14 de mar de 2010

GP do Bahrein

Fernando Alonso foi o vencedor da primeira prova da temporada, disputada no circuito de Sakhir, em Bahrein. Um triunfo especial para o espanhol, por ser sua primeira vitória em sua nova equipe - além de ser a primeira desde Japão 2008 - , e com um doblete da Scuderia, já que Felipe Massa logrou o segundo lugar. Lewis Hamilton fechou o pódio.


A vitória de Alonso foi decidida na largada já que Fernando Alonso ultrapassou a Felipe Massa logo na segunda curva, passando a ocupar a 2º posição na corrida, atrás do sempre líder, Sebastian Vettel.


Os 3 pilotos - Vettel, Alonso, Massa - faziam uma corrida diferente dos rivais. Os 3 seguiam o mesmo ritmo e, mesmo com os pit-stop's - que estiveram na casa dos 4 seg -, nada mudou até que um problema no escape do Red Bull, de Vettel, deu lugar a um novo líder: Fernando Alonso.


Nada mais colocar-se no primeiro lugar, o espanhol abriu uma vantagem de quase 10 seg para o segundo colocado, Felipe Massa, que poupou motor, já que a equipe teve que trocar os dois motores antes da corrida, por algum problema encontrado.


Sebastian Vettel, que havia sido o melhor do fim de semana, foi perdendo posições, até terminar no 4º lugar, atrás de Lewis Hamilton. Mau começo para a Red Bull, graças ao motor Renault, neste caso, que somado ao 8º lugar de Webber, deixa a equipe longe de seu verdadeiro potencial no Mundial.


Jenson Button tão pouco pode seguir o ritmo de seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. O atual Campeão do Mundo terminou na 7º posição, atrás de Michael Schumacher.

Rubens Barrichello terminou na 10º posição após "brigar" muito no meio do pelotão.


Lucas di Grassi e Bruno Senna não terminaram a prova. Di Grassi por um problema hidráulico e Senna por um problema no motor Cosworth.

O próximo "encontro" será dentro de 2 semanas, no circuito de Albert Park, na Austrália.

Pos. Piloto Dor.




1 Fernando Alonso 8 Ferrari



2 Felipe Massa 7 Ferrari



3 Lewis Hamilton 2 McLaren



4 Sebastian Vettel 5 Red Bull



5 Nico Rosberg 4 Mercedes GP



6 Michael Schumacher 3 Mercedes GP



7 Jenson Button 1 McLaren



8 Mark Webber 6 Red Bull



9 Vitantonio Liuzzi 15 Force India



10 Rubens Barrichello 9 Williams




11 obert Kubica 11 Renault



12 Adrian Sutil 14 Force India



13 Jaime Alguersuari 16 Toro Rosso



14 Nico Hulkenberg 10 Williams



15 Heikki Kovalainen 16 Lotus F1 Racing



16 Sebastien Buemi 16 Toro Rosso



17 Jarno Trulli 18 Lotus F1 Racing



18 Pedro De la Rosa 22 Sauber




19 Bruno Senna 21 Hispania Racing F1 Team



20 Timo Glock 24 Virgin Racing



21 Vitaly Petrov 12 Renault



22 Kamui Kobayashi 23 Sauber



23 Lucas di Grassi 25 Virgin Racing



24 Karun Chandhok
20 Hispania Racing F1 Team


28 comentários:

Olá Priscilla!!!

Parabéns pela vitória de Alonso. Desisti do Pole Position. Humor e F1 não combina... então decidi esculambar geral...

Até mais...

E eu me ferrei legal. Acertei somente o vencedor e só ganhei a pior pontuação...é ruin hein!

Agóra,sém avacalhação ném uma. A verdade é que o F.Alonso,controlou tanto a Vettel quanto ao Massa.


Não deixou o lider abrir ém momento algún e não deixou Massa se apróximar o suficiente para incomodar.

E fatalmente chegaria no lider independente da RBR ter próblemas ou não.

Obs: L.Hamilton...o seu talento não se discute! Mas Hamilton,sereno e conservador...sém cometer erros primarios,como foi hóje no Barhein...? isso pode ser perigoso para as pretenssões de Vettel e Alonso.

Concordo em gênero, número e grau com vc, Latueiro.

Após passar o Vettel, Alonso foi 1 seg, 1.2 seg mais rápido que as melhores voltas do até enta líder Vettel. É fato também que os pneus duros funcionaram melhor para a Ferrari, mas o Alonso teve aos dois controlados durante toda a corrida.

Sobre o Hamilton, outra verdade! Ele sabe que é a 1º prova do ano ainda, que melhoras virao e que circuitos que se adptem melhor ao MP4/25 também...

Problema a vista, apesar de que acho que o rival a bater é o Vettel.

Ah!Sobre o tema do difusor da Mclaren, que vcs comentavam no post anterior, por aqui nao saiu nenhuma história dessa nao...Alguém sabe de onde saiu?

Afinal Priscilla...e os pontos extras quém levou e o curinga quém foi...ou não li o regulamento do bolão direito.

Há!!...alguém viu falar num japonês voador? eu não. É...estreiar ém um carro pronto,fáz uma diferença danada.

Não acho que ele levou um "pau" do Alonso, acompanhei a corrida toda pelo Live Timing e só no final mesmo que o Alonso abriu um pouco mais.

Nenhum dos dois iria se sacrificar logo na primeira corrida. Massa não largou bem, Alonso se aproveitou e pronto, Massa em momento algum forçou o Alonso.

Vale mencionar que na volta seguinte ao pit, o Massa girou 1.5 segundos mais rápido que o Alonso por volta. Para então ficar novamente a 2.5 segundos do companheiro se "se estabilizar" novamente lá. Estava claro que foi por falta de interesse mesmo.

Alonso também poderia ter acelerado mais, só não o fez pois não era necessário.

A Ferrari de modo geral está sobrando, é a BGP do ano passado. Duvido muito que esse problema de motor realmente existe.

Para quem duvida basta olhar o Race History Chart: http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/bhn-race-history.pdf

Alonso não dominou nada, se quer ele devolveu qualquer volta rapida do Felipe. Quando o Felipe chevava a 2.5 andava mais "calmo", o mesmo para o Alonso quando se aproximava muito do Vettel.

Provavelmente as duas Ferraris estavam preparando o "golpe" contra a RBR para as ultimas voltas. O que não foi necessário pelo problema da RBR.

Resultado: Corrida monótona, onde se quer no pelotão do meio teve ultrapassagem.

Na verdade! a fia não aprovou o aerofólio trazeiro da Mclaren e proibiu apartir da próxima corrida.

Como já estava muito ém cima...liberou para essa corrida.

Por que se for mexer...o escapmento da RBR...também é ilegal e por isso o motor Renault...abriu o bico.

Galvão se emocionou ao ver Bruno Senna e seu capcete verde amerelo dentro do carro....achou igualzinho ao tio.....

HÁ!!...O zacarias etá com próblemas para a próxima corrida. Melborne...onde ele gosta de fazer algúmas lambanças e o espanhol parece gostar da pista...complicado não?

CURIOSIDADES...Galvão não quis tocar nos nomes de Nelson Piquet e Kimi Raikkone e quando o R.Leme tocava ele cortava. Porquê será.

Será que é porquê a "AUTOTRAC" tÁ SE TORNANDO A MAIOR POTÉNCIA BRASILEIRA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO. MAIS DE 70% DO TERRITORIO BRASILEIRO E ESPANDINDO MAIS AINDA PELA AMERICA DO SUL E O PRÓPRIO MERCOSUL. E OS DOIS MAIORES ACIONISTAS DA EMPRESA...É O GRUPO AMERICANO QUALCOMM E ELE...O TRI CAMPEÃO NELSON PIQUET.

Alonso não dominou mas estava no controle da situação sempre. Se quisesse ter respondido de imediato as voltas rápidas do Massa após o Pit Sop não teria sido dificuldade nenhuma.

O que está ilegal afinal? O "sistema de refrigeração" do piloto e que termina na asa traseira, o difusor, a asa ou tudo?

Melbourne exige bastante aderencia mecanica, McLaren sai na frente nesse quesito e RBR perde. Aonde a Ferrari está nessa equação vamos ver na corrida.

Latueiro, qual estaria a ilegalidade do exaustor da RBR?

Olá Pri, surgiu um boato por aqui de que o tal difusor da McLAren foi reprovado na inspeção dos carros no Barhein, mas só será banido a partir da Austrália...

No mais, Alonso contou com a sorte para vencer, mas mostrou que está muito forte! Espero ver mais duelos entre os pilotos na pista, já que este ano a gente não vai ter mais aquela desculpinha de usar os pits pra ultrapassar...

Bjos

É isso ai que andei lendo por ai LEE MOY. Agóra que ele é uma peça fabricado pela própria RBR. Mas já falaram que o próblema foi "vela" mas o Webber andou sempre com o freio de mão puxado.

Quanto a Melborne...essa é a diferença...a Mclaren sempre anda bém por lá. Só que a tocada de Alonso...não é a de Kimi e ném do Massa.

Excelente vitória de Fernando Alonso, aí ele mostrou como é importante não errar durante toda a corrida, manter um ritmo forte pra poder atacar nas últimas voltas. Mas, por causa do fator sorte, aí Vettel teve problema, e ele nem precisou forçar muito pra ficar em primeiro. Piloto bom é assim: tudo sorri pra ele, até a sorte. Eu torço tbm pelo Vettel, e eu até estranhei pq que na Renault o motor não quebra, mas na RBR quebra? Bem, pelo menos esse ano vamos ver o tricampeonato do Alonso, assim espero. E que Felipe Massa continue fazendo muitos pontos, pois só com essa corrida a ferrari já fez 43 pontos nos construtores. Abs

Este comentário foi removido pelo autor.

Axo q se o Vettel nao tivesse problemas,seria ele o vencedor,o que nao tira os meritos da vitoria do Alonso,de fato o jovem alemao hj me surpreendeu,logo logo sinto q pararei de dizer q ele ta verdinho,pelo menos nesse inicio se mostrou um baita piloto.Talvez Galvao nao tenha tocado muito no nome do Piquet,pra nao vim a lembraça o episodio ridiculo do Piqwet turtle beijando o muro pra Alonso ganhar a corrida,engraçado,se Massa tomou fumo do Alonso pra vc,oq Piquet turtle tomou em cingapura?

Sobre o Bolão, acertei o Button e o Liuzzi.

Só não acertei o Barrichelo porque o Hulkenberg andou melhor que ele nos treinos de sexta e sabado pela manhã, dai tentei apostar nele. Porém foi por pouco...


O sistema de grid inverso funciona bem, a vitória dos 2 pilotos da Ferrari era uma aposta muito fácil de se concretizar.

Lee Moy, Se você olhar os tempos volta-a-volta vai ver que ele não "respondeu" nada... O tempo se manteve constante em 2.5 segundos de distancia um do outro. Quando ficava mais que isso era pq o Massa andava mais lento. Todas as voltas mais rapidas do Alonso não foram segudas de voltas rapidas do Massa. Eram esporadicas dependendo da distancia do Alonso e do Vettel.

A unica coisa clara é que o Alonso tentava ficar cerca de 2.5s do Vettel e Massa 2.5 do Alonso. A unica coisa que se pode oberservar é que o Alonso de vez em quando apertava para encontrar no Vettel, depois manerava também.

É impossível dizer que Alonso andaria mais que Massa ou vice e versa caso ninguém estivesse economizando nada (e nem fosse companheiros de equipe)

A impressão que eu tive é que o Alonso nem se deu ao luxo de responder ao Massa pq estava economizando pneu para dar o bote no Vettel. Isso sim estava sendo desenhado. Porque nas voltas que antecederam o problema do Vettel, o Alonso resolveu andar no mesmo ritmo que o Massa. Ou seja estava tudo sobre o controle dele.

Grande ZUADOR...Tá convidado para o batizado do ZACARIAS ok.

Eu também fiquei feliz com a plena recomperação de F.Massa e é muito bóm que ele tenha voltado com a "faca nos dentes" como disse o Galvão.

"Pois um escudeiro tém que estar ém plena forma não?" e como ele é querido dentro da equipe Ferrari. Tém o mesmo carro,as mesmas condições e não aceita ordéns....vai ser muito interessante ver as desculpas arrumadas por ele,certo? Massa falou muita abobrinha ém relação a Nelsinho Piquet...que não era o querido da equipe Renault,não tinha o mesmo equipamento e as mesmas condições que tém o nosso Zacarias.

Conclusão...somente L.Hamilton se deu bém com o espanhol!

Ter Alonso como companheiro de equipe é complicado. Não é mesmo!kkkkkkkkkkkkkk

Bom, pelo menos pela narração do Galvão o que deu a entender do "lance" F. Massa foi o seguinte...

- Massa trocou os pneus depois e foi pior, acabou saindo mais longe do Alonso do que quando o asturiano entrou para o pit;
- Massa está bem longe de F. Alonso que está chegando fácil no alemão S. Vettel;
- F. Massa desconta mais de 1 segundo por volta em (= ou -) umas 3 voltas consecutivas;
- Alonso encosta em Vettel, mas o carro perde rendimento e Massa se aproxima rapidamente;
- "Alonso deve estar com superaquecimento do motor";
- A equipe Ferrari chama Massa pelo rádio, "diminui aí mano";
- Confusão na transmissão, com depoimentos meio que revoltados;
- As Ferraris estão se aproximando rapidamente de Vettel;


E o resto eu narro com algumas palavras meio que "parecidas" de como foi a narração do Galvão, outra pérola:
- "Alonso se aproxima do Vettel, já colocou de lado e não deu chance para o alemão, que está com o carro nitidamente lento";
- "VAI FELIPE, SE APROXIMA DE S. VETTEL, USA O VÁCUO, COLOCA O CARRO DE LADO, SEEENSAAAAACIONAAAAAAAAL, USOU TODO O TALENTO, MOSTROU QUE VEIO COM TUDO, NÃO DEU CHANCES PARA VETTEL, COM A FACA NOS DENTES, FELIPE MASSA DO BRASIL SIL SIL SIL SIL SIL"...

Daqui a pouco eles vão colocar esta ultrapassagem do Massa como uma das mais fantásticas da história nestes 60 anos de F1... Provavelmente junto com aquela do Canadá quando ele passou 2 carros que "passaram reto na curva"...

Kkkkkkk...

Bom, quem acompanhou pela Globo ouviu mais ou menos isso, e as imagens da TV também colaboram com a "conclusão" de que os problemas estavam no carro de Alonso, que perdia rendimento no exato momento que o F. Massa se aproximava... Aí o box chama o Massa e pede para ele diminuir!!! Óbvio que geraria este tipo de conclusão, não???

Mas para quem geralmente acabava as corridas inicias na grama, até que está de bom tamanho!!!

Kkkkkkkk...

A questão que o Wallacy colocou dos 2,5s faz sentido, sempre que Alonso chegava no Vettel ele colocava o carro de lado (para refrigerar o motor ???)... Isso foi o estopim que levantou suspeitas que ele tinha problemas... O resto descrevi acima...

Esse é o narrador oficial da f1 2010...não tém pra ninguém. "B`HEGLER@RR1".

Acertou ém cheio meu caro. Apesar de tudo,continuo achando que o asturiano deu uma de astuto pra cima de Massa e principalmente do Vettel. Um se empolgou e foi pra cima...mas não chegou. E outro vendo pelo retrovisor o asturiano buscando ar fresco...mas não conseguia abrir...aliáz...abriu o bico. E o nosso querido Galvão...secou o espanhol de todas as maneiras...mas acho que a faca quebou algúns dentes...ou era ponte....

Muito interessante esse comentário do meu amigo Marçal. Acertou na mosca.

O Massa ganhou a alcunha de grande piloto ao bater o Kimi Raikkonen, tido como piloto de ponta. O finlandês, a meu ver, por muito tempo fora superestimado. Tanto é que a Ferrari resolveu simplesmente demiti-lo, e trouxe Alonso para seu lugar.



O espanhol em sua primeira corrida deu um show de pilotagem. Poupou os pneus, foi rápido quando preciso e ultrapassou quando imprescindível. É outro nível.



Continuo a achar que Massa é um piloto de excelente nível, mas com o espanhol a situação é muito mais complicada. Mesmo o brasileiro a voltar de um acidente, ele é piloto da casa, não pode se dar ao luxo de tomar tempo do espanhol, assim como ocorreu com o Raikkonen em 2007. Ele sabe disso, experiente que é. As próximas corridas serão fundamentais para o vice-campeão de 2008.

Bom, antes de mais nada: Desculpem, disse "dominou" so rivais quando queria dizer " controlou"...

O que acontecia com o Massa cada vez que se aproximava do Alonso era o mesmo que acontecia com o Alonso: ar quente! A 40º mais o ar quente do motor, é impossível passar muito tempo atrás de um piloto. POr isso, TODOS que tentavam ultrapassar, quando tinham oportunidade saíam da traçada para refrigerar o motor. Nada mais normal!

Nao teve nada de problema no carro do Alonso e pelo que soube nem no motor do Massa. Pediram pra segurar a onda pelos motivos que eu citei em um anterior comentário(motor novo, 1º corrida, garantir dobradinha,etc.... O que parece que houve foi um desgate maior do fundo plano, porém nada mais...

Mais uma coisa eu puto!

A F1 que foi "aprovada" por muitos, virou trenzinho... Pela primeira vez na vida vejo equipes tomarem "tanto cuidado", ninguem arriscou nada.

Pior, ninguem fez nada! Essa desculpas de que não fizeram a segunda parada para coletar dados é balela em minha opinião, os condições do Bahrein são muito diferentes das outras pistas, fora que eles fizeram a pré-temporada no Bahrein.

Tenho "medo" das regras da FIA estarem tão "apertadas" esse ano que chegaram a esse ponto: Economizar set de pneus.

Que venha Melbourne e me tire essa má impressão que tive desse inicio de temporada.

Esqueci outra pérola do Galvão na narração de ontem...

Ele acabou a corrida uma volta antes!!!

Vai secar o Alonso assim lá no Brasil sil sil sil sil...

Kkkkkkkk...

Isso sem contar os comentários pró "Stock", dizendo que será 33 contra o Cacá "Dick Vigarista" Bueno...

Ninguém merece... Está cada dia mais próximo o momento que eu vou parar de assistir as corridas ao vivo e acompanhar os replays na íntegra do SporTV!!!

Tsc...As vezes sinto falta do Galvao no futebol, mas na F1, NENHUMA!

Sobre a 2º troca de pneus, nao lembro quem foi, mas um deles fez a 2º parada e parece ser que o desempenho do carro era o mesmo dos que tinham feito apenas 1 parada. Por muito que a parada agora seja bem rápida se perde muito tempo nos boxes. Por isso nao foi feita a segunda parada...

Desde o grid, muitos já apontavam que tentariam ir a 1 parada, mas que dependeria do comportamento dos pneus...

LIVE TIME...Meu caro B`hengler.

Deixando as brincadeiras de lado...o Wallacy,está coberto de razão. A impressão que ficou é a de quê essas novas regras,pioraram o que já estava ruin.

Eu não mudo a minha opinião de quê,70% dessas corridas chatas...são decorrentes desses circuitos totalmente insonços e seguros de mais. Apenas bonitos de se ver pela tv,nada mais.

Os 30% restante...vai para a maioria dos pilotos e dirigentes. Totalmentes inoperantes e sém iniciativa algúma [salvo 3 a 4 pilotos]

UM BÓM EX: Circuito de rua do Anhenbi SP...feito nas coxas,corrido,sém estrutura algúma...mas extremamente desafiante para os pilotos da indy. Ou seja...um traçado bém desenhado...um vacilo e já era e se o da frente não anda...acaba errando de tanto ser acossado pelos que estão atráz. "Cadê o japa voador????"

Isso aqui sim,são verdadeiras "pérolas da f1 2010"

- Difusores voltam a provocar polêmica na categoria
- Domenicali: vitória "passou uma borracha" em 2009
- Ouça Di Grassi: "Foco, agora, é na confiabilidade"
- Senna: "Abandonei por uma peça de cinco centavos"
- Rubens: "Nem me pergunto se chegaremos ao topo."

Isso sém contar a alegria do mais novo e eficiente escudeiro da f1 2010.[?]

Felipe Massa disse que teve que diminuir o ritmo no final pq precisava economizar gasolina, então diminuiu os giros do motor. Acho que nesse ano não vão ter panes secas, por conta da tecnologia atual, eles já devem ter como gerenciar isso no computador. E realmente as corridas estão sem ultrapassagens, sem emoção, e acho que 2 paradas obrigatórias não muda nada. O que vai mudar mesmo são circuitos bem desenhados...

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