6 de jun. de 2009

Classificação - Gp da Turquia

A pole do Gp da Turquia ficou com o alemão Sebastian Vettel, seguido de perto por Jenson Button e Rubens Barrichello.


Como já prevíamos a pole foi decidida no detalhe, já que a diferença entre os 3 primeiros foi de apenas 0.263 décimas.

Vettel não foi recorde nos setores mas seu melhor equilíbrio de tempos foi crucial para largar na frente na Turquia.

A Ferrari mostrou que já pode ser considerada a 3ª "força" do campeonato colocando seus dois carros atrás da Brawn e da Red Bull.

Jarno Trulli conseguiu um bom rendimento de sua Toyota e foi o estranho no ninho entre as 3 melhores equipes.

Ao lado de Felipe Massa, que larga na 7º posição, Fernando Alonso mais uma vez se esmerou ao colocar uma estagnada Renault na Q3. A única "melhora" da equipe era um aerofólio dianteiro com leves mudanças e que para cúmulo, obteve piores resultados que o anterior.


A boa notícia parece ser a volta da equipe BMW na briga pelos 10 primeiros lugares, já que com a introdução do novo difusor, Robert Kubica voltou a colocar uma BMW na Q3.

Pro lado contrário parece ir a equipe Mclaren, que longe de melhorar na Turquia, piorou sua colocação: 14º, para Heikki Kovalainen e 16º, para Lewis Hamilton.

Os 10 primeiros do grid:
S.Vettel 1:28:316
J.Button 1:28:421
R.Barrichello 1:28:579
M.Webber 1:28:613
J.Trulli 1:28:666
K.Raikkonen 1:28:815
F.Massa 1:28:858
F.Alonso 1:29:075
N.Rosberg 1:29:191
10º R.Kubica 1:29:357

4 comentários:

Fiz uma comparaçao entre os tempos dos 10 primeiros na Q2 e na Q3 e "parece" que o Barrichello é o mais leve deles.

Trulli quase igual ao Massa.

Vettel mais pesado que o 2º,o 3º e o 4º colocado.

Vamos ver se as comparaçoes funcionam.

Já sairam os pesos... Vettel está mais leve...

Mas aí vem o motor Renault, que na equipe Renault está se mostrando mais econômico que a média, porém não sei se o consumo é menor devido às características do motor ou da gasolina utilizada pela equipe...

A RBR tem o mesmo motor Renault, mas não tenho a informação se ela também vem apresentando menor consumo de combustível...

Pri, tente confirmar o consumo para que eu poça fazer a tabela...

Baseado no consumo de 3Kg/volta a tabela fica assim...

Acho estranho esse valor do consumo estar tão alto, nas provas anteriores com pistas equivalentes era na casa de 2,6Kg/volta...

Por mais que a pista na Turquia é feita de pé embaixo, acho estranho...

.... Piloto .......... Peso ... Fuel ... Voltas ... %
01. S. Vettel ........ 649,50 / 44,50 / 12,83 / 22,13
02. J. Button ....... 655,50 / 50,50 / 14,83 / 25,57
03. R. Barrichello .. 652,50 / 47,50 / 13,83 / 23,85
04. M. Webber ..... 656,00 / 51,00 / 15,00 / 25,86
05. J. Trulli ......... 652,00 / 47,00 / 13,67 / 23,56
06. K. Raikkonen ... 658,00 / 53,00 / 15,67 / 27,01
07. F. Massa ........ 654,00 / 49,00 / 14,33 / 24,71
08. F. Alonso ....... 644,50 / 39,50 / 11,17 / 19,25
09. N. Rosberg ..... 660,00 / 55,00 / 16,33 / 28,16
10. R. Kubica ....... 664,00 / 59,00 / 17,67 / 30,46
11. N. Heidfeld ..... 681,50 / 76,50 / 23,50 / 40,52
12. K. Nakajima .... 680,40 / 75,40 / 23,13 / 39,89
13. T. Glock ........ 689,00 / 84,00 / 26,00 / 44,83
14. H. Kovalainen .. 665,00 / 60,00 / 18,00 / 31,03
15. A. Sutil .......... 668,50 / 63,50 / 19,17 / 33,05
16. L. Hamilton ..... 696,50 / 91,50 / 28,50 / 49,14
17. N. Piquet ....... 689,60 / 84,60 / 26,20 / 45,17
18. S. Buemi ........ 686,50 / 81,50 / 25,17 / 43,39
19. G. Fisichella .... 688,50 / 83,50 / 25,83 / 44,54
20. S. Bourdais ..... 701,00 / 96,00 / 30,00 / 51,72

Há que se considerar também que a Renault de Alonso e Piquet vai parar uma volta depois do que está na tabela, Alonso na volta 12 e Piquet na volta 27...

Se o mesmo se aplica à RBR nós veremos caso durante a corrida, o que pode significar muita coisa em relação ao Vettel, pois aí ele estaria com a tática idêntica a do Rubinho, e aí o grande nome para a corrida talvez seja o do Webber!!!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More