26 de dez de 2008

Regulamento 2009 - Slicks

Hoje falaremos um pouco mais sobre a terceira grande mudança nos carros para a temporada de 2009 da F1: os pneus slicks.

Mas porque grande mudança?

Há mais de 10 anos - ou temporadas - os pneus slicks foram substituídos na F1 pelos pneus com sulcos que vimos até 2008. A função dos novos tipos de pneus - sulcados - seria diminuir a velocidade dos carros, por ter uma aderência menor.


Quanto mais superfície em contato com a pista, maior aderência e, consequentemente, maior velocidade.

Mas para o ano que vem, a FIA trará de volta os "famosos" pneus lisos. O aumento da aderência estará próximo a um 20% e contra-balanceará com a perda de quase 30% de aerodinâmica.

Estudos da FIA concluíram que os carros perderão velocidade nas curvas, o que permitirá melhorar o espetáculo das ultrapassagens.

Slicks e Sulcados

Segundo informa a Bridgestone, fornecedora dos pneus, os diferentes compostos seguirão existindo. Tetsuro Kabayashi, diretor técnico da Bridgestone Motorsport, explica:

"Teremos duas especificações de compostos em cada corrida e trabalhamos para desenvolver duas especificações que tenham uma maior diferença nas características que os de 2008. O mais duro de qualquer especificação deverá oferecer uma muito boa consistência, porém não será tão bom para as primeiras voltas. O mais macio deverá oferecer um bom ritmo inicial, mas piorará a medida que seja gasto"
.

Dizem que os pneus serão mais "divertidos" para a próxima temporada, já que a diferença entre seus compostos será notavelmente maior que os dos atuais.

A idéia é que carros com compostos diferentes tenham rendimentos radicalmente desiguais.


Os slicks apresentam certa dificuldade para alcançarem a temperatura ideal. Em 2009, as "mantas térmicas" ainda estarão em vigor, mas não mais a partir de 2010. Por não apresentar desenho na goma, as deformações apresentadas nos pneus serão mínimas, o que evitará o desgaste excessivo.

No vídeo abaixo(legendado), Pedro Martínez de La Rosa, piloto de testes da Mclaren, nos explica um pouco sobre o pneu sulcado e suas várias formas de desgaste.



Takeo Kobayashi, também explicou sobre o efeito do sistema KERS nos slicks:

"Não deveria haver nenhuma diferença no rendimento dos pneus devido à aceleração extra que o Kers oferecerá. Isso está provado pelos datos que obtivemos até a presente data.

Em termos de rendimento global, um carro de F1 é muito complexo. Para ser eficaz, um bom sistema KERS necessita ser compacto e leve, para que não fique comprometida distribuição de pesos do chassis. A distribuição do peso, com certeza afeta os pneus, portanto, os engenheiros têm que ter isso em mente na hora de desenhar o KERS".

"Tudo isso é parte do desafio da F1 e ilustra a razão pela qual a F1 é um excelente banco de provas para tecnologias novas e emergentes" -
concluiu.


Fontes:www.f1network.net
www.thef1.com
www.tecnicaf1.com

7 comentários:

Tomara que a próxima temporada seja emocionante como a última.Ah, e menos frustante devido aos erros cometidos pela Ferrari que tanto prejudicaram Felipe.Sem dúvida os pneus slicks serão um tempero a mais no ano que vem.

Visitando o Blog do Ico ví um post falando sobre os pneus que me deixou curioso.
Está acontecendo um desgaste elevado dos pneus por causa, em parte, da exagerada carga aerodinamica na frente. Tanto os dianteiros como os traseiros estão se esvaindo em poucas voltas.
Ae vc imagina um carro que teve seu gripe diminuido na parte aerodinamica e aumentado com o uso dos slicks, mas se esses slicks perdem a validade com poucas voltas, como vai ser o comportamento de um carro desses??

Acho que os testes servem para encontrar o composto adequado...

Erraram desta vez, nos próximos testes eles aparecem com uma borracha de pneu de MB-1513 e aí fica tudo resolvido, exceto pela falta de grip...

Em relação às ultrapassagens, eu continuo achando que o maior problema está nas pistas...

E a solução seria bem simples, sua pista não apresentou condições de ultrapassagens nos últimos três anos, TCHAU...

O que não falta são candidatos a preencherem uma vaga na lista de GPs de cada temporada...

B'Hengler,

Eu também acho que existem muitos candidatos querendo fazer um Gp, mas o meu medo de que os favoritos sejam todos asiáticos, nao me deixa pensar assim como vc sobre o "Tchau!";)

A F1 é tem que ter sua base na Europa e até agora só nos ofereceram Gp's urbanos, o que nao agrada a ninguém...

Acho que a novidade - pelo menos pra mim - do aerofólio ajustável pode nos dar alguma surpresa no quesito ultrapassagens...

Sei lá... Essa do aerofólio ajustável é para todos os carros e, acredito, que o efeito passa a ser nulo...

Já no caso das pistas, não...
Basta ver que em alguns GPs a emoção é ótima e em outras é sofrível...

Mas também não quero GPs urbanos... É horrível, tão ruim quanto...

Creio que existem várias pistas aptas à F1 na Europa, será que precisa ir tudo para a Ásia??? Gostaria de ver a F1 no oval de Indianápolis, etc...

E parece que o Luca de Montezemolo compartilha minha idéia, pelo que li no noticiário hoje ele falou a respeito disso...

PS: Vai ver foi aquela conversa na noite de natal, onde ele me pediu conselhos... Está com problemas financeiros, coitado!!! Queria um emprestado...
Uahsuahsushaushushuahshua...

Excelente trabalho sobre os pneus.
A youtubada com o de La Rosa é melhor ainda!!!
Estou mais satisfeito com as explicações que até então os malditos "macarrãzinhos" eram as únicas!!!

Ufa...

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