3 de nov. de 2008

Volta final do GP Brasil 2008

Última volta do Gp Brasil. Olhando por vários blogs e páginas relacionadas com a F1 espanhola e brasileira, li vários comentários - não todos hein?! - que acreditam em uma "entregada" de jogo de Timo Glock.

A palavra "timo" aqui, significa "estafa", assim que vocês já podem imaginar como vão os comentários. Mas como disse antes, os comentários são de espanhóis e brasileiros.

Analizemos brevemente a última volta. Aqui temos o vídeo da última volta. Mais precisamente dos momentos finais...



A equipe Toyota foi a única a arriscar e a não trocar os pneus quando a chuva começou. Lhes sairía genial se a chuva tivesse parado, coisa que não aconteceu.

Olhando a telemetria, Timo Glock e Jarno Trulli fizeram a última volta praticamente com o mesmo tempo:

Glock - 1:44:731 Rodava em 4º e caiu pra 6º
Trulli - 1:44:800 Rodava 7º caiu pra 8º

Os demais pilotos rodaram em 1:25. Barrichello com pneus de chuva extrema chegou até a rodar 1:22 altos, mas isso não vem ao caso.

Para quem viu Robert Kubica passar como um avião por Vettel, Hamilton e Glock e achou que também estava com pneus de seco, se enganou: O polonês parou na volta 64 pra fazer sua troca.

Deixo pra vocês os números exatos da última volta desses 3 pilotos chaves na decisao: Glock, Vettel e Hamilton.

Foram 18 segundos tirados em apenas 1 volta. Na minha opinião não há como achar culpados aí. E pra quem diz que Glock e Hamilton são amigos, lembram das declarações do alemão depois de Monza?


Fonte: Formula1.com

15 comentários:

Só houve esta confusão porque durane a transmissão da Globo o Luciano Burti disse que o Kubica estava com pneus para pista seca...
Eu fui um dos enganados e me redimi...
De qualquer forma o Kubica ajudou bastante o Massa, porque a manobra dele, um retardatário, em cima do Vettel e Hamilton foi um pouco inexplicável...
Valeu a tentativa dos pilotos da Toyota, se desse certo seriam beatificados...
Como não deu...

Priscila, vou linkar você, desculpe-me, é que esqueci.... não tenho a memória muito boa...

"B" ( vou te chamar assim que é mais fácil),

Eu vi seu comentário sobre o Kubica. Mas nao se preocupe nao foi só vc que achou isso nao...

Wanderson,

Tranks!

Bjs

O Fabio Seixas que estava no autodromo, foi lá no carro do Glock e viu os pneus do carro.
Tavam no bagaço, sem condições nenhuma.
Não tinha jeito mesmo.
E se o Glock tivesse parado pra botar pneus intermediarios, tinha dado a mesmo coisa: Hamilton Campeão.
Sabe o que fez falta nessa corrida??
As duas BMW.
Essas sim, fariam uma diferença enorme em favor do Massa.


Minha gente, em vez de reclamar-mos do Glock, vamos reclamar do motor Ferrari que deixou Massa a pé na Hungria e do pirulito eletronico, causador daquela lambança em Cingapura.

Você pode chamar como quiser, Pri...
Apesar que é uma desconfiguração da minha pessoa... (então chama de "Engler")...
Se pedir para os irmãos Rodrigo e Ricardo Sperafico sobre os B'Hengler eles terão um monte de histórias para contar...
Já que os citei, será que há chance de mudar o nome da curva do Café, em Interlagos, para Sperafico???
Seria uma grande homenagem ao Rafa, um cara fantástico e que só quem teve a oportunidade de conhecer sabe o que estou falando...
Seu blog é muito bom...
Abraços...

Cara Pri:

Essa história de que o Glock entregou e etc e tal só pode ser brincadeira de quem emite uma opinião estapafúrdia dessas. Imagina...isso é papo de torcedor esporádico que vê a F1 só quando todo mundo vê. Glock foi ousado, apostou em uma tática de não trocar pneus que esteve a uma subida e uma parte de reta de dar certo e nada mais...O resto é papo furado.

A confusão ocorreu, pois o Burti falou que o Kubica estava com pneu pra pista seca e na verdade ele fez a troca.

Entendo que ontem ocorreu a mesma coisa que na Belgica. Agente viu qual a diferença de rendimento de um carro com pneus de seco e de chuva. Em Spa, o Alonso tirou 35 segundos em uma volta.

Voce tem o tempo de volta nas ultimas tres voltas, por favor? Quero ver a diferença de rendimento. Entendo que o Hamilton foi campeao merecidamente.

Profissa este post hein?
Grande trabalho Priscila.

Priscilla...esse assunto sobre o glock! é a tentativa ém vão, de querer manchar, um titulo que convenhamos...era para ter sido ganho bém antes. Assim como o sr: galvão bueno tentou desmerecer a conquista de hamilton. Também sofri com a perca do titulo...mas ele ficou com quém mereceu e foi um ponto melhor que o brasileiro. Agóra não venham me dizer que kubica tentou recumperar posição!! para quém almeja ser um vencedor na catégoria!! atitude totalménte anti-esportiva pra cima de hamilton[ultrapassar é uma coisa! fechar é outra]abs

Aristoteles,

Só posso te passar os tempos da penúltima e da última volta:

PENÚLTIMA
Glock 1:28:041
Vettel 1:25:221
Hamilton 1:25:567

A ÚLTIMA
Tá no post

Se quiser dá uma olhada nesse link
http://www.thef1.com/noticias/noticias-2008/noviembre/balance-gp-de-brasil-lo-que-dicen-los-numeros

Bjs a todos

OBS: B'Hengler nao estaria mal se tivessem esse detalhe,viu?!APOIADO!

So uma coisa, eu gostaria que vcs olhassem se o carro da Force India trocou os pneus para pista molhada nas ultimas voltas, eu estava olhando o G. Fisichella deu uma entrevista e deu a entender que ele tava com pneus pra pista Seca no final e fez um tempo de 1:32.470 na ultima volta....

olha a Entrevista
http://www.abril.com.br/noticias/esportes/f1-nelsinho-deixa-interlagos-falar-imprensa-168793.shtml

- Foi uma corrida excitante, com muitas coisas acontecendo. Fizemos a escolha certa colocando pneus para o seco após a saída do safety car. Esta parte da corrida foi fantástica, ainda que fosse difícil dirigir na primeira parte do circuito. As curvas um e dois estavam particularmente ruins, quase impossíveis de manobrar, mas o resto do circuito não estava tão ruim. Infelizmente, no primeiro pit eu tive problemas e perdi posições. Na chuva do final nós tentamos arriscar com os pneus pra seco porque não tínhamos nada a perder. Apesar do resultado, fizemos uma largada excelente e podemos ficar satisfeitos com nossa performance - disse ele.

Ué, engraçado Junior pq a relaçao de pneus usados dada pela Bridgestone foi:

Mclaren - Chuva
Ferrari - Chuva
Renault - Chuva
BMW - Chuva
Toro Rosso - Vettel:Chuva
Bourdais:Chuva extrema
Williams - Chuva
Red Bull - Chuva
Toyota - Seco
Honda - Chuva Extrema
Force India - Chuva Extrema

Assimq eu sinceramente, temos que averiguar...

Olhando em outro blog, a tradução correta do que o Fisichella disse é: "tentamos arriscar com os pneus porque não tinhamos nada a perder"...
Arriscaram com os pneus de chuva extrema...

Priscilla,
Sugestão para quem gosta de informação NOS MÍNIMOS DETALHES:
O InfoRace do site Grande Prêmio tem uma quantidade enorme de dados, incluindo:
- tempo de todos os pilotos, volta a volta,
- tipo de pneu utilizado, volta a volta.


InfoRace:
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/inforace/

Bjs

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More