6 de fev de 2012

Apresentações 2012: Red Bull RB8

A "temível criatura" de Adrian Newey foi apresentada esta tarde, através de um vídeo, "a sociedade".

O novo carro da equipe Red Bull, chamado de RB8, é uma evolução do RB5, segundo o próprio Newey e como era de se esperar trouxe novidades.



Depois do anúncio de que a apresentação do RB8 seria online, desde Milton Keynes, o que se viu foram apenas escassas fotos de estúdio e um curtíssimo vídeo onde, muitas luzes, flashes e efeitos, "mostraram e  não mostraram" o RB8.



Do que se pode ver, a Red Bull manteve a tendência dos bicos com degrau, porém não com o "bico de pato". O bico do RB8 é mais curvado, mais estiloso e manteve na ponta o apêndice aerodinâmico já utilizado no ano passado: essas espécies de mini-aerofólios.

No "degrau" do bico, a Red Bull apresentou sua primeira, e mais falada até o momento, novidade: uma espécie de entrada de ar. As dúvidas ainda pairam sobre o mundo da F1 por descobrir a real função dessa entrada de ar. Adrian Newey afirmou que a entrada de ar é apenas para a ventilação dos pilotos dentro do cokpit.

 

Deixando a parte dianteira, na traseira apenas se pode apreciar que o RB8 mantém uma saída de ar principal na tampa do motor, que expulsa o ar bem em cima da base inferior do aerofólio traseiro, que é mais esbelta com relação ao RB7 e provavelmente mais baixa que a traseira do RB7. Digo isso porque parte da eficiência do Red Bull com os difusores sopradores era causada pela altura da traseira em relação à parte dianteira do carro.

Comparação RB7 x RB8
Clique para aumentar (foto-montagem: FormulaF1.es)

12 comentários:

Esse bico é muito feio. Esperava mais do Adrian Newey em termos de design. Mas o importante é o carro correr mais do q os outros e nos ultimos anos tem mostrado isso.

Um dos mais feios. kkkkkkkkkkk

Pois é...

Estava esperando esse carro e sai uma versão quase tão feia quanto a Ferrari!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Feio é.

Se a FIA tava preocupada com o bico alto no caso de um acidente em forma de T, ela não pensou que agora o piloto pode não se machucar com uma batida mas pode morrer de susto vendo um "ornitorrinco" vindo pra cima dele.


Agora, falando serio: se todo mundo tá usando é porque o troço funciona mesmo.

Todo mundo tá usando por um simples motivo. Quanto mais elevada for a frente do carro, maior é a pressão aerodinâmica gerada. Como todos os carros de 2011, exceto a maclaren, usavam esse artificio de ter a frente bem alta (no limite do regulamento), seria bem mais dificil para eles mudarem todo o projeto. Por isso q surgiram esse bico achatado para todos os carros.

Como a maclaren sempre usou um bico mais baixo, esse regulamento não deverá ter tanta influencia no seu projeto.

Ao menos o degrau tem alguma utilidade... Feio é, mas...

Eu disse lá no blog o que tem na tal caixa do correio do bico.

O Newey disse que o carro não seria tão feio quanto a Ferrari... hehehe

E certas cores devem criar mesmo uma ilusão, como a Lotus e essa RBR. Já a Ferrari toda vermelhona não dá pra mascarar a feiura.

Alguém acredita mesmo que a entrada de ar no degrau do RB8 é só para ventilar os pilotos?

Pri, acho q essa entrada de ar pode ser algum F-duct modificado....

Alguma utilidade tem q ter, duvido q o Newey colocou essa fenda só por causa da estetica uma vez que cria arrasto.

Hoje no 1° dia de teste, o RB8 foi o mais rápido em linha reta....

Pode ser feio pra cacete, mas parece q anda forte...

Newey ainda vem com o papo de o degrau diferente apenas para refrescar os pilotos.
Não sabia que ele fazia piadinhas assim :p

Olha, coloquei o seu blog na lista de blogs recomendados no meu :)

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More