O Mundial de Fórmula1 começou, definitivamente.
A 1º classificação do ano foi disputada sob o sol e as altas temperaturas do Bahrein e trouxe a Sebastian Vettel como primeiro pole-position do ano.
Ao seu lado larga Felipe Massa, da Ferrari que, em sua volta aos circuitos mostra a mesma velocidade de antes em voltas de cassificação.
Fernando Alonso, que andou forte durante todo o final de semana, errou no 2º setor e foi superado por 3 décimas pelo companheiro de equipe. Largará ao lado de Lewis Hamilton, o 4º melhor.
Com as 4 melhores equipes nas 8 primeiras posições, sobravam apenas 2 vagas para a Q3. Robert Kubica e Adrian Sutil, conseguiram entrar na disputadíssima 3º fase da classificação.
Ferrari e Red Bull são claramente as melhores do grid. Todos sabemos que o forte da equipe italiana não são as classificações mas sim as tandas largas. Resta saber se o poderio da Red Bull também será visto durante a corrida.
Fato curioso é que, das "equipes mais fortes" apenas a Ferrari pode manter seus dois pilotos "lado a lado".
Lewis Hamilton superou com claridade ao atual Campeão do Mundo - e seu companheiro de equipe - Jenson Button. Hamilton larga em 4º, enquanto Button em 8º.
Nico Rosberg venceu, por 3 décimas, sua primeira batalha com o "Kaiser". Largará em 5º, enquanto Schumacher o fará em 7º.
Está na equipe Red Bull a maior diferença entre os pilotos: Vettel marcou a pole, 1 segundo a frente de seu companheiro de equipe, Mark Webber, que largará na 6ª posição.
Entre os brasileiros, Rubens Barrichello largará na 11º posiçao. Lucas di Grassi na 22ª posiçao e Bruno Senna na 23ª.
Amanhã, tudo dependerá muito de como os pilotos tratem os pneus. Também será importantíssimo a parada em boxes.
Quem aguentará mais tempo em pista, rodando tempos competitivos, com o composto supermacio? A estratégia voltará a ser chave na disputa de amanhã.
Os tempos da classificação:
.1º 5 Sebastian Vettel Red Bull 00:01'54''101
.2º 7 Felipe Massa Ferrari 00:01'54''242
.3º 8 Fernando Alonso Ferrari 00:01'54''608
.4º 2 Lewis Hamilton McLaren 00:01'55''217
.5º 4 Nico Rosberg MercedesGP 00:01'55''241
.6º 6 Mark Webber Red Bull 00:01'55''284
.7º 3 Michael Schumacher MercedesGP 00:01'55''524
.8º 1 Jenson Button McLaren 00:01'55''672
.9º 11 Robert Kubica Renault 00:01'55''885
.10º 14 Adrian Sutil Force India 00:01'56''309
Eliminados na Q2:
11.Barrrichello 1.55.330
12.-Liuzzi 1.55.653
13.-Hulkenberg 1.55.857
14.-De la Rosa 1.56.237
15.-Buemi 1.56.265
16.-Kobayashi 1.56.270
17.-Petrov 1.56.619
Eliminados na Q1:
18.-Alguersuari 1.57071
19.-Glock 1.59.728
20.-Trulli 1.59.852
21.-Kovalainen 2.00.313
22.-Di Grassi 2.00.587
23.-Senna 2.03.240
24.-Chandhok 2.04.904
33 comentários:
Desculpem a demora, mas tive que trabalhar hj e nao deu tempo de postar pela manha...;)
Sem problemas Priscilla..
Amanha vai ser Ferrari x Red Bull.. Não tenho dúvidas!!!
Mas é bom ficar de olho na Mercedes, principalmente no velhinho q ele sempre tem uns coelhos dentro da cartola!!
Só achei engraçado a Mercedes mandar os pilotos apenas 1 vez para a pista no Q3...
É um erro de estratégia, e acaba colocando muita pressão sobre o piloto... Não deu outra... Os dois erraram e ficaram longe da colocação que poderiam almejar com o carro que tem em mãos...
Meu palpite para esta temporada está mais forte do que nunca... Vettel é muito superior ao companheiro de equipe, apesar da inexperiência, e ganha pontos com isso na disputa contra adversários que dividirão os pontos das principais equipes adversárias...
PS: O Button já botou a boca no trombone que o carro não estava se comportando direito no Q3... Lá vem mais um "choronso" nop grid... Kkkkkk...
VIVA!!!...finalmente alguém viu o por que de Alonso largar atráz de Massa! Achei que era o único a ter visto que ele errou,exatamente onde ele estava mais forte que todos..."o segundo setor" grande Priscilla.
Hoje vai ser Vettel x Ferrari x Hamilton... taí o G4 dentro do G4. Não vejo Mercedes e nem McLaren no nível da Ferrari e Red Bull.
McLaren e Mercedes estão tomando 1 segundo das outras duas e essa diferença só diminui quando o Hamilton faz a diferença. Vamos ver como é essa diferença em termos de corrida... principalmente na parte final!
Quanto aos palpites da galera, a maioria se deixou levar pelos treinos livres e cravou o Hamilton na pole, que nem eu.
Vamos ver como é essa diferença em termos de corrida... principalmente na parte final!
A Ferrari trocou o motor dos dois carros para a corrida... Parece que a confiabilidade do motor ainda não será o forte da equipe...
Se a Renault não reslveu os problemas do propulsor que deixaram a RBR na mão ano passado, acaba sobrando tudo para McLaren e Mercedes denovo!!!
É mais fácil errar que acertar. Se o Felipe tivesse forçado mais provavelmente também erraria.
Boa corrida, só que para mim foi essa "economia" de pneu não fez tanto sentido para mim.
Melhor volta: 1:58.287. Tempo da volta final, 2:01.101
Se tivessem trocado para pneu macio faltando umas 12 voltas, estariam virando 1:55 fácil no final da corrida. Em 5 voltas recuperaria o tempo perdido do box, e nas outras 7 conseguiria abrir mais 28 segundos.
O Felipe quando saiu dos boxes virou 1.5 mais rápido que o Alonso só para poder "colar" no companheiro e ficar lá. Virou 2:00:189 enquanto no momento Alonso virava 2:02 - 2:01 alto. Ou seja, todo mundo poderia andar mais rápido se quisesse. Porém tentaram fazer o pneu duro andar 31 voltas.
Besteira em minha opnião. Fazer outro pit e colocar pneu mole seria muito melhor. Na pista tiraria facil o tempo do pit.
Pois é Wallacy...
E eles ainda tentaram andar muito tempo com os pneus macios no início da prova... Foram 19 voltas em média... Muita coisa... Deveria ter feito a primeira troca com 14/15 voltas, colocado o pneu duro e andado mais umas 20/22 e aí escolheriam o melhor pneu para o restante da prova...
Seria uma prova inteira com o pé embaixo e muito tempo ganho... A grande questão é a "economia" de motor... Isso está acabando com a competitividade da F1...
Quando o Alonso nitidamente apresentou problemas de aquecimento do motor a equipe pediu para o "Massa" economizar motor... Poxa, eu não torço para nenhum deles, mas pela briga por posições... Desse jeito elas não vão acontecer nunca!!!
A FIA precisa liberar 1 motor novo por corrida e liberar as equipes para treinarem à vontade com motores usados... Estaria resolvido um grande problema na F1...
A propósito... Foi anunciado na transmissão que a McLaren está com o difusor duplo ilegal... Então porque ela não foi desclassificada da prova???
O 3º lugar de L. Hamilton ou o 7º do J. Button podem significar a diferença de pontos no final do campeonato... Tem que punir...
O mesmo com a Ferrari... Foi nítida a ordem para F. Massa não ultrapassar F. Alonso... Se a telemetria do carro de Massa não justificava a "economia" de motor, a equipe deveria ter sido desclassificada...
Ou vai se iniciar um ano muito prometedor como a "mesmice" do que de pior já aconteceu na F1...
Tô achando que nessa temporada vamos decorar o hino espanhol.
Mas pode ter certeza que na próxima corrida, algumas equipes vão pensar nisso.
É sempre assim, primeira corrida sempre o mais conservador possível.
E é economia de motor e economia de pneus. Toda hora falavam para cuidar dos pneus. Claro que todos estavam trabalhando com um só pit stop e era importante senão ia ficar que nem o Rosberg deslizando na pista como se tivessem passado manteiga. E se algum engenheiro fosse mais ousado teria se dado bem. 5s mais rápido ultrapassava qualquer carro.
Os pit stops achava que iam ser mais rápido ja que ficaram treinando na pré-temporada toda, pelo menos todos na casa de 4,5 segundos. Na troca do Vettel que foi mais rápido, um dos mecânicos teve as manhas ao praticamente jogar o pneu novo no eixo. Bisonho foi a troca de pneus da Hispania. O carro balançando parecia que ia tombar a qualquer momento.
Nas corridas muito quentes a RBR vai passar por apertos com esse exaustor muito comprido.
Eu esperava mais da Sauber. E esse motor cosworth tah parecendo que é bem fraquinho.
Maldito Hamilton que avacalhou com meu pódio. E que corrida tão sem graça quanto as do ano passado. A grande batalha foi entre Lotus e Virgin!! O resto ultrapassava pq eram muito mais rápidos que o carro da frente.
realmente não entendi pq não desclassificaram a McLaren. A própria tinha dito que tinha um plano B em Bahrein.
E essas ordens de economizar motor, se desde 2007 não fizeram nada contra isso não vai ser com o Todt que ele vai ficar arrumando briga com as equipes. E que contra-argumento FIA teria para a ordem de poupar motor para as próximas corridas?
Acho q o negocio do difusor da Mclaren é o seguinte:
A fia considerou o Difusor deles ilegal durante a inspeção da asa traseira e os obrigou a usa-lo com limitações, isso explicaria o fato da Mclaren ter perdido rendimento da pré-temporada pra a primeira prova. Ja que antes do Bahrein eles vinham andando muito proximos de Red Bull e Ferrari.
Se o difusor está limitado é normal que percam 0,5 a 1 segundo por volta. Que foi o q aconteceu.
Acho q a FIA deixou eles usarem mas limitado, com alguma coisa sendo tampada.
Quanto a corrida, achei que as equipes foram muito conservadoras com os pneus. Como vcs disseram, com uma estratégia mais ousada, talvez tivesse sido melhor fazer duas trocas.
Mas acho q todas usaram a tática conservadora devido ao excesso de calor no Bahrein.
Mesmo assim acho q essa temporada promete.
Feliz que acertei o 1° colocado. Pena que errei o resto uhauihaiuaiuhaiuha
E menção honrosa a Lotus que mesmo estreiando conseguiu levar seus dois carros até o fim da carrida. Mostrando confiabilidade do carro.
Agora ele podem focar em melhorar o desempenho do carro.
Principalmente ao Kovaleinen que terminou apenas 1 volta atrás dos lideres.
Gostaria de destacar a excelente largada do Lucas Di Grasi, passando 4 carros, mostrando arrojo. Pena que o carro da Virgin ainda não tem confiabilidade, mas ao menos mostrou estar num ritmo parecido com o da Lotus. Falta confiabilidade e desempenho.
Trabalho arduo para os pessoal da Virgin.
E o Bruno Senna, mesmo andando sozinho durante todo o tempo, conseguiu completar um numero razoável de voltas para um carro que foi montado e testado em pista pela primeira vez nesse fim de semana.
É uma pena q o Bruno não tenha um carro melhor para podermos avaliar seu talento. Mas se ele fizer um bom trabalho esse ano pode ser q consiga algum lugar numa equipe melhor em 2011.
Bom,parabens ao Alonso q fez uma boa corrida,uma corrida inteligente,no entanto,a ordem da equipe de "poupar motor" em outras palavras eh o seguinte,Massa,nao va pra cima do Alonso,ele foi contratado a peso de ouro e traz muita grana em patrocinador pra equipe,alem de ser bi mundial,seja Rubinho.Infelismente Hengler,nao eh de interesse de ninguem q a ferrarti seja desclassificada de nada,pelo contrario,de qualqr forma meritos para o espanhol q fez boa largada e boa corrida.Eu concordo com o Hengler,essa economia de motor ferrou tudo,ja nao basta a questao dos pneus,poxa,dexa os cara acelerar.
Normal esse conservadorismo das equipes na 1ª prova.
Os pilotos têm que se adaptar ao peso do carro. Os engenheiros precisam avaliar o consumo de combustível com o nível do motor. Os estrategistas precisam entender a questão dos pneus, se vale a pena fazer 2 paradas, como está sendo o desgate... essas coisas. E tudo isso dependendo do tipo de pista e temperatura que estão submetidos os carros.
Pena que ninguém arriscou nada pra gente (e eles mesmos) terem uma ideia de comparação.
Quanto à corrida, nada de empolgante. Ferrari e Red Bull dominaram com tranquilidade.
Todos do G4 fizeram o que era esperado. E Hamilton mostrou que lá pra frente pode incomodar os favoritos.
O Massa já disse que tava com problemas de superaquecimento... nada de conspirações contra o ele. Alonso ganhou dele na largada e pronto!
Rubinho, mais uma vez, foi o 2º melhor dos piores e deve comemorar esse pontinho.
Numa olhada rápida, parece que apenas eu e o B'Hengler zeramos nos palpites... será que somos a HRT do Bolão??? he he he he
Zerar no bolão é comigo mesmo!!!
Kkkkkkkk...
Não quiz dizer que a equipe Ferrari impediu a "ultrapassagem" do Massa sobre o Alonso... Os dois são ótimos pilotos, apesar de achar o asturiano melhor, mas a equipe impediu a "briga" pela primeira posição...
Isso que eu acho errado... Se o Massa conseguiria a ultrapassagem ou não é "outros 500"... O fato é que a equipe impediu, tendo o brasileiro aquecimento do motor ou não...
PS: Dá prá discutir a veracidade dessa informação aí, do superaquecimento do motor, também, né!!! Kkkkkkk... Falamos e falamos da competição dentro das equipes McLaren e Ferrari pela qualidade de seus pilotos, e bastou terminar a 1º prova para já estarmos desconfiados do favorecimento dentro delas!!! Kkkkkk...
Rapaz...
Eu sabia que tinha zerado no bolão...
Mas não imaginava que ficaria 52 pontos atrás do lider...
É "pácábá"!!!
PS:
A propósito RaphaelF1, você apostou??? Não achei sua aposta!!!
E nem a Priscilla apostou!!!
Acho que vcs viram , (ou ouviram) outra corrida!!!!!
O engenheiro do Massa pediu pra cnservar o motor por X motivos:
-Superaquecimento do motor; que inclusive foi trocado no dia anterior por um problema. Tendo um motor tao novo sem testar era mais correto nao abusar dele.
- Outra coisa: É a 1º corrida do Mundial!!!! Pra que colocar os dois pra brigar???
- 3º fato: Chegar é uma coisa, passar é outra. Estamos falando de Fernando ALonso com uma Ferrari, liderando a primeria corrida do Mundial...Perguntem pro Schumacher se é fácil assim passar o espanhol???
Espero que nao seja a imprensa brasileira a que comece a "briguinha" do ano.
"Q"isso,meus amigos...é tédio de domingão? Engraçado..ontém vi um punhado de comentários,sobre um placar de 1x0 a favor do ZACARIAS. Só que nesse ritimo,chegaremos ao final da temporada com um largo placar de 19x0 para o piloto tupiniquim e um espanhol campeão. "Agóra k entre nós?" o zacarias é querido na equipe...conhece a forma de trabalho da equipe...é muito velóz[faca nos dentes] já ouvi isso antes! E o espanhol chegou agóra e tém que aprender a conhcer a equipe ferrari e trabalhar na equipe ferrari...??? E o que nós vimos hóje...primeira corrida do ano...foi um cara que tém que se adapitar a equipe ferrari,simplismente a cada volta rapida do zacarias...ele devolvia duas. É...tá rolando nos blogs um tal de batizado de 2 pilotos que corrém com a "faca nos dentes"....não entendi?
OPS: Agóra entendi o que tava rolando ém algúns blogs.
Já acontece a "Barrichelizacao" do Zacarias!!! Massa levou pau bonito do Alonso hoje! Essa é a verdade.
B'Hengler, apostei sim. Usei a minha conta no Gmail e por isso q aparece como raphaelcarvalho.
Mas como só tem Raphael por aqui fica facil saber heheheheheh.
E não é q vo fazer uns bons pontinhos no bolão. Acertei os seguintes:
1° Alonso (1 ponto)
4° Vettel (6 pontos)
8° Webber (15 pontos)
Total de 22 pontos. Nada mal.rsrsrs
Ao menos acertei q teriamos 1 Williams e 1 Force India nos pontos. E que os 8 pilotos das 4 melhores equipes iam terminar.
Eu acertei Alonso (+1), Vettel (+6), Rosberg (+8). Era só o Button e Webber ultrapassar o Schummi. rsrsrs
Tomara que os dados dos circuitos do almanaque Automotor do Reginaldo Leme preste pra alguma coisa. Ja que depende do circuito vai haver variação de desempenho de cada carro.
Não acho que ele levou um "pau" do Alonso, acompanhei a corrida toda pelo Live Timing e só no final mesmo que o Alonso abriu um pouco mais.
Nenhum dos dois iria se sacrificar logo na primeira corrida. Massa não largou bem, Alonso se aproveitou e pronto, Massa em momento algum forçou o Alonso.
Vale mencionar que na volta seguinte ao pit, o Massa girou 1.5 segundos mais rápido que o Alonso por volta. Para então ficar novamente a 2.5 segundos do companheiro se "se estabilizar" novamente lá. Estava claro que foi por falta de interesse mesmo.
Alonso também poderia ter acelerado mais, só não o fez pois não era necessário.
A Ferrari de modo geral está sobrando, é a BGP do ano passado. Duvido muito que esse problema de motor realmente existe.
A espanhola sem duvida ja chegou na frente Pri,rsrs,axo q o amigo latueiro eskeceu do simples detalhe q o Massa nao corria a apenas oito meses,axo q isso conta nao?Levou pau bonito com Massa em segundo e Alonso em primeiro?Engraçado,com o tartaruga Piquet era Alonso em primeiro e Turtle Piquet no muro,rsrs,Barrichelizaçao nem cabe pra o Piquet turtle,pq comparado a este Rubinho eh um super piloto,rsrs.E quanto a "adaptaçao a ferrari",os testes sao pra isso,alem do q todos tiveram q se adaptar a corrida nessas condiçoes e o Massa teve q se readaptar a correr,ou sera q o tempo q ficou parado nao conta?Massa ta de parabens,e fez uma boa corrida,inferior a do espanhol q venceu por meritos,apesar da ferrari arranja uma hora bem conviniente pra pedir pra Massa "poupar" motor,rsrs,mas concordo q nao seria facil passa o Alonso,q apesar de um chato de galochas e ao meu ver nao ser o melhor do grid,eh um piloto muito competente
Bom, pelo menos pela narração do Galvão o que deu a entender do "lance" F. Massa foi o seguinte...
- Massa trocou os pneus depois e foi pior, acabou saindo mais longe do Alonso do que quando o asturiano entrou para o pit;
- Massa está bem longe de F. Alonso que está chegando fácil no alemão S. Vettel;
- F. Massa desconta mais de 1 segundo por volta em (= ou -) umas 3 voltas consecutivas;
- Alonso encosta em Vettel, mas o carro perde rendimento e Massa se aproxima rapidamente;
- "Alonso deve estar com superaquecimento do motor";
- A equipe Ferrari chama Massa pelo rádio, "diminui aí mano";
- Confusão na transmissão, com depoimentos meio que revoltados;
- As Ferraris estão se aproximando rapidamente de Vettel;
E o resto eu narro com algumas palavras meio que "parecidas" de como foi a narração do Galvão, outra pérola:
- "Alonso se aproxima do Vettel, já colocou de lado e não deu chance para o alemão, que está com o carro nitidamente lento";
- "VAI FELIPE, SE APROXIMA DE S. VETTEL, USA O VÁCUO, COLOCA O CARRO DE LADO, SEEENSAAAAACIONAAAAAAAAL, USOU TODO O TALENTO, MOSTROU QUE VEIO COM TUDO, NÃO DEU CHANCES PARA VETTEL, COM A FACA NOS DENTES, FELIPE MASSA DO BRASIL SIL SIL SIL SIL SIL"...
Daqui a pouco eles vão colocar esta ultrapassagem do Massa como uma das mais fantásticas da história nestes 60 anos de F1... Provavelmente junto com aquela do Canadá quando ele passou 2 carros que "passaram reto na curva"...
Kkkkkkk...
Bom, quem acompanhou pela Globo ouviu mais ou menos isso, e as imagens da TV também colaboram com a "conclusão" de que os problemas estavam no carro de Alonso, que perdia rendimento no exato momento que o F. Massa se aproximava... Aí o box chama o Massa e pede para ele diminuir!!! Óbvio que geraria este tipo de conclusão, não???
Mas para quem geralmente acabava as corridas inicias na grama, até que está de bom tamanho!!!
Kkkkkkkk...
Postar um comentário