7 de jun de 2009

Gp da Turquia

Jenson Button segue imparável na luta pelo título. O pior é que nem mesmo seus adversários conseguem complicar um pouquinho as coisas.

O inglês venceu sua 6ª corrida do ano - em um total de 7 disputadas - com Mark Webber e Sebastian Vettel completando o pódio.


Já na primeira volta, um erro do alemão da Red Bull fez com que Button tomasse facilmente a liderança para não sair dela ao longo das 58 voltas do traçado turco.

Vettel partiu para 3 paradas e com isso só conseguiu perder, também, a 2º posição em pista para seu companheiro de equipe, Mark Webber, sempre constante.

Se bem que para erro, ou melhor, problema, o de Rubens Barrichello na largada. O brasileiro largou mal por problemas de câmbio. Tentou uma recuperação mas não foi muito feliz em suas decisões e finalmente abandonou a prova a poucas voltas do final.

Felipe Massa fez uma corrida discreta porém sem erros o que permitiu-lhe somar 3 pontos mais para ele e para a equipe.


Destaque para Nico Rosberg que, largando na 9º posição, chegou em uma trabalhada - foi um dos que fez várias ultrapassagens e brigou bastante em pista - 5º posição.

Não podemos deixar de lembrar os primeiros pontos de Robert Kubica no campeonato. A BMW trouxe novidades para a Turquia e, ainda que de forma singela, viu seu trabalho recompensado.

Os 8 primeiros foram:
1.Button, 2.Webber, 3.Vettel, 4.Trulli, 5.Rosberg, 6.Massa, 7.Glock e 8.Kubica

O Campeonato de Pilotos está assim:
1.Button - 61 pts, 2.Barrichello - 35 pts, 3.Vettel - 29 pts, 4.Webber - 27.5 pts, 5.Trulli - 19.5 pts

No Campeonato de Construtores, nenhuma surpresa:
1.Brawn GP - 96 pts, 2.Red Bull - 56.5 pts, 3.Toyota - 32.5 pts, 4.Ferrari - 20 pts, 5.Mclaren - 13 pts, 6.Willimas - 11.5 pts, 7. Renault - 11 pts, 8.BMW - 8 pts e 9.Toro Rosso - 5 pts

52 comentários:

O Vettel ainda é uma promessa. Hoje mostrou q ainda tem q comer muito asfalto.

Primeiro errou na primeira volta, segundo q a mudança de tática não deu certto pq não conseguiu ultrapassar o Button. E ainda queria gastar o equipamento para tentar ultrapassar o companheiro faltando quatro voltas.

O Rubinho abandonou a corrida para não tomar uma volta do Button. rsrs

Duas vezes avariou o cambio e a terceira vez q larga mal. Assim Button vai ultrapassar o recorde do Schummacher em vitórias numa temporada.

O desempenho do Rosberg foi surpreendente, assim como Trulli conseguiu se aproveitar das brigas por posições de quem estava na frente para ultrapassá-los.

Button venceria mesmo que Vettel e a RBR não cometessem nenhum tipo de erro.

Barrichello, que se vangloria tanto de sua experiencia adquirida nesses "trezentos" anos de F1, não soube largar, foi afoito ao tentar ultrapassar o Kova, estabanado ao bater no Sutil e recolheu com vergonha de tomar volta do Button.

Corrida chata....

Barrichello teve problemas mesmo, teve até um replay da TV ele faltou furar volante de tanto apertar o botão de largada.

E durante a transmissão ele falou no radio que tava sem a sétima macha.

Massa largou bem, só que o carro da Ferrari não conseguiu manter o ritmo, fez o que deu para fazer... Pelos tempos do fim de semana, e os da qualificação dava para ver que não dava para andar muito mais que aquilo.

Vettel foi bem, podia ter ganho se não fosse o erro da primeira volta. A estrategia de 3 voltas até poderia ter dado certo.... Porém parece que a configuração dos carros nessa nova F-1 torna mais difícil a ultrapassagem em corridas como a turquia.

Parece que no final o tal difusor cria tanta turbulência que ninguém chega perto.

Em fim, a corrida foi boa só para ver que o Nelsinho também sabe fazer uma ultrapassagem de vez em quando.

Este comentário foi removido pelo autor.

Sim, na camera deu para ver q ele ficou desesperado apertando o botão para q o carro saisse do ponto morto e as machas entrassem. Mas esse é o segundo problema dele com o cambio e a terceira largada ruim q ele tem. Ou ele não está sabendo usar o cambio, avariando a peça, ou os lotes defeituosos vai para ele e não para o Button, num processo de inspeção de qualidade promovida pelo Ross Brawn. rsrsrs



No ritmo q o Vettel estava dava sim para ele abrir vantagem, se tivesse ultrapassado o Button, e tentar disputar no último stint pela primeira colocação. Só me estranhei pelo fato de que a RBR dele ir muito mal no terceiro setor q era de baixa velocidade em comparação ao Button. Nas altas a diferença somava-se em 5 décimos. Talvez seja pq a parte mecanica da Brawn é imbatível no momento.

Deu para confirmar também que o motor Renault da RBR consome tanto quanto o motor Mercedes da Brawn.

E a McLaren, chegou ao limite do carro. O Hamilton já chutou o balde, jogou a toalha. E não ajudou em nada no desenvolvimento do carro. rsrsrs

"Foi a pior coisa que aconteceu para mim no campeonato. Estava em um momento bom, mas fiquei ainda mais perto com a evolução da Espanha. Estava confiante que aconteceria. Para piorar, a gente errou feio na sétima marcha, que era curta e o limitador tocava 8s por volta. Não conseguiria passar ninguém. aquelas tentativas de ultrapassagem eram desesperadas. Parecia uma corrida de kart, mas foi frustrante" - Barrica

Pelo q ele disse não foi problema no cambio, mas sim no cerebro. rsrsrs

O engenheiro do Vettel pra mim precisa urgentemente de um curso de reciclagem pq já é a 2º ou 3º corrida que erram na estratégia ou na eleiçao dos pneus.

Tanto é que perdeu posiçao pro próprio companheiro de equipe.

Sobre o Barrichello, nao sei...Tudo acontece com o carro dele. Nao vou falar em teoria da conspiraçao pq acho que realmente nao existe. Simplesmente o Button tem o c* virado pra Lua, enquanto o Barrichello...

Tanto pedimos pra que o Hamilton guiasse um carro mixuruca que olha aí: Desejo atendido! O fato é que MAL,MAL nao tá fazendo mas tá desistindo muito rápido...

Uma temporada mais ao lado do Alonso iria ajudá-lo...hahahaha

E o Button está conseguindo deixar a gente com saudades do ano passado!!!

Vejam, ele é melhor que o "Dick Vigarista", afinal está ganhando tudo, andando na frente, não comentendo erros, dando um shown no "espetacular" companheiro de equipe, etc, etc...

Piloto bom se aparece nos piores momentos... Desde A. Senna que não vi um piloto cometer algum erro ou alguma coisa sair errada e jogá-lo ao final do pelotão e ele saber sair da enrascada... É Rubinho, Massa, Hamilton, "Dick Vigarista", tudo o mesmo lixo!!! Não sabem ultrapassar sem acertar o adversário, não sabem colocar pressão e forçar o erro, não tem concentração para esfriar a cabeça e esquecer o que deu errado e partir prá cima com espírito renovado... Não sabem ganhar sem ter o melhor carro e alguns ainda perdem com ele em mãos!!!

É por isso que tanta gente tem saudade da F1 dos anos 80...

Análises GP Turquia:

Barrichello = afoito ao extremo, é a pressão vencendo a "experiência"... Tem que aprender a ficar quieto e deixar as coisas acontecerem, falou que até hoje na Turquia todos que largaram em terceiro ultrapassaram o segundo na largada, fica quieto e espera acontecer, queimou a lingua... "Desisto"!!! É o melhor companheiro que a McLaren pode encontrar para o Hamilton, imagine o desespero da equipe a cada largada!!!

Button = está acima da média esta temporada (apesar de ser ruim de dar dó!!!), que será marcada pelo competição inexistente pelo título devido aos méritos do carro e à incapacidade do companheiro de equipe de fazer alguma coisa...

Vettel = mas tem que aprender muita coisa esse alemãozinho, prá começar que tal "como se aquecer os pneus na volta de apresentação!!!"

Webber = estreará o filme "a volta dos que não foram"... Nunca conseguiu passar de promessa, talvez esta seja a última chance... Parece que não quer desperdiçá-la...

Ferrari = isso é para certos "comentaristas torcedores" aprenderem que Mônaco não serve de referência para carro nenhum!!!

McLaren = o que estão esperando para promover o De La Rosa a piloto principal para ter alguém na equipe que sabe acertar um carro???

Toyota = "fumo, vortemo e acabamo fondo"... Parece que acharam a "trilha" novamente...

Williams = será que encontraram o carro nas corridas???

RBR = conseguiram estragar a corrida do Vettel com aquelas 3 paradas suicidas... Será que estão tendo aulas com o "tio Ross"...

Globo = a cada transmissão eu fico me perguntando o que o R. Leme anda bebendo antes da corrida... Falar que a tática da RBR era interessante porque mostrava que a equipe não se contentava com o segundo lugar é acreditar no Barrichello!!! Aquilo é suicídio, e para um campeonato que o segundo só soma 2 pontos a menos que o vencedor é estupidez pura... Onde é que havia alguma chance de tirar mais de 30s do Button para compensar a parada adicional??? O campeonato ainda é longo e estes 2 pontos podem fazer muita falta no final do ano!!!

Sem querer ser massacrante para cima da RBR, mas para se fazer a tática de 3 paradas o piloto tem que fazer uma prova de "classificação"...

É assim, o Vettel fez a pole em 1:28'316"... Então ele tem que andar na prova no mínimo em 1:28'500", mesmo com o tanque cheio!!!

Não pode sair dos boxes e fazer 8 voltas em 1:29'alto... Tem que ter mais "capacidade"...

Mas ele tem tempo de aprender isso, já o Rubinho... Kkkkkkkk...

B'hengler

nessa das três paradas, acho q quem errou foi o alemão por ter topado e não ter dado conta.

Lee...

Quem faz a estratégia é o engenheiro do piloto, ele sabe o que se consegue virar com o carro mais leve ou pesado, combinado com pneus novos/usados e/ou macios/duros, é matemática pura...

Como o Vettel não cometeu nenhum erro aparente após a primeira volta mostra-se claramente que ele não tinha chances de alcançar o Button como ainda ele perderia a posição para o companheiro de equipe...

A tática para 3 paradas na Turquia teria que sair com pneus macios e parar na volta 12, fazendo mais dois stint's de 15 voltas com pneus duro e o stint final de 16 voltas com pneu duro... Tem que largar na ponta e se manter lá, abrindo o máximo possível até a última parada, andando sempre no limite e não cometendo erros...

A estrategia incial era de duas paradas.

Não tinha como o engenheiro prever q o Vettel não daria conta de ultrapassar o Button já q conseguiu tirar os dez segundos de vantagem. Se ele tivesse ultrapassado a tendência era abrir e quem sabe no último stint disputar pela posição.

Se o Vettel não tivesse cometido aquele erro na primeira volta, ia fazer a mesma corrida burocrática que o Button fez.

B´HENGHER, que saudades do SENNA e PIQUET, hoje vi o nelsinho defender uma ultrapassagem do LEWIS, foi bom demais até me emocionei, o BUTTON encorporou o SCHUMY tá bom demais.

B´HENGHER, que saudades do SENNA e PIQUET, hoje vi o nelsinho defender uma ultrapassagem do LEWIS, foi bom demais até me emocionei, o BUTTON encorporou o SCHUMY tá bom demais.

Faz muito tempo que o campeão não é o piloto que tem o melhor carro nas mãos. A última vez que vi isso acontecer foi em 1986. E antes disso, em 1982.

Sem comentários, B`Hengler parabéns bem lembrado.Que saudades da F1 dos anos 80 ,disse tudo!

Desculpe discordar aí Don Corleone, mas tem um alemão "Dick Vigarista" que além de só ter ganho 7 títulos com o melhor carro ainda se deu ao luxo de perder outros 3 com o melhor carro!!!

E mais, em 1988, 1989, 1992 e 1993 o campeão tinha o melhor carro...

Em 1987, 1996 e 1997 também!!!

Acho q O Alonso que nao quer mais nunca ter um companheiro de equipe talentoso como o Hamilton Pri,rsrs.Lee,concordo com seu comentario em relaçao a Barrica e em partes tbm em relaçao ao Vettel,eu mesmo tava nesse oba oba de Vettel o cara,q ele eh muito bom axo q eh obvio,mas eh inexperiente,e em momentos cruciais comete erros bobos,axo q mudei meu conceito em relaçao a Button,q vem esbanjando competencia na temporada,talvez sempre tenha sido um grande piloto e por conta de ter uma droga de carro nunca pode mostrar.Quanto ao engenheiro do Vettel,seria bom q pedisse uns conselhos ao Ross Braw,rsrs,pois geralmente se sabota o segundao,nao o primeiro piloto.Enfim,com o Barrichello nao tem jeito,e Massa com esse carrinho,temos de nós contentar com o Button reinando sozinho sem ver ninguem no retrovisor.

Durante a transmissão o engenheiro do Massa falou com ele pelo rádio pedindo para ele "frear menos" na última curva...

O que é isso!!! Prá que piloto na F1 moderna??? Desse jeito qualquer um pode ser piloto, basta a orientação do engenheiro, que vai avisar, "ei,pode aumentar a velocidade na curva 3 em 40Km/h, que o carro aguenta, ô mané!!!"...

Acabou-se a capacidade do piloto fazendo a diferença...

Sobre o Button, lembro bem da discussão que houve no blog a respeito da capacidade do "Dick Vigarista", pois segundo minha opinião ele nunca foi testado, sempre ganhou com o melhor carro e sem adversário dentro da equipe, e por isso ele não estava no meu "top 10" que tinha 11 pilotos (Kkkkkk)... E aí o Wallacy citou que poderíamos comparar o que ele fez com o Button, que sempre foi considerado um piloto mediano, e a partir da temporada 2009 ganharia tudo... E aí??? Agora o Button é melhor do que o "Dick Vigarista"???

O Button está entre os 10 melhores da história para alguém??? Se estiver beleza, mas se não estiver tem que tirar o "Dick Vigarista" dela também!!! Uahuahsuahshausahsua...

E agora???

Sobre o Barrichello, pelo que o Lee postou, eles erraram a relação de marchas, que chegava ao limite de giros do motor antes do final da reta e não permitia maiores aumentos de velocidade...

Que coisa né??? Não tinha isso nos treinos??? Só na corrida???

A FIA poderia abrir uma investigação na BrawnGP para ver se eles estão, de alguma maneira, tentando favorecer o "primeiro" piloto, o que o Ross Brawn já mostrou que gosta de fazer...

Isso daria uma chacoalhada na temporada... Não que o Rubinho esteja perdendo por causa da equipe, ele sempre perde para ele mesmo... É que ninguém perde todas... Niguém!!!

B´Hengler, acho que você não me entendeu ou eu não fui muito claro. O que eu quis dizer foi justamente que o campeão sempre tem o melhor carro, exceção a 1982 e 1986.

Discordo de você quanto aos títulos que Schumacher perdeu, que creio ser 1997, 1998 e 2006. Nessas 3 temporadas, a Ferrari não tinha o melhor carro. 1997 Villeneuve "lutou" para perder o título e quase conseguiu. 1998 e 2006 foram anos que a Ferrari começou mal e se recuperou quase no meio da temporada, depois da 5.ª prova, equilibrando a disputa. E tanto foi assim que os campeões de construtres foram Williams, McLaren e Renault, respectivamente.

Veja, essa é uma análise fria. Se for para falar só de "vigaretices" e afins eu não vou discutir, porque é campo para opinião de torcedor e cada um tem a sua (obviamente, discordo de você. Todo campeão tem um "quê" de vigarista e é por isso que Barrichello jamais será campeão).

Em suma, raras são as vezes em que o campeão da temporada não tem o melhor carro. Até os dias atuais, acho que podemos falar que o campeão superou o melhor carro em 1958 (Mike Hawthorn) 1976 (Hunt), 1982 (Rosberg) e 1986 (Prost).

Esqueci de incluir um na lista: Piquet, em 1983.

O Schummacher foi testado inúmeras vezes, em seu currículo tem corridas que estão na história da F1.

Já o Button é um piloto mediano que simplesmente está conseguindo aproveitar o melhor carro do grid.

Ele é do nível do Jackes Villeuneuve, acho q o Barrica consegue ser até melhor q esse canadense. Acho que muitos que passaram pela F1 sem conseguir nem ao menos um vice campeonato de pilotos conseguem ser melhores que ele.

O Hamilton até agora provou que é um piloto na média com potencial para ser um grande piloto, mas até hoje não passou disso mesmo ganhando um mundial, e que foi dado de bandeja pela Ferrari.

'B'HENGLER, estou achando que o SCHUMACHER está sacaneando o xorãozinho da BRAW,o SCHUMY tem contato direto com o ROSS BRAW,é ele está apertando o botão do rubinhoxororo na hora da langada acho que é por causa do livro que o rubinho ta escrevendo e diz que vai contar tudo e diz que nunca foi amigo do SCHUMY esse alemào não é facil.

Brizola...
Uahsaushaushshaashua... Essa é boa, muito boa mesmo!!! Mas o Ruizinho não precisa disso, ele se faz perder sozinho... Uahsauashsuahshaushau...

Don Corleone...
Não acho que o campeão de 1990 e 1991 tinha o melhor carro... Isso foi bem debatido na época e ficou claro que o melhor carro era a Ferrari em 1990 e a Williams em 1991, só para citar alguns exemplos...
Sobre o "Dick Vigarista" você esqueceu de incluir o ano de 1999, quando ele fraturou a perna porque o companheiro de equipe (Alesi) se recusou a ceder a posição e ele não soube fazer uma curva simples (olha quanta capacidade ele tinha)... E depois a equipe ficou trabalhando contra o francês que teria sido campeão não fosse a ajuda (negativa) da equipe!!! Tanto é que o mandaram embora ao final da temporada para contratar quem??? O nosso amigo "pé-de-chinelo"...
Nem todos os campeões eram vigaristas... Podem até ter feito alguma vigarice em função de "trocos" às falcatruas que foram vítimas... Mas um vigarista igual ao "Dick Vigarista" ainda está para nascer...

Lee...
Opiniões sobre o "Dick Vigarista" são opiniões... Respeito as contrárias à minha, mas o argumento do Button serve para defender o que sempre falei... O "Dick Vigarista" era um piloto mediano igual ao Button... Se aproveitou do momento mais negro da F1 para fazer a festa... É falcatrua na equipe, na pista, na FIA, ajudas "escusas" à Ferrari, etc... Por isso que ele, apesar da grande vantagem "estatística" sobre os demais pilotos, nunca é citado como o maior da história em avaliações frias...

A questão já nem é opinião, pq vc está simplesmente ignorando grandes corridas q ele fez. Corridas q nunca um mediano como o Button conseguiria.

E sobre o ano de 1999 que vc se refere. Você tem certeza que assistiu? Pq o companheiro dele era Eddie Irvine, e o acidente dele em Silverstone foi sozinho, em que ele perdeu os freios e passou reto na curva.

Depois que voltou, ajudou e muito para que o Irvine disputasse o título. Tnato que uma das grandes corridas dele foi na Malasia que conseguiu segurar o Hakkinnnen com um carro muito mais rápido, para que o Irvine abrisse vantagem.

Tá certo Lee...

Era o Irvine... Me enganei com o outro francês, mas náo muda nada na análise... Mas ele só ajudou ao Irvine ao final do ano porque sabia que não adiantava mais... A equipe já tinha deixado ele sem pneus durante a parada de box em outra corrida... Ele só estava fazendo figurinha...

Mas vai me dizer que o Button não está fazendo "grandes" corridas??? Daqui uns dias em uma corrida ele tem um problema em um pneu, vai para o box e faz uma troca a mais e daí se recupera "fantásticamente" sobre seus adversários munidos de umas carroças... Grande coisa!!!

B´Hengler, em 1990 a Ferrari não tinha o melhor carro. O que se falou foi que a Ferrari tinha o melhor carro para pistas de alta (Venceu em Paul Ricard e Silverstone). Depois da Hungria, quando a vantagem de Senna começava a ser mais expressiva, vinham as corridas em Spa e Monza. Ou seja, Prost tinha a obrigação de vencer as duas.

O que se viu foi um Senna espetacular nas duas corridas, anulando a vantagem da Ferrari e vencendo as duas provas. O campeonato naquele ano acabou em Monza, mas só foi decidido definitivamente no Japão.

Desculpe, mas a Williams de 1991 é o mesmo caso da Ferrari de 1998 e 2006. Só venceu na sexta prova, com o Patrese. Tinha um carro excelente no miolo das provas européias, mas a McLaren tinha mais carro para a temporada Tanto que, depois das 3 vitórias de Mansell, Senna venceu duas, em Hungaroring e Spa, fazendo com que não precisasse mais vencer para amealhar o tírulo daquele ano, o que acabou acontecendo.

Quanto a 1999, um acidente onde se sai reto numa curva fácil, sem esboçar qualquer reação de frenagem, não é pura barbeiragem, como você quis colocar. Você escreveria isso de Senna em San Marino/1994, mesmo não sendo torcedor dele? Eu, que não sou, jamais afirmaria tamanha inverdade. Mas tem muitos torcedores que só por torcer contra afirmam isso, o que é uma lástima...

Sobre as "vigaretices", é claro que os pilotos que se destacam tem algo de vigarista. Nem tudo é ação e reação. Na história, alguém sempre foi prejudicado/barrado por outro piloto, dentro da mesma equipe. Qualquer que seja o piloto ou equipe. Quer um exemplo? Pesquise sobre Ronnie Peterson e a Louts, em 1978. Ele foi contratado para ser o segundo de Andretti. O Sueco, na minha opinião, era mais piloto mas mesmo assim foi limitado por Colin Chapman (fazia a classificação mais pesado, com os pneus usados e por aí vai).

Agora, sobre os títulos de Schumacher, se ele é mediano, o que falar de Barrichello? Só foi vencido por Schumacher por causa da equipe? Você realmente acredita nisso? Ou o alemão era (e é) melhor?

E o Hakkinen, é igual? Apenas mediano? Venceu o carro? O campeonato de 2000 Schumacher deveria, então, ter vencido com "o pé nas costas", já que não tinha pilotos a altura?

E em 2003? Raikkonen estourava muitos motores? Mas o finlandês foi um dos mais regulares no campeonato, anotando vários pódiuns, a maioria em segundo... então Raikkonen é mau piloto? Foi prejudicado pela FIA?

E em 2006? Alonso então venceu um piloto apenas mediano? Ou venceu um grande campeão? Ou um heptacampeão fajuto? Então o espanhol não fez nada mais que a obrigação?

É bem complicado resumir 7 títulos mundiais a "sacanagens e afins", respeitadas opiniões contrárias.

Don Corleone...

Sobre o acidente ele não passou reto na curva, ele tentou a ultrapassagem no Irvine e seu companheiro de equipe resolveu dividir a curva igual a qualquer outro adversário, e aí ele acabou passando reto, numa barbeiragem sem tamanho mesmo... Foi isso... Na hora que teve o mesmo carro como adversário se deu mal...

Não, ele não foi melhor do que o Ruinzinho porque trapaceava sempre, não precisava disso porque o Ruinzinho sempre foi Ruinzinho... Ele é mediano porque o Ruinzinho é ruinzinho... Mas houveram algumas ocasiões em que, para não ser ameaçado por um piloto "Ruinzinho", eles deixaram o carro do cara macaqueado durante a volta de apresentação, não tinha pneus na posição adequada em suas paradas de boxes, mandavam encostar o carro para o "campeão" passar, trocavam o carro dele para o "campeão" pilotar o carro melhor acertado, sempre acabava o combustível de quem??? Sempre quebrava o carro de quem??? Etc...

Não sou e nunca fui fã do Rubens Barrichello, mas é estranho que o "Dick Vigarista" só foi campeão na Ferrari com ele companheiro de equipe!!! Algo parecido com 2009!!! O "pé-de-chinelo" é reconhecidamente um bom acertador de carros, não é???

Hakkinen era mediano também, mas um pouco pior do que o "Dick Vigarista"... E sobre os motores de 2003, eles não quebraram por causa do piloto, mas em função do desgaste - vale lembrar que a Mercedes ainda era relativamente nova na F1 naquele ano... É preciso se separa o que é fatalidade de falcatrua... O próprio campeonato de 2006 foi decidido por uma quebra do motor Ferrari no Japão!!! Só achei estranho que ele não tentou tirar o Alonso como fez com o Hill em 1994 e tentou fazer com o Villeneuve em 1997!!! Deve ter sido a idade!!!

Respeitadas as opiniões contrárias!!!

Uhaushasuashshaushua...

Bem, 2003 era a nona temporada da Mercedes em sua volta a F1... era pouca coisa mesmo...

Barrichello acertador? Eu não acredito nisso. E sobre 2009, palavras dele sobre o ocorrido ontem (no site do Tazio): "Para piorar a questão de hoje, erramos muito feio na sétima marcha, que era muito curta, e eu tocava o limitador por oito segundos por volta; eu não ia conseguir passar ninguém”.

Até onde eu saiba, ele falou em "erramos". Ele e a equipe fizeram a barbeiragem no câmbio.

Mas tudo bem... agora sei que Alosno venceu um cara apenas mediano. Nada de extraordinário, portanto.

Mercedes nova?

Ela entrou em 1993 como fornecedor de motores.

A parceria Mercedes-McLaren começou desde 95. Nos anos anteriores mesmo tendo menos tecnologia, não houve tanta quebra de motor.

O Raikkonnnen de fato é mediano. Hakkinnen conseguiu ser acima da média, mas bem longe de ser um dos grandes nomes da F1 de todos os tempos.

Mas repito, vc continua a ignorar corridas de Schummacher que entraram nos anais da história da F1. Coisa que só gente do naipe de Senna, Prost e outros tem para serem rememoradas por qualquer fã de F1.

E continuo a achar que vc não viu a temporada de 1999. Se no meu outro post era por estranhar sua confusão com os nomes e os fatos, Agora eu tenho certeza, porque Irvine nasceu na irlanda do norte.

É só procurar qualquer vídeo do acidente dele para você ver que ele perdeu os freios e a direção. Tem um da camera onboard, em que ele vira o volante e as rodas não se mexem.

Ele voltou exatamente na penultima corrida, que foi a da Malasia.

Bom, sem entrar nas questoes de mérito ou nao dos campeoes da F1, sobre o tema Button, sinceramente, de momento, pra mim continua sendo um piloto mediano com sorte.

Nao encontrou adversários à altura e nao fez nada demais para ser considerado o cara.

Só falta dirigir a Brawn com um braço pra fora, de passeio.

Vai vencer o Mundial?pode que sim,mas pra mim, como o B'Hengler comentou em um dos comentários acima, nao vai entrar na lista dos 10 melhores da história nem se quebarr todos os recordes...

Corrida meio chata, e Button volta a vencer... Acho que começa a exagerar está na altura de deixar outro piloto ganhar

B'HENGLER E DON CORLEONE, o SCHUMY é fera tirou a ferrari de um jejum de 21 anos temos que respeitar o cara e melhor falando O PIQUET pai tambem que foi campeão contra o leão e principalmente a equipe williams, igual ao SCHUMACHER vai demorar para aparecer, não tem desculpas olha o que o button tá fazendo ele tambem não tem concorrente e não está sendo um SCHUMACHER.

Brizola, eu também penso assim. Só o desafio de tirar a Ferrari do jejum já é um baita feito.

Para finalizar...

Lee...
A Mercedes não é nova, nem a Toyota... E mesmo assim os motores Toyota continuaram quebrando até recentemente... Eles buscam aumentar a potência e isso diminui a confiabilidade... A Mercedes em 2003 não tinha o conjunto adequado no momento... É isso... Me expressei mal, apesar que se comparar com os 50 anos da Ferrari 9 anos é novo, não???

Don Corleone...
O Alonso é melhor que o "Dick Vigarista", o fato dele ter sido campeão sobre o alemão não tira seus méritos de piloto excelente como ele é... E está no meu "top 10" com 11 pilotos... Kkkkkk... Quer que eu tire o Alonso pra colocar o "Dick"??? Não né!!! Kkkkkk...

Brizola...
Tú é suspeito prá falar do "Dick Vigarista", pois como torcedor do Piquet era natural que você torcesse contra o adversário natural do Senna... Uahsuahshau... Pena que não tivemos o verdadeiro confronto, apenas algumas "indiretas" que deixavam claro a disparidade!!!

B'Hengler

um dos carros que Fangio pilotou para ser campeão foi uma Mercedes. Tirando a Toyota, todas as montadoras ali tem experiencia em motores em alta performace para competições ou para rua.

A BMW fez milagre em 2001, já que fazia muito tempo que não preparava motores para F1.

B'Hengler, se Alonso está na sua lista de top 10 não é problema meu. Na minha não está e por uma razão muito simples: apesar de ótimo piloto (o mais talentoso do grid atual, na minnha opinião - mas não "milagreiro"), tem muita gente boa na frente do espanhol, como Fangio, Moss, Stewart, Clark, Brabham, Peterson, Lauda, Prost, Senna, Piquet, Fittipaldi... mas entendo sua paixão de torcedor.

Don Corleone...

A sua lista de top 10 também tem 11... E o "Dick Vigarista" também não está presente!!! Kkkkkkk...

Eu acho o Alonso melhor que o Fittipaldi, o Brabham e o Peterson, que não fazem parte da minha lista... Kkkkkkk...

Confere aí: Senna, Fangio, Clark, Prost, Piquet (pai), Stewart, Moss (o tetra vice), Lauda, Villeneuve (pai), Hill (pai) e Alonso...

E não é por "paixão de torcedor" não... Não acho o "Dick Vigarista" um piloto mediano porque torcia para Piquet e Senna, mas sim por dados técnicos, que já mencionei anteriormente... É uma opinião simples, que não vale nada... O "Dick Vigarista" não vai ficar sem dormir porque eu não acho ele lá essas coisas... Fica frio!!! Kkkkkk...

Shumi piloto mediano?Bom,com todo respeito,opiniao totalmente imergida de paixao de torcedor,comparar um genio como Shumi a Fernando Alonso q tomou um pau de um novato eh demais,Shumi corria bem na chuva,no seco,em todo tipo de pista,detonava na classificaçao,acertava carro.Shumi Who?Aquele heptacampeao mundial que quebrou quase todos os recordes.Alonso Who?O Bi campeao mundial q tomou pau de um novato.Coloca Alonso ao lado de pilotos como Senna,Lauda,Fangio,Clarck,Prost,Lauda e companhia chega a sim um insulto a esses monstros da f1,e compara o Shumi ao espanhol eh demais,tem q compara-lo aos genios como ele,os mencionados acima

Opiniões são opiniões Zuador...

Colocar o "Dick Vigarista" ao lado de monstros campeões (ou não, como no caso do Villeneuve e Moss) chega a ser um insulto também, não???

É por isso que o mundo tem graça, as opiniões divergem... Assim como o Button pode ser considerado um piloto mediano porque só tá fazendo miséria graças ao carro imbatível e ao companheiro de equipe apagado, o mesmo pode ser dito ao "Dick Vigarista", dentre tantas outras observações cabíveis...

Afinal, o Button está correndo bem na chuva, no seco, em todo tipo de pista, detona na classificação, acerta o carro, etc... Não é??? Só tá faltando o lado "negro" do "Dick", aí ele seria um clone perfeito!!!

Alguem que consegue ganhar uma corrida com o cambio travado na quinta marcha, os dados tecnicos dele devem mentir muito.

Pera um pouco, o Senna ganhou uma com o cambio travado na terceira marcha. Seguindo sua lógia de 1+1=1, o Senna não era lá grandes coisas também. hahahaha

Quero informar a todos o que aconteceu com o rubinho, o mesmo achou que a f1 tinha alterado a largada e não seria mais uma volta de apresentação e sim duas mas tudo bem , B'HENGLER gostaria de convidar vc a assistir ao GP de SÃO PAULO aquele que o SCHUMACHER encerou a carreira foram 16 ultrapassagens fantásticas e que o KIMI nunca vai mais esquecer, é só para lenbrar quem é o cara. LEE eu acho que o B'HENGLER nào gosta do SCHUMY.

Você acha, Brizola??? Kkkkk...

Você sabe muito bem que eu acho ele um lixo... Kkkkkk...

Ultrapassar com mais carro é relativo... Se bem que o Rubinho nem assim consegue!!!

E uma ultrapassagem não prova nada, qualquer piloto coleciona um monte delas... Até o Nelsinho fez uma na Turquia passando o atual campeão do mundo por fora!!! Tudo bem que ele estava mais leve e o outro pilotava uma carroça... Passou, né???

Se ultrapassagem não prova nada, se título não prova, o que prova? Só talento? E o talento não é relativo? Mais acima foi escrito que Alonso, "apesar" de ter ganho de um piloto mediano, é um piloto excepional.

No ano seguinte, Alonso perdeu para Hamilton. Vão dizer que foi culpa da equipe, mas o fato é que perdeu para um novato e não foi inteligente o suficiente para contornar a situação, sendo que ele tinha exemplos mais que suficientes para isso.

Pela própria lógica de algumas pessoas que consideram Schumacher "um lixo", isso "detonaria" o espanhol. Eu não penso assim. Nem para Alonso, nem para Schumacher, nem para Hamilton.

Cada ano é um campeonato diferente, uma história diferente, apesar de grande parte dos protagonistas serem os mesmos.

Mas classificar um campeão mundial de lixo, isso é puro despeito, coisa de torcedor mesmo, não de crítico. Já tive oportunidade de criticar o Hunt e o Damon Hill aqui no blog, dois pilotos que, na minha opinião, não mereceram ser consagrados como campeão mundial de F1. Mas daí ao "lixo" tem um abismo muito grande. Nem o Barrichello qualifiquei assim.

Lamentável.

P.S.: O engraçado nisso que Fernando Alonso suou para ganhar de um piloto "apenas mediano", um "lixo".

Tá bom Don Corleone...

Você venceu... Eu coloco o "Dick Vigarista" no meu top 10...

A contragosto... Mas em 10º... Só me diga quem é que tem que sair!!! Ok???

Kkkkkkk...

Não entendo porque tanto estresse por uma mísera opinião!!!

Não pedi para colocar no top 10 ou no top top... apenas acho que temos que ser um pouco mais coerentes. Você comenta com muito bem muitas coisas. Fica incongruente falar assim de um piloto. Cada um tem suas preferências, mas acho que não nos devemos nos cegar. Não é porque não se gosta de "a" ou "b" que deve-se menosprezar alguns fatos, certo?

Até mais.

B'Hengler e Don Corleone,

Gostei dos comentários dos dois, colocando pontos de vista e, principalmente, com educação, o que não é fácil atualmente neste mundo da internet.

A propósito, no meu Top10 está incluído o Schumacher. O Alonso, melhor piloto da atualidade, está no meu Top20, claro que o espanhol ainda tem chances de entrar no meu Top10, mas é difícil...

Mas se esses dois pilotassem naquela geração de 70/80, que foi exatamente quando me interessei pela F1, nossa... seria ainda mais sensacional. Mas, com certeza, o alemão não conseguiria todos esses títulos... se fosse campeão uma única vez já seria uma glória.

Abraços aos dois comentaristas e beijos na Pri pelo ótimo blog!

Hengler,respeito sua opiniao tbm amigo,e concordo com vc q se todo mundo pensasse igual seria um pouco chato,pois oq iriamos debater?hehehe,Seu comentario tem coerencia quando vc afirma q o Button ta muito bem e tal,mas alem do Shumi ter sete titulos e quase todos os recordes da f1 oq por si mostra o genio q ele eh,o Shumi tirava coelho da cartola,ultrapassava super bem,simplismente o cara,colocar um piloto como o Alonso que perdeu pra um novato na frente dele ao meu ver eh incoerente.Eu nem sou la muito admirador da pessoa do Shumi,assim como nao sou nenhum pouco da do Alonso,mas sinceramente,se Shumi nao tivesse se aposentado seria campeao nove vezes,com carros iguais Alonso perdeu pra um novato,novato esse q sem duvida eh o melhor piloto da atualidade,campeao mais jovem da historia da f1,porem,nao esta no meu top 10,abraços.

@Zuador...

O que defendo é que se as regras tivessem sido seguidas, o título de 1994 teria ficado com o Hill, sendo o alemão penalizado com a perda de todos os pontos e vitórias do ano, inclusive sendo excluídas de seu currículo...

Em 1995 a equipe estava irregular direto e o piloto não era punido... Tinha que ter havido o mesmo procedimento, exclusão total de equipe e pilotos...

Na Ferrari, ficou claro o favorecimento dele desde 1999, quando após o acidente a equipe trabalhou contra o companheiro de equipe, pois o campeão tinha que ser ele!!! E foram vários os episódios em que a Ferrari passou dos limites com o Barrichello, passíveis de punição...

Se tivessem seguido as normas de ética e boa conduta ele não teria passado de promessa na F1... Por isso é o "Dick Vigarista"... Tudo que for dito a respeito dele pode ser contestado por isso...

Ele era um bom piloto??? É relativo, ele surgiu como promessa na Benetton, que era a 3ª força na época, algo como o Kubica na BMW ano passado, venceu provas, fez bonito em meio a Senna e Prost, dois pilotos reconhecidamente consagrados, mas depois só foi alguém quando tinha o melhor carro e um companheiro de equipe "amarrado"...

Dá prá ficar questionando a vida inteira... Mas é apenas uma opinião...

Sobre o Alonso, ele perdeu para o L. Hamilton em 2007 por vários erros próprios, faltou segurar os nervos, mas a equipe forçou isso... Faltou um pouco de Piquet nele naquela temporada... Mas dizer que ele levou pau eu acho desonesto, a própria McLaren admitiu que quando parou de copiar o setup dele para o carro de L. Hamilton, o inglês perdeu mais de 0,5s por volta... Um campeonato assim desde o começo e teria sido uma barbada...

Mas o Alonso ficou imune à punição da FIA quanto ao escândalo da espionagem... No fundo era uma troca de informações entre engenheiros de equipes rivais, mas apenas um lado foi punido... Como o asturiano ajudou nas investigações foi inocentado, mas ele sabia o que estava acontecendo...

Por isso que o meu top 10 tem 11 pilotos, sendo Alonso o 11º... Um piloto que tem tudo para entrar ente os 10 primeiros, mas que precisa provar muita coisa ainda... Estes anos de Clio estão ajudando em muito para ele entrar entre os 10 melhores... Já o inglês que você se refere não fica nem entre os 30 melhores, por enquanto...

Na minha modesta opinião... Mas não tem nada de torcedor, é uma visão, um ponto de vista...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More