13 de nov de 2008

Mclaren - Force India: Mais que uma união

Navegando por sites e fóruns especializados, foi levantada uma questão sobre a união Mclaren - Force India que eu gostaria de compartilhar com vocês.


A união é vista como algo mais que um simples contrato entre equipes. Em tempos de redução de custos, a Mclaren ganha uma "aliada" em seu desenvolvimento e a Force India, uma fonte fiável de dados e infra-estrutura de ponta.

A equipe Mclaren-Mercedes fornecendo caixa de marcha, motor, sistema hidráulico e, principalmente a novidade, Kers, poderá provar com 2 carros ao mesmo tempo, enquanto outras equipes o fazem com um. Por outro lado, a Force India, que teve um ano de muita incerteza, ganha, tendo a sua disposição um dos melhores equipamentos da F1.

Martin Withmarsh negou que a Force India fosse transformada em uma "Mclaren B", mas em teoria, para se converter na desejada Prodrive falta apenas o chassis.

"Acho que podemos sacar proveito dessa organização e espero que possamos aprender algo disso" - disse Withmarsh. " Aprenderemos coisas "olhando por cima dos ombros" da Force India e faremos um balance das coisas que estamos fazendo. Acredito que seremos mais fortes em consequência disso. Eu não teria entrado nessa se não acreditasse que nos ajudará a ganhar campeonatos no futuro"- completou o chefe executivo da equipe Mclaren, segundo o site Grandprix.com.

Seria esse o melhor caminho para equipes pequenas que venham a surgir? Poderíamos ver um Force India superando um Mclaren ano que vem, como aconteceu com Toro Rosso/Red Bull esse ano? Ou esse acordo apenas faz da Mclaren uma equipe mais forte?

1 comentários:

Se cada equipe de ponta tivesse uma equipe B, seria otimo pra F1.
Mais assentos pra pilotos estreantes desenvolverem seus talentos nas pistas.
Uma coisa que é ironica é que (pelo menos eu achei) as Force India quando vistas de longe pareciam as Mclarens. E hoje isso é quase uma verdade. As mclarens indianas devem mostrar serviço em 2009. Não duvido que o projeto do VMJ02 tenha uma "auxiliada" da fabrica da Mclarem.

E quanto a duvida: "Poderíamos ver um Force India superando um Mclaren ano que vem, como aconteceu com Toro Rosso/Red Bull esse ano?"
Acho dificil que venha acontecer isso.
A Toro Rosso andou mais que a RBR pelo simples fato de ter o Vettel como piloto.
Enquanto a RBR tinha o estabanado Coulthard e o fogo de palha Webber.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More