilton e Kovalainen que largaram bem à frente e terminaram a prova junto às BrawnGP...

O Burti falou durante a transmissão que ele sairia apenas 5s atrás do lider, na verdade eram quase 20s na largada... E depois tem toda a falta de visibilidade pelo spray dos outros 19 carros à frente... E ele ainda foi relativamente bem...

Claro, ele errou e tem o "se"... Mas foi um erro de estratégia lamentável...

Eles estavam acreditando q o Safety Car ia ficar mais umas 10 voltas pelo menos. E na volta seguinte da parada, o safety-car foi chamado.

A estratégia foi suícida, pq a chance de ter dado certo era pouca.

O Alonso parou na volta e tinha combustível para fazer 12 com a pista seca, umas 15 voltas com a pista molhada...

Se tivessem esperado até a volta 10/12 até eu aceitaria a estratégia, mas na 7!!!

E ainda tive que ouvir na TV a tal da estratégia do "pneu aquecido"... Que pneu fica 1 volta aquecido naquela água toda??? Com certeza não é nada significativo prá compensar a parada e perder todas as posições...

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