18 de mar de 2010

Ferrari trabalha no "plano B"

Após os problemas encontrados de super aquecimento nos motores de ambos propulsores do F10 , em Bahrein, a equipe Ferrari já trabalha em um "plano B".

A verdade é que todas as equipes sempre têm um "plano B" para ser utilizado ao princípio ou na metade da temporada, o que não significa qualquer sinal de emergência com o F10.


Mas o que realmente preocupa a Scuderia é o tema de refrigeração. Como consequência, um grande esforço do motor e aumento no consumo de combustível.

Provavelmente, o problema enfrentado pela Ferrari foi enfrentado também por outras equipes, devido ao intenso calor sofrido no Bahrein com temperaturas que chegaram a 40º em pista, porém a solução deve ser encontrada já, já que na Malásia, onde ainda teremos a disputa de um GP, as temperaturas chegam a passar dos 50º.

Mas a que se deve o problema do F10? Existem algumas suspeitas:

A) Inclinação do motor

A Ferrari decidiu posicionar seu motor com um 3'5º de inclinação para optimizar a eficiência do difusor e melhorar a aerodinâmica. Com essa inclinação, a Ferrari melhora aproximadamente 4% o rendimento do difusor com relação ao do ano passado.


Com isso também conseguem mover o bloco motor(motor/câmbio) alguns milímetros para baixo, mudando o centro de gravidade e conseguindo mais estabilidade com as altas cargas de combustível.

Mas parece ser que justamente o que lhes pode dar de 8 a 10 Km/h a mais, está deixando a desejar no quesito refrigeração uma vez que o ângulo pode estar impedindo uma perfeita refrigeração do motor.

B) O tanque de gasolina

A gasolina do Fórmula1 rende melhor "fria" e com a eliminação do abastecimento, - que a cada parada injetava gasolina fria - a refrigeração da gasolina passa a ser um tema muito importante, já que um super aquecimento aumentaria o consumo.

Sobre a refrigeração da gasolina segue sendo a mesma de muitos anos: uma lâmina como aislante térmico, por assim dizer.

Assim sendo, o super aquecimento do motor influi diretamente no consumo da gasolina e aí pode estar o drama da equipe que deve encontrar uma perfeita harmonia dos dois casos.


c)Entradas de ar

A solução mais prática seria aumentar as entradas de ar do carro, para que atuem não somente sobre o motor mas sim em tudo o que possa interessar.

A Ferrari aprece ser uma das poucas, por não dizer a única, que não recorreu aos já famosos "buracos" no chassis.

Tenhamos como exemplo as duas fotos seguintes:


Renault R30


Sauber C29

E este é o F10, sem qualquer entrada de ar sobre o cockpit:


Seguramente a Ferrari já tem a solução, e deveremos vê-la na Austrália, dentro de uma semana.


Fontes:www.safety-car.net
www.formulaf1.es
Fotos R30 e C29: www.efectosuelo.com

24 comentários:

Pelo que li por aí tem um engenheiro novo na Ferrari que veio da Toyota e está adaptando o difusor que seria utilizado pela Toyota (e StefanGP) para o novo carro, já que não dava certo no chassis atual...

Porém, acho meio "estranho" alguém falar em chassis "B" após a primeira prova do ano onde a equipe fez dobradinha...

Tem mais coisa aí...

Eu acho que eles tiveram que utilizar 2 motores por carro no Bahrein e só tem mais 7 motores para as próximas 18 provas... É só fazer uma conta rápida para entender que neste rítmo eles estarão fora das disputas pelo título devido às punições por troca de motor e à impraticabilidade de ultrapassagens da maiorias das pistas da F1 atual...

Moral da história, ou eles mudam logo ou a coisa vai ficar feia na segunda metade da temporada...

Exato, B'Hengler. O ex-engenheiro da Toyota foi contratado pela Ferrari para que implante o duplo difusor usado pela Toyota no F10. O tema é que o difusor da Toyota nao encaixa no atual desenho do F10 e é isso o que ele terá que solucionar.

O que nao entendo é: pq melhorar o difusor sendo que trabalharam no novo duplo difusor e este parece ir de maravilha?

Só me ocorre o tema do post: mudar toda a parte aerodinâmica do carro e portanto o carro inteiro, coisa que nao creio que seja verdade...Enfim...nao entendo!

Solução: Coloca uma bombinha com nitrogênio liquido para ir jogando no motor de tempos em tempos...

Ou faz furinhos na lataria como muitos.

Tomara que esse "B" não seja de Barrichello e eles queiram fazer do Massa capacho do Chatonso.
Dizem que existem mensagens sublimares em tudo...

excelente máteria, muito boa mesmo, como faço para incluir meu blog na listagem de vcs, meu blog é www.gpexpert.com.br quem sabe não fazemos uma troca de banners tb

Pri, hj botei mão na massa e terminei minha planilha semi-automatizada que basta colocar a colocação final dos pilotos em cada GP e a aposta de cada um que o resto ele calcula os pontos de cada um.

Só quero confirmar os pontos extras pra eu upar e disponibilizar pra download.

Coringa:10
Pole: 5
Podio:5

É...A FALTA DE ASSUNTO DA BRAVA NÉ.

E,o pior é que agóra..."Senna completária 50 aninhos" vai ser duro aguentar e abrir a net...úfa !

Até o Téo Josè resolveu dar uma de Gslvão globo.

Menos...menos! o cara foi muito bóm e obsecado pela vitória...mas vamos sém muito "ufanismo"...pois sentado ém uma mclaren que ém dez temporadas perdeu uma pra Wilhans,ém 87...fica bém mais fácil do que de Lotus.

O plano B é pra colocar nos carros cover o que deu certo nas outras equipes.
A Ferrari já encheu o saco.

Lee Moy,

É isso aí! De momento ninguém se manisfetou para que os pontos do pódio fossem aumentados, assim que segue tudo o mesmo.

Ah! E desde já, obrigada...rs

Latueiro,

Goste ou não, ELE merece. É um dia especial, assim como o 1º de Maio...fazer o quê?

Jean,

Te mandei um email...

@Latueiro...
É uma data que será lembrada como foram os 50 anos de Fittipaldi e Piquet...
Mas como ele morreu no auge da carreira, na pista e ocupando o 1º lugar, é normal que as coisas sejam um pouco mais exageradas, pois ficou um gostinho de "quero mais", com todas as expectativas que as pessoas tinham a seu respeito...
Certamente a Priscilla vai ter um post a respeito amanhã!!!

PS: E aquele título de 1987 e os demais anos seguintes poderiam ter sido diferentes se a John Player Special (JPS), patrocinadora da Lotus, não tivessa cascado fora no início do ano (87) e deixando a equipe sem grana, tendo que apelar para alguns míseros trocados da Camel...
Como eles tinham investido na nova tecnologia da "suspensão ativa" precisavam de muita grana para desenvolver o projeto e o carro que era para ser imbatível foi um cambaleante coadjuvante (N. Piquet sofreu a míngua em 88)...
Duas situações fariam toda a diferença, lembrando sempre que o "se" é somente um "se"...
"Se" a JPS não tivesse abandonado a equipe eles teriam dinheiro para desenvolver o carro e ele seria uma espécie de Williams 92, teriam demolido todo mundo... Ou "se" a JPS tivesse saído fora antes, eles teriam adaptado o motor Honda no chassis da Lotus 85/86, um dos melhores chassis já construídos na F1, mas que pecava pelo motor Renault pouco potente e beberrão, e não teria para ninguém da mesma forma...

Este comentário foi removido pelo autor.
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@Priscilla...
Por mim a troca de pontuação entre o podio e o coringa podem ocorrer sem problema... Como já foi comentado, como ninguém acertou nenhum é mais fácil fazer a troca logo...
Há também a possibilidade de se premiar os dois (coringa e podio) com 10 pontos, em uma forma de se valorizar o "Coringa" - amigo do Latueiro...
Kkkkkkkkk...

Não tenho nada contra a aumentar a pontuação de qualquer categoria que queiram modificar.

É preciso deixar claro que o aumento de pontos para quem acertar o pódio beneficia quem está atrás na pontuação.

Acho que o correto é todos que estão participando do Bolão deem o OK para essa alteração... até a véspera do próximo GP.

Latueiro,

Você estava sem assunto e foi tocar no Senna... he he he

Não digo que o Ayrton Senna foi o MELHOR, porque é impossível não levar em consideração as diferentes gerações que passaram na F1, mas pra mim, foi o MAIOR piloto de F1 de todos os tempos.

Priscilla, por mim não tem problema algum em mudar a pontuação!!

pra mim pode usar a pontuação que quiser. eu estou aki apostando por puro divertimento.

Priscilla tó com tigo e não abro[pois farei a pontuação maxima ém Melborne]...e o "coringa" tá no papo.

B´hengler...a jps,cascou fora por quê não viu retorno e sabia que não averia.[canóa furada] E voçê disse "trocadinhos $$" da marca de cigarros Camel ?....Ela sim,ainda acreditou nessa canóa. tanto é que o Mclaren não sonhava com Senna...o sonho dela era Piquet. Principalmente porquê ém duas temporadas pela equipe Wilhans, 86/87...só não levou duas bolas na caçapa,porquê herdou 86. E os "trocadinhos$$" da Camel...pesaram na decisão de Piquet.[sorte do Senna] E claro da Mclaren...imagina se Piquet resolve ficar mais 1,2,3 anos na Wilhans ?

Quanto a ser o "melhor" de todos os tempos ? só através da midia...pois lá dentro das pistas...foi sim, um dou melhores.

Mas como disse...sentado no cock-pit daquela Mclaren...as coisas eram mais faceis.

Digo isso não é por ser fã do Piquet...Mas por acompanhar e torcer muito por Senna também. Principalmente porquê o adversário a ser batido..era Prost e não mais o Piquet.

Faço esses comentários baseado no que acompanhei desde o inicio da carreira dele até a sua morte na tamborello. E não porquê fulano ou ciclano, falou isso ou aquilo...e ném o que a midia até hóje fica tentando mostrar.

Se quiserém posso postar um tutorial bém detalhado do que foi a carreira de Senna e seus três titulos e também as lambanças feitas por ele e que não foram poucas também.

Contra fatos,e numeros...não se discute. Certo meu amigo B´HENGLER..E de lambuja...trarei o nome de um certo Alemão[Shumacher] que muitos gostam de falar da vida fácil que ele levava.

Mas na verdade uma coisa que muita gente esquecia quando criticava dizendo que o Schummacher foi Hepta com o melhor carro é que a McLaren ganhou SETE campeonatos em OITO anos…

1984(Lauda), 1985(Prost), 1986(Prost), 1988(Senna), 1989(Prost), 1990(Senna) e 1991(Senna) foram vencidos pela McLaren, a única excessão, 1987, foi vitória do Piquet. Ou seja, o Senna sentou em um carro vencendor, e com competência fez sua obrigação.

Eu já comentei em outros locais, e repito aqui, o Senna foi uma grande pessoa, e um piloto muito bom, mas o melhor dos dois foi Nelson Piquet…

Pois é Latueiro...

Sempre respeitando as opiniões contrárias, mas o melhor piloto, na sua opinião, tinha o melhor carro em 1987, indiscutivelmente, e mesmo assim ele teve que fazer miséira para conseguir ultrapassar a "canoa furada" (usando suas palavras) pilotada pelo Senna!!!

Todos sabemos que Piquet não teve vida fácil na Williams, com a equipe favorecendo nitidamente N. Mansell, mas o inglês nem chega aos pés do adversário que Senna tinha em 1988 dentro da McLaren...

E o carro da McLaren não foi tão bom assim, em 1986 não foi ele que ganhou o título, foi a Williams que perdeu... Em 1990 a Ferrari era mais carro, enquanto em 1991 era a Williams... Algo como a RBR foi melhor que a BrawnGP em 2009...

Sobre a "preferência" pelo Piquet, que você citou, vale lembrar que a Honda queria a dupla Senna/Piquet na Williams em 1988, mas a equipe não queria perder N. Mansell por ser inglês, e acabou perdendo os motores Honda, Senna e Piquet... Fico imaginando o que seria uma temporado com estes dois megapilotos na mesma equipe com o melhor carro!!!

Isso eu também queria. Como já falei...eu jamais vou contestar a capacidade do piloto A.Senna.

Apenas eu não aceito muito do que a midia empurra pra cima dos menos avisados. Algo parecido com aquela história. Quém foi melhor?? Pelé ou Maradona? E ai como é que ficam...Eusébio, Beckembauer, Croyff, Zico. Voçê viu o Falcão jogar?? e como jogava?

E o Galvão falou que as equipes novas deveriam ter os testes liberados para entrarem no ritmo da F1...

Até aí tudo certo, o único porém é que ele não precisava ficar repetindo aquilo umas 20 vezes durante a transmissão...

Kkkkkkkkk...

@Latueiro...
É que "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa"!!!
Kkkkkkkkk...

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