A classificação de hoje mostrou que os melhores continuam sendo os melhores, mas que Ferrari e Mclaren deram um importante salto de qualidade e podem colher bons frutos do Principado.
O fato é que Jenson Button marcou sua 4ª pole-position do ano, seguido por Kimi Raikkonen e Rubens Barrichello.
O inglês da Brawn bateu o tempo de Kimi Raikkonen em sua última volta, por 27 milésimas.
O sábado das equipes BMW e Toyota foi um desastre. As BMW, que não conseguem os bons resultados do ano passado e a equipe Toyota, que em nenhum momento pode se aproximar dos bons tempos, sequer passaram da Q1.
Outro que por um erro próprio não pode passar da Q1 foi Lewis Hamilton. O piloto inglês bateu a traseira de seu Mclaren quebrando a suspensão e dizendo adeus a classificação. Enquanto isso, seu companheiro de equipe Heikki Kovalainen conseguiu o 7º lugar.
Felipe Massa certificou o bom desempenho da Ferrari e sairá desde a 5º posição, logo atrás de Sebastian Vettel.
Fernando Alonso larga desde a 9º posição e Nelson Piquet na 12ª.
Os 10 primeiros no grid
1. J. Button 1:14:902
2. K.Raikkonen 1:14:927
3. R.Barrichello 1:15:077
4. S.Vettel 1:15:271
5. F.Massa 1:15:437
6. N.Rosberg 1:15:455
7. H.Kovalainen 1:15:616
8. M.Webber 1:15:653
9. F.Alonso 1:16:009
10. K.Nakajima 1:17:344
Fonte:www.thef1.com
9 comentários:
Parece que o Kimi 'Heineken' finalmente se recuperou da ressaca e decidiu correr.Já está há um ano sem vencer e isso pode ser um motivo para ele voltar a acelerar, além da vísível melhora da Ferrari.Acho que ele ganha amanhã.Torço para que acabe a pasmaceira do domínio da Brawn.Tá ficando sem graça já.O Lewis Hamilton é que não se encontra.Tá sentindo falta do Alonso acertar o carro pra ele...
Utilizei o consume médio de 1,71Kg/volta conforme o comentário do Lito Cavalcanti no segundo treino livre...
Se estiver errado favor avisar...
... Piloto ........... Peso .... Fuel ... Voltas .. %
01 J. Button ....... 647,50 / 42,50 / 22,85 / 29,30
02 K. Raikkonen .. 644,00 / 39,00 / 20,81 / 26,68
03 R. Barrichello .. 648,00 / 43,00 / 23,15 / 29,67
04 S. Vettel ....... 631,50 / 26,50 / 13,50 / 17,30
05 F. Massa ....... 643,50 / 38,50 / 20,51 / 26,30
06 N. Rosberg ..... 642,00 / 37,00 / 14,37 / 18,43
07 H. Kovalainen .. 644,00 / 39,00 / 20,81 / 26,68
08 M. Webber ..... 646,50 / 41,50 / 22,27 / 28,55
09 F. Alonso ....... 654,00 / 49,00 / 26,65 / 34,17
10 K. Nakajima ... 668,00 / 63,00 / 34,84 / 44,67
11 S. Buemi ....... 670,00 / 65,00 / 36,01 / 46,17
12 N. Piquet ....... 673,10 / 68,10 / 37,82 / 48,49
13 G. Fisichella ... 693,00 / 88,00 / 49,46 / 63,41
14 S. Bourdais .... 699,50 / 94,50 / 53,26 / 68,29
15 A. Sutil ......... 670,00 / 65,00 / 36,01 / 46,17
16 L. Hamilton .... 645,50 / 40,50 / 21,68 / 27,80
17 N. Heidfeld .... 680,00 / 75,00 / 41,86 / 53,67
18 R. Kubica ...... 696,00 / 91,00 / 51,22 / 65,66
19 J. Trulli ........ 688,30 / 83,30 / 46,71 / 59,89
20 T. Glock ....... 700,80 / 95,80 / 54,02 / 69,26
Em questão de estratégia temos algumas diferenças...
O principal é que Vettel e Rosberg partirão bem leves, devem ter tentado a pole mas foram surpreendidos pelos tempos voadores das BrawnGP e Raikkonen, que quase fizeram tempo de Q2 com o tanque relativamente cheio...
Vamos às estratégias:
- 1 parada: Fisichella, Bourdais, Heidfeld, Kubica, Trulli e Glock... Talvez estejam apostando na chuva, afinal carro para fazer melhor do que fechar o grid eles não tem...
- 2 paradas com possibilidade de 1 parada: Nakajima, Buemi, Piquet e Sutil... Acredito que planejam fazer duas paradas, mas estão aptos a fazer apenas uma caso o tempo vire para chuva, e aí são sérios candidatos a surpresa...
- 2 paradas tradicionais: Button, Raikkonen, Barrichello, Massa, Kovalainen, Webber e Alonso... É o feijão com arroz, e mesmo que o Raikkonen consiga ultrapassar o Button na largada tem tudo para ser dobradinha da BrawnGP novamente... O Alonso que talvez possa partir para apenas uma parada em caso de chuva, apesar que cabe combustível na Renault para fazer apenas 1 parada!!! Os demais não...
- 2 paradas com possibilidade de 3 paradas: Vettel e Rosberg... Estes dois tentaram largar bem leves para buscar a pole e pelo jeito dançaram... Terão a corrida comprometida em caso de pista seca pois ficarão presos nos carros da frente... Só fariam três paradas em caso de partirem na frente... Como deu errado devem mudar a tática para apenas duas paradas...
Se a prova for tumultuada, com entrada de safety car, ou mesmo com o Raikkonen assumindo a liderança na largada e segurar o pelotão até o primeiro pit stop, é possível que o Alonso faça apenas 1 parada...
Como qualquer incidente leva a safetycar em Mônaco, seria uma estratégia interessante e deve ter passado na cabeça dos estrategistas da Renault...
De volta pessoal!!!
Muito boa sua analise B'Hengler. Aposto na vitória do Button, mas dessa vez com uma pressão maior das ferraris.
Interessante notar tambem que o Hamilton vem super leve e deve vir fazendo uma boa corrida no pelotão de trás, de olho nele na largada pois leve desse jeito e com KERS tem boas chances.
E O Hamilton trocou de cambio e vai largar em ultimo, o q ja era ruim ficou pessimo. Para um piloto que curti um circuito, largar em ultimo deve ser horrível
Acho que se a prova começar com chuva o Glock tem combustível para fazê-la sem reabastecimento...
Seria uma senhora estratégia da Toyota, mas vale lembrar que, como ele está em último, na hora que os outros pararem ele vai estar quase uma volta atrás do líder e aí não adianta mais...
Boa análise, B'Hengler
Só tenho um comentário a fazer, a todos, na verdade:
OS meus dados vem da Renault portanto nao sei quem tem razao nesse lance da penalizaçao de combustível por volta.
Me parece que cada equipe tem uma estimativa.
Só estou explicando isso para que vcs entendam o pq de as vezes saírem vários números diferentes e para nao ficarmos loucos, claro.
Postar um comentário