15 de mar de 2010

A FOTA pretende que seja obrigatório fazer 2 paradas em boxes

Novas regras na F1, 900 m a mais de traçado em Bahrein e o que vimos foi uma corrida desanimada, outra vez.

Jornais do Mundo inteiro ecoam a falta de emoção no GP do Bahrein e as escassas ultrapassagens, que existiram apenas do meio para o final do grid.

"A corrida é muito simples. Começa com uma grande carga de combustível, faz uma parada e então, é quase como um trem durante todo o caminho" - explicava Lewis Hamilton após a corrida.

As únicas paradas feitas foram no primeiro terço da corrida o que fez com que a monotonia no final da corrida deixasse os responsáveis pela F1 pensando na próxima ação para solucionar o problema.


Uma das opções seria a obrigação de fazer 2 paradas em boxes a cada corrida, opção que foi rejeitada na pré-temporada.

As duas paradas traria maior incerteza para a corrida e, portanto, para o resultado final.

Outra opção seria que a Bridgetone fornecesse compostos com diferentes comportamentos, o que ao fim e ao cabo, cairia na primeira opção, de obrigar os carros a fazerem 2 paradas.

Martin Whitmarsh, presidente da FOTA, promete trabalhar para "solucionar o caso".

Porém a pergunta é: O problema em Bahrein são as paradas ou o traçado? Seria prudente esperar...

Fonte:www.Thef1.com

25 comentários:

O que voçê acha minha cara Pri ? resolve?? eu dúvido e muito. Vai parar todo mundo duas vezes e ao mesmo tempo e usaram os mesmos pneus e continuara na mesma.

A não ser que a FIA, obrigue metade do gride a largar com compostas maçios e a outra metade largar com compostos mais duros...e ai???

Os unicos que pararam duas vezes foi o Nico Hulkenberg na volta 25 e o Jaime Alguersuari na volta 26.

Ou seja, os que pararam duas vezes ainda param em um moneto onde o carro estava um jumbo....

Acho que os dirigentes da F-1 confundiram corrida com desfile de carros.

Sabe o que podiam fazer?

Parar de inventar besteira e deixar tudo "livre" igual era a F-1 das antidas. Regras simples para evitar exageros de quem tem mais grana e pronto.

Tentaram acabar com a ultrapassagem nos boxes, e agora estão voltando com ela. hahahahaha

Esses velhos tão caducando cada vez mais.

Enquanto os pilotos não tiverem pneus e motor pra partir pra ultrapassagem. Não veremos tão cedo ultrapassagens.

Implantar duas paradas obrigatórias não muda nada.
Poderiam fazer o seguinte: sorteia-se os pneus e a volta que cada piloto deve parar.

Não vou entrar no merito da f1 dos anos 80/90 [não vai adiantar mesmo] Já toquei várias vezes nesse assunto...mas quém sou? Mas vamos lá. 1} Os pilotos estão parecendo os jogador de futebol da era moderna,ou seja...só fáz o que o tecnico manda ele fazer. Não tém capacidade pra inventar ou improvisar. E os poucos Robinhos da f1,que tém essa capacidade do improviso...esbarra no manual de segurança da fia e da maioria dos pilotos atuais! Ex: Cadê aquele L HAMILTON de 2007/08 ? Depois de quase ser banido da categória por ser uma ameaça a segurança dos demais...está virando um Button. Imaginém um piloto nos dias de hóje, fazer uma ultrapassagém no gp da Hungria,igual fêz o Piquet ém cima do Senna...éle vai ser punido,os pilotos certinhos vão cair matando ém cima dele.

2} Os circuitos atuais...falar o que deles. Precém pista de aeroporto de tanta area de escape,e segurança. É só pegar os pilotos e falar...tém medo de se machucar ou morrer...então pode procurar outra coisa pra fazer. Ex: Peguei no pé do Massa ontém. Mas se ele engrossa a dividida com o Alonso...tava todo mundo metendo o pau nele do mesmo jeito.

Pneus...tém ser tudo igual pra todo mundo e pronto. Ou seja dois jogos pra pista seca e dois pra chuva e proto...cada equipe que se vira dentro das pistas.

O motor Ferrari é de 100 cv[é so ex] não interessa a marca...é 100 cv pra cada um.

O peso do carro...tém que acabar com isso, cada vai com o peso que quiser. Se o cara quer ir com peso pra três voltas voadoras...próblema dele se vai parar 5 ou 10 vesez.

Kkkkkk...

É cada coisa!!! Eu fico imaginando o que esses "gagás" fazem durante o tempo que estão trabalhando!!! Deve ser algo do tipo que o Mosley gostava, só pode!!!

Wallacy disse "quase" tudo... Só faltou falar dos circuítos!!! F1 das antigas, motores livres, pneus mais diferenciados entre duros e macios, etc...

Mas aí o custo da F1 fica impraticável, então a FIA já arrumou a solução, os pacotes, como o motor Cosworth... Basta a FIA fazer um pacote completo de carro, tipo chassis, motor e câmbio, que seria vendido pela entidade às equipes menores, a um custo subsidiado...

Sem contar os traçados ridículos que a F1 tem atualmente... E prá isso eu já dei a solução a muito tempo, "circuito sem ultrapassagens nas últimas 3 provas cai fora, seja onde for, mesmo em Mônaco"!!! As regras serão as mesmas em Interlagos, Bélgica e Monza, e lá os carros farão dezenas de ultrapassagens... O problema maior ainda são os circuítos!!!

Tô com você nessa, Pri...

Esperar a próxima corrida, que é na Austrália, e é sempre movimentada.

Outra coisa: tem que dar um crédito aos estrategistas. Com todos os dados obtidos, pode ser que alguns tentem alguma coisa mais ousada.

Tem mais: Essa ousadia tem que vir de McLaren e Mercedes, principalmente. A Ferrari está soberana, a princípio. Vai arriscar alguma mudança? Não vai! Tem 2 pilotos muito bons e o carro é rápido. O mesmo vale pra Red Bull, com o Vettel. Quem está atrás que tem que tentar mudar o panorama e ser mais arrojado na estratégia.

@Latueiro...
Concordo quando coloca que uma "grande" parte do problema está nos pilotos... Isso é nítido... Mas comparar o Hamilton de 2007 que se inspirava no "Dick Vigarista" e ficava sambando na pista para tirar os adversários dela é sacanagem...
E aquelas manobras da disputa Senna/Piquet x Piquet/Senna na Hungria jamais seriam proibidas pela FIA, porque eles fizeram e aprontaram, mas se respeitaram...
Prá falar a verdade, se a F1 tivesse pilotos dos anos 80 na pista eles não teriam tantos problemas com ultrapassagens como estão tendo ultimamente...

Mais uma coisa...

Prá se mudar a F1 de verdade eles precisam proibir uma coisa que tem mudado e muito os resultados ao final das corridas...

O rádio dentro do carro...

De volta a velha placa na beira da pista...

E apenas ela!!!

Os pilotos podem ser esses ai, não vejo problema...

O problema para mim está na parte tecnica mesmo. O que adianta o cara ao ficar perto do carro da frente sofrer com problemas de super aquecimento como foi o caso do Alonso e do Massa.

Pneus Free Já!!
Motores Free Já!!
Carro reserva Já!! (para não ter medo de quebrar)
Fim do difusor do mal já!
Treinos a vontade Já!!!
Fim do Abastecimento. Ok? Mais não faz diferença alguma sem os itens de cima.

Ah, e claro... Divisão de lucros mais justa já! 50 para o tio Bernie e 50 para as equipes não rola. 80-20 esta mais que bom.

Priscila e o Bolão? Que ajuda para calcular ou algo assim?

hahaha...Gostei de ver Latuerio, despachou geral!!!

Acho que a culpa é de todos um pouco: regras que nunca deveriam de ter sido mudadas,ao mesmo tempo que mudam todos os dias, pilotos de conduçao "elegante", teto orçamentário "desembestado", enfim, mas sobre o tema das duas paradas, deveriam esperar...

Wallacy, agradeço a ajuda mas já fiz uma planilha...Amanha posto o resultado!

Valeu Pri. Meu amigo B´HENGLER@RR1 [?] Eu não disse que eles fariam aquela manobra da Hungria. E voçê acredita que algúm piloto atual teria essa capacidade? e mesmo que tivesse...seria trucidado rapidim...dúvida?

O fato da corrida ter sido chata não de ve ser motivo para se cogitar mudanças nas regras.Esse circuito sempre foi sem graça mesmo.
Acho que o correto seria banir esse circuito bisonho e realizar uma corrida num autódromo de verdade.Na Austrália a corrida com certeza terá muito mais emoçôes.

Concordo com o B'Hengler, o problema principal são os circuitos. Não adianta de nada mudar um monte de coisa e querer q acontecem ultrapassagem em circuitos como esse do Bahrein que só tem reta e freiada brusca, não tem uma sequência de curvas de altas com pontos cegos como em Spa e Interlagos.

Enquanto continuar esses circuitos do cara q fez todos esses novos circuitos, continuaremos vendo as mesmas corridinhas chatas.

@Eduardo...
Apareceu!!!
E nem participou do bolão!!!
Pode entrar tranquilo que ainda estou zerado!!!
Kkkkkkkkkk...
Só que o líder já tá em 52 pontos...
Ferrou parelho!!!
Kkkkkkkkkk...

@RaphaelF1...
Beleza...
O Mosley me ligava toda semana... E pedia como resolver isso...
Dizia que os contratos não permitiam deixar certos circuítos de fora...
E ainda eram de determinados "amigos"...
E os "amigos" aumentavam a cada dia...
Quando resolveu fazer a coisa certa eles o descartaram...
Está "deprê", "coitado"!!!
Kkkkkkk...

Pra falar a verdade...com toda correria e imprevistos + dificuldades que a INDY enfrentou ém SP. O traçado de rua do anhembi ficou otimo. Bastante seletivo e desafiante para os pilotos.[não me refiro a ondulações e poças de água]

Não curto muito os carros da Indy, porém o regulamento é mais competitivo na minha opinião.

Essa coisa de chassi único e motor padrão pra mim é só uma falsa impressão de maior competitividade. A Chip Ganassi e Pensk q são as que tem melhor estrutura, tiram vantagem na caixa de cambia, suspensão, engenheiros, etc. E independentemente de uma temporada ruim na outra se recuperam tranquilamente igual a Ferrari.

Mas não deixa de ser interessante Lee Moy. Por mais que as equipes pensk,ganassi e andrett,sejam mais estruturadas e tenham orçamentos maiores...elas não conseguém uma disparidade igual tém acontecido na f1. E mais,quando uma equipe menor consegue um piloto de certo nivel...normalmente ele consegue no braço diminuir mais ainda essa vantagém das grandes. A f1...não tém permitido isso. A não ser quando se burla o regulamento igual 2008. Claro que a f1 é outro nivél...mas tá se tornando chatinha não?

Lee Moy ? Posso fazer uma pergúnta sém maldade algúma...mas só curiosidade?? Lee Moy é masculino ou feminino...???

HÁA!! meu amigo ZUADOR...deve ter ido no batismo de F.Massa...

Masculino.

Não muito tempo atrás se via piloto tirando no braço nessa F1, não precisa ir até os anos dourados. Era bom a época que a Arrows era imbatível em velocidade final de rata. rsrs

Claro que não se compara, de fato a Indy consegue ser mais igualitária. Mas F1 sempre foi e deve sempre ser cada um com seu chassi e motor. Mas como equilibrar o aspecto tecnico e esportivo não sei.

A Fota, assim como a FIA, não gosta de corridas, gosta de paradas...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More