6 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Sauber C31

A Sauber apresentou na pista de Jerez de la Frontera o novo C31 de Kamui Kobayashi e Sérgio Pérez.

A apresentação convencional da Sauber mostrou um carro com as mesmas cores de 2011, mas com um desenho diferente que dificulta bastante a análise do novo carro.


O C31 se apresenta com o famoso degrau no bico do carro, dessa vez ao estilo Ferrari, bem acentuado e cm o "bico de pato", bem achatado na frente.


As laterais menos robustas com as entradas de ar em seu tamanho mínimo para um melhor fluxo de ar para a parte traseira do carro. Os escapes, são ao estilo Mclaren, com pequenas saídas ao final dos spoilers laterais, porém no C31, os escapes escondidos estão mais distantes do aerofólios traseiro, com respeito ao MP4/27.

Assim como aconteceu com a Lotus, a distribuição das cores no C31 dificulta um pouco a visão da parte mais exigida desta temporada 2012: a traseira.


Do pouco que se pode apreciar, a Sauber parece ter apostado por uma espécie de apêndice aerodinâmico entre a tampa do motor e o aerofólio traseiro.

Investigarei sobre o "sistema" em questão e atualizo assim que possível sobre a novidade.

[ATUALIZAÇAO]

Ainda nao se sabe a função daquele braço ligando o chassis ao aerofólio mas, voltando a parte dianteira do carro, o fotógrafo do site espanhol Car and Driver The F1 pode fotografar "isso":

Foto: Raúl Molina
Uma saída de ar justo no "degrau" do bico do C31. Através de uma entrada de ar logo abaixo do bico. A Sauber parece ter encontrado uma função extra para o "bico de pato" do carro.

Além disso, é possível notar em algumas fotos que, ao lado do cockpit do piloto, em cima dos radiadores (entradas de ar) existem ali uma espécie de "branquias" para melhorar a refrigeração.

Outro detalhe importante: A Sauber muda sua suspensão traseira de "push rod" para "pull rod". Sauber e Ferrari eram as duas únicas equipes do grid que seguiam utilizando o tipo de suspensão "push rod". Com as novas regras da FIA, ambas optam à opção "pull rod".


Comparação C30 X C31


Clique para aumentar

0 comentários:

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More