15 de fev. de 2009

Renault: Entrevista a Bob Bell

A Autosport.com fez uma entrevista com o Diretor Técnico da Renault, Bob Bell, onde ele despeja algumas dúvidas sobre o R29. Aqui, alguns trechos dessa entrevista:


- Depois de 2 sessões está satisfeito com o rendimento do R29?
"É verdade que não oferecemos uma boa atuação nos primeiros testes, mas isso não foi tão surpreendente, já que simplesmente levamos o carro para as pistas com um chassis temporal para fazer quilometragem, avaliar a confiabilidade e por o Kers em funcionamento. Portanto, não esperávamos que fosse competitivo já que estávamos aprendendo sobre o acerto". "Em conjunto acho que o que vimos até agora, é prometedor".

- Foi dada muita importância à parte dianteira do carro. Você acha que enfocou nisso da forma correta?

"Até agora não vimos nada no carro dos nossos rivais que nos preocupe muito ou que me faça pensar que tomamos o caminho errado".

- A equipe completou menos kilômetros que seus rivais. É uma preocupação, pensar que a equipe pode ficar atrás na "corrida" por melhoras?
"Acho que não. Falando sobre o Kers, a equipe fez um grande trabalho desenvolvendo o sistema nos bancos de prova e logo ao colocá-lo funcionando de forma confiável". "Pode ser que estejamos um pouco por baixo na kilometragem mas acabamos muito bem os testes de Jerez e completamos uma distância como de corrida na 5º feira e na 6º feira sem problemas, portanto, a essa altura não me preocupa muito".


- O calendário de provas da equipe mudou a pouco tempo dando preferência aos testes de uma semana antes de Melbourne. Porque tomaram essa decisão?
"Ao princípio tínhamos preparado um teste para a semana que vem em Barcelona, mas quando iniciamos o programa de provas vimos que realmente é melhor adiar esse teste e passá-lo para a metade de Março". "É difícil entender desde um ponto de vista lógico, porque teremos que levar o carro para Melbourne uma semana depois, mas nos dá mais tempo de desenvolvimento para conseguir novos componentes e prová-los antes de Melbourne. Tínhamos essa idéia como possibilidade e acho que é uma decisão que vale a pena".

3 comentários:

Achei interessante o que ele falou:
""simplesmente levamos o carro para as pistas com um chassis temporal para fazer quilometragem""
Bate com aquilo que Alonso falou no ano passado "o R29 do dia de lançamento não tem nada haver com o R29 que será usado na Australia"

Dá a entender que a equipe esconde realmente algo.
Alem dessa mudança de data do teste que a Renault iria fazer.
Provavelmente o carro definitivo aparecerá nesse teste (particular, creio eu) de março.

Bóa noite Aderson! somente agóra,estou me inteirando do circo da f1 novamente. Mas como eu apenas vi coméntarios, não posso formar uma opinião concreta sobre o ocorrido. Mas me intrigou o fato de quê...nos dois treinos até agóra feitos pela renault!! o carro não foi bém com Nelsinho...e não apresentar problemas com Alonso. Apenas coencidénçias ou o brasileiro vai ter que se virar novamente. Abs

Acho que, pelo que ele deixou a entender, as alterações previstas para o R29 são mais técnicas e menos visuais...

O desenho externo do carro é esse, mas devem surgir algumas alterações de última hora para reduzir o "Ctrl+C / Ctrl+V" até Melbourne, tipo no difusor traseiro, etc...

Agora, se eles deixaram para testar o carro definitivo somente na última semana, eu acho um erro estratégico muito grande, com sérios riscos de confiabilidade do conjunto...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More