A FOTA (Associação de Construtores) se reuniu mais uma vez para discutir as medidas tomadas pela FIA para o futuro da F1, mais concretamente para a temporada 2010.
Segundo a Associação, os rumos pretendidos pela FIA não são de interesse deles e muito menos do esporte.
As medidas mais polêmicas e, de momento, inaceitáveis pela FOTA são:
- a de que o Campeão Mundial seja o piloto que mais vitórias tenha durante a temporada;
A FOTA já havia proposto um novo sistema de pontuação para o campeonato que foi descartado pela FIA. O sistema desagrada por completo às equipes.
- o limite orçamentário, que de ser aceito, permite as equipes ter liberdade mecânica e aerodinâmica. Os que não aceitem o limite não terão tais vantagens.
A decisão tomada pela FIA pode fazer com que a Fórmula 1 se divida em dois grupos.
Como a aceitação do limite orçamentário é voluntária, as grande$ equipe$, apesar de todo potencial, ficariam limitadas na criaçao do carro - mecânica e aerodinâmica. As equipes menos favorecidas de dinheiro e as que tem intençao de fazer parte do grid em 2009 sim aprovam a decisao.
O tema do limite orçamentário foi, inclusive, o motivo pelo qual a Ferrari ameaçou abandonar a categoria e o que provocou que Max Mosley dissesse a já famosa frase: "A F1 não precisa da Ferrari".
De qualquer forma, a FOTA propôs à FIA uma reunião para Junho, para tentar "achar", definitivamente, os rumos da F1 em 2010.
Fonte:www.autosport.com
38 comentários:
O Mario Theissen falou para a imprensa q se for realmente posto em prática, a BMW casca fora.
Vamos ver se até novembro alguem consegue colocar um pouco de juízo no Mosley.
Vou repostar o comentário que fiz a respeito disso a dois dias:
"5 de Maio de 2009 08:20
Sobre o "Zé das Medalhas", acho que ele tá fazendo isso prá não falarem que voltou atrás na decisão, pois tinha anunciado antes do início da temporada que de 2010 não escapava... Agora as equipes vão chiar um pouco, ele vai pedir algumas concessões a elas e no fim das contas tudo volta ao normal, com excessão da pontuação que será alterada de uma maneira intermediária entre as medalhas (FIA) e o 12-9-7-5-4-3-2-1 (FOTA)..."
Tomara que a pontuação mude, apenas isso, valorizando mais a vitória e, se houver 26 carros no grid mesmo, aumentando o número de pilotos que pontuam por prova, tipo 22-16-12-9-6-5-4-3-2-1... Seria um "luxo"...
Já passou da hora das equipes, no popular, bater o pau na mesa! São elas que fazem a F-1, não um velho gagá e um pederasta nazista. Junta os 10 donos de equipe e manda os dois senhores pegarem o nome F-1, enrolarem bem enroladinho, e bem, deixa pra lá, e partirem para um campeonato feito por eles, com as regras que o público quer, com o show que todo mundo espera deles, F-1 é apenas uma marca, marcas são criadas e destruídas todos os dias...
Esses velhos gagás só pensam em mandar e desmandar na F1, já está mais do que na hora deles se aposentarem e da FOTA colocar ordem nessa bagunça.
Quanto a teto orçamentário eu concordo em partes, acho q no momento de crise e visando o aumento do número de equipes é interessante esse teto, mas isso limitada as evoluções tecnologicas que as equipes podem desenvolver, e as montadoras usam a F1 como um meia para criar e testar novas tecnologias e com baixa orçamento isso fica complicado e não compensa o investimento nesse esporte.
Ja sobre a pontuação queria q deveria-se adotar um novo modelo onde se valorizasse o pole position e o 1° lugar como acontece em outras categorias.
Os pilotos da BMW Sauber clamaram por mudanças no F1.09. Elas vieram, mas, ao menos para Robert Kubica, ainda insuficientes para recolocar a equipe no pelotão da frente no GP da Espanha, neste domingo (10).
"Todas as informações e dados de simulação estão nos dando belos números – pelo menos 0s5 de melhora. Mas temos de ver como isso vai funcionar, porque ainda estamos muito longe do topo, então devemos dar o dobro de passos e relação aos outros", afirmou o polonês.
O alonso deu uma cutucada, implicitamente, no Nelsinho. Vejam só:A despeito da rivalidade iniciada em 2007, Fernando Alonso acredita que não vai demorar muito para que Lewis Hamilton se recupere dos danos sofridos à sua imagem após o episódio da mentira aos comissários do GP da Austrália, em março. E falou que está sentindo falta de competir com um companheiro tão forte.
"Sempre disse o mesmo. Tive uma temporada na McLaren e nunca tive reais problemas com Lewis", disse, antes que fosse perguntado sobre a estranheza do fato de defender um desafeto. "Travamos uma boa competição que nos ajudou a encontrar nossos limites. Posso dizer até que talvez eu esteja sentindo falta daquela competição, porque, como eu disse, era realmente divertido realmente acelerar e encontrar nossos limites", acrescentou.
Fernando explicou novamente os motivos de sua insatisfação com o time de Woking em 2007, quando lá esteve. "Os problemas que tive foram com os grandes chefes e com a filosofia da equipe. Lewis sempre foi um grande piloto, um grande campeão, lutando pelo Mundial em sua primeira temporada na F1 e vencendo na segunda temporada. Então, acho que vai ser muito fácil ajudar a reputação ou algo que tenha sido danificado se ele continuar a vencer", afirmou.
"Ele vai fazer as pessoas felizes, os torcedores e, o que é muito importante, fazendo seu trabalho. O máximo que podemos fazer é pilotar nosso carro, vencer corridas, vencer campeonatos. É a melhor coisa que você pode fazer", finalizou.
Bom, amanhã às 5:00 horas da matina estarei on-line, ligado na net procurando o primeiro treino livre...
Depois disso estarei meio ocupado... Acho difícil conseguir acompanhar o segundo treino livre... Talvez até o treino classificatório eu tenha que assistir em um local sem net, então adeus chat Priscilla... Mas participem galera, é muito show...
Também gostaria que a FOTA "chutasse o balde", tavernadoleao, mas o nome e os contratos da F1 garantem uma continuidade da galera da FIA pelo tempo em que estiverem vigentes, e isso é tempo suficiente para abafarem qualquer desavença que ocorra... Assim, qualquer modalidade que derive da F1 será um fracasso total, mesmo que a Ferrari esteja presente... Resumindo, dependemos dos "gagás"!!!
Além do mais, essa reunião de hoje á tarde não foi nada mais do que teatro para atrair mais público...
E a FIA não gostou nada da atitude da FOTA.
Mas isto é jogo de cartas marcadas. TAva mais que na cara que iria acontecer.
Como faz falta um revolucionário, ou um corajoso.
Raphael
acho q não foi uma cutucada, pq realmente o Piquet está muito longe de fazer sombra para o Alonso.
E um novo campeonato isso quase aconteceu em 2005, eu acho, mas o Bernie e o Mosley ficaram de quatro para o Montezemolo e garantiram a permanencia da Ferrari acabando com a rebelião. Um novo pacto da concórdia até hoje não foi assinado, portanto só contratos de publicidade poderiam afetar a criação de um campeonato paralelo.
Mas é claro q vou continuar a torcer para q alguem coloque juizo nos velhos gagás.
Pensando bem acho que a fIA deveria rever algo sobre a pontuação, começando pelo treino a (POLE POSITION), vamos dizer fazer a pole teria que ter vantagem,contar ponto nem que seje 1 ponto, a equipes estariam arriscando sair com menos combustivel, ou pneus nao corretos para a corrida, mas como a pole vale ponto estaria arriscando tudo,isso faz com que o piloto faça a sua estrategia de corrida e com certeza todos vão gostar .
Pensando bem acho que a fIA deveria rever algo sobre a pontuação, começando pelo treino a (POLE POSITION), vamos dizer fazer a pole teria que ter vantagem,contar ponto nem que seje 1 ponto, a equipes estariam arriscando sair com menos combustivel, ou pneus nao corretos para a corrida, mas como a pole vale ponto estaria arriscando tudo,isso faz com que o piloto faça a sua estrategia de corrida e com certeza todos vão gostar .
Pensando bem acho que a fIA deveria rever algo sobre a pontuação, começando pelo treino a (POLE POSITION), vamos dizer fazer a pole teria que ter vantagem,contar ponto nem que seje 1 ponto, a equipes estariam arriscando sair com menos combustivel, ou pneus nao corretos para a corrida, mas como a pole vale ponto estaria arriscando tudo,isso faz com que o piloto faça a sua estrategia de corrida e com certeza todos vão gostar .
Perfeito Brizola...
E com a alteração na pontuação da prova todos ganhariam, torcedores, pilotos, equipes, Tv, etc...
Essa eu copiei no blog do Romário:
"Frase do dia sobre o voo espacial do Rubinho
Postado no Abril 26, 2009 por Romario Jr
“Rubinho será o segundo brasileiro a ir ao espaço” – E vocês queriam o quê? Que ele fosse o primeiro?"
Uahauhsaushshahusha... Perfeito...
Por falar nisso amanhã ele posta os links da SporTV2, que passa os treinos livres...
http://f1review.wordpress.com/
Até a madrugada...
Estou acompanhando o primeiro treino livre no http://pt-br.justin.tv/dimoni
Achei o SporTV2: http://blogdoromario.blogspot.com/2009/05/gp-espanha-2008-treino-livre-1.html
É B'Hengler,
Também estou vendo o treino.
Até agora só incógnitas...Acho que ainda tem gente escondendo o jogo, e muito!
Ainda mais que Barcelona todos conhecem com os olhos fechados...
O Latueiro vai me xingar pelo comentário, mas pelo tempo do Nelsinho a coisa tá escondida no "úrtimo"...
E pensar que eu apostei na BMW como campeã dos construtores!!! Uahasushasushshuahsushaushau...
É, os pilotos conhecem o circuito de olhos fechados mas erraram prá caramba!!!
E a BMW queimou minha lingua!!! Mas é fogo de palha, no segundo treino livre aparece a verdade sobre o final de semana...
Detalhe para a "estrela" do Barrichello, será que continua "por lá"??? Uahahsauhashaashua... Essa piadinha era velha, mas a Hortência "regravou"!!!
PS: Pri, meu amigo Brizola deu as caras, o vídeo do Glock eu "roubei" das gravações dele... Conseguiu abrir o rmvb???
B'Hengler, jamais faria algo parecido. Sou um torcedor e fã,do esporte...pricipalmente a f1. Mas jamais um "FANÁTICO". Eu poderia sim...Aproveitar uma bóa corrida do Nelsinho[não vai demorar] e tirar um pouco de "SARRO" com algúns nicks...por ai. Mas jamais passando por cima da ética e respeito. Infelismente a febre não me deixou acompanhar o treino. Então não posso palpitar.abs
Bom dia pessoal!!!
Vamos ao segundo treino livre!!
De olho nas RBRs, acho que estão melhor que as Brawn.
Por enquanto as Williams como leão de treino como costume!!!
Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Barcelona:1 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m21s799 (21 voltas)
2 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m22s154 (30)
3 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m22s221 (24)
4 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m22s658 (14)
5 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m22s659 (24)
6 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m22s667 (26)
7 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1m22s753 (24)
8 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m22s828 (29)
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s855 (15)
10 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m22s859 (24)
11 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m22s873 (20)
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s934 (25)
13 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m22s959 (24)
14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m23s077 (21)
15 - Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s088 (30)
16 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) - 1m23s089 (25)
17 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m23s157 (18)
18 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m23s185 (31)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m23s522 (17)
20 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s536 (19)
É no 2° Treino livre deu Williams com Rosberg e Nakajima em 1° e 2° respectivamente.
Alonso em 3°, com Barrica em 4°.
A melhor ferrari so veio em 10° com o Kimi.
Bom treino da Renault com esse 3º e 7º lugar.
Toyotas em último?! Sei...
Quanto as Williams como sempre marcam tempos sem gasosa e o fazem muito bem. Porém na corrida...
O que acharam da Ferrari?
Priscilla,
Também achei interessante e, principalmente, consistente o treino da Renault hoje!
Tomara que eu não me engane.
Confira os melhores tempos do segundo treino livre em Barcelona:1 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m21s588 (43 voltas)
2 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m21s740 (40)
3 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m21s781 (36)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m21s843 (39)
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s027 (37)
6 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m22s052 (35)
7 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m22s082 (45)
8 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1m22s349 (26)
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m22s571 (17)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m22s599 (40)
11 - Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) - 1m22s615 (30)
12 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) - 1m22s670 (32)
13 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s809 (31)
14 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m22s876 (29)
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s878 (35)
16 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m22s948 (40)
17 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m23s173 (39)
18 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m23s360 (46)
19 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m23s623 (47)
20 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo (0)
Williams andando com muito pouco combustivel. Inclusive o Nico teve pane seca no fim do treino.
Treino consistente da Renault. Alonso passou boa parte do treino nos boxes e so foi a pista faltando 30 min pro final e em todos as voltas foi de tanque vazio e pneus macios.
Os tempos agregados do treino livre do GP da Espanha:
1. Nico Rosberg (Williams Toyota) - 1′21″588
2. Kazuki Nakajima (Williams Toyota) - 1′21″740
3. Fernando Alonso (Renault) - 1′21″781
4. Jenson Button (Brawn Mercedes) - 1′21″799
5. Rubens Barrichello (Brawn Mercedes) - 1′21″843
6. Mark Webber (Red Bull Renault) - 1′22″027
7. Sebastian Vettel (Red Bull Renault) - 1′22″082
8. Jarno Trulli (Toyota) - 1′22″154
9. Robert Kubica (BMW Sauber) - 1′22″221
10. Nelson Ângelo Piquet (Renault) - 1′22″349
11. Sébastien Buemi (Toro Rosso Ferrari) - 1′22″571
12. Kimi Räikkönen (Ferrari) - 1′22″599
13. Sébastien Bourdais (Toro Rosso Ferrari) - 1′22″615
14. Nick Heidfeld (BMW Sauber) - 1′22″658
15. Giancarlo Fisichella (Force India Mercedes) - 1′22″670
16. Lewis Hamilton (McLaren Mercedes) - 1′22″809
17. Timo Glock (Toyota) - 1′22″828
18. Felipe Massa (Ferrari) - 1′22″855
19. Heikki Kövalainen (McLaren Mercedes) - 1′22″876
20. Adrian Sutil (Force India Mercedes) - 1′23″536
Espanha vai ser Red Bull e BGP, e a Toyota tentando tirar uma casquinha.
O Hamilton reclamou q as novas peças não melhoraram o desempenho do carro. Talvez o carro da McLaren realmente tenha potencial limitado como eu já tinha dito.
Hoje a Ferrari se concentrou em acertar o carro para a corrida. Só amanhã mesmo saberemos se a versão b teve uma melhora significativa em desempenho.
A Renault parece q ainda tem que acertar o equilibrio do carro para ritmo de prova, já que em voltas lançadas para ter melhorado desde as mudanças em Xangai.
A Willians cotinuará sofrendo com a falta de performace também em ritmo de corrida.
A BMW apresentou até agora ligeira melhora. A Force India continua melhorando mas continua também sendo a última.
Alguem tem os tempos dos testes de inverno só para comparação?
moyhenry,
1) Rubens Barrichello (BRA) - Brawn-Mercedes - 1m18s926 - 12/03
2) Jenson Button (ING) - Brawn-Mercedes - 1m19s127 - 11/03
3) Nico Rosberg (ALE) - Williams-Toyota - 1m19s774 - 12/03
4) Timo Glock (ALE) - Toyota - 1m20s091 - 12/03
5) Felipe Massa (BRA) - Ferrari - 1m20s168 - 11/03
6) Robert Kubica (POL) - BMW Sauber - 1m20s217 - 11/03
7) Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari - 1m20s314 - 10/03
8) Nick Heidfeld (ALE) - BMW Sauber - 1m20s338 - 09/03
9) Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull-Renault - 1m20s576 - 12/03
10) Fernando Alonso (ESP) - Renault - 1m20s664 - 12/03
11) Lewis Hamilton (ING) - McLaren Mercedes - 1m20s869 - 12/03
12) Kazuki Nakajima (JAP) - Williams-Toyota - 1m20s907 - 10/03
13) Jarno Trulli (FRA) - Toyota - 1m20s937 - 09/03
14) Sébastien Buemi (SUI) - Toro Rosso-Ferrari - 1m21s013 - 12/03
15) Giancarlo Fisichella (ITA) - Force India-Mercedes - 1m21s045 - 12/03
16) Mark Webber (AUS) - Red Bull-Renault - 1m21s347 - 10/03
17) Sébastien Bourdais (FRA) - Toro Rosso-Ferrari - 1m21s629 - 12/03
18) Nelsinho Piquet (BRA) - Renault - 1m21s662 - 09/03
19) Adrian Sutil (ALE) - Force India-Mercedes - 1m21s834 - 10/03
20) Heikki Kvalainen (FIN) - McLaren Mercedes - 1m21s991 - 10/03
"Campeão de 2010 não será mais o maior vitorioso"
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/10253/
Lá vai os velhos gagás voltando atrás. Agora só falta chegaram à um concenso quanto ao teto orçamentário, pq dois tipos de carro correndo numa mesma comepetição é ridículo.
Ewerton tem certeza q são esses tempos??? A diferença tá muito grande entre os testes e os treinos.
A não ser q nos testes todos os carros estivessem treinando sem o lastro.
Raphael F1,
Sim, são os melhores tempos nos testes da pré-temporada em Barcelona.
Êita! 1:18? Hj nao passaram nem perto...rs
Moyhenry,
Esses caras estao loucos e estao querendo enlouquecer aos aficionados também...Vou postar logo sobre isso.
Outra coisa: Tô dando uma investigada e em breve falaremos sobre as mudanças visuais dos carros.
Postar um comentário