2 de fev. de 2009

Problemas com o R29

Muito tem se falado sobre os problemas que o R29 vem enfrentando. Nem os próprios chefes da Renault sabem dizer se é um problema aerodinâmico, de pneus, de lastre, ou do que quer que seja.

Em umas primeiras declarações, Bob Bell, Diretor Técnico da Renault, falou sobre o porque do bico do R29 ser tão diferente dos outros carros:


"Em geral, esse aerofólios dianteiros tem se mostrado muito mais eficientes do que poderíamos pensar. Quando provamos a primeira versão no túnel de vento achamos que nunca geraríamos downforce suficiente com o aerofólio dianteiro. Em compensação, temos quase mais do que necessitamos".

Porém, já é oficial que a Renault tem problemas e já se fala inclusive de uma possível substituição desse bico tão comentado. Seria o "Plano B" que provocou dúvidas a uns dias atrás?

De qualquer forma, se isso for um fato só o veremos nos testes de Barcelona.

Fernando Alonso já tem suas primeiras impressões tomadas e, apesar de tudo, assegura que o R29 é melhor que aquele R28 que tanto trabalho deu ao princípio.

Pat Symons, Chefe de Engenheiros da Renault, em declarações dadas essa semana, disse que os dados recolhidos em Portimão foram decepcionantes mas que eles podem "fazer melhor".

Algumas declarações dadas nessa mesma entrevista fizeram com que aos seguidores da Renault em todas as partes do mundo, entrasse o medo:

"Não sei quais são exatamente as razões. O que sabemos é que com pneus macios não conseguimos os tempos esperados, mas não sabemos se é pelo carro ou pelos pneus".

O fato é que a Renault já "mexe seus pauzinhos" e esteve essa semana em um aeródromo para fazer alguns testes. É um exagero chamar de "teste secreto", já que foram apenas testes privados, como a Mclaren, por exemplo, está cansada de fazer.


O próprio Pat Symons esteve presente nesses testes e o objetivo era melhorar o comportamento do R29, no geral, deixando-o mais fácil de conduzir.

A Renault retoma os testes da pré-temporada na próxima semana(09), em Jerez de la Frontera, onde também estarão presentes Red Bull e Williams.

Segundo jornais espanhóis, o R29 já apresentará suas primeiras modificações aerodinâmicas.

O fato de ter sido a Renault a equipe que menos kilômetros fez durante os 4 dias de testes no Algarve, também pode estar "pesando" agora, na hora de acertar o carro.

Ao meu ver ainda não é momento para pânico. A própria Ferrari teve problemas no início de sua pré-temporada, em Dezembro, e já parecem ter solucionado o problema.

O fato é que já estamos em Fevereiro e a Renault terá pouco tempo para se colocar entre os melhores.

Aguardamos cenas do próximo capítulo, em Jerez...

Fontes:www.renaultf1.fr
www.as.com
www.f1today.nl

5 comentários:

A verdade é que Alonso só teve metade de um dia de treino para andar com os slicks. Nelsinho nem andou com eles. E só qdo os dois puderem testar bastante varios setups com os slicks é que poderão julgar o carro.

A Renault reformulou/corrigiu seu tunel de vento e usou o CFD para auxiliar na construção do R29, então é de se esperar que o carro tenha potencial.

Quem sabe com esse novo pacote aerodinamico e correções na suspensão haja uma grande melhora no carro.

E alem disso, a FOTA já pensa em dispensar a regra da proibição de testes, pelo menos em 2009, por causa do KERS. Se vingar essa ideia, as equipes terão possibilidades de melhorar seus carros.

Não sei não. Pode até ser um blefe da Renault. O desenho do carro é diferente dos outros. O bico é maior, as laterais arredondadas, o aerofólio um pouco maior. Se existir algum problema não deve ser muito grave.

Este carro de aparenccoa horrivel se mostrou bem pouco produtivo. Se os testes dentro da temporada continuarem proibidos ele pouco vai evoluir, por melhor que seja o Asturiano chorão. E nós sabemos que ele é bom.
Sei não... Me parece o canto do cisne da Renault na F1.

Cara Priscilla:

O pior problema deste carro é sua aparência, um dos carros mais horrorosos da F1... Sendo assim, o que vier de bom já é lucro.

Carro mal nascido em ano de corte radical de verbas é uma coisa complicada...

Quanto ao bico, houve o comentário de que a Ferrari estaria tentando colocar o KERS dentro do bico...

Não ficaria parecido com esse da Renault??? Será lastro mesmo???

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