6 de dez. de 2008

Aficionando Profesional no Guard Rail

Álvaro Ademá foi o escolhido entre 35000 candidatos para ser o representante dos torcedores do piloto espanhol Fernando Alonso, espalhados pelo mundo.


Hoje tem um emprego de dar inveja: viaja a todos os Gp's da F1 ao lado da equipe Renault e de seu ídolo, Fernando Alonso e conta suas experiências e conhecimentos no Blog do Aficionado Profesional.

O melhor de tudo é que ele ganha pra isso.

Álvaro nos cedeu um pouco do seu tempo e por e-mail nos concedeu essa entrevista.

O que faz o Aficionado Profesional do Fernando Alonso em um dia de Grande Prêmio?
Trabalhar, aprender e desfrutar muito. Tenho que estar muito, muito atento a tudo o que vejo e a tudo o que me contam para poder explicar no blog. Anedotas, histórias e detalhes da F1 das quais raramente os torcedores tem acesso, coisas distintas e interessantes que habitualmente não saem na televisão.

Como você soube que era o escolhido da ING para ser o Aficionado Profesional do Fernando Alonso? Como você se sentiu?
Me chamaram do departamento de Recursos Humanos da ING Direct e me disseram que era o eleito. Levei muito tempo para acreditar! Inclusive, ainda hoje não acredito muito...

Como você se vê no papel de blogueiro? É muito diferente do jornalismo que você fazia?
Muito bem, muito cômodo. É um pouco diferente do jornalismo tradicional que todos conhecemos, mas adoro a proximidade com o público: poder falar com eles, saber do que eles gostam e do que não, conhecer suas inquietudes e suas propostas...Estou muito contente com a participação que o blog está tendo e com todas as coisas que, entre todos, fomos fazendo ao longo do ano.

Que tal na Renault? Já se sente parte da equipe?
A verdade é que muito bem. Conheci um monte de gente e me dou muito bem com eles. Apesar do trabalho que implica um Grande Prêmio de Fórmula1 sempre há momentos para a diversão e para as brincadeiras. Além disso, as festas que eles montam depois de cada GP são sempre incríveis. Tenho a sorte de formar parte de uma equipe incrível!

Tem alguém que te acompanha nas viagens e nos GP's ou você vai sozinho?
Normalmente me acompanha um rapaz do Departamento de Marketing da ING, quem se encarrega do patrocínio na F1. No início me apresentou um monte de gente e sempre me soluciona os problemas que possam surgir nas viagens, desde conseguir adaptadores para que funcionem as tomadas no estrangeiro, até baterias ou fitas que acabam.

Como começou sua paixão pelo automobilismo?

Sigo a Fórmula 1 desde que era um menino. Não saberia explicar exatamente o motivo, mas virei fã em 1994, justo depois da morte do Senna. Naquele momento, era o melhor piloto e suponho que a grande repercussão que teve sua morte me chamou a atenção...

Quando era pequeno, memorizava as retransmissões televisivas da corridas e repetia na hora do recreio aos meus companheiros. Devo ter enchido muito o saco deles porque já se passaram 15 anos e eles continuam me lembrando disso.

Desde muito novo tenho bem claro que adoraria me dedicar à F1 e, por certo, decidi estudar jornalismo só para cobrir algum dia o Mundial...E agora que estou aqui adoraria ficar.


Como é o Fernando Alonso fora das pistas?
Muito normal. Apesar do famoso que é, de todo o êxito que teve e de todo dinheiro que ganhou é uma pessoa próxima, de trato fácil. No início é tímido e custa se soltar, mas logo é fantástico, assim como dentro das pistas.

O melhor e o pior dessa profissão?
O melhor...Quase tudo! Ter conhecido muita gente, ter pilotado um Fórmula1, ter descoberto em primeira pessoa esse fascinante mundo, ter cumprido um sonho desde que era bem pequeno...

O pior, pra dizer algo, as horas que você passa nos aviões quando fazemos viagens longas ou os madrugadões para chegar cedo aos circuitos. De qualquer forma, não possa me queixar.

Esse trabalho é um autêntico luxo e adoraria seguir no próximo ano ;)


Você tem namorada? Se tem, como você lida com a distância? E se não, deixa muitos corações partidos por aí?
Sim, tenho namorada. Estar tanto tempo longe de casa pode ser um pouco complicado se você tem uma namorada, mas a oportunidade que a ING está me dando é fantástica, e ela, como eu, sabe que tenho que aproveitá-la ao máximo, 100%.

Trabalhar na Fórmula 1 era meu sonho desde pequeno e o estou cumprindo.


Essa foi a sua primeira no Brasil? O que achou do circuito? E de São Paulo?
Sim, foi a primeira vez que viajei ao Brasil. A verdade é que passamos muitas horas no circuito e, lamentavelmente, não sobrou muito tempo para fazer turismo. De qualquer forma, como eu pretendo seguir na F1, espero voltar.

Apesar de ser um pouco velho, achei o circuito fantástico, com um traçado exigente e complicado, que nos ofereceu uma das melhores corridas do ano.

De São Paulo não posso dizer muita coisa, já que além do engarrafamento, do hotel e das churrascarias não pude ver praticamente nada.


Uma mensagem para os torcedores do Fernando no Brasil...

Depois de ter viajado por uma monte de países (e deixando de lado a Espanha), Brasil é um dos lugares do mundo onde o Fernando tem mais torcedores. Mesmo que o final do Grande Prêmio tenha sido marcado pela ultrapassagem do Hamilton sobre o Glock, o segundo lugar do Fernando foi um presente fantástico.

Esperamos que o ano que vem seja ainda melhor.



Fotos: Arquivo pessoal Álvaro Ademá

11 comentários:

Priscilla,
Primeiro, quero dizer que se esse cargo for rotativo, conte com meu apoio para Priscilla Aficionada 2009 ou 2010.

Eu tenho acompanhado de alguma forma o trabalho do Álvaro Ademà e ele realmente tem tido todas as qualidades (assim como a PRISCILLA - The Next Aficionada...)

Outro dia vi o video mais impressionate do Álvaro: ele pilotou um F1!!!
http://youtube.com/watch?v=DuTFc4i3tpU

¡Enhorabuena!

Excelente, excelente entrevista! E não é com qualquer um. É o "Aficcionado Professional" do Fernando Alonso. Boa escolha!

"Ter pilotado um F1"???
Peraí, isso é verdade mesmo?
Putz, o emprego dos sonhos, hein?

Já imaginou Priscilla, dando umas voltinhas no R28??

Bjs.

PS: É bom avisar pra esse cara que Fazer turismo no Brasil pode ser muito perigoso.

Fica dificil, voçê conseguir ao menos uma coisa dentro da f1. Pois cada meio de comunicação escreve algo diferente e agente não consegue tirar conclusão algúma! parabéns, Priscilla!! um tópico relacionado a f1...mas interessante de se ler.abs

Oi Pri! Tudo bem?

Muito bacana a entrevista do Álvaro. Parece um cara muito gente boa, e pra melhorar, que tem o emprego dos sonhos de muitos de nós.

Um grande abraço pra ele e um beijão pra você!

Denise? esqueceu de mim?? eu queria saber por onde tú andas. E não esqueci, que voçê ficou mandar uma foto sua[não aceito imitação do paraguai] depois te dou o endereço do meu orkut....ainda estou tentando aprender a mexer com esse treco ok

Oi Silvio! Tudo bem? Não esqueci, não. Só dei uma sumidinha...
Mas não me lembro de ter ficado de mandar uma foto minha! Acho que sou tímida demais pra isso... (rsrsrs)
E mais uma coisa: não tenho orkut. Então, nem precisa mandar o seu endereço, pois não vou conseguir acessar.
Beijo!

Gostei da entrevista mas quando vi a foto pensei que o cara estava mexendo na geladeira do Alonso...

Tudo bém Denise!! vou continuar só com a imaginação ok....mas não suma não! seus comentários sobre a f1?? são tão objetivos...quantos os da Priscilla. abs

Maravilha Pri. Meus parabéns! Você é uma mulher surpreendente!
Beijo.
SAVIOMACHADO

Obrigado, Priscilla Bar ;)

Me encantaría poder comentar en portugués, pero la verdad es que no sé...

Mil gracias por la entrevista. Si necesitas algo más, ya sabes dónde encontrarme, ¿vale? La próxima vez, eso sí, prometo contestar un poco antes.

¡Un saludo!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More