O momento "Guerra fria" que a Fórmula 1 vem enfrentando ultimamente não é o único de sua história.
Desde o surgimento da categoria em 1950, alguns fatos políticos ameaçaram o "bem-estar" da F1.
Hoje vamos falar sobre os últimos enfrentamentos entre FIA e FOTA - que já usaram outros nomes no passado.
A FOCA - Associação de Construtores da F1 - foi fundada em 1974 por Bernie Ecclestone, Max Mosley, Frank Williams, Teddy Mayer, Ken Tyrrel e Colin Chapman com o intuito de conseguir maiores benefícios comerciais para as equipes participantes do campeonato.
Ferrari, Renault e Alfa Romeo eram as únicas 3 equipes que não participavam de nenhuma Federação.
Foram eles(FOCA) que anos depois(1981) assinaram o primeiro Pacto de Concórdia - O Pacto de Concórdia, entre outras coisas, estabelece a distribuição dos benefícios comerciais entre as equipes participantes - com FIA.
O fato é que vários anos se passaram até que FOCA e FISA - Federação Internacional do Esporte Automobilístico, liderada por Jean-Marie Balestre - conseguissem se "entender".
A "guerra" começou porque as equipes queriam maior poder comercial dentro do esporte. Além disso, a FOCA discordava quanto as normas técnicas( motores turbo) que a FISA tentava implantar.
O primeiro grande enfrentamento chegou em 1980: GP da Bélgica.
Alguns pilotos, apoiados pela FOCA, decidiram que era absurda a obrigação de participar do briefing, exigido pela FISA, 1 hora antes do começo das corridas.
Os pilotos - entre eles, Fittipaldi, Prost, Laffite, Andretti, etc... - seguiam negando-se a comparecer ao briefing e não participaram da seguinte reunião em Mônaco. Sendo assim, a FISA ameaçou penalizá-los econômicamente.
Aos que decidiram participar dos briefings seguintes e se ausentaram apenas na Bélgica - Piquet, Rosberg, Reutemann, etc... - multas leves. Os demais tiveram penalizações um pouco mais duras e tinham, por obrigação, pagar as multas correspondentes antes do seguinte GP - o da Espanha - se quisessem alinhar seus carros.
A FOCA reagiu dizendo que a "regra do briefing" sequer havia sido aprovada no Tribunal da FISA.
Para garantir a participação, alguns pilotos pagaram a multa. Outros não.
A FOCA, liderada por Bernie Ecclestone, pediu aos pilotos que não participassem das reuniões.
A F1 chegava a Jarama(Espanha) sem nenhuma definição sobre os pilotos. Balestre deu uma coletiva afirmando que se mantinha o dito anteriormente: quem não pagasse suas respectivas multas, perderia suas licenças.
Apesar da tentativa de negociação entre FOCA e FISA, não houve acordo e decidiram, para "o bem do esporte" que a corrida em Jarama se celebraria, porém não seria "pontuável".
Depois de uma disputa entre a Federação Espanhola de Automobilismo(FEA) e a RACE (responsável pela realização do GP), a RACE usou de seus direitos políticos dentro do automobilismo e tomou para sí a responsabilidade de realização do GP.
O GP chegou a ser realizado como queriam a RACE e a FOCA, mas esse era o 1º assalto de uma longa luta entre bastidores...
No final desse mesmo ano, foi organizado pelas equipes da FOCA um Campeonato paralelo ao da FIA: o World Federation of Motosport.
Em Fevereiro de 81, a primeira etapa foi celebrada na África do Sul e o vencedor foi Carlos Reutemann, com uma Williams. Porém, a falta de interesse das televisões, a pouca presença de público e a falta de participação das marcas, fez com que o Campeonato não fosse adiante.
Por sorte, a FIA permitiu o retorno das equipes antes de que este começasse.
Porém, antes mesmo do início do Campeonato de 82, as coisas chegaram a seu ponto-chave.
A FISA introduziu no contrato das super-licenças dos pilotos uma clausula que prendia o piloto ao construtor ao qual foi contratado, ou seja, os pilotos teriam que conduzir para o construtor e não para outros, o que provocou uma "greve" da maioria dos pilotos, no GP da África do Sul.
Depois de várias conversas entre GPDA, FOCA e FIA a clausula foi retirada do contrato.
Outra "greve" deveria ter acontecido no GP de San Marino desse mesmo ano.
A corrida deveria ser considerada uma corrida de boicote à FISA e à falta de resposta com relação ao que exigiam as equipes (maior poder econômico e maior decisão com relação as regras técnicas da categoria), porém, alegando "obrigações com o patrocinador" muitos deixaram o boicote de lado e confirmaram suas participações no GP.
Ao final, apenas 5 carros cruzaram a meta.
Em 1983, o desencontro entre FISA e FOTA já havia acabado uma vez que o Pacto de Concórdia já havia sido assinado e as equipes já haviam se decidido pela utilização dos motores turbo, o que tão pouco durou muito por questões de segurança.
De qualquer forma, poderíamos dizer que o que estamos vendo atualmente na F1 é a mesma história de décadas atrás. O cenário é o mesmo, muitas das equipes também e, nomes, como os de Max Mosley e Bernie Ecclestone, também.
Basta saber se teremos o mesmo desfecho com as equipes( e os torcedores) saindo favorecidas.
Fontes:www.wikipedia.com - História da F1
www.thef1.com - GP de Espanha 1980 FOCA vs FISA
www.wikipedia.com - FISA-FOCA war
27 comentários:
Falar sobre a politicagem dessa F1 já está torrando a paciência.Sou MUITO fã do Piquet, mas essa foto dele...UI!!!!!
Eu ri da foto do Bernie, o penteado não mudou nada nesses ultimos anos. O comprimento dos fios devem ser milimetricamente cortados. rsrsrs
O problema principal é que quando algue fica muito tempo como presidente de alguma coisa, se transforma em ditador.
Tenho que admitir que Mosley e Ecclestone conseguiram transformar a F1 de um esporte "quase" amador na principal categorial automobilistica do planeta... É um mérito "quase" só deles...
E realmente, como disse o Lee, o problema está em encontrar alguém nessa fase de "transição" de poder, onde quem está não quer sair e tá cheio de "olho gordo" em volta... Foi assim na época do Balestre (que deve estar queimando no inferno!!!) e vai ser assim sempre...
Se eu fosse qualquer um desses dois aí eu pedia prá sair e iria fazer umas "festinhas"... Dinheiro eles já tem que chega para os próximos 200 anos!!!
Outra coisa...
Parabéns pelo post Priscilla...
Em pleno domingão você fazendo esse tipo de pesquisa que não é fácil e custa tempo!!!
Muito bom...
Excelente post. Gostei das expilcações que deste sobre a Guerra FISA-FOCA. Há já algum tempo que ando a querer fazer algo semelhante, mas o trabalho não me dá tempo para isso.
Agora veremos que tipo de paralelismo é que isto dará. Será que vamos ter boicotes como tivermos em Jarama 80 e Imola 82? Duvido, com o dinheiro que isto movimenta...
Poxa, que bom que vcs gostaram!
Tentei dar uma explicaçao simples e fácil de entender...
Sobre o Bernie...aheuaheuaheuha
Speeder, mas que seria MUITO interessante, com certeza!!!!
Já está na hora de um Basta! daqueles que verdadeiramente nos propiciam o espetáculo que é a Fórmula 1.
Vou dar os meus parabéns também. rsrsrs
Vc tentou explicar de forma simples e fácil e conseguiu.
@Eduardo...
Deixa o Latueiro e o Brizola verem essa foto do Piquet e eles vão cair matando na Priscilla...
Uahsauhasshaushua...
E prá colocar panos quentes (o que eu não costuma fazer - Kkkkkk)... "E depois o Senna que era gay"!!!
Kkkkkkkkkk...
B'HENGLER é sem comentários, me falaram que o SENNA foi ao banheiro, mudando de assunto pra essa formula 1 acabar com politica o PIQUET e o SCHUMACHER deveriam assumur a FIA ai vcs iriam ver a coisa funcionar .
LATUEIRO e EDUARDO , querem queimar o nosso tricampeão, o que a concorencia não faz.
E o pior é que logo eu fui levantar o assunto.Mas como conhecemos bem o Piquet, ele devia estar brincando com o fotógrafo.
Brizola, um cara que "traçou" várias divindades femininas nunca vai ter o filme queimado.
Já ouviram falar na lenda sobre seu affair com a Caroline de Mônaco?
Não precisamos dizer mais nada...
Agora, ele disse uma vez que quando o Ayrton chegou na F1, tinha sempre um cara esquisito com ele para "carregar" sua mala.Surgiram alguns rumores estranhos e logo o cara sumiu e apareceu em cena aquela modelo Marjorie Andrade.Dizem que foi contratada para desfilar ao lado do Senna.
Lembro que o Riccardo Patrese disse que esperava que o Senna se deixasse fotografar beijando a tal da Xuxa para pararem de falar "coisas" dele.
O que a concorrência vai dizer agora?Um abraço!
@Brizola e Eduardo...
Esse assunto dá mais pano prá manga do que saber qual dos dois era melhor!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
A Priscilla deve me adorar... Cada vez com mais polêmica...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Quem conhece o Piquet sabe que ele adorava aprontar com os fotógrafos... Lembra daquela vez que ele estava limpando o nariz e o câmera pegou... Imediatamente ele chupou o dedo... Outro dedo, óbvio, mas o objetivo era fazer o inesperado... Essa sempre foi a marca registrada dele...
Até quando brigava, lembra do soco no capacete do piloto em Hokkenheim (acho que o Jhonny Secotto - é isso???)... Deve estar doendo a mão dele até hoje... Dizem até que o estrago foi maior do que o muro de Indianápolis...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Sobre essa briga ridícula do Senna e Piquet prá saber quem era "mais" gay, isso foi fruto da mídia que precisava de polêmica para aumentar a audiência das transmissões da F1...
Se algum deles realmente foi gay isso era problema dele... Afinal, o c* era deles e eles podiam fazer o que quisessem com ele...
O que importa é que felizmente eu tive a oportunidade de acompanhar a carreira de dois dos maiores pilotos que a humanidade já presenciou... E, infelizmente, de um "Dick Vigarista" também... Mas os bons momentos daqueles dois compensaram com sobras as falcatruas do alemão...
Se tem um número que me persegue é esse tal de 13º comentário...
Sacanagem...
Tem outro também, mas como o assunto virou para o lado "gay" eu nem vou dizer qual é...
Sacanagem...
Se depender de mim, a partir de hoje, os comentários terminam no 12º ou no 23º...
Sacanagem...
hahahhahah...Ai B'Hengler....
Mas o bom dessas polêmicas é que elas realmente existem e sao boas de ser debatidas.
Quem aqui já leu o livro "Ayrton - o herói revelado"?
É excelente e explica um pouco essa história do "cara das malas" do Senna.
Recomendo a leitura.
Resumindo o PIQUET éra o corneta da f1, pena que no brasil ele e a imprensa não tinha bom relacinamento.
Mas a verdade é que o PIQUET é o melhor piloto que o brasil ja teve.
B'Hengler, meu amigo, tire esse ódio do coração.Desconfio que você deve achar que foi o Dick que fez o carro do Senna desviar para a Tamburello.Só com uma secada de olho.
Já repararam que muita gente quando não tem muito argumento para vencer alguém, acaba apelando para atingir sua sexualidade?
Aqui em Minas, os atleticanos não tem o que falar do Cruzeiro, logo apelam..."-Ah, todo cruzeirense é gay!".Melhor se ficassem calados e exigissem que seu timeco conquistasse títulos.
Quanto ao assunto se o Senna era ou não, o que temos com isso?O que importou foi seu legado e, claro, aquela ultrapassagem que ele tomou na Hungria em 86...
O piloto que levou um carinho do Piquet foi o chileno Eliseo Salazar, B'Hengler.O Senna também já deu um chega pra lá no Schumacher.Procure no Youtube.
@Brizola...
Eu acho o Senna melhor que o Piquet, apesar que este era um ótimo piloto e está no meu top 10... A briga é grande!!!
@Eduardo...
Agora tú me montou uma dúvida, afinal, tinha tanto artefato eletrônico proibido embutido naquela Benetton que tudo é possível... Kkkkkk... Ódio no coração é dureza!!! Kkkkk... Fique tranquilo que isso passa longe de mim... Estou até em dúvidas se você entendeu o que eu quis dizer, mas tudo bem... Não sou contra o "Dick Vigarista" porque torcia para o Senna e para o Piquet, sou contra porque ele ganhou roubando, e para mim a honestidade tem que estar acima de tudo... O que aconteceu ao final de 1994, 1995 e 1997 merecia um banimento do automobilismo...
Sobre o fato de se utilizar o argumento de "gay" quando se perde uma disputa inteligente não tenha dúvida, e se não me engano o Piquet utilizou isso contra o Senna porque este estava lhe roubando parte dos torcedores... Um golpe baixo que não surtiu resultados, ao contrário, só elevou a birra que o Piquet despertava nas pessoas devido ao seu ímpeto ser "meio" azedo...
O piloto perfeito, só citando os modernos e que a maior parte de nós acompanhou, seria um com a habilidade e determinação do Senna, a astúcia do Piquet, a inteligência e frieza de Alain Prost e a sorte do "Dick Vigarista"... E, obviamente, ter o Barrichello como companheiro de equipe...
Kkkkkkkkkkkk...
B'HENGLER E EDUARDO eu tenho gravado o SENNA stresadinho batendo no peito e dando de dedo na cara do GRANDE MICHAEL SCHUMACHER só porque o SCHUMY foi mais rápido que ele em bélgica e se o PIQUET tivesse junto com o SCHUMY tinha comprado a briga do SCHUMY .
Falou e disse!!
O Schumacher tem os seus méritos, mas fazer de tudo para ganhar não foi o melhor exemplo que ele deixou não.Jogar o carro contra o Banana Hill foi escandaloso, vergonhoso e merecia um castigo.
Contra o Villeneuve, ele teve o troco.Foi pego de surpresa e se deu mal.Lembro da narração do Gagá Bueno olhando o replay:"-Olha lá, Reginaldo,já passou!já passou!"
Ele é recordista sem sombra de dúvidas por que nunca teve um adversário a altura e com uma boa consistência.Faltou um Senna ou Stefan Bellof para lhe dar uma pressãozinha.Mas fazer o que, não é mesmo?
Agora, lembra que o Senna antigamente fazia a pole e depois ficava "dando voltas" para segurar os outros pilotos?Todo mundo já fez das suas trapaças.Mas como o alemão, ninguém foi tão longe e algumas vezes desleal.Mas hoje isso só serve para acalorar nossas sadias e educadas discussões, não é mesmo?Um abraço!
Caramba, o assunto principal eu esqueci de comentar.
Reza a lenda que um repórter perguntou ao Ayrton porque ele havia sumido da mídia no fim de 87/início de 88.Ele falou que se afastou para que "outro" piloto aparecesse mais, já que tinha sido campeão mundial.Piquet ficou sabendo e disse que o Senna sumiu foi para não ter que explicar porque não gostava de mulher.
O Senna rebateu dizendo que a então esposa de Piquet sabia que ele (Senna), era homem.O Piquet disse anos depois que sua esposa só não veio a público desmentir o Senna porque eles acharam melhor deixar o assunto pra lá.
E foi assim que começou essa história quase homofóbica.
Já pensaram que o Nelson Angelo correu sério risco de ser filho do Senna!?!?!?!?!?Nelson Angelo Senna?!?
@Brizola...
O pega do Senna no "Dick Vigarista" não foi na França em 1992??? E ele estava estressado porque o alemão tinha tirado ele da prova no "cotovelo" ao final da "reta torta"... Imagina, as Williams voando 2s mais rápidas por volta e um alemãozinho de "m&rd@" tirando o grande tricampeão da prova... Era um "Salazar da vida"!!!
Quando eu estava nos boxes da F-3000 em Interlagos/2002 fiquei louco tentando achar o "Dick Vigarista"... Aí ele ia ver o que era a ira de um torcedor de F1 indignado com suas falcatruas!!! Podem ter certeza que nunca mais ele pisava no Brasil...
@Eduardo...
Se o Nelsinho fosse filho do Senna ele seria bem melhor, né??? Estou até duvidando que ele seja filho do Piquet mesmo... Se eu fosse o Nelsão fazia um DNA...
@Latueiro...
Aparece aí prá gente... Assina o UOL que não acontecem estes "detalhes" na net... Kkkkk...
@Priscilla...
Agora fui o 23º... Por mim morreu aqui...
Hahahahaha....Pois entao eu quebro a escrita...
24º comentário! Pronto, o pior já passou...
Gente, que história é essa Eduardo:Nelson Senna?! hahahaha
Mas vc tem razao, no livro que eu comentei conta isso.
Sobre o Schummi, um dia faço um post sobre as maiores falcatruas do alemao.O que vcs acham?;)
Bjs
@Priscilla...
Vai fazer um post sobre as falcatruas do alemão!!!
Isso é impossível...
Vai ser um livro!!!
Uma enciclopédia!!!
Não tem espaço em toda capacidade virtual dos computadores do planeta para suportar tanta informação...
É mentira...
ahuaehuaheuhau
B'Hengler não entendeu a ideia da Priscilla... ela disse que fará um post relacionando as MAIORES falcatruas do alemão e não TODAS elas...
Como não sou fã do Schummy, embora reconheça grandes qualidades, deixo aqui registrado uma boa (média) falcatrua: GP de Mônaco em que ele finge bater o carro no fim do treino impedindo que qualquer piloto fizesse a pole... acho que foi isso.
Guilherme (RJ)
Postar um comentário