6 de jun de 2009

Cargas de Gasolina - GP da Turquia

Já temos as cargas de combustível do GP da Turquia. A "penalização" de combustível por volta, está em torno de 2,4 Kg.


1. Sebastian Vettel 649.5 Kg
2. Jenson Button 655.5 Kg
3. Rubens Barrichello 652.5 Kg
4. Mark Webber 656.0 Kg
5. Jarno Trulli 652.0 Kg
6. Kimi Raikkonen 658.0 Kg
7. Felipe Massa 654.0 Kg
8. Fernando Alonso 644.5 Kg
9. Nico Rosberg 660.0 Kg
10. Robert Kubica 664.0 Kg
11. Nick Heidfeld 681.5 Kg
12. Kazuki Nakajima 680.4 Kg
13. Timo Glock 689.0 Kg
14. Heikki Kovalainen 665.0 Kg
15. Adrian Sutil 668.5 Kg
16. Lewis Hamilton 696.5 Kg
17. Nelson Piquet 689.6 Kg
18. Sebastien Buemi 686.5 Kg
19. Giancarlo Fisichella 688.5 Kg
20. Sebastien Bourdais 701.0 Kg

Sendo assim:

Fernando Alonso sendo o piloto mais leve do grid, será o primeiro a parar em boxes.

Kimi Raikkonen marcou o 6º tempo, a frente de seu companheiro Felipe Massa tendo praticamente 2 voltas mais de combustível.

Apesar da pole de Vettel, as Brawn continuam sendo as "soberanas" do grid. Jenson Button ficou a 0.1 décima da pole do alemão estando praticamente 3 voltas mais carregado.

Lewis Hamilton desistiu da tática de largar mais leve e aproveitar o Kers e vai largar sendo o 2º mais pesado do grid, atrás apenas de Sebastian Bourdais.

26 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Agora com a foto do "blogger" tem que fazer uma pequena introdução ou a tabela fica toda torta... Uhasuahshashsuasha...

Tem certeza desse valor de consumo de 3,0Kg/volta, Priscilla???

.... Piloto ........... Peso .... Fuel ... Voltas ... %
01. S. Vettel ........ 649,50 / 44,50 / 12,83 / 22,13
02. J. Button ....... 655,50 / 50,50 / 14,83 / 25,57
03. R. Barrichello .. 652,50 / 47,50 / 13,83 / 23,85
04. M. Webber ..... 656,00 / 51,00 / 15,00 / 25,86
05. J. Trulli ......... 652,00 / 47,00 / 13,67 / 23,56
06. K. Raikkonen ... 658,00 / 53,00 / 15,67 / 27,01
07. F. Massa ........ 654,00 / 49,00 / 14,33 / 24,71
08. F. Alonso ....... 644,50 / 39,50 / 11,17 / 19,25
09. N. Rosberg ..... 660,00 / 55,00 / 16,33 / 28,16
10. R. Kubica ....... 664,00 / 59,00 / 17,67 / 30,46
11. N. Heidfeld ..... 681,50 / 76,50 / 23,50 / 40,52
12. K. Nakajima .... 680,40 / 75,40 / 23,13 / 39,89
13. T. Glock ........ 689,00 / 84,00 / 26,00 / 44,83
14. H. Kovalainen .. 665,00 / 60,00 / 18,00 / 31,03
15. A. Sutil .......... 668,50 / 63,50 / 19,17 / 33,05
16. L. Hamilton ..... 696,50 / 91,50 / 28,50 / 49,14
17. N. Piquet ....... 689,60 / 84,60 / 26,20 / 45,17
18. S. Buemi ........ 686,50 / 81,50 / 25,17 / 43,39
19. G. Fisichella .... 688,50 / 83,50 / 25,83 / 44,54
20. S. Bourdais ..... 701,00 / 96,00 / 30,00 / 51,72

Tem alguns erros aí, em função da diferença de consumo de algumas equipes, notadamente a Renault consome aproximadamente 5/10% menos...

Certamente Alonso para na volta 12 e Piquet na 27... Não sei se o mesmo pode se aplicar à RBR, conforme já foi mencionado no post anterior...

Analisando as estratégias do primeiro stint, pode-se perceber que praticamente todos os pilotos partem para 2 paradas, porém os nove primeiros podem alterar a estratégia para 3 paradas, principalmente os que estiverem à frente, como o Vettel e o Rubinho (para perder o lugar para o Button!!!)... Bourdais pode partir para 1 parada, mas tenho dúvidas se os pneus macios resistirão às 28 voltas finais da prova...

O interessante foi que após a classificação a RBR disse claramente ao Vettel pelo rádio que "finalmente a tática deu certo", o que eu traduzo da seguinte maneira - largar leve e andar no limite fazendo três paradas, pois só se faz isso estando bem à frente...

Avaliando-se o péssimo desempenho dos pneus macios, 3 stint's de pneus duros e 1 stint final bem curto (5/8 voltas)de pneus macio seria muito interessante do ponto de vista tático...

Obrigaod Raphael...

Me diz aí... É impressão ou o Rubinho andou aplicando um "butox" na cara???

PS: Favor não confundir "butox" com "ButtonX"... Kkkkkk...

Eu tenho uma leve impressão q a RBR consome bem mais que a equipe Renault, sendo a diferença para a Brawn e Toyota pouca.

Mas acho q mesmo q o Vettel parta só para duas paradas, se ele se manter na ponta na largada tem tudo para fazer barba cabelo e bigode.

Priscilla...

O Rodrigo Mattar do blog "A mil por hora" considera o consumo médio de 2,5Kg/volta...

Baseado nisso, os reais valores da tabela seriam estes:

.... Piloto ........... Peso .... Fuel .. Voltas ... %
01. S. Vettel ........ 649,50 / 44,50 / 15,80 / 27,24
02. J. Button ....... 655,50 / 50,50 / 18,20 / 31,38
03. R. Barrichello .. 652,50 / 47,50 / 17,00 / 29,31
04. M. Webber ..... 656,00 / 51,00 / 18,40 / 31,72
05. J. Trulli ......... 652,00 / 47,00 / 16,80 / 28,97
06. K. Raikkonen ... 658,00 / 53,00 / 19,20 / 33,10
07. F. Massa ......... 654,00 / 49,00 / 17,60 / 30,34
08. F. Alonso ........ 644,50 / 39,50 / 13,80 / 23,79
09. N. Rosberg ...... 660,00 / 55,00 / 20,00 / 34,48
10. R. Kubica ....... 664,00 / 59,00 / 21,60 / 37,24
11. N. Heidfeld ..... 681,50 / 76,50 / 28,60 / 49,31
12. K. Nakajima .... 680,40 / 75,40 / 28,16 / 48,55
13. T. Glock ........ 689,00 / 84,00 / 31,60 / 54,48
14. H. Kovalainen .. 665,00 / 60,00 / 22,00 / 37,93
15. A. Sutil .......... 668,50 / 63,50 / 23,40 / 40,34
16. L. Hamilton ..... 696,50 / 91,50 / 34,60 / 59,66
17. N. Piquet ........ 689,60 / 84,60 / 31,84 / 54,90
18. S. Buemi ......... 686,50 / 81,50 / 30,60 / 52,76
19. G. Fisichella ..... 688,50 / 83,50 / 31,40 / 54,14
20. S. Bourdais ...... 701,00 / 96,00 / 36,40 / 62,76

Sempre lembrando que tem que corrigir o Alonso para volta 15 e Piquet para a volta 33, permanecendo a incógnita da RBR...

Acredito que todos partam para 2 paradas, exceto o Bourdais...

Lee...
Também acredito que a corrida é do Vettel, e tenho muita desconfiança que o Webber fará companhia a ele por lá, no segundo lugar!!!

É isso aí B'Hengler...

Minhas informaçoes sao de 2.4, mas dá igual.

Desculpe a demora e obrigada pela tabela.

Já tô atualizando o post!

Mas esse 2,4 aí é da Renault!!! Uahsashashsshahhsau... Quer apostar???

E aí o Alonso fará apenas 14 voltas e o Piquet 32 no primeiro stint...

Hahahahaha...Pior que é mesmo!

Será que o Alonso arrisca 3 paradas?!

O Vettel acredito que nao, e o Barrichello espero que tenha aprendido.

O Button acabou tanto com a temporada de 2009 da F1 que até a participação dos "comentaristas" aqui no blog estão decadentes!!!

Acho que para se fazer 3 paradas tem que ter certeza que ninguém ficará à frente para impedir os tempos "voadores" de pneus novos e carro leve...

O Alonso largando em 8º pensar em 3 paradas seria suicídio!!!

E apesar de leve ele mal conseguiu acompanhar os carros carregados de gasolina do Rosberg e do Kubica!!!

Tem razao, B'Hengler!

Em tudo!rs

Vou ter que começar um forte boicote contra o Jenson Button...hahahahaha

Esse Button tah demais, bem q a Brawn podia errar na direção do desenvolvimento do carro. rsrsrs

Relembrando o meu palpite...

Dobradinha da RBR amanhã...

Vettel/Webber...

Mudando de assunto, vcs perceberam q esses aerofólios dianteiros largos tiraram completamente a graça das largadas? Os pilotos estão tão preocupados em não tocar q tirou boa parte da emoção.

E como sonhar não custa nada, Alonso fechando o pódio heuaheuaheau

Este comentário foi removido pelo autor.

Lee...
Aí é sonhar demais, mas bem que poderia, afinal, sonhar não custa nada...

Priscilla...
Sobre a tática do Alonso de 3 paradas eu até acho que ele tentou classificar-se na frente para partir para esta estratégia...
Mas ele deu uma escapada da pista, foi no Q3???
Se foi no Q3 ele comprometeu os pneus e por isso classificou-se tão mal com o carro leve...
E aí no início da prova ele vai partir com tudo prá cima de quem estiver à frente e não duvido da tática de 3 paradas mesmo...
Prá você ver como ninguém tem razão em tudo!!!

B'Hengler

Bem, se não estou enganado quase todas as provas do ano ele fez o Q3 de tanque vazio na esperança de conseguir uma terceira fila. Acho q é duas paradas msm. Mas como Turquia permite uma terceira, pode ser q ele tente. Pq na verdade ele tah é correnda contra o povo q tah com uma primeira perna muito longa.

Opa, ando sumido... E não é por causa do Button não!

Bem, não vou comentar o que já passou... Afinal já passou!

Nem vou dar palpite... Mais torço para o massa manter a hegemonia!

É Wallacy,

Apostei pelo Massa no Bolao, mas aho que se der Ferrari dá a de nº4. Raikkonen larga na frente e com mais gasosa...

Sobre o Alonso, acho que ele tentou a mesma tática que na CHina, mas dessa vez nao deu. Ele errou na Q3 mesmo, deve ter sido isso.

Acho que parte com os pneus macios, pra tentar pneus duros depois...

Vocês viram q o Rubinho abandonou para não tomar uma volta do Button? hahaha

Incrível a largada do Trulli e Rosberg mesmo mais psesados q dos pelotão da frente.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More