9 de mai de 2009

Classificação - Gp da Espanha

A classificação de hoje, na Espanha, parecia preparar alguma surpresa para os primeiros lugares do grid.

Porém, ela não aconteceu: Jenson Button levou a pole position e Sebastian Vettel e Rubens Barrichello vieram a seguir.


A Ferrari já "anunciava" que seu F60B havia recolocado seus pilotos na briga pelo campeonato duramte a manha, mas ninguém esperava tanta melhora: Felipe Massa largará na 2º fila, na 4º posição.

Kimi Raikkonen não fez uma boa classificação e largará desde o 16º lugar. O finlandês errou ao nao sair novamente para mais uma volta rápida e não pode passar da Q1.

Glock e Trulli marcaram tempos muito próximos durante o sábado. Ao final largam em 6º e 7º, respectivamente.


A Renault, equipe do piloto da casa, o espanhol Fernando Alonso, mostrou uma leve melhora com relação aos primeiros mas seguem lutando para chegar entre os 10 primeiros. O espanhol conseguiu passar por pouco para a Q3 e sairá desde o 8º lugar.

Nelson Piquet não passou para a fase final e largará desde a 12º posição.


A Mclaren confirmou o mau desempenho do fim de semana. Kovalainen não passou para a Q2(18º), enquanto Hamilton não passou para a Q3(14º).

Os 10 primeiros do grid:
J.Button 1:20:527
S.Vettel 1:20:660
R.Barrichello 1:20:762
F.Massa 1:20:934
M.Webber 1:21:049
T.Glock 1:21:247
J.Trulli 1:21:254
F.Alonso 1:21:392
N.Rosberg 1:22:558
10º R.Kubica 1:22:685

26 comentários:

Essa volta do Button, ele tirou coelho da cartola. Com certeza está mais pesado que o Vettel e o Rubinho.

E o salto desempenho da Ferrari realmente surpreendeu.

Quanto ao Kimi, Priscilla, ele não errou na ultima volta. Simplesmente não entrou na pista para fazê-la. Ele assumiu a culpa, pois mesmo com uma razoável ele aceitou a sugestão da equipe achando que ia dar para passar do Q3 e também porque não estava afim de sair. (Abre olho Kimi, que a fila para pilotar a sua Ferrari é grande!)

moyhenry...bóm já que voçê,corrigiu a nossa grande amiga Priscilla,belesa! mas foi isso mesmo. Mas achei a declaração dele [kimi] meio artificial[talvez para não polenisar mais a equipe] A ferrari deu uma melhorada bóa! verémos ém ritimo de corrida, como vai se comportar. Renault sim,melhorou bastante,[cheguei a duvidar] mas ela diminuiu a diferença para os ponteiros. Mas coicidencias ou não...Depois que o Briatori,falou que daria um equipamento melhor a Nelsinho...? este se aproximou bastante de Alonso,e já mostrou melhoras nos treinos classificatórios.

Sei não ein... Já eu acho que o Button é o mais leve dos 4 primeiros!

O Barrichello já havia falado que ia leve, duvido que o Button ia "deixar" isso acontecer, e foi mais leve ainda que seu companheiro, o que só não aconteceu em uma corrida esse ano.

Já o Kimi, parecia sim querer dar mais uma volta, tanto que saiu com meio emburrado (mais que o normal) do carro depois.

Além disso, ele realmente não parece está muito "feliz" com a equipe, inclusive já deu algumas declarações dizendo que essa não é mas a "F-1", está feliz onde está, porém depois de 2010 vai decidir o que vai fazer da carreira dele.

Esse video aqui demostra bem como ele anda "impaciente" com a equipe:

http://www.youtube.com/watch?v=ra0AtFu9D2Q

Engenheiro: "Still no KERS Kimi, still no KERS"
Kimi: "Yeah, you don’t have to tell me every lap and every corner, I can see it from the lights".

Na verdade, o kimi falou tudo que eu sempre tenho vontade de falar... Também acho um saco tirar a atenção do cara com esse radio toda hora.

O Massa se saiu bem, porém acredito mesmo que o forte da ferrari é o ritimo da corrida, em todas as provas a Ferrari (pelo menos a dele) teve uma pessima qualificação, porém um exelente ritimo de corrida... O problema é que o karma do Felipe é pior que o do Rubinho, o GP da China que o diga...

Opa, a FIA já liberou os pesos.

Number..Driver ............... Weight [kg]
01........... Lewis Hamilton ........683.0*
02.......... Heikki Kovalainen.....657.0*
03............Massa.......................655.0
04........... Räikkönen.................673.0*
05............Robert Kubica...........660.0
06........... Nick Heidfeld............676.3*
07........... Fernando Alonso......645.0
08........... Nelson Piquet..........677.4*
09........... Jarno Trulli...............655.5
10........... Timo Glock...............646.5
11........... Sébastien Bourdais..669.0*
12........... Sébastien Buemi......678.0*
14........... Mark Webber...........651.5
15........... Sebastian Vettel......651.5
16........... Nico Rosberg..........668.0
17........... Kazuki Nakajima.....676.6*
20........... Adrian Sutil.............675.0*
21........... Giancarlo Fisichella.656.0*
22........... Jenson Button.........646.0
23........... Rubens Barrichello..649.5

*declared weight

Não sei se os que estão marcado com asteriscos vão ser confirmados ainda, porém já da para ter uma ideia.

Pocha, sacanagem... Fiquei procurando um tempão para ver se alguem já tinha postado, dai resolvi ir logo na "fonte", no site oficial da formula 1 (www.formula1.com) e nada... Dai fui na "outra" fonte fonte oficial (FIA www.fia.com) e achei...

Dai, todo empolgado vim postar aqui achando que ia ser o "primeiro", e depois de apanhar para deixar tudo no "lugar", vejo que o pessoal da Globo.com tinha acabado de postar os dados também, já arrumando e acordo com a classificação.. rs..

Segue então, segundo a classificação:

1 - Jenson Button - 646 kg
2 - Sebastian Vettel - 651,5 kg
3 - Rubens Barrichello - 649,5 kg
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 655 kg
5 - Mark Webber - 651,5 kg
6 - Timo Glock - 646,5 kg
7 - Jarno Trulli - 655,5 kg
8 - Fernando Alonso - 645 kg
9 - Nico Rosberg (- 668 kg
10 - Robert Kubica - 660 kg
11 - Kazuki Nakajima (- 676,6 kg*
12 - Nelsinho Piquet - 677,4 kg*
13 - Nick Heidfeld - 676,3 kg*
14 - Lewis Hamilton (- 683 kg*
15 - Sebastien Buemi - 678 kg*
16 - Kimi Raikkonen - 673 kg*
17 - Sebastien Bourdais - 669 kg*
18 - Heikki Kovalainen - 657 kg*
19 - Adrian Sutil - 675 kg*
20 - Giancarlo Fisichella - 656 kg*

* pesos declarados pelas equipes

Mesmo não tendo declarado nada sobre isso, eu acho que o Alonso errou na sua ultima volta. Porque sendo o mais leve e de acordo com a sua volta no Q2 era para ter feito abaixo de 1:21.

Quanto ao Button, acabei sendo influenciado pela boa temporada q ele está fazendo. Mas ele é só um piloto mediano. Acho q o Massa tem boas chances de chegar a segunda colocação, dependendo do ritmo de prova da Ferrari dele e da Brawn talvez ele tenha chances de ganhar.

A cara emburrada do Kimi eu acho q nunca vi. rsrsrs Só vejo sempre a mesma cara de que está nem aí. Carro ele tinha para chegar no Q1, então a cara emburrada dele pode ser explicada por qualquer versão.

E sobre o Nelsinho, ele sempre disse é que na temporada européia é que ele conseguirá render mais. E de fato é.....

Tá ae a tabela de pesos e voltas:

Pilotos / Peso (kg) / Combustivel (kg) / % Voltas / % Corrida

1 - J. Button / 646 / 41 / 19,07 / 33,46
2 - S. Vettel / 651,5 / 46,5 / 21,63 / 37,94
3 - R. Barrichello / 649,5 / 44,5 / 20,70 / 36,31
4 - F. Massa / 655 / 50 / 23,26 / 40,80
5 - M. Webber / 651,5 / 46,5 / 21,63 / 37,94
6 - T. Glock / 646,5 / 41,5 / 19,30 / 33,86
7 - J. Trulli / 655,5 / 50,5 / 23,49 / 41,21
8 - F. Alonso / 645 / 40 / 18,60 / 32,64
9 - N. Rosberg / 668 / 63 / 29,30 / 51,41
10 - R. Kubica / 660 / 55 / 25,58 / 44,88
11 - K. Nakajima / 676,6 / 71,6 / 33,30 / 58,43
12 - N. Piquet / 677,4 / 72,4 / 33,67 / 59,08
13 - N. Heidfeld / 676,3 / 71,3 / 33,16 / 58,18
14 - L. Hamilton / 683 / 78 / 36,28 / 63,65
15 - S. Buemi / 678 / 73 / 33,95 / 59,57
16 - K. Raikkonen / 673 68 / 31,63 / 55,49
17 - S. Bourdais / 669 / 64 / 29,77 / 52,22
18 - H. Kovalainen / 657 / 52 24,19 / 42,43
19 - A. Sutil / 675 / 70 / 32,56 / 57,12
20 - G. Fisichella / 656 / 51 / 23,72 / 41,62

Usei o consumo de 2,15kg por volta. Nao sei se é o correto.

Putz saiu errado a tabela, a porcentagem das voltas, considerei o numero errado de voltas e o consumo tambem q é de 2.44kg.

a Tabela correta é a seguinte:

Pilotos / Peso (kg) / Combustivel (kg) / % Voltas / % Corrida

1 - J. Button / 646 / 41 / 16,80 / 25,46
2 - S. Vettel / 651,5 / 46,5 / 19,06 / 28,87
3 - R. Barrichello / 649,5 / 44,5 / 18,24 / 27,63
4 - F. Massa / 655 / 50 / 20,49 / 31,05
5 - M. Webber / 651,5 / 46,5 / 19,06 / 28,87
6 - T. Glock / 646,5 / 41,5 / 17,01 / 25,77
7 - J. Trulli / 655,5 / 50,5 / 20,70 / 31,36
8 - F. Alonso / 645 / 40 / 16,39 / 24,84
9 - N. Rosberg / 668 / 63 / 25,82 / 39,12
10 - R. Kubica / 660 / 55 / 22,54 / 34,15
11 - K. Nakajima / 676,6 / 71,6 / 29,34 / 44,46
12 - N. Piquet / 677,4 / 72,4 / 29,67 / 44,96
13 - N. Heidfeld / 676,3 / 71,3 / 29,22 / 44,27
14 - L. Hamilton / 683 / 78 / 31,97 / 48,44
15 - S. Buemi / 678 / 73 / 29,92 / 45,33
16 - K. Raikkonen / 673 68 / 27,87 / 42,23
17 - S. Bourdais / 669 / 64 / 26,23 / 39,74
18 - H. Kovalainen / 657 / 52 / 21,31 / 32,29
19 - A. Sutil / 675 / 70 / 28,69 / 43,47
20 - G. Fisichella / 656 / 51 / 20,90 / 31,67

.... Piloto .......... Peso .... Fuel ... Voltas ... %
01. J. Button ...... 646,00 / 41,00 / 14,80 / 22,43
02. S. Vettel ....... 651,50 / 46,50 / 17,06 / 25,84
03. R.Barrichello .. 649,50 / 44,50 / 16,24 / 24,60
04. F. Massa ...... 655,00 / 50,00 / 18,49 / 28,02
05. M. Webber .... 651,50 / 46,50 / 17,06 / 25,84
06. T. Glock ....... 646,50 / 41,50 / 15,01 / 22,74
07. J. Trulli ........ 655,50 / 50,50 / 18,70 / 28,33
08. F. Alonso ...... 645,00 / 40,00 / 14,39 / 21,81
09. N. Rosberg .... 668,00 / 63,00 / 23,82 / 36,09
10. R. Kubica ...... 660,00 / 55,00 / 20,54 / 31,12
11. K. Nakajima ... 676,60 / 71,60 / 27,34 / 41,43
12. N. Piquet ...... 677,40 / 72,40 / 27,67 / 41,93
13. N. Heidfeld .... 676,30 / 71,30 / 27,22 / 41,24
14. L. Hamilton .... 683,00 / 78,00 / 29,97 / 45,40
15. S. Buemi ....... 678,00 / 73,00 / 27,92 / 42,30
16. K. Raikkonen .. 673,00 / 68,00 / 25,87 / 39,20
17. S. Bourdais .... 669,00 / 64,00 / 24,23 / 36,71
18. H. Kovalainen . 657,00 / 52,00 / 19,31 / 29,26
19. A. Sutil ......... 675,00 / 70,00 / 26,69 / 40,44
20. G. Fisichella ... 656,00 / 51,00 / 18,90 / 28,64

B'Hengler q peso por volta vc usou????

Gelaaaaaadaaaaaaa....

Vamos à avaliação, meio complicado devido ao baixo teor de sangue no álcool...

- Alonso estava leve... Ele acreditou em mim e colocou pouco combustível... Vai me xingar bastante ao telefone esta noite... Uahauhauashshau...

- O problema do Alonso é que o Rubinho contou prá todo mundo que o importante em Barcelona é largar na frente, e todos fizeram a mesma coisa, largaram leves e vai ser uma corrida imprevisível...

- Tanto que acho que boa parte dos 8 primeiros partem para 3 paradas (Button, Vettel, Barrichello, Webber, Glock e Alonso) .... Sei que isso é improvável, mas basta ver os números para se certificar disso...

- Os demais partem para 2 paradas, sendo que alguns terão a primeira parada mais tarde, enquanto os outros mais cedo...

- Não vai ter ninguém partindo para apenas 1 parada...

- Alguns dos citados para 3 paradas podem fazer apenas 2, mas aí a coisa vai ser complicada para eles, pois precisam estar muito á frente para compensar o peso extra de combustível...

Raphael, foram 2,44 Kg/volta, mas é que tem que descontar a volta de chegada ao grid de largada e a volta de apresentação...

Por isso a diferença...

Ahh bom... ainda to apredendo a montar a tabela, apanhando um pouco ainda heheheheh!!

Fica frio... Estagiário é assim... Uahsuahsusahshaua... Quem alertou para isso foi o Wallacy no último GP, quando todos os carros pararam entre 2 e 3 voltas antes do previsto pelo "B'Hengler Diná"...

Se alguém falar que estou mais para "Pai Aço" eu apelo... Uashauhsuahshahshua... "Mentalizei!!!"...

Bom, deixando as coisas as brincadeiras de lado, acho que a BrawnGP tem tudo para levar o podio amanhã, talvez até em dobradinha... Mas o Vettel mostrou uma regularidade incrível, além de ter feito tempos muito bons com mais peso... Se ele conseguir manter-se próximo dos BrawnGP economizando pneus, a corrida é dele, o que seria fantástico para o campeonato... Mas se ele der bobeira as BrawnGP disparam na frente e aí já era...

Deve-se dar atenção para a corrida do Massa, que larga com KERS em uma reta longa e, não duvidem, pode disputar a ponta na primeira curva... E se isso acontecer embola tudo e aí veremos se o Barrica consegue passar alguém sem ficar reclamando!!!

Pois B'Hengler, o Massa tem o Kers. Mas eu acho q mesmo pulando para a ponta ele vai ter q andar no limite a corrida inteira para superar o ritmo da BGP para conseguir a vitória. Um pódio é quase certo se nada de anormal acontecer com ele.

moyhenry, esse é o próblema de Barcelona, e Massa pode sim se dar com o kers. No miolo...só passa se o da frente colaborar ou voçê correr riscos e parar na brita....ou coisa parecida. Só o curvão e a grande reta para passar. Mas ai com o kers ? Voçê viu o Barrichelo atráz no Bahrein...se o Nelsinho não alivia para evitar até uma batida entre ambos[pricipalmente ele Nelsinho precisando mostrar serviço] Barrichelo iria ter bém mais trabalho para passar e o Galvião entrava ém colapso.....

bem latueiro, se a diferença for na casa de 2 décimos, o mais rápido é capaz de ultrapassar em qualquer ponto de um circuito e em qualquer circuito. É só forçar o erro. Coisa que o Rubinho não teve competencia e habilidade para fazer.

Claro q nem todos os pilotos são bom o suficiente para se impor sobre os outros, mas eu acho que os carros da BGP tem condições de ultrapassar a Ferrari do Felipe caso ele fique em primeiro depois da primeira curva, só não sei se os dois pilotos seriam capazes de tal.

Claro que voçê está certo...Mas o que eu quiz dizer é que...nesses tipo de circuitos? Se quém está a frente não colaborar,fica muito dificil últrapassar. Se lembra quantas voltas o Hamilton ficou atráz do Piquet na hungria.? e só passou por que arriscou tudo,na curva e quase indo passear na grama. E quém está a frente,não precisa fazer manobras bruscas e ném inlegais para se defender. E quém está atacando também tém que se precaver,para não causar acidentes,pois é punição automatica.

Sim, até o ano passado com as regras antigas era muito dificil ultrapassar por conta da turbulência.

Não digo q as novas regras tenham surtido um efeito notável. Mas agora está muito mais fácil errar, assim como grudar no carro da frente em curvas de baixa.

Mil desculpas, pessoal!!!

Foi impossível postar alguma coisa hj depois da classificaçao.

Perdao! Perdao! e Perdao!

De qualquer forma, o dato que eu tenho sobre a gasolina é de 2,2 kg por volta. Mais precisamente 2,26kg.

Alguém tem uma fonte desses datos pra eu saber se estou certa ou errada?

Bóa noite PRISCILLA...Demorou mais apareceu hein? Pode ver que, quando o assunto está nos numeros...eu ném apareço,não entendo nada, MOYHENRY...vou torcer para que voçê esteja certo e não eu, e que aja muitas últrapassagéns,para não termos uma corrida sonolenta...como é de costume ém Barcelona.

Boa B'Hengler@RR1!! E realmente, eu só me percebi esse problema, quando o reginaldo fez uns calculos na hora, e falou que "descontando a volta de apresentação e a volta de alinhamento" daria x voltas...

Além disso, tem o combustivel que tem que ficar no carro, até porque o carro não consome "sempre" esse valor, então pilotos como o Vettel, Webber, e Glock devem pra na volta anterior, pois possuem menos de 0.1 de gasolina para a volta, é muito arriscado ter uma pane seca... Vai depender do ritimo ca corrida, mais é quase certeza que pare na volta anterior.

Já pilotos como o Hamilton pode para na "proxima" volta, se ele conseguir economizar, porém é muito dificil, teria que economizar pelo menos 0.3 para não ter tantos problemas.

Não que isso afete seu calculo, mais deixo mais uma dica... Tente adorar uma margem de erro... Sei lá, confira os pits dessa corrida de amanhã para ter uma ideia quando essas "virgulas" vão influenciar.

Por exemplo, sabemos que o motor ferrari é mais economico que os motores mercedes (ou é a Ferrari que é mais economica que a Mclarem, sei lá, lembro que o Reginaldo falou isso)... Então por exemplo, para carros com motor Ferrari vc arredonda para cima, e para motores Mercedes para baixo (se isso for verdade, o que pode ser conferido na corrida com os carros do Hamilton e do Kimi).

Acho muito, muito legal essas estatisticas, até pensei em fazer... Porém não queria tirar sua diversão haha!

Mais o caminho é esse, aos poucos da para ir aprimorando... Se eu notar qualquer coisa relevante para as estatisticas de vocês dois eu volto a "notificar"....

Acho que um indicador sobre a questão do consumo de cada equipe, é justamente o "peso" total...

Carros que vem com peso feixado x.0 ou x.5 KG, devem provalemente ter algo entre .25 - .75, para confirmar que eles vão parar naquela volta em especifico, já carros com x.4 ou x.6 devem ter essas "gotinhas a mais" justamente para conseguir chegar na "proxima" volta, logo acho que se no calculo der algo acima de .75 é capaz de ele conseguir ainda terminar essa volta... Porém duvido que qualque carro com menos de .1 da volta consiga parar na mesma volta... A não ser que seja um carro um pouco mais economico que a media.

A ideia é ver que tipo... Se o Alonso e o Button vão parar na mesma volta, porque diabos o Button está 1KG mais pesado? Seria o motor Renault um pouco mais economico?

Haha... Vc vai é ficar puto com tanto pitaco que eu dou... Tá, na proxima se quizer eu posso tentar fazer essa margem de erro, posso até calcular um desvio padrão para cada carro e te mandar para vc aplicar na proxima planilha.

Melhor, eu faço no Google Docs e deixo publico lá, para vc e o Rafael F-1 calcularem... Dai a cada corrida eu tento atualizar com os novos dados...

Boa Wallacy!

Esses dados de vcs sao muito úteis. Eu gosto!

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