GP da Espanha

Espanha volta a ser "território Alonso"

GP da China

Alonso vence o "quebra-cabeça" chinês

GP da Malásia

Vettel "dá o bote" em Webber e vence a corrida

GP da Austrália

Raikkonen vence a primeira do ano

Vodafone deixará Mclaren no fim da temporada

Parceria terminará após 7 anos

29 de fev. de 2012

TNT Energy Drink, nova patrocinadora da Ferrari

A Ferrari acaba de anunciar um acordo com mais um patrocinador. Se trata da TNT, marca de bebidas energéticas, que acompanhará a equipe rossa até 2014.


Com o acordo, a TNT passa a ser a 3º marca de bebidas energéticas a entrar no mercado da F1. As outras duas são Red Bull e Mad Crock

"A marca TNT está crescendo rapidamente e se está estabelecendo com um importante presença no mundo do esporte a motor. A paixão pela competição e o afán de superação são valores compartidos por ambas partes e será a base de uma associação bastante exitosa" - disse Stefano Domenicali através do comunicado.

Apostando pelo Brasil
A TNT é uma marca brasileira de bebidas energéticas que está se expandido cada vez mais através do patrocínio a vários esportes, com uma forte aposta pelo automobilismo do Brasil.

Atualmente, patrocina  a jovens promessas do kart brasileiro, pilotos da Truck series e a Tony Kanaan e a Helio Castro Neves, da Indy. 

28 de fev. de 2012

Ferrari e Red Bull não poderão testar na 2ª feira

Ferrari e Red Bull não poderão testar durante a segunda-feira, dia 5, em Montmeló, como tinham previsto.

As duas equipes começariam seus testes no dia 2, 6ª feira, para finalizar na 2ª feira, dia 5, algo que o regulamento da FIA não permite e que obrigou as duas equipes a voltarem atrás em suas decisões.


Segundo o artículo 22.4 do Regulamento Esportivo, a FIA estabelece que as equipes não podem treinar durante a semana anterior ao primeiro Grande Prêmio da temporada:

Art.22.4C - Não se poderão realizar testes em pista entre o começo da semana que precede o primeiro evento do Campeonato e o 31 de Dezembro deste mesmo ano.

À noite, Red Bull e Ferrari receberam a notificação da FIA e portanto, ambas equipes já ajustaram suas agendas para participar dos testes desta semana.

Pela Red Bull, Mark Webber estará nos dias 1 e 3, enquanto Vettel se colocará ao volante do RB8 durante a 6ª e o domingo. Na Ferrari, Felipe Massa pilotará durante a quinta-feira e o sábado, e Fernando Alonso durante a sexta-feira e domingo.

Vídeo: Kimi Raikkonen, um dos grandes de 2012

Ele está de volta! Depois de passar dois anos longe da Fórmula 1, o finlandês "mais simpático" está de volta para fazer a alegria dos fãs, dentro e fora das pistas.


Campeão Mundial em 2007, teve seu contrato com a Ferrari anulado em 2009 e, a partir daí, se dedicou ao mundo dos Rallys. Agora está de volta para ser um dos grandes em 2012.

Com vocês...Kimi "Iceman" Raikkonen!




O "Iceman" é o nosso 5º grande campeao do grid em 2012. Confira os outros vídeos da série!

- Vídeo: Lewis Hamilton, um dos grandes de 2012
- Vídeo: Jenson Button, um dos grandes de 2012
- Vídeo: Michael Schumacher, um dos grandes de 2012
- Vídeo: Sebastian Vettel, um dos grandes de 2012

27 de fev. de 2012

Lotus: Identificado o problema no E20

A equipe Lotus teve que se retirar dos testes coletivos, que aconteceram na semana passada, em Barcelona, no circuito de Montmeló, por um problema no chassis do E20.


O chassis que a equipe levou para Barcelona não foi o mesmo utilizado em Jerez e apesar da "gravidade" do problema não deram maiores explicações sobre o caso.

Porém, segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, o problema de chassis do E20 se encontrava na suspensão dianteira, mais precisamente nos suportes que unem a suspensão ao chassis.

Rumores apontam a uma tentativa de deixar o carro mais leve como a provável causa do problema no E20.

O abandono em Montmeló


A equipe Lotus descobriu a poucas horas de iniciado o treino em Barcelona que os problemas encontrados no E20 se tratavam de um erro no desenho do carro e decidiram se retirar dos testes para resolver os problemas de chassis na fábrica.

Novas datas para testes

Devido ao problema encontrado no E20 e o prematuro abandono dos testes em Montmeló, a equipe Lotus solicitou à FIA novas datas para recuperar o tempo perdido. Hoje mesmo estiveram em Silverstone e, de momento, se desconhecem maiores informações.

Ferrari e Red Bull: mudança de planos

Ferrari e Red Bull mudaram seus respectivos planos para os últimos testes coletivos antes do início do Mundial, na Austrália, no dia 18 do próximo mês.


Os testes estão programados para esta semana entre os dias 1 e 4 de Março, no circuito de Montmeló, em Barcelona. Porém, as duas equipes decidiram começar os testes um dia mais tarde e terminá-lo apenas na 2ª feira, com apenas as duas equipes em pista.

Através do Twitter, a equipe de Maranello anunciou que Felipe Massa pilotará nos dias 2 e 4, enquanto Fernando Alonso pilotará nos dias 3 e 5, fechando a pré-temporada.

A Ferrari também deu a conhecer que durante os dias 28 e 29 de Fevereiro estará em Montmeló para os "filming-days".

Temas logísticos para Red Bull

Após conhecer os planos da Ferrari, a Red Bull solicitou aos de Maranello testar com eles até segunda-feira, algo que foi recebido positivamente pela equipe italiana.

Segundo Christian Horner, os motivos pelos quais a Red Bull solicita testar em um dia diferente aos demais é por questões de logística.

Por tanto, veremos as duas equipes entre os dias 2 e 5 de Março, pela última vez, antes do início da temporada.

17 de fev. de 2012

Primeiro onboard do Mercedes AMG W03

A Mercedes vai soltando, aos pouquinhos, imagens do novo W03. O vídeo abaixo é o primeiro vídeo oficial do Mercedes AMG W03 e mostra o primeiro onboard do carro conduzido, nessa ocasião, por Nico Rosberg.

 

Detalhe do comentado bico do carro


Petrov é anunciado na Caterham no lugar de Trulli

A equipe Caterham anunciou esta manhã que Vitaly Petrov passa a formar parte da equipe como piloto titular na temporada 2012 da Fórmula 1 ao lado de Heikki Kovalainen.


Depois dos intensos rumores de que Vitaly Petrov podería substituir ao italiano Jarno Trulli no grid desta temporada na equipe Caterham, finalmente se confirmou a notícia, poucos dias após umas declarações de Trulli à Autosport, confirmando sua vaga na equipe.

Ainda não se sabem detalhes sobre o acordo entre Petrov e a Caterham e tão pouco sobre o futuro de Trulli que mesmo surpreendido(?) pela decisão, teve algumas palavras de agradecimento para toda a equipe:

"Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer a Tony, Kamarudin, SM Nasarudin, Riad, Mike e a todos na equipe por estas duas temporadas que passamos juntos. 


Estou muito orgulhoso de ter sido parte dela. Entendo a decisão que a equipe tomou e quero desejar a toda a sorte para a próxima temporada".


Sobre o mais novo membro da equipe, Tony Fernandes, comentou:


"Estamos contentes de receber a Vitaly em nossa equipe e emocionados pelo papel que tomará para ajudar a que a equipe dê seus seguintes passos em 2012 e por muitos anos mais. A primeira vez que nos encontramos ficou imediatamente claro que Vitaly entende e comparte nossa visão de como queremos que a equipe cresça".


O chefe da equipe Caterham também comentou sobre Trulli no comunicado oficial da equipe:

"Chegamos a um acordo com Jarno para finalizar nossa parceria com ele, mas ele sempre será parte de nossa família".


É a primeira vez desde 1970 que a Fórmula 1 começa a temporada sem qualquer italiano no grid.

15 de fev. de 2012

Mercedes revela parte do W03

Para segurar a ansiedade, ou para aumentar o murmurinho, sobre o novo Mercedes AMG W03, a equipe Mercedes soltou nas redes sociais algumas fotos do novo carro.


A equipe alemã está em contagem regressiva para a apresentação do W03, que acontecerá no dia 21 deste mês, coincidindo com o início dos testes em Barcelona.

Entre as fotos reveladas,vemos que pela altura do bico, a suspeita é de que a equipe de Ross Brawn também tenha optado pelo "degrau" na dianteira do carro, apesar do desenho do ano passado seguir mais o estilo do bico apresentado pela Mclaren. O outro detalhe, esse sim, nítido, é a dupla entrada de ar acima do cockpit, mesma opção utilizada pela equipe Ferrari no F2012 e que já vinha sendo testada pela equipe nos testes.


Clique para aumentar

Rumores sobre o novo carro

O fato de ser a última das "grandes equipes" em apresentar seu carro e ter espremido ao máximo o potencial do Mercedes, em Jerez ( foi a 4ª equipe que mais andou), mesmo com o carro antigo, faz com que o W03 seja um dos carros mais esperados, pelas novidades que pode apresentar.

A equipe alemã vem testando novas peças e soluções desde o ano passado e o próprio Ross Brawn já confirmou que o bico do novo carro será inovador.

De momento, a única novidade conhecida é uma espécie de F-duct no bico do carro.


Uma pequena "entrada de ar" evita a resistência aerodinâmica em alta velocidade e aproveita este ar canalizando-o para o aerofólio dianteiro que o redirige para outra parte, criando assim mais agarre. Algo que daria em torno a 5 ou 8 K/h a mais nas retas segundo Martin Whitmarsh, chefe da equipe Mclaren que se conforma ao afirmar que o sistema provavelmente será usado apenas pela equipe alemã: "Se começamos agora (a desenvolver) já seria muito tarde".


Faltam apenas 6 dias para que a dúvidas sejam resolvidas.


14 de fev. de 2012

Trulli não se preocupa com rumores sobre vaga

O italiano Jarno Trulli não parece estar muito preocupado com os rumores que colocam o russo Vitaly Petrov em sua vaga na Caterham nesta temporada de 2012.


Em declarações para a Autosport, Trulli afirmou nao temer por sua vaga na equipe:

"Entendo a posição de algumas equipes. Economicamente estamos passando por um momento difícil por todo o mundo e algumas equipes estando tendo problemas.


Não conheço a posição real das equipes, mas sim sei que tiveram que buscar patrocínios e pilotos pagantes, assim que, de momento, o que posso dizer é que tenho um contato com a equipe e seguirei testando.


Se algo diferente acontecer, espero que alguém da equipe venha e me diga logo, mas até o momento não tivemos nenhuma conversa sobre esse tema durante o inverno".

O nome de Giedo Van der Garde, anunciado como novo piloto reserva da equipe, também soa como "ameaça" para Trulli, que segundo dizem, também poderia perder o lugar de titular para o holandês. O fato de que Van der Garde provasse o CT01 em Jerez, antes que Trulli, só contribuiu para que os rumores aumentassem, ao que Trulli respondeu:

"Fecharam com o Van der Garde no último momento e é importante para a equipe ter um terceiro piloto com algo de experiência, portanto lhe deram a oportunidade de pilotar.


Realizou um bom trabalho fazendo quilômetros e com base nisso começaremos a programar os seguintes testes, porque estava previsto que eu pilotaria primeiro desde o principio".


13 de fev. de 2012

Saiba como está o grid para a temporada 2012

Com o anúncio da contratação de Dani Clos como piloto reserva da equipe HRT, restam apenas duas vagas para estar na Fórmula 1 na temporada 2012.

Entre os pilotos titulares todas as vagas já estão ocupadas. Ferrari e Mclaren ainda não decidiram qual reserva estará nos testes da sexta-feira.


Nesta temporada, os pilotos reservas e de teste, poderão ter mais contato com o carro ao ter o direito a pilotar o carro em alguns treinos livres durante a temporada.

Confira quem já está confirmado e as equipes que ainda devem anunciar seu pilotos!




Dani Clos, piloto reserva da equipe HRT

O espanhol Dani Clos é o escolhido da HRT para ser o novo piloto reserva da equipe.

O nome do espanhol rondava a equipe, também espanhola, desde o final do ano passado, quando inclusive participou com a HRT dos testes para jovens talentos.


Finalmente, Clos não pode garantir a vaga de titular na equipe, mas sim, participação durante toda a temporada como piloto reserva, com a intenção de ganhar kilometragem e experiência na Fórmula 1.

"Estou muito orgulhoso de formar parte da equipe HRT Formula 1 Team. É um grande passo na minha carreira esportiva, algo com que sonhei toda a minha vida e ao final começa a ser realidade. Estou impressionado com o trabalho que a equipe está fazendo, coisas fantásticas em um curto espaço de tempo. Desde que nos conhecemos nos testes de Abu Dhabi a equipe mudou muito e acho que é uma grande oportunidade e um orgulho formar parte dessa nova equipe. O que estão fazendo é algo muito importante para o automobilismo do nosso país e tem um grande potencial. Além disso poder estar ao lado do Pedro é muito importante para mim, já que ele e Narain podem me ensinar muitas coisas positivas para crescer como piloto".

Dani Clos, de 23 anos, participou por 3 anos da GP2, sempre com a equipe Racing Engineering, e terminou na 9ª posição geral na temporada 2011.

8 de fev. de 2012

Vídeo: Sebastian Vettel, um dos grandes de 2012

Ele já é Bi-Campeão Mundial de Fórmula 1 mas muita gente pensa que o alemão ainda tem muito o que mostrar na categoria. Os "super carros" criados por Adrian Newey parecem ofuscar o talento de Sebastian Vettel. Será?

Este ano ele é, novamente, o homem a ser batido!


Com vocês, o carismático "depredador de recordes": Sebastian Vettel!




 Não percam a conta! Nossa série de tributos chega ao nosso quarto grande campeão de 2012. Confira os vídeos anteriores:

 - Vídeo: Lewis Hamilton, um dos grandes de 2012
 - Vídeo: Jenson Button, um dos grandes de 2012
 - Vídeo: Michael Schumacher, um dos grandes de 2012

7 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Williams FW34

A equipe Williams apresentou esta mesma manhã, antes do início dos testes da pré-temporada, no circuito de Jerez, o FW34.

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O novo carro não é novo somente esteticamente mas feito por um time distinto ao que construiu o FW33 após o fracasso nos resultados do ano passado. A equipe sofreu uma grande reestruturação e segundo a própria Williams o novo carro não possui nem mesmo um 5% das peças que o FW33 utilizou.

Uma das principais mudanças está debaixo da tampa do motor: a Williams deixa para trás os motores Cosworth e volta a montar motores Renault. Essa parceria rendeu no passado 4 títulos de pilotos e 5 de Construtores.


O bico do FW34 também aparece com um degrau ao estilo Ferrari, bem quadrado, e com o "bico de pato", spoilers mais refinados e a traseira bem enxuta.



6 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Red Bull RB8

A "temível criatura" de Adrian Newey foi apresentada esta tarde, através de um vídeo, "a sociedade".

O novo carro da equipe Red Bull, chamado de RB8, é uma evolução do RB5, segundo o próprio Newey e como era de se esperar trouxe novidades.



Depois do anúncio de que a apresentação do RB8 seria online, desde Milton Keynes, o que se viu foram apenas escassas fotos de estúdio e um curtíssimo vídeo onde, muitas luzes, flashes e efeitos, "mostraram e  não mostraram" o RB8.



Do que se pode ver, a Red Bull manteve a tendência dos bicos com degrau, porém não com o "bico de pato". O bico do RB8 é mais curvado, mais estiloso e manteve na ponta o apêndice aerodinâmico já utilizado no ano passado: essas espécies de mini-aerofólios.

No "degrau" do bico, a Red Bull apresentou sua primeira, e mais falada até o momento, novidade: uma espécie de entrada de ar. As dúvidas ainda pairam sobre o mundo da F1 por descobrir a real função dessa entrada de ar. Adrian Newey afirmou que a entrada de ar é apenas para a ventilação dos pilotos dentro do cokpit.

 

Deixando a parte dianteira, na traseira apenas se pode apreciar que o RB8 mantém uma saída de ar principal na tampa do motor, que expulsa o ar bem em cima da base inferior do aerofólio traseiro, que é mais esbelta com relação ao RB7 e provavelmente mais baixa que a traseira do RB7. Digo isso porque parte da eficiência do Red Bull com os difusores sopradores era causada pela altura da traseira em relação à parte dianteira do carro.

Comparação RB7 x RB8
Clique para aumentar (foto-montagem: FormulaF1.es)

Apresentações 2012: Sauber C31

A Sauber apresentou na pista de Jerez de la Frontera o novo C31 de Kamui Kobayashi e Sérgio Pérez.

A apresentação convencional da Sauber mostrou um carro com as mesmas cores de 2011, mas com um desenho diferente que dificulta bastante a análise do novo carro.


O C31 se apresenta com o famoso degrau no bico do carro, dessa vez ao estilo Ferrari, bem acentuado e cm o "bico de pato", bem achatado na frente.


As laterais menos robustas com as entradas de ar em seu tamanho mínimo para um melhor fluxo de ar para a parte traseira do carro. Os escapes, são ao estilo Mclaren, com pequenas saídas ao final dos spoilers laterais, porém no C31, os escapes escondidos estão mais distantes do aerofólios traseiro, com respeito ao MP4/27.

Assim como aconteceu com a Lotus, a distribuição das cores no C31 dificulta um pouco a visão da parte mais exigida desta temporada 2012: a traseira.


Do pouco que se pode apreciar, a Sauber parece ter apostado por uma espécie de apêndice aerodinâmico entre a tampa do motor e o aerofólio traseiro.

Investigarei sobre o "sistema" em questão e atualizo assim que possível sobre a novidade.

[ATUALIZAÇAO]

Ainda nao se sabe a função daquele braço ligando o chassis ao aerofólio mas, voltando a parte dianteira do carro, o fotógrafo do site espanhol Car and Driver The F1 pode fotografar "isso":

Foto: Raúl Molina
Uma saída de ar justo no "degrau" do bico do C31. Através de uma entrada de ar logo abaixo do bico. A Sauber parece ter encontrado uma função extra para o "bico de pato" do carro.

Além disso, é possível notar em algumas fotos que, ao lado do cockpit do piloto, em cima dos radiadores (entradas de ar) existem ali uma espécie de "branquias" para melhorar a refrigeração.

Outro detalhe importante: A Sauber muda sua suspensão traseira de "push rod" para "pull rod". Sauber e Ferrari eram as duas únicas equipes do grid que seguiam utilizando o tipo de suspensão "push rod". Com as novas regras da FIA, ambas optam à opção "pull rod".


Comparação C30 X C31


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5 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Lotus E20

A equipe Lotus apresentou esta tarde o esperado E20, carro que será pilotado pelo campeão do mundo de 2007, Kimi Raikonen, e Romain Grosjean.

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A verdade é que a apresentação foi mais simplória que o esperado e a nova imagem do E20 foi vista finalmente através de um vídeo, que com certeza foi feito em outra ocasião que não hoje.

De qualquer forma, já temos o 5º carro do grid apresentado e tentaremos analisar o possível sobre as opções aerodinâmicas escolhidas pela Lotus.

O carro mantém suas cores do ano passado, o que dificulta muitíssimo a visão dos detalhes.

A equipe também optou pelo bico com um pequeno degrau, apesar de que mais suave e menos acentuado, ao estilo Force India e Caterham, simulando nem tanto um degrau mais sim uns "chifres" na parte dianteira do E20.

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A lateral do carro segue a tendencia de todos: radiadores muito mais discretos e spoilers menos robustos, para deixar espaço para que o ar flua pela parte de baixo das entradas de ar.

A parte traseira também está mais afinada e o que chamou realmente a atenção no E20 foram os exaustores. Os escapes são enormes e posicionados em uma parte alta da carenagem, direcionados claramente para o aerofólio traseiro, para conduzir o fluxo de ar e gerar o máximo downforce. Quanto mais alto o tubo de escape estiver, maior eficiência.

O vídeo da apresentação da equipe:





PS: Assim que a Lotus liberar fotos oficiais do E20, atualizo o post com novas detalhes.

Foto: HRT apresenta novo logo

A equipe HRT está passando por uma completa reformulação. Desde seu staff técnico, até pilotos, sede da equipe e diretores.Tudo!


Completando mais um trâmite dessa profunda mudança, a HRT apareceu em Jerez com um novo logo em seus caminhões. Se trata de um logotipo muito mais estilizado, onde predominam o dourado e o amarelo, o que nos leva a pensar que o carro de 2012 não se parecerá em nada ao F111 do ano passado.


Fotos vía twitter e facebook: @LosMiniDrivers

4 de fev. de 2012

Van der Garde, terceiro piloto da Caterham

O holandês Giedo Van der Garde foi confirmado, esta manhã, pela equipe Caterham, como terceiro piloto da equipe para a temporada 2012.


Van der Garde correu por 3 anos na GP2 e ano passado foi o vice-campeão da categoria. O nome do holandês parecia ser o favorito para ocupar o segundo lugar de piloto titular na HRT, mas finalmente foi Narain Karthikeyan quem ficou com a vaga.

Sem lugar no grid oficial da Fórmula 1 e com objetivo claro de estar na categoria em 2012, Van der Garde preferiu se unir à Caterham, com esperanças de conseguir um assento de piloto oficial já para a próxima temporada.

Declarações de Van der Garde no comunicado oficial da equipe:

"Estou muito feliz de fazer parte da família Caterham F1 Team e estou ansioso para dar esse seguinte passo na minha carreira na Fórmula 1. A equipe é nova e tem fantásticas pessoas.

Tony Fernandes é extremamente ambicioso e trouxe muitos profissionais que estão ajudando a equipe a crescer para ter êxito no futuro. Estou desejando começar a aprender com a equipe tanto fora como dentro do carro".

3 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Sahara Force India VJM05

A Sahara Force India lançou esta manha, no circuito de Silverstone, quase ao mesmo tempo que a equipe Ferrari, o VJM05, carro com que pretendem alcançar a 5ª posição do Mundial de Construtores (foram 6º colocados em 2011).

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Para isso, a equipe de Vijay Mallya desenhou um carro totalmente renovado com relação ao VJM04.

Com traços muito mais estilizados e suaves que o F2012, a Force India seguiu com a tendência do bico escalonado e achatado, apesar de arredondado, e adiantou uns pequenos aerofólios (apêndices aerodinâmicos), que dão suporte à aerodinâmica e que geralmente estão à frente da suspensão (onde colocam as câmeras de tv), para a ponta do bico do carro, dando a impressão de um "bigode".


Os spoilers laterais também sofreram a tônica até o momento: muito menos robustos e mais finos. Com a canalização do ar trabalhada desde a parte dianteira até a traseira do carro, a intenção é de que o fluxo de ar seja maior e melhor.









Na parte traseira do VJM05, o aerofólio é muito mais trabalhado obviamente para aguentar todo o downforce que o carro gerará sobre a traseira.


A Force India optou por um escape mais conservador que Mclaren e Ferrari, e inclusive que Caterham. É difícil precisar a inclinação dos tubos de escape (devem, por regulamento, estar entre 10º e 30º) mas é possível afirmar que a equipe indiana aposta pela expulsão de ar dos escapes por debaixo da parte principal do aerofólio traseiro.

Inclusive, na apresentação de hoje se pode observar um pequeno aerofólio "auxiliar" para ajudar  a manter o carro no pista (downforce).



Comparação VJM04 X VJM05

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Apresentações 2012: Ferrari F2012

A equipe Ferrari apresentou nesta manha o novo carro para a temporada 2012. Foi uma rápida e objetiva apresentação, onde conhecemos o F2012, nova denominação do carra rosso.

Apesar de não ser um carro agradável aos olhos, à primeira vista, o F2012 parece é um dos projetos mais "agressivos" até o momento apresentados, até mesmo pelo risco que a Ferrari assumiu modificando totalmente o novo carro frente ao F150º.

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O F2012 traz a mesma solução dianteira que a Caterham: um bico quadrado, achatado (bico de pato) e com um degrau para melhor condução do ar.

Seguindo na parte dianteira do carro, a Ferrari radicaliza em seu sistema de suspensões adotando finalmente a  Pull Rod (conheça mais sobre estas suspensões) como opção. Esse sistema é mais leve e permite um centro de gravidade mais baixo e, ao ter seus "braços" mais finos, permite uma maior passagem de ar para a parte traseira do carro, ponto importantíssimo da aerodinâmica principalmente este ano.




Outra fator comum entre os carros já apresentados são os spoilers mais afinados e os radiadores tao discretos para interferir o mínimo possível na resistência do ar. Assim como a Mclaren, a Ferrari optou por uma terminação mais longa dos spoilers. 


A questão é que a do F2012 é ainda mais longa, cobrindo totalmente os escapes, que se encontram o mais baixo possível na carenagem, possivelmente para aproveitar o ar quente nos condutos dos freios traseiros, produzindo o downforce direto nas rodas traseiras, sem que o difusor esteja envolvido.


Na parte alta do carro, acima do cokpit do piloto, o F2012 trás uma entrada de ar extra para refrigeração.




A parte traseira, de momento, é o mais chamativo do carro. Bastante afinada, graças em parte as novas suspenções, tem na tampa do motor sua principal saída ar, porém muito mais baixa que em qualquer outro carro, quase abaixo da parte baixa do aerofólio traseiro, para aproveitar também o ar quente, desta vez nos difusores, estrategicamente "não divulgados".


Esteticamente, o F2012 é muito mais quadrado que o F150º e tecnicamente, contém soluções arriscadas que de não sair bem poderiam comprometer a confiabilidade do carro durante a temporada.



Comparação F150º X F2012






*Acompanhe as apresentações através do @guardrailF1 ou através da nossa fanpage no Facebook!

Oficial: Karthikeyan correrá com a HRT em 2012

Com o anúncio oficial do acordo entre HRT e Narain Karthikeyan para a temporada 2012, o grid da Fórmula 1 se completa.


A vaga ao lado de Pedro de la Rosa, na HRT, era o único cockpit livre para 2012, para ser titular durante a temporada. Vários pilotos tiveram seus nomes envolvidos na tentativa de conseguir essa vaga -Petrov, Van der Garde, Alguersuari, Dani Clos,etc..- mas finalmente foi ele, Narain Karthikeyan, que já fez parte da equipe no ano passado, quem conseguiu a vaga definitiva.

O indiano leva para a HRT oito milhões de euros com o patrocínio da TATA, empresa que já patrocinou a HRT no ano passado e que seguirá como principal sponsor da equipe espanhola.

O fato de Karthikeyan ser indiano, a realização do primeiro GP da India e o mercado que essa situação pode ter, com certeza pesaram, também, para a decisão da equipe.

Palavras de Karthikeyan no comunicado oficial da equipe:

"Tivemos que trabalhar duro para conseguir isso mas estou muito feliz por formar parte do grid de 2012 junto com a HRT F1 Team. Fiquei satisfeito com o nosso bom rendimento no GP da India, com a minha torcida e, partindo desse resultado, espero poder conseguir avançando em 2012. Estive treinando forte desde então para estar preparado para me enfrentar as exigências da F1 se surgia a oportunidade. Estou contente por ter assinado com a HRT F1 Team. Com a nova direção, Pedro e a equipe, temos potencial para progressar. Temos que compreender que a Fórmula 1 é nova na India, recebemos nossa primeira corrida no ano passado e foi um êxito completo. Para seguir crescendo, a presença de um piloto indiano manterá o interessa ao longo da temporada. Estou orgulhoso por ter a oportunidade de conseguir uma conexão mais forte entre a India e a F1 uma vez mais".

2 de fev. de 2012

Vídeo: Michael Schumacher, um dos grandes de 2012

Mais um vídeo da pequena "série de tributos" aos seis grandes de 2012, aos seis Campeões Mundiais que estarão juntos no grid esta temporada.


Com 7 títulos na categoria máxima do automobilismo, é o maior detentor de títulos na Fórmula 1, superou recordes até hoje imbatíveis e também é conhecido como um dos pilotos mais polêmicos, dentro das pistas, na história da F1.

Enfim, Michael Schumacher não precisa de apresentações...




Veja também:

 - Vídeo: Lewis Hamilton, um dos grandes de 2012 
 - Vídeo: Jenson Button, um dos grandes de 2012

1 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Mclaren MP4/27

A Mclaren apresentou nesta manhã, o MP427, carro com que lutará pelo título com Red Bull e Ferrari, salvo surpresas.

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A apresentação aconteceu em Woking, na fábrica da equipe, e teve retransmissão online para todo o mundo.

Jenson Button e Lewis Hamilton foram os encarregados de destapar o novo carro da temporada 2012.

Apesar de ser uma evoluçao do MP4/26, o MP4/27 tem pouco em comum com seu antecessor graças ao novo regulamento especificado pela FIA. O bico é mais baixo e achatado, como o apresentado pela Caterham, mas sem o "degrau" que o CT01 apresentava.

A carenagem do novo carro é bem "limpa" e a parte traseira mais estreita com o aerofólio traseiro maior para suprir a falta de carga aerodinâmica que se perderá com a proibição do difusor soprador.

Os spoilers perderam seu formato em "L" e voltaram à forma convencional, mais alongados, porém com as tomas de ar ainda menores, com a intenção de deixar passar o máximo de ar possível para a parte traseira do carro. A parte dianteira inclui uma espécie túnel, um "T" invertido, debaixo do bico, para canalizar o ar. Este sistema já vem sendo usado há alguns anos pela equipe, mas dessa mais visível e trabalhado.


Ainda sobre a parte traseira do carro, a Mclaren também optou por uma saída de ar na tampa do motor, ao estilo Red Bull, e os escapes bem escondidos na carenagem do carro.

A equipe liberou muito facilmente fotos dos detalhes do novo carro, o que nos leva a pensar que para o primeiro Grande Prêmio, na Austrália, o MP4/27 não terá muito do carro apresentado.



Comparaçao MP4/26 X MP4/27


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