9 de mai. de 2009

Cargas de Gasolina - GP da Espanha

Depois de um "pequeno" atraso, posto pra vocês os pesos dos carros na largada de amanhã, em Barcelona.



1. Jenson Button - 646 Kg
2. Sebastian Vettel - 651.5 Kg
3. Rubens Barrichello - 649.5 Kg
4. Felipe Massa - 655 Kg
5. Mark Webber - 651.5 Kg
6. Timo Glock - 646.5 Kg
7. Jarno Trulli - 655.5 Kg
8. Fernando Alonso - 645 Kg
9. Nico Rosberg - 668 Kg
10. Robert Kubica - 660 Kg
11. Kazuki Nakajima - 676.6 Kg
12. Nelson Piquet - 677.4 Kg
13. Nick Heidfeld - 676.3 Kg
14. Lewis Hamilton - 683 Kg
15. Sebastien Buemi - 678 Kg
16. Kimi Raikkonen - 673 Kg
17. Sebastien Bourdais - 669 Kg
18. Heikki Kovalainen - 657 Kg
19. Adrian Sutil - 675 Kg
20. Giancarlo Fisichella - 656 Kg

Pelas informações que eu tenho, a cada volta em Montmeló, gasta-se em torno a 2,2 Kg.

Sendo assim, podemos saber que Jenson Button fez a pole com 2 voltas a menos de gasolina que Sebastian Vettel, o 2º colocado. Por sua vez, Rubens Barrichello, uma volta mais leve que Sebastian Vettel, não pode superar ao belíssimo tempo do alemão da Red Bull.

Felipe Massa pode ser o "elemento surpresa" das primeiros posições, já que é o mais carregado dos 5 primeiros - 4 voltas mais que Button, 2 voltas mais que Vettel e 3 voltas mais que Barrichello.

Fernando Alonso, apesar de afirmar que não escolheria uma estratégia arriscada na classificação, é o mais leve do grid. O mais pesado, Lewis Hamilton que larga na 14º posição.

18 comentários:

Desculpe,Priscilla. Mas o mais pesado é o Hamilton...não??

Essa diferença no consumo de combustível representa aproximadamente 1 volta a mais por piloto...

Não vou refazer a tabela e não altera praticamente em nada a avaliação das estratégias...

Resumindo, "PREGUIÇA"... Uahauahsushshua...

A vantagem do KERS na largada é fato, mas também vale lembrar que com o fim do controle de tração e das largadas automáticas, o que vale mesmo é o sangue frio do piloto... E nessa hora o Massa está largando relativamente bem, enquanto o Barrichello, Button e Vettel não...

E se o Massa assumir a ponta em Barcelona será bem difícil de ultrapassá-lo, não que ele seja bom em evitar isso, pois já demonstrou inúmeras vezes que é péssimo nisso, mas por causa da característica da pista que praticamente impede qualquer tipo de ultrapassagem...

Se isso acontecer, amanhã veremos se essa mudança no regulamente realmente surtiu efeito...

E o Alonso largou leve como eu previa mas fez um tempo péssimo na classificação... E ele está sem o KERS para ir prá cima dos outros na largada!!!

Ah sim... B'Hengler! Deixei outros pitacos sobre seus calculos no outro topico.

De qualquer forma alterar é facil, vc faz em uma planilha não? Ou é na calculadora? Se não usa uma planilha eletroca, passe a usar... Na proxima vou liberar uma via Google Docs para angente poder fazer estatisticas cada vez melhores.

Dai vc e o Rafael podem ir "aprimorando".... Pode servir tb para a Priscila, pq depois, basicamente vai ser so colocar a ordem do grid e o consumo medio por volta.

Ai Senhor! Nao tô dizendo , gente, que ontem foi complicado pra mim?!
E olha que eu olhei e olhei, hein?!aff

Obrigada Latueiro.

A idéia da tabela é muito boa mesmo...Apesar de que nos comentários mesmo já é muito explicativa.

Bóm dia galera. Já levei "café" na cama! para a patrôa...ela merece,afinal hóje é dia de todas as mães. E parabéns a todas que aqui frequentam.[comandam também] e já concentrar para a f1 9:00...torcer por bóa corrida dos brasucas. Pois hóje após o gp....irei "PILOTAR" fogão aqui de casa...ém homenagém a mãe de minha adoravél filha...espero ter uma bóa colocação nessa tarefa.[só não arrumo a bagunça que fica] ...hêhêhêh...? ou devo chorar????

Legal.... Não vou conseguir analisar os dados da corrida muito bem por causa desse SC! Vou tentar....

Apesar que a batida foi muito legal!

Que coisa... Essa estratedia de 3 paradas é muito furada... Certeza que foi de proposito, sempre... sempre que o Barrichello ta mais rapido que o Button eles metem uma estratedia de 3 paradas para ele...

Po, e muito boa essa estrategia do Webber! Mandou muito bem!

Haha, essa Ferrari é foda... Estragou a corrida do Massa, nem vou falar muito da terceira posição, é pedir muito da Ferrari, e o Webber mandou muito bem...

E ao contrario do que eu, a Ferrari está consumindo muito, quando falei que ela era mais economica foi uma lembrança de alguns comentarios no ano passado, esse ano parece que até isso ta mal.

Fala serio! Uma equipe de F-1 moderna errar combustivel é muito, muito vergonhoso!

Bem, fim de corrida, e Ferrari no Reboque! Depois, antes da proxima corrida vou tentar fazer uma analise completa dos dados que coletei dessa corrida...

"SOCORRO"!!!!!!!!? Pior que o BARRICHELO??? Alguém pode me explicar, que raio de estatrégia, foi essa da Renault com o PIQUET Jr??? Só faltaram por "estep" carro dele, para ganhar mais peso??? e ele fáz paradas quase iguais aos outros??? Tudo bém que ele ficou encaixotado na largada sém poder fazer nada, e escapou das batidas por pouco...não entedi nada. BUTTON...Pode não ser aquele piloto...mas tá numa fase!!! Massa bém e ferrari sém comentários. BARRICHELO...? deveria pedir a "estrela" de ALONSO emprestada. De resto,BARCELONA...é isso ai. Alteração? só na largada e algúm emprevisto, que venha aparecer durante a corrida e só.

O problema com o Piquet foram os pneus. Ele teve um desgaste excessivo e teve que adiantar a parada dele. Por isso foi a estratégia dele foi pro "beleléu".

Sobre o Massa: PELO AMOR DE DEUS, FERRARI!!!Assim nao há quem aguente. Massa fazia uma ótima corrida até que veio a Ferrari e......WTF!

Barrichello: Tem alguém de sacanagem com o Barrichello, só pode ser...

Red Bull: A esperteza que tiveram com o Webber esqueceram de aplicar ao Vettel também...

Wallacy...

Está certo, precisamos melhorar os cálculos... Devemos incluir o consumo de combustível de cada equipe separadamente, e para isso basta analisarmos o primeiro stint de cada prova até agora comparando com o peso de combustível que largaram... Dá um pouco de trabalho, mas a prova de hoje mostrou que a diferença de consumo entre as equipes é muito grande, apesar que acho que a Ferrari antecipou a primeira parada do Massa para evitar uma ultrapassagem do Vettel...

Sobre as planilhas, eu faço no excel e depois passo para o bloco de notas para alinhar a grade e ficar melhor apresentável no comentário do post do blog...

Obrigado Priscilla...Barrichelo tém que passar a falar menos,pois enquanto ele fala?? o Button está dando um banho nele ém estratégias de corrida.Quanto ao Nelsinho, erro da equipe também...sabendo que o carro da renault,tém esse desgaste crônico de pneus! quanto mais peso...pior fica! e méritos de Alonso,que com a sua experiéncia...contornou esse próblema, com um carro mais leve e se deu bém.

Análises GP Barcelona...

Circuito: a mesma grande porcaria de corrida de sempre, mudam os regulamentos dos carros, dos pneus, dos aerofólios, das "cuecas", mas enquanto não abandonarem circuitos de "m&rd@" igual esse aí vai ser sempre a mesma porcaria - com o perdão da expressão chula, mas sempre me arrependo de acordar para assistir ao GP de Barcelona, esse ano não foi diferente...

BawnGP: já cansei de falar que fizeram a escolha pelo primeiro piloto a muito tempo, a maior prova foi hoje, Rubinho deveria ter ficado na pista para a terceira parada até a 5/7 voltas do fim da prova e aí a vitória seria dele... Que raios de estratégia foi aquela!!! E porque não avisaram ao Rubinho da intenção do Button de partir para a estratégia "B" antes de sua primeira parada??? SEGUNDO PILOTO total...

RBR: estratégia errada ao Vettel, no primeiro pit enche o tanque do cara de combustível e assume até o segundo lugar da prova... A RBR errou feio, Vettel com a estratégia das 3 paradas seria o vencedor da prova!!!

Ferrari: Uahuahauahsuahshau...

McLarem: prepararam um carro sem downforce para esta temporada... Uma piada sem tamanho, a la combustível da Ferrari... Uahahashsha...

Trulli: é o segundo incidente gravíssimo causado por ele nesta temporada (1º foi na Malásia)... Quem mandou voltar para a pista no meio do pelotão saindo da brita com o carro sem controle!!! Um cara desse tem que ser banido do automobilismo... Será que vão esperar ele matar alguém para depois impedí-lo de correr??? E o Burti defendendo ele confere bem com as cagadas que vem fazendo na Stock Car!!!

Bom, agora o resto do domingo é da "patroa"...

Às mães que frequentam o blog, um feliz dia das "mami's"...

Aos demais, dêem um abraço bem apertado em suas "mami's" que elas merecem... Se dependesse dos homens a procriação de nossa espécie já estávamos extintos há muito tempo... Uahsuahahsua...

Wallacy

A BGP tinha traçado uma estratégia de três paradas para o Button e para o Barrica. Só que o engenheiro do Button foi mais espertou e mudou o plano antes da primeira parada, ou o engenheiro do Rubinho foi burro bagarai e não copiou já que o Button reabasteceu primeiro.

Mesmo nõa sendo exatamente muito emocionante do começo ao fim, foi bastante tenso nas últimas voltas. Não só pelo erro bisonho de cálculo da Ferrari, mas também pelos diferentes rendimentos dos carros com os pneus duros.

A quinta colocação do Alonso foi muito boa.

O melhor foi o Webber, alguém sabe como que ele conseguiu saltar de 5º para terceiro na última parada sendo que os dois largaram com a mesma quantidade de combustível e o Vettel ficou na maior parte da corrida a frente dele?

Bém lembrado B`HENGLER. Não é a primeira do TRULLI, e poderia ter sido pior, pois quando bateu no Buemi,este quase a traseira do Piquet,que seroda naquele lugar e com Hamilto desviando da STR...? poderia sim ter sido bém pior.

B'Hengler

Do jeito q ele saiu de traseira acho q nem teve tempo dele tirar o pé do acelerador e pisar no freio.



Coincidentemente, agora a pouco estava lendo a página da Globo e estava na página principal uma matéria sobre peças aerodinamicas em carros de passeio.

Mas acho q o erro de cálculo pode ter sido resultado de um ganho de downforce da F60B e que aumentou ligeiramente o consumo do carro. Como os testes durante a temporada estão proibidos, talvez eles não tenham notado para esta questão.

O lance da estratégia do Barrichello foi a seguinte: COmo o Moyhenry falou, a estratégia de 3 paradas era para os dois pilotos.

Button entrou primeiro. Fez um pit normal e saiu. Barrichello entrou e ficou muito menos tempo que o Button, suficiente para saberem que a estratégia de 3 paradas iria rolar.

Se o Barrichello estava a frente com 3 paradas, pq o Button, que estava atrás faria o mesmo? Ele tinha que tentar outra coisa e se deu melhor pq o rendimento do Barrichello, depois da 2º parada nao foi nada comparável ao do primeiro stint.

O lance do Webber foi que: Massa e Vettel fizeram uma estratégia espelho: um entra o outro também.

Graças a pista de Montmeló, o Vettel mesmo mais rápido nao pode ultrapassar e arruinou sua corrida atrás do Massa.

Enquanto isso, Webber tinha o mesmo rendimento do Vettel porém com pista limpa. Além disso, O Webber esticou um pouco mais a 2º parada e aí, amigo...foi só correr pro pódio;)

FIM! aheuhauehaue

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More