3 de fev. de 2012

Apresentações 2012: Ferrari F2012

A equipe Ferrari apresentou nesta manha o novo carro para a temporada 2012. Foi uma rápida e objetiva apresentação, onde conhecemos o F2012, nova denominação do carra rosso.

Apesar de não ser um carro agradável aos olhos, à primeira vista, o F2012 parece é um dos projetos mais "agressivos" até o momento apresentados, até mesmo pelo risco que a Ferrari assumiu modificando totalmente o novo carro frente ao F150º.

Clique para aumentar
O F2012 traz a mesma solução dianteira que a Caterham: um bico quadrado, achatado (bico de pato) e com um degrau para melhor condução do ar.

Seguindo na parte dianteira do carro, a Ferrari radicaliza em seu sistema de suspensões adotando finalmente a  Pull Rod (conheça mais sobre estas suspensões) como opção. Esse sistema é mais leve e permite um centro de gravidade mais baixo e, ao ter seus "braços" mais finos, permite uma maior passagem de ar para a parte traseira do carro, ponto importantíssimo da aerodinâmica principalmente este ano.




Outra fator comum entre os carros já apresentados são os spoilers mais afinados e os radiadores tao discretos para interferir o mínimo possível na resistência do ar. Assim como a Mclaren, a Ferrari optou por uma terminação mais longa dos spoilers. 


A questão é que a do F2012 é ainda mais longa, cobrindo totalmente os escapes, que se encontram o mais baixo possível na carenagem, possivelmente para aproveitar o ar quente nos condutos dos freios traseiros, produzindo o downforce direto nas rodas traseiras, sem que o difusor esteja envolvido.


Na parte alta do carro, acima do cokpit do piloto, o F2012 trás uma entrada de ar extra para refrigeração.




A parte traseira, de momento, é o mais chamativo do carro. Bastante afinada, graças em parte as novas suspenções, tem na tampa do motor sua principal saída ar, porém muito mais baixa que em qualquer outro carro, quase abaixo da parte baixa do aerofólio traseiro, para aproveitar também o ar quente, desta vez nos difusores, estrategicamente "não divulgados".


Esteticamente, o F2012 é muito mais quadrado que o F150º e tecnicamente, contém soluções arriscadas que de não sair bem poderiam comprometer a confiabilidade do carro durante a temporada.



Comparação F150º X F2012






*Acompanhe as apresentações através do @guardrailF1 ou através da nossa fanpage no Facebook!

7 comentários:

Já vi que o Massa vai reclamar dizendo que ainda não tiraram o limitador de velocidade de seu carro. he he he

E olha que o carro está bem modificado em relação ao anterior...

Feio demais esse bico...

espero q o adrian newey tenha pensado em algo melhor.

Meu deus do céu... Os caras copiaram a Caterham... que ridículo este bico.

Já vi que essa tranqueira feita com Lego vai me dar muitas alegrias em 2012, com o Choronso ficando pra trás!!!!

Sinceramente, torço pra ninguém mais apresentar esse desenho de bico medonho.

Saudade de quando lançaram os aerofólios limpa neve e a gente ainda reclamava...

Olha aí de onde veio a inspiração para essa jabiraca rossa:

http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/02/no-comments-228/

Projeto de Vanguarda, não acham???

E olha a Force India aí gente:

http://papayaorange.com.br/2012/02/contenders-ferrari-f2012-e-force-india-vjm05/

Kíêkéýülççôn!!!

A moda pegou, estamos ferrados!!!

Como disse o Eduardo de Campos, "saudade de quando lançaram os aerofólios limpa neve e a gente ainda reclamava"...

Literalmente, "é pá cá bá"...

O carro é feio, mas se ganhar o pessoal nem vai ligar para isso.

Abraços.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More