4 de dez de 2008

E o que foi do Circuito de Jacarepaguá?

Ontem, nós falamos aqui sobre a evolução do Circuito de Interlagos e seu traçado; sobre as reformas feitas pela Prefeitura de São Paulo a fim de levar definitivamente a Fórmula 1 para cidade, já que por vários anos a corrida foi disputada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Mas o destino desses dois autódromos não foi o mesmo.

O circuito de Jacarepaguá se inaugurou em 1978, com Carlos Reutemann sagrando-se o primeiro vencedor.

Patrick Depailler em 1978 com uma Tyrrel - Traçado original



O circuito do Rio recebeu a F1 por 10 vezes: em 1978 e de 1981 até 1989, sendo Nigel Mansell o último piloto a vencer uma corrida da F1 disputada ali.

Após perder a briga para São Paulo, o autódromo Nelson Piquet, recebeu a Fórmula Indy - 1996 a 2000 - e a MotoGP - de 1995 a 2004.

Com o intuito de receber o Panamericano no Brasil, em concreto no Rio de Janeiro, parte do autódromo foi destruído para albergar um complexo deportivo.



No vídeo acima, o pessoal da TV UERJ fez uma reportagem bem interessante sobre o circuito antes do Pan. Nele, vemos os "interesses esportivos" no autódromo.

Com a pista reduzida, o Circuito de Jacarepaguá ainda recebe as etapas da Stock Car.

O atual traçado



No início desse ano, em janeiro, foi anunciada a demolição completa do circuito, já que o objetivo agora é receber a Olimpíada. Segundo Carlos Athur Nuzman, presidente da COB(Comitê Olímpico Brasileiro), o presidente da CBA ( Confederação Brasileira de Automobilismo) assinou um contrato onde assegura que o autódromo será transferido para outro lugar no Rio de Janeiro.

É mole ou quer mais?

12 comentários:

Incrivel o que fizeram com essa pista. Aquele retão maravilhoso, palco de tantas ultrapassagens (algo bem raro na F1).
Ao inves da prefeitura lutar pra trazer a F1 de volta, melhorando e modernizando o circuito; eles preferem demolir. Construir ginasios esportivos.
Provavelmente vão transferir o circuito pra perto de algum morro, aonde a bandidagem domina.
Vence o piloto que não tiver o carro roubado.
Valeu Rio!!

Bela análise Aderson. Realmente parece ser isso msm o que a prefeitura do Rio quer.

Priscila, realmente a pista era mágica. Estou correndo nela em alguns simuladores pela primeira vez e ela era extremamente seletiva (e grande tb).

Uma pena, até pq eu nunca achei Interlagos um circuito tão bom assim. Agora que conheci o traçado original de "Jacaré", fiquei com essa opinião mais forte ainda.

Foi feito um acordo entre a prefeitura e a CBA para que o autódromo só fosse demolido com as Olimpíadas garantidas e um outro autódromo em condições de receber corridas (um projeto, aliás que não existe oficialmente).

Só que, essa semana, parece que mudaram de planos...

Priscilla, em relação ao vídeo do Depailler, essa configuração do autódromo foi reformulada em 1994, quando refizeram a ligação entre a Curva 1 e o Suspiro. Ignoro os motivos (talvez a construção do oval), mas não ouvi elogios nem críticas a essa mudança.

O velho Jacarépagua sucumbiu a intere$$es maiores.
Coisas que nosso dirigente$ e$portivo$s sabem bem fazer.
De Eurico a Teixeira. E incluso ai o Sr. Nuzman.
Todos eles tem intere$$es maiore$ que e$porte...
Vai por mim. Nunca mais teremos autodromo no Rio.

...e Moleque Chatto aparece já que o assunto é sério e vejo que minha amiga alonsista caiu no papo esquerdóide do barbudinho: O sujeito da reportagem suspeita do " pessoal da TV UERJ " é piloto ? De fusca - olha, não pelo fusca, não. Tenho amigo que tinha fuca mexidão. Mas barbudinho de óculos e reportagem da UERJ - mostrando uma area invadida, tomada mesmo, se não me engano na década de 80, que pertence ao município ? E o final da reportagem...HILÁRIO ! TURISMO E ENTRETENIMENTO, hoje, são peças chave para economia DE QUALQUER PAÍS ( DUBAI...) ! E um autódromo faz parte, sim, não só do turismo, do entretenimento( ha...)e da economia, óbvio ! Que o Rio não tem nada com automobilismo...esporte amador....não precisa de empresa....o sujeito é um enganador ! Um canastrão ! Botassem um "ator" de esquerda mais convincente ! Paulo Betti faria melhor....falando em óbvio...deixo um site para todos que se interessarem e não se deixarem levar por barbudinhos esquerdóides debilóides.....http://www.obvio.ind.br/Novo_Site/anisio/modelAnisio.asp.....Bom, os problemas aqui, no Rio, são, em 1º lugar: a praia ! Acredito que, com uma nova era glacial, o mar recue para além das Cagarras( 50km prá longe delas! ) assim as pessoas irão mais ao autódromo.....é só esperar. 2º lugar: O PODEROSO futebol. O novo ópio do povão ! É o esporte hegemônico. Não tem como lutar contra este poder mais forte que Darth Vader ! Aqui....no Brasil... 3º lugar: Somos a 2ª economia do país graças, única e simplesmente, ao PETRÓLEO ! Petrobrás ! Sofremos um esvazaimento economico fortíssimo( e que , de certa forma, aceito, com nos EUA. Lá são várias cidades economicamente forte. Aqui, uma ! Locomotiva prá lá de enferrujada ! Nenhum trem bala japones ). E ela, a gigante estatal que pede dinheiro emprestado( aí tem truta !)para a Caixa, insiste investir em porcarias com Willians e, agora, Honda....Se ela pegasse o autódromo ! Tirasse, junto com o poder público( fraquim...) aquele pessoal( que não é pobre ), que invadiu o terreno e não paga IPTU( dessem um novo terreno legalizado para eles em outro lugar. Já estariam no lucraço ! ) e fizesse uma pista moderna, fantástica com tudo voltado SÓ para o automobilismo( desde escolinhas, bares temáticos, até um museu ! Sugestão para ele: A arena da PANaquice mão leve ), teríamos um superhipermaravilhoso autódromo do Rio ! E outra coisinha. Corridas à noite. Dá tempo da turma bronzeada de Copa e Ipa + Barra se preparar para uma corridinha no autódromo. Leblon é a turma da Marina...são meio blues...Aquele lado de Jacarépagua era um lugar ermo, na década de 70 e 80, e agora vários prédios ao redor.. as corridas poderiam começar às 18 horas e ir até às 21 horas. Mas criaram um problema para o futuro: " Asnolfo ! Nosso bebê não consegue dormir com essa barulhada de motor de carro! São 19:00 ! Voce não é advogado ! Processe todos ! Processe todos ! ". Pensando bem, como somos governados por administradores incompetentes mas e$perto$ com o dinheiro público( o próprio PAN 10X mais caro que o custo original ) e advogado esperto não falta mais as nossas leis mansinhas e cheia de buracos, só me resta uma alternativa: Resende ! Entre o Rio e Sampa areas e mais areas para se construir um belíssimo Speedway ! E empresas para bancar a construçao( leu, o barbudinho piloto de fuca !). Deixa eu parar de sonhar pois a recessão está chegando e tenho que fazer uma crítica. O Autódromo de São Paulo é um PÉ NO SACO ! Pista chatérrima ! 2ª sugestão( será a 2ª ?): Voltar ao traçado original de Interlagos ! Se o Galvão deixar.....HA ! E vou me embora novamente. OBS: Toma cuidado com um camarada aqui....GROOssilllllldo !

E saiu na imprensa que o Parque Aquático Maria Lenk, uma das arenas esportivas encravadas no terreno sagrado de Jacarepaguá, não tem a mínima condição de sediar provas olímpicas. A capacidade de público (6.500) é menor que a metade obrigatória (15.000). Paulo Casé, autor do projeto do parque aquático, afirmou que não tem como ampliá-lo, pois contraria as normas da Arquitetura, nem derrubá-lo, o que seria uma insanidade. Ou seja, terá que ser construído outro que atenda ao COI.

Esse tema das Olimpíadas no Rio é uma faca de 2 gumes: Se vier para cá vai ser a maior roubalheira de todos os tempos, fazendo frente à Copa do Mundo de 2014; e se nunca vier, será sempre motivos de desvios de somas altíssimas na expectativa de que um dia seremos uma país sede de Olimpíadas.

Resumo da História: aqui nesta terra só se trocam as moscas, pois a m... é sempre a mesma.

Bjs!

CARAMBA!!!! fINALMÉNTE O MC...MOSTROU QUE QUANDO QUER?? ELE SABE O QUE FALAR!! Quanto a jacarepagua.... acompanhei algúmas corridas de emersson e pace...sém contar a estreia de piquet. Hóje mato a saudade ém simuladores de f1 e através do youtube. E para quém acha quê o "s" ém interlagos melhorou as ultrapassagéns? entre no yutube... e veja algúns vidéos de corridas, antes de ter o "s" e depois com ele...e terá uma bóa noção do que digo. abs

Mas eram outros tempos Latueiro...

Hoje ninguém consegue ficar colado em ninguém nas curvas... Foi a chamada "evolução" da aerodinâmica...

E mais, se observarmos as imagens de dentro dos carros de hoje e antigamente é nítido que os motores atuais estão muito mais nivelados... Não precisa ir muito longe, veja a diferença da Willians Renault do Prost contra a McLaren Ford do Senna em Silverstone no ano de 1993... Era covardia...

Mesmo nas maiores retas da F1 atual ninguém consegue ultrapassagens como antes... Pense em Barcelona... Ou melhor, Monza e a Parabólica, "a curva" mais parecida com os velhos tempos da F1 e neste ano ninguém conseguia fazê-la próximo o suficiente do carro da frente para pegar o vácuo e fazer a ultrapassagem (exceto nos casos de diferença cruel de equipamento)...

B`HENGLER...tudo bém, não vou discordar de voçê nesse ponto! mas o que tornou a f1 obsolenta...não foram os traçados do circuitos, mas sim....o exagero com a segurança do piloto!![é o certo] mas exageraram, com regras absurdas e aerodinamicas para exatamente evitar, que pilotos mais agressivos usassém o vácuo do carro da frente ou que retardasse uma freiada. Voçê tém razão!! os motores hóje são mais ou menos nivelados...só que as chicanes, tiveram efeito contrário! ao invés de possibilitarém um ataque melhor de quém está atráz...elas tiraram qualquer chançe de quém está atráz tentar qualquer coisa e quém está a frente...sempre sai das chinquenes ém vantagém. E o dia ém que a f1 deixar de ser uma competição de risco!!! ela deixa de ser f1.abs

Beleza Latueiro...

Nisso aí nós concordamos... E morro de saudades dos velhos tempos da F1, onde as ultrapassagens eram muito mais comuns...

Eu sou um crítico das gincanes também... Até foram alvo de várias situações polêmicas este ano e eu acredito que a solução é a retirada das zebras e daquela área de escape asfaltada... Deixa grama... E aí o piloto que errar a gincane vai perder tempo, sujar os pneus, e não saltar e ganhar velocidade, evitando a ultrapassagem...

...e M.C. mannnnnda: ...continuo achando o novo Interlagos chatééééééérrimo ! Como diria uma bicha amiga minha. Com ou sem interferência aerodinâmica.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More