28 de nov. de 2008

Regulamento 2009 - Aerodinâmica

Continuando com a nossa série sobre a nova regulamentação da F1 para o ano de 2009, hoje falaremos sobre a nova aerodinâmica dos carros.

Quem acompanhou os testes em Montmeló, na última semana, já sabe o aspecto que os carros terão no ano que vem.


Pra começar, os "penduricalhos" serão extinguidos. Nada de orelhas de Dumbo, chifres, cobertas de motor com formato de barbatana. Tudo isso não existirá para o próximo ano; o carro estará "limpo".

Além disso, as modificações nos aerofólios serão radicais. Foto detalhada aqui.

O aerofólio traseiro será mais alto e estreito, não podendo passar de 800 mm de largura, muito menos da altura da coberta do motor.

Asas reguláveis

Já o aerofólio dianteiro será mais baixo. Passará de estar a 150 mm do chão, para estar a 75 mm, além de ser mais largo.

Esse aerofólio terá uma novidade que é uma asa regulável, na qual os pilotos poderão modificar até 6 graus de inclinação, em no máximo 2 vezes por volta. O objetivo é que os pilotos possam baixá-lo para se manter mais perto do carro da frente, principalmente nas curvas.

O difusor traseiro - direciona o ar que passa por baixo do carro- do F1 também sofrerá mudanças radicais. Ele será muito mais largo, alto e estará mais atrás. Essa mudança significará uma grande reduçao de apoio aerodinâmico.

A redução do apoio aerodinâmico em 2009 estará em torno de 40%.

Todas essa mudanças para 2009 farão com que os carros sejam 2 segundos mais lentos que em 2008. Porém, com a reintrodução dos slicks, esses 2 segundos serão recuperados, mas esse já é um tema para a próxima semana...

Fonte: www.thef1.com
Fórums espanhóis

10 comentários:

tomara msm que tudo isso ajude a ter mais ultrapassagens na F1. Eu nao sabia que as asas dianteiras seriam reguláveis, bem interessante isso.

E sabe que ainda estou estranhando ver os F1 com pneus slick? rs Acho q me acostumei demais com tanto tempo de pneus sulcados.

vc tem o domínio por um ano. e os dois sites continuam ativos, linkados, o blogspot e o .com

O danado vai ser se depois de todas essas mudanças, tudo continuar na mesma.
Talvez uma ultrapassagem aqui, outra ali.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, da capacidade dos engenheiros e projetistas para, aos poucos, superarem todas essas limitações e fazerem os carros tão rapidos como eram antes destas modificações.
Podem ter tirados os apendiçes e asinhas, mas sempre tem um genio que inventa algo inesperado e ae todo mundo copia.
Mas, como sempre, novas "tesouradas" da FIA para limitar os carros.

Aderson,
A capacidade dos engenheiros pode ser comprovada na evolução dos carros após a proibição do controle de tração. Nas provas do segundo semestre, os carros já estavam fazendo voltas abaixo de 2007, apesar de não terem mais TC.

Priscilla,
Além das asas dianteiras serem reguláveis, parece que a BMW as fará eletronicamente reguláveis.

E receber 80 HP por 6,5 segundos deve 'dar um tranco' desbalanceador no equilibrio do carro. Um desafio altamente motivador para as equipes técnicas...

Parabéns por esta sua série, pois o assunto é divisor de águas para a TEMPORADA 2009. Bjs.

- O Difusor (extrator) Traseiro vai seguir um padrão em todos os carros.

A Williams por enquanto foi a que ficou menos estranha com as mudanças, ja a Bmw ta parecendo carro de categorias inferiores.

(Otimo Blog ! Parabeens )

Priscilla,
Meu Blog não tem 1 mês ainda.
Não sei quando ocorreu a mudança de endereço que você está divulgando:
www.guardrailf1.com

Mas, aparentemente, tudo funciona normalmente sem eu mexer em nada.

Estou esquecendo algum detalhe ou está tudo OK?

Bjs, Henry

Todo mundo mudando de endereço, hehehehe...

Muito boa a sessão, gostei mesmo!!!

E já estarei acompanhando mais a partir de agora!!!

O Thiago está escrevendo pro Mundo Veloz pela viagem que ele está fazendo. Quando fizer uma viagem automobilística me conta, kkk

Até mais!!!

É, os carros ficaram meio estranhos mesmo... Esse aerofólio dianteiro poderia ter ficado um pouco menor, seria muito melhor visualmente... Apesar que a Williams, como disse o Playmobil, até que ficou bonita...
E como o Aderson disse, eu também acho que tudo vai ficar na mesma...
Pois, na minha opinião, o problema está nas pistas...
Mas, vamos supor que isso dê certo, já pensou se emparelhar as equipes e não alterarem a pontuação para favorecer mais a vitória???
Vai ter campeão do mundo sem ganhar corrida...
E aí "piriga" o "Bernie das Medalhas" emplacar uma baboseira daquelas na F1...

Sim Henry, é verdade.
Mas não podemos esquecer da capacidade dos pilotos em se adaptarem a falta do CT nos carros e conseguir andar tão rapidos como antes.

Mas a partir do proximo ano será um desafio bem maior
A FIA deu uma tesourada legal nos carros. O corte de 40% na aerodinamica exigira dos projetistas novas formas de fazer o carro grudar no chão.
Tenho certeza que alguem vai inventar algo mirabolante.

O que eu menos concordo neste novo regulamento é essa de:
"O KERS só pode ser utilizado por 6,x segundos, x vezes na volta"...
" O aerofólio dianteiro é móvel, mas só duas vezes por volta"...
Prá que isso, libera geral... O KERS tá lá e usa quem quer, por quanto tempo tiver energia armazenada... Por que não???
O aerofólio dianteiro é regulável e ache a melhor posição para cada canto da pista... Por que não???
Eu acho que o aerofólio traseiro deveria ser móvel também... Isso sim iria melhorar as ultrapassagens...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More