3 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Sahara Force India VJM05

A Sahara Force India lançou esta manha, no circuito de Silverstone, quase ao mesmo tempo que a equipe Ferrari, o VJM05, carro com que pretendem alcançar a 5ª posição do Mundial de Construtores (foram 6º colocados em 2011).

Clique para aumentar
Para isso, a equipe de Vijay Mallya desenhou um carro totalmente renovado com relação ao VJM04.

Com traços muito mais estilizados e suaves que o F2012, a Force India seguiu com a tendência do bico escalonado e achatado, apesar de arredondado, e adiantou uns pequenos aerofólios (apêndices aerodinâmicos), que dão suporte à aerodinâmica e que geralmente estão à frente da suspensão (onde colocam as câmeras de tv), para a ponta do bico do carro, dando a impressão de um "bigode".


Os spoilers laterais também sofreram a tônica até o momento: muito menos robustos e mais finos. Com a canalização do ar trabalhada desde a parte dianteira até a traseira do carro, a intenção é de que o fluxo de ar seja maior e melhor.









Na parte traseira do VJM05, o aerofólio é muito mais trabalhado obviamente para aguentar todo o downforce que o carro gerará sobre a traseira.


A Force India optou por um escape mais conservador que Mclaren e Ferrari, e inclusive que Caterham. É difícil precisar a inclinação dos tubos de escape (devem, por regulamento, estar entre 10º e 30º) mas é possível afirmar que a equipe indiana aposta pela expulsão de ar dos escapes por debaixo da parte principal do aerofólio traseiro.

Inclusive, na apresentação de hoje se pode observar um pequeno aerofólio "auxiliar" para ajudar  a manter o carro no pista (downforce).



Comparação VJM04 X VJM05

Clique para aumentar



4 comentários:

A expectativa é que em 2012, a equipe faça uma boa campanha e lute para ser a quinta força da Fórmula 1. Torço para isso.

Abraços.

Cada novo carro apresentado é mais horrível que o anterior!!!

Credo...

Só a McLaren que salva até agora!!!

De onde será que todos os engenheiros de diferentes equipes tiraram a mesma idéia???

Se isso não é motivo para uma investigação da FIA, o que será então???


PS: Feliz aniversário Latueiro...

Se for seguir a tendência dos anos anteriores a McLata vai ser mais uma vez decepção. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More