Corrida complicada no Circuito de Silverstone!
Não para Mark Webber e Lewis Hamilton, que fizeram corridas a parte dos demais sendo primeiro e segundo colocados desde a 1ª volta.
Dois incidentes marcaram o início da corrida: saída de pista de Vettel, que já havia perdido a 1ª posição para Webber, que o obrigou a fazer um pit stop voltando na última posição, e toque entre Felipe Massa e Fernando Alonso, que resultou em um furo no pneu traseiro de Felipe, que o mandou para o penúltimo lugar.
Muitas trocas de posições, resultado das estratégias de boxes, que saíram bem para uns e mau para outros.
Mais uma vez os comissários foram os "vilões" do GP, interferindo de forma injusta no andamento da prova: Alonso e Kubica lutavam por posições e ao tentar passar por fora, Alonso ultrapassou Kubica por fora de uma chicane.
Alonso deveria devolver a posição, se não fosse por um detalhe: Kubica teve problemas com o diferencial da Renault e abandonou momentos depois.
Ao não poder devolver a posição, os comissários, muitas voltas depois decidiram puní-lo com um exageradíssimo drive-trough, o que acabou com a corrida do espanhol que, naquele momento, lutava pela 3º posição.
Jenson Button que largava desde a 14º posição, em estratégia diferente de pneus - usava o composto mais duro - surpreendeu com uma remonatada até o 4º lugar na corrida, logo atrás de Nico Rosberg, o 3º colocado, que manteve ótimo ritmo e brigou durante toda a corrida pela posição.
Mais uma vez Rubens Barrichello apareceu e terminou na 5º posição, com um Willimas renovado e sem deixar margem ao azar.
O mesmo para Kamui Kobayashi, com um limitado Sauber, que fez uma ótima largada, esteve sempre atento e combativo, e terminou em uma merecida 6º posição.
Vettel ainda conseguiu somar alguns pontinhos, com a 7º posição alcançada, graças também a um safety-car - devido a algumas peças do aerofólio de Pedro de la Rosa que se desprenderam do carro após um toque com Sutil - que entrou em pista e juntou todos os pilotos, permitindo a recuperação do alemão.
Para culminar com o péssimo fim de semana da equipe Ferrari - mais um! - Felipe Massa quase rodou na última curva - quase provocando um acidente - e entrou em box, o que o mandou ainda mais longe na tabela.
1. Webber Red Bull-Renault 1h24:38.200
2. Hamilton McLaren-Mercedes + 1.360
3. Rosberg Mercedes + 21.307
4. Button McLaren-Mercedes + 21.986
5. Barrichello Williams-Cosworth + 31.456
6. Kobayashi Sauber-Ferrari + 32.171
7. Vettel Red Bull-Renault + 36.734
8. Sutil Force India-Mercedes + 40.932
9. Schumacher Mercedes + 41.599
10. Hulkenberg Williams-Cosworth + 42.012
11. Liuzzi Force India-Mercedes + 42.459
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 47.627
13. Petrov Renault + 59.374
14. Alonso Ferrari + 1:02.385
15. Massa Ferrari + 1:07.489
16. Trulli Lotus-Cosworth + 1 lap
17. Kovalainen Lotus-Cosworth + 1 lap
18. Glock Virgin-Cosworth + 1 lap
19. Chandhok HRT-Cosworth + 2 laps
20. Yamamoto HRT-Cosworth + 2 laps
Com mais uma etapa finalizada, assim está o campeonato dos pilotos:
1. Hamilton 145 pts, 2. Button - 133 pts, 3. Webber - 128 pts, 4. Vettel - 121 pts, 5. Alonso - 98pts, 6.Rosberg - 90 pts, 7. Kubica, 8.Massa - 67 pts, 9. Schumacher - 36 pts, 10. Sutil - 35 pts,...
No Campeoanto de Construtores, nenhuma novidade na parte alta da tabela:
1. Mclaren - 278 pts, 2. Red Bull - 249 pts, 3. Ferrari - 165 pts, 4. Mercedes - 126 pts, 5. Renault - 89 pts, 6. Force India - 47 pts, 7.Williams - 31 pts, 8.Sauber - 15 pts,...
40 comentários:
Palavras do ALonso sobre o incidente:
Avisei que tinha ultrapassado o Kubica, que nos tocamos. A equipe viu a repetiçao e viu que era bem claro, que nos tocamos, me empurrou para a grama e ou vc vira invisível, ou desaparece ou tem que ir pela grama, que foi o que eu fiz. Na nossa opiniao nao havia nenhuma duvida nesta ultrapassagem e seguimos a corrida até o final",
"Se ao invés de grama tivesse um muro eue tivesse batido, com certeza penalizariam ao Kubica. Depende de como se veja há um motivo para devolver ou nao a posiçao pro Kubica. Achamos que estava tudo bem,passavam as voltas e nao tínhamos noticias, por tanto nao havia nada que fazer, além disso, Kubica se tinha abandonadoar", explicou.
Alonso não é bobo. Teria que devolver a posição pro Kubica no ato.
O rendimento da Ferrari era bem superior e os 2 já tinham acabado de fazer os pit-stops. Não seria fácil ultrapassar o Kubica e mesmo que conseguisse, ia ficar mais quantas voltas atrás do polonês? 1, 5, 10??? Ia adivinhar que a Renault quebraria logo a seguir?
A punição foi injusta, claro. Acabou com a corrida do Alonso. E foi azar o SC entrar naquela hora??? Ou foi sacanagem??? Sacanagem, óbvio!
Na verdade Priscilla? eu não sou fã do F.Alonso...mas sim, do piloto F.Alonso.
Piloto esse, que o limite dele é o carro. Não é pistas e pilotos adversários que o fazém desistir.
Mas confesso que hóje, depois que soube da punição [exagerada e bém atrasada né] e ele mandou desligar o rádio até o fim da corrida? Pensei que ele iria estacionar e abandonar a prova.
Mas fêz exatamente o contrário, permaneceu até o fim...pagou a pena...e brigou novamente para chegar nos pontos...no que foi atrapalhado pela manobra pouco observada do Liusi,ao ser últrapassado e que provocou o furo de seu pneu...isso ninguém viu.
Parou novamente e outra vêz voltou buscando posições ou algo, que? ele próprio sabia que faltando duas voltas era impossivél.
E isso ninguém pode tirar dele...que é a gana pelo resultado positivo, independente da situação de carro ou "juizes".
Se engana quém pensar, que Alonso tá fora da briga pelo titulo...outro? eu diria que sim...mas Alonso...só a hora que ele mesmo jogar a toalha. Enquanto ele não fizer isso...não pode ser descartado jamais.
E quanto ao nosso SEGUNDÃO ZACARIAS...que a frase dita pelo VETTEL,[aprendi hóje, que a corrida não acaba na primeira curva] sirva para ele também...
Ém tempo...o Sakon, terminou a corrida,com o mesmo carro, que o senninha não consegue terminar né.
E quanto a FIA...tá igualsinha a FIFA...se alguém erra, ela pune...mas se ele erra...ninguém pode reclamar, se não?? ela pune.
Felipe Massa ficou irritado com o toque que seu companheiro de equipe Fernando Alonso lhe deu logo na primeira curva do GP da Inglaterra, realizado neste domingo. Para o piloto da Ferrari, coisas assim não deveriam acontecer entre carros da mesma escuderia.
“Não podemos encostar em um carro da mesma equipe. Prejudica muito. Vou conversar com Alonso e ver o porquê de ele ter encostado no meu carro”, disse Felipe Massa a jornalistas ao fim da corrida em Silverstone.
Massa reclamou também da má sorte que o persegue nas últimas corridas, além da aderência dos pneus, que também o trabalhou no treino classificatório.
“Meu grande problema era a aderência do pneu na classificação. Agora, esta má sorte nas últimas três corridas. Na última prova (o GP da Europa), a entrada do safety car destruiu minha corrida. Na anterior, um acidente na primeira curva e agora novamente, com o pneu furado”, concluiu o brasileiro.
O que nesses anos de formula que eu acompanho a FIA age dessa maneira. Caso não devolva a posição, por má-fé ou pairou uma duvida se a manobra foi ilegal ou não, a comissão de prova pede para que devolva a posição através das equipes. A FIA não comunicou nada para a Ferrari e o Kubica abandona. Aí inventam uma punição de drive-through sendo que não tinha como cumprir a regra e pior ainda é que os comissários de prova só foram investigar muito depois do acontecido.
E o Vettel, pobre coitado. Queria que o Webber fosse seu fiel escudeiro e não seu fervoroso rival.
Tsc...Nao entendo o Massa. Por que ele acha que o Alonso tinha alguma motivo pra encostar nele?
Eu hein?
Se tocou foi pq eram as primerias curvas e tava todo mundo embolado. Isso acontece...
É isso aí, Lee Moy. É exatamente o "resumo da obra".
Existe uma lacuna no regulamento pq obviamente ninguém previa que o Kubica iria abandonar. Agora, onde está escrito que tem que fazer um drive trough se o outro abandona???
Com o Hamilton teria sido "a última vez", mas foi falar em manipulaçao no último Gp e deu no que deu...
Só um exemplo: Em Spa, na disputa entre Hamilton e Kimi. Hamilton passou Kimi pela chicane, "devolveu" a posiçao. mas se naquela chicane o Kimi bate e abandona, o que fazriam os comissa´rios??? Puniriam o Ham mesmo assim?
É que nada disso tem lógica...Isso sim é manipular resultado pq agora mesmo o Alonso está a quase 50 pontos do líder sendo que essa diferença nao reflete o que se ve na pista...
Enfim...
Que venha Alemanha pq tá osso...
Bém lembrado...pois o Vettel, teve seu pneu furado pelo Hamilton, nas primeiras curvas e ninguém viu ele reclamar "A" sequer...reclamou de si mesmo.
Alias...Vettel só passou o Sutil...por esse ter percebido que se lutasse mais...poderia ficar era fora da corrida e sém os pontos que estava conquistando.
não é muito certo...mas agiu certo.
Também achei a punição ao Choronso exagerada.Tinha que tomar 10 segundos nos boxes.Rsrsrs...
Quanto ao Massa, sinto muito por ele.Fica cada vez mais evidente que em 2008 foi a única oportunidade dele em conquistar um título.
Barrichello não pode ficar marcando esses pontinhos, senão vamos ter que aturá-lo ainda por muitas décadas.
"-Antigos espíritos da F1, transformem essa forma decadente em Mum-Bá(rrichello), o piloto de vida eterna!!!!!!..."
Sobre o Massa, eu vi o momento, estava fora de foco da transmissão, e não repetiram também.
Mas como eu comentei no outro tópico, foi um pouco de preciosíssimo do Alonso, ele exagerou sim, companheiro de equipe ou não ele Alonso poderia ter ficado fora.
Apesar da péssima transmissão, o Alonso ao largar muito mal perdeu a posição para o Massa, ficando imediatamente depois dele (e não na frente como o narrador disse), depois disso ele tentou 3 ataques "furiosos" ao Massa, dois deles na reta colocando o carro para direita e depois para a esquerda. Logo depois na curva ele conseguiu a ultrapassagem por dentro e espalhou, o Massa ao tentar fazer o X, como é de costume viu o Alonso jogar o carro "com tudo" para dentro de novo e bateu, obviamente sem querer o pneu dianteiro direito do Massa.
Não foi de propósito para acertar, porém uma manobra defensiva como essa deve ser feita em casos extremos, é perigoso o próprio piloto sair da corrida se o piloto que está por dentro estiver mais pra frente, não foi o caso o Massa já havia sido ultrapassado e não iria conseguir fazer o X de qualquer forma porque a próxima curva tinha a preferencial do Alonso.
Alonso não é Deus, como qualquer piloto se desesperou por perder tantas posições, mais isso não lhe exime de culpa nos dois acidentes, ambos por preciosíssimo em achar que o outro vai dar um espaço que na verdade ele não é obrigado a ceder.
Porém nenhum dos dois são passiveis de punição em minha opnião, coisas de corridas, todo piloto comete erros, esses dois foram certamente do Alonso, porém um erro trivial de corrida, acontece.
A "falada" com o Alonso é mais que normal, afinal são companheiros de equipe, não custa nada evitar dar uma feixada daquelas ainda no inicio da corrida de depois de já fazer a ultrapassarem e sabendo que o companheiro não vai conseguir fazer o X muito menos forçar a barra sabendo que a equipe está precisando de pontos.
Ele fez o que o Vettel fez no Webber na ultiva corrida, achou que bastava colocar o carro pra dentro que iria ultrapassar sem problemas. Ora bolas, por mais que o Massa seja de fato o segundo piloto, isso não da direito de jogar o carrida o carro daquela forma em cima do companheiro.
Ele vai pedir para o Massa cozinhar e passar roupa para ele também? (Assim como o Vettel que fazer com o Webber).
As vezes calma faz bem...
Curioso que o Massa correu muito bem hoje, acho que se não fosse o toque ele ficaria em 3º ou 4º (no lugar do Alonso), ele andou a corrida toda em um ritimo bem forte, o que é estranho para ele. Só teve problemas nas ultrapassagens, como sempre. Porém depois da ultrapassagem do Alonso, pelo ritmo o Massa iria segui-lo até o final da corrida atrás do companheiro.
Ah sim, o Alonso apesar de tudo andou muito forte também. Varios momentos andou mais rápido que as MClarens, e tão forte quanto as RBRs.
Acho que a Ferrari tem tudo para surpreender próxima corrida.
Meu caro Wallacy...vou concordar 50% com voçê. Já que o ZACARIAS, largou bém...aliás todos que largaram do lado sujo se deram bém hóje.
Só que o ZACARIAS ficou novamente esperando que o espanhol fosse respeitar o companheiro de equipe...e se ferrou novamente.
E se continuar assim...2011 vai ser pior ainda, com o espanhol já totalmente adaptado e com sede de titulo.
Já disse ém outro comentário acima, que o Alonso deveria ter devolvido a posição ao Kubica independente da equipe. Equipe essa que depois que o Domenicali passou a comandar...só faz lambanças em termos de estratégias.
Esse ano é sem duvidas o mais confuso da formula 1.
É discussão entre pilotos da mesma equipe.
Pilotos da mesma equipe que se batem na corrida.
Punições indevidas.
Batidas malucas, pneus furando, carro voando literalmente.
É piloto sendo tirado da corrida na ultima hora.
Q zona!!!!!
E quem agradece tudo isso é o Hamilton, que colocou a cabeça no lugar e vem sendo o mais regular da temporada!!!!
é priscilla a coisa ta feia pros brasileiros, massa se toca com alonso, bruno é trocado por yamamoto, di grassi quebra e o rubinho nos salvou hj, tenho blog tbm e vou te adicionar nos meus links tudo bem ?? eu ja tinha o blog e voltei com ele novamente...
valeu =]
Concordo Latueiro.
Só que nesse caso a habitual mania dele de achar que o companheiro iria alivia não foi o causador do incidente.
O que o Alonso fez nem adversário faz. Não se joga o carro para dentro daquela forma depois de ultrapassar e sabendo que não havia como fazer o X. Isso não da para prevê.
De mais é o mesmo de sempre, o Massa perdendo tempo com adversarios 10 minutos mais lentos, e quase voltando para a zona de pontuação até ter outro problema.
Por falar nisso, acho que a Ferrari tem que se preocupar em bater a RBR logo, porque 2011 é capaz da RBR ficar ainda mais forte com toda a grana que eles devem está ganhando agora.
O locutor Galvão Bueno, 59, disse que vai narrar uma Copa do Mundo pela última vez em 2014. "A Copa da África é a última que eu narro fora do Brasil", afirmou com a voz embargada neste domingo (11).
Bolas. E a formula 1, como fica[?]
@Alonso x Kubica...
Posso parecer meio repetitivo, mas o lance entre o Alguersuari e o Rosberg, no mesmo ponto polêmico, ilustra bem como deve se comportar um piloto que tem o outro ao seu lado...
Para mim o punido seria o Kubica, tinha outro piloto ao lado o traçado deixa de existir, tem que manter a linha interna na curva e tentar superar o adversário no braço...
Aí sim, caso for mais rápido, não se pode cortar a pista... No caso do ocorrido, Kubica deveria ter sido advertido pela direção da prova, pois nitidamente jogou o carro contra o espanhol...
Quem defende o direito do piloto de ficar no traçado deveria defender que ele não pode deixar o traçado nas retas para defender posição também!!!
@Alonso x Massa...
Não vi "X", vi Alonso brigando com outro piloto (Rosberg???) e ficando lento na curva, pois estava por fora, Massa viu o espaço e tentou colocar o carro por dentro, é nítido o "susto" do Alonso tentando desviar do brasileiro...
Se eu fosse o Domenicali o brasileiro nem teria trocado os pneus, era encostar o carro e se despedir dos amigos!!!
@Webber...
A FIA não tinha avisado às equipes que ficaria de olho em "favorecimentos" dentro das equipes???
Quer situação mais "na cara dura" do que essa??? Multa a equipe em uns 50 milhões e suspende o piloto favorecido por umas 3 corridas e coloca ordem na casa!!!
@Mensagem do Hamilton para Alonso...
"Pois é, você reclamou que os comissários que eles estavam muito brandos em Barcelona, e agora eles endureceram as punições... Você gostou???"
Kkkkkkkkkkkkkk...
Poisé B'Hengler,
No momento que o Alonso conseguiu colocar mais de meio carro do lado do Kubica, a linha da curva curva já não é mais do Kubica e sim do Alonso.
Se fosse na perna anterior na disputa de frenagem seria bem diferente. mas aí já estava na segunda perna da curva.
Agora o latueiro não dorme mais:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/07/12/cypher+vai+atras+de+nelsinho+e+nelson+piquet+para+entrar+na+f1+em+2011++9536361.html
Concordo contigo, Raphael!!!
Se preocupe não RAPHAEL...se tém uma coisa que o latueiro não é...é fanático.
Brincalhão sim...ZUADOR não.
Principalmente depois de ter visto "algúmas" coisas na net sobre eles.
Mas...lendo o comentário acima, sobre a aposentadoria do GALVIÃO...fiquei triste ao ver que vai demorar muito ainda...e o pior é que nada sobre aposentadoria da f1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
verdade latueiro,pra vc chegar pelo menos a 1 por cento do meu cerebro teria q melhorar muito,nao so eu q torço pra um piloto so por causa do sobrenome dele,mesmo ele sendo um lixo.Procura alguma(sem acento pq não tem,rsrs) na net sobre como exercitar esse cerebro ou sobre pessoas retardadas mentalmente,vai ter muito mais serventia pra vc,ow ainda,pode ler na internet sobre as pessoas q torcem pra nelsinho lixo piquet,parece q meu nick eh doce,q o mané do lafumeiro nao tira da boca,rsrs,ja te disse mano,sou hetero,nao curto viado
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....
Olha compostura meu amigo HETERO ZUADINHO...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..
Então o placar agóra é 38 a 4...tá parecendo o ZACA!! KKKKKKKKKKKKKKKK...
Com um CEREBRÃO DESSE TAMANHO??
Vamos chamalo[a] de CABEÇÃO né. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........
O que eu vi não necessariamente é o que todos viram.
Até agora não sei onde vocês viram o Alonso com mais de meio carro na frente do Kubica, eu passei o video pra vocês justamente por isso. Em momento algum o Alonso coloca uma roda se quer na frente do Kubica, ele permaneceu toda a manobra com o carro um pouco para trás.
Aqui vai o vídeo novamente:
Mas se alguem ficou na duvida: http://www.youtube.com/watch?v=pJXQXYapdxA
Fica claro que o Alonso estava por fora do traçado, o Kubica estava na tomada normal, como podemos ver pelos carros que passam antes e pelas cores da pista. E que não ouve um empurrão ou coisa similar do Kubica, mesmo que o Kubica não tivesse lá o Alonso iria espalhar porque foi muito por fora. Fora que o Kubica estava com o carro NA FRENTE, não o Alonso, meia roda no caso.
A câmera onboard é não da para julgar direito, mais podemos pela primeira tomada ver que o traçado correto (e o obvio) é atacar a chincane da esquerda (como podemos ver no carro que passa logo depois) e pegar a chincane da lateral no final dela (Seguindo a própria trilha formada)
No segundo 0:06 do vídeo mostra dois carros passando antes, e o ângulo deles com relação a pista, vemos que eles já estão quase paralelos a curva seguinte, atacando a tangente lateral esquerda. No segundo 12 vemos outro carro fazendo o mesmo.
O traçado que o Kubica fez não só foi mais correto porque o Alonso estava na direita, o que forçou o Kubica freiar mais que o necessário para atacar a chincane esquerda, o que ele fez. Depois ele só seguiu o traçado normal até a ponta direita da próxima chincane.
B'Hengler,
Discordo, não vejo a lógica de um piloto que que está a frente freiar por que existe outro que está vindo por fora do traçado e atrás.
Se o Alonso estivesse no tangente comum da pista, tudo bem, mais não estava. Enquanto TODOS os pilotos atacavam a tangende da esqueda, ele veio no extremo oposto da pista tentando ultrapassar por fora.
Ele não foi espremido, ele se espremeu, meteu o carro onde não devia.
Na verdade Wallacy...Alonso pecou pela agressividade. Sabedor de quê, mesmo mais rápido..não seria fácil passar Kubica.
Então arriscou tudo exatamente ali, naquela chicane...só que o polones engrossou e ele se ferrou pra não bater.
Aliás...na corrida passada ele foi certinho e se ferrou...nessa foi esperto e se ferrou também.
Ai, fica dificil né!
Olha o que ta lá no grande premio...kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Exclusivo: A norte-americana Cypher, cujo projeto se mantém (quase) no anonimato, tem como meta se unir a Nelson e Nelsinho Piquet para convencer a FIA de que é a equipe certa para ocupar a 13ª vaga da F1 em 2011
Agóra o meu amigo[a] CABEÇÃO ZUADINHO...vai a loucura total.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Wallacy,
De acordo com sua lógica todas as ultrapassagens por fora ou foi porque quem estava por dentro cedeu por medo, ou o que ultrapassou fez uma manobra igelal. Aquilo ali é um pequeno s, no S do Senna aqui em Interlargos todas as ultrapasagens por fora foram ilegais então.
Acho que foi o Alguersuari que ém disputa no mesmo local, com o nicole, que estava bém mais rápido do que ele...brigou, mas deixou espaço para que o nico..ultrapassase sém riscos para os dois. Não resolveu pois abandonou depois.
A verdade pessoal...é que no momento, a posição real da ferrari, é a que o ZACARIAS, tém conseguido nas pistas e treinos.
A posição do espanhol no capeonato e posições de largada e treinos...tém sido totalmente inrreal para essa carro atual...e claro que isso eleva as chances de Alonso cometer mais erros que o normal.
Equipe escolhida para 13ª vaga da F1 terá de pagar R$ 42 milhões
[B. Ecclestone]
Bém! é claro que essa informação do G.Premio, é para vender jornal.
Más? assim que o Ecclestone divulgou os valores para a equipe que almejar essa 13 vaga...significou que ele não quer mais saber de equipes aventureiras e sém dinheiro na f1.
A ART...favorita a vaga, cascou fora, assim que soube dos valores dessa vaga. Tá certa, muito melhor investir essa dinheirama toda, numa possivél fisão com a sauber.
Então? restam quatro pretendentes...destes, acredito que só dois, tão dispostos mesmo a desenbolsar essa graninha e ficar com a 13 vaga para 2011.
A STEFAN...e essa CIPHER que demostrou querer essa vaga a qualquer preço.
Não podemos esquecer do poder financeiro dos Piquets...e também o fato de Nelsinho estar muito bém acompanhado de patrocinadores...principalmente americanos...e que também sonham ém fazer parte da categória maior do Automobilismo mundial...então??? tudo é possivél né. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Lee,
Não foi essa lógica que eu usei. Na verdade, não sei nem que lógica você está usando, primeiro diz que o Alonso estava meio carro a frente, depois diz que todo mundo faz igual ao ultrapassar por fora.
Calma, uma coisa é ser fã, outra é ser cego.
O caso do Alguersuari , citado aqui, por exemplo foi diferente, o Alguersuari sim estava na frente do carro que vinha por dentro, e não um pouco atrás como estava o Alonso.
Me diga qual a lógica de alguem que está na frente freiar para alguem que está atrás fora da tangência?
O Kubica não fez nada mais que sua obrigação, seguir normalmente o traçado.
Qualquer ultrapassagem por fora está sujeita a isso, e todas, sem exceção são concluídas normalmente quando quem veio por fora conseguiu fazer a curva um pouco a frente, forçando o piloto que está atrás e por dentro freiar para não bater. O que o Alonso fez foi vir por trás e por fora. Ai só sobrou a grama para ele.
Quando a tentativa de ultrapassarem, nenhum problema, normal como já ressaltei em outro comentário, quanto a punição? Injusta, muito injusta. Quanto ao fato do Alonso ter passado por fora da pista e não devolvido a posição, bem isso ai foi sim um problema, pois mesmo sem Kubia ali era provável que Alonso fosse para fora da pista sozinho dado o traçado desfavorável.
Nada contra a manobra, muito boa por sinal, faltou pouco para ser concluida com exito. Porém em minha opnião é ilusão acreditar que Alonso foi jogado para fora porque o Kubica foi malvado ou algo assim. Convenhamos, não da para freiar para um piloto que vem atrás e fora do traçado. Se tivesse mais a frente ok, seria falta de etica, ai sim seria jogar o carro em cima do adversario. Mais simplesmente se manter no traçado e não liberar espaço para o outro é o que qualquer piloto com o minimo de neoronios faria para se defender. O movimento do Kubica foi plenamente legal.
Ao passar por fora da chincane o Alonso deveria ter devolvido imediatamente, para depois, finalmente ultrapassa-lo na pista (e não fora dela), o que seria extremamente fácil na reta seguinte.
Não sei se você já correu de kart ou qualquer outro esporte de carros. Mas se você entrar por fora do traçado e tentar cruzar com a tangente de quem está por dentro vai ser jogado no pneu mesmo. E nem adianta reclamar.
Segundo a sua logica, se um camarada freia depois do ponto de frenager e entra na curva colocando o carro por dentro, quem está por fora deve esperar o outro terminar de freiar, voltar para o traçado e depois ficar caladinho atrás. Não é assim, se segue o traçado normal e ele que se vire por não ter conseguido fazer a manobra corretamente.
Agora se ele aparece na sua frente no meio da curva, ai sim você tem que freiar, primeiro para largar de ser trouxa em deixar alguem por fora fazer a curva na sua frente, e depois para evitar uma colisão lateral.
Curioso que não faz muito tempo que o mesmo Alonso fez o mesmo com o Hamilton, obrigando ao Hamilton freiar mais forte por fora do traçado e todo mundo bateu palmas para o Alonso por não se intimar e sair do traçado para um piloto que tentou colocar o carro de lado. Hora, o Kubica fez exatamente o mesmo que fez o Alonso antes, não deixou espaço que o Hamilton já não tinha.
Logo depois, se não me falha a memoria o Hamilton fez uma bela ultrapassagem (não me lembro sobre quem), freiando bem depois, e colocando o carro exatamente na "trilha" normal da pista, obrigando quem vinha atrás freiar e fazer a curva mais feixada.
Foi o outro lado da moeda da mesma manobra. Na primeira o Hamilton freiou porque não conquistou o espaço necessário, na segunda obrigou o adversário freiar por ter conquistado o espaço.
E é basicamente assim que funciona qualquer ultrapassagem, você conquista um espaço e limita o adversário. E não simplesmente coloca o carro de lado e espera que o adversário libere um espaço que você previamente não tinha.
Foi como o Latueiro disse, ele tentou fazer uma manobra, porém o Kubica não deu espaço. It's All.
Se tem espaço = Ok, Se não tem = freia.
Também acredito que o Nelsinho vai conseguir uma vaga na F1 ano que vem.
Se até o Briatore está de volta....
Além do mais, nada pode ser pior que essa HRT, é mais lenta que uma GP2.
Serio, como conseguiram colocar um carro mais lento que um GP2.
Talvez eu tenha coloca de forma errada. Mas eu não disse que o Alonso estava meio carro a frente. Mas que tinha colocado o carro suficientemente para que o Kubica visse que o Alonso estava do lado. Muito diferente de colocar somente o bico de lado e reclamar de que foi fechado.
Como eu disse, para ter preferência na curva tem que estar na frente do outro carro? Porque no S do Senna todo mundo já viu que não é assim.
E disputa de frenagem é outra história porque ali já estavam em outra curva.
Um episódio que ilustra bem é a fechada do Hamilton para cimma do Button na Turquia. O Button colocou o carro praticamente lado a lado e o Hamilton espremeu para fora da pista.
Comissário A: Opa, aconteceu algo estranho ali!
Comissário B: Estranho não. Errado! Alonso cortou a chicane.
Comissário C: Passa o replay.
Comissário A: Tem que devolver a posição.
Comissário B: Mas ele ta é acelerando ainda mais.
Comissário C: Passa o replay, de novo, por outro ângulo.
Comissário A: Liga pra Ferrari.
Comissário B: Espera. O safado tá se comunicando com a equipe.
Comissário A: Olha só, eles acham que podem tudo. Pedem punição pros outros, mas quando é com eles fingem que tá tudo ok.
Comissário A: Liga pra Ferrari e manda o carro n.º 8 devolver a posição.
Comissário B: Tem que ferrar esse chato mesmo.
Comissário C: Não liga ainda. Espera um pouco.
Comissário B: Sim, Renault, estamos analisando o ocorrido.
Comissário A: É só avisar à Ferrari que houve uma ultrapassagem ilegal e mandar
devolver a posição.
Comissário B: Isso! O espanhol vai perder uns 5 segundos por isso.
Comissário A: Putz... o Kubica tá lento... indo pros boxes... tá parando...
Comissário B: E agora??? Manda o espanhol devolver a posição pro Kubica nos boxes???
Comissário C: Claro que não, sua anta... isso não existe...
Comissário B: Então vamos punir com 10s ao fim da corrida, né...
Comissário A: Dá um drive-trough nele. Assim ele perde um 20s. e perde algumas posições.
Comissário B: Isso! Quero ver ele reclamar agora... he he he
Comissário C: Não! Vamos fazer melhor. Deixa ele achar que tá tudo bem. Manda um drive-trough nele com SC na pista. Se é pra ferrar, manda ele pra último!
Comissário B: Caramba... vai ficar até atrás do Massa... de novo... he he he
Ron Dennis: Thanks, guys!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Guilherme, amanheceu com tudo e mais um pouco hóje.
Da para escrever peças de teatro hein...rimou tudo.
Agóra o B´Hengler vai a loucura...[contrário ao nosso amigo orelhudo], Ecclestone, não acredita na permenecia de Shumacher para temporada de 2011 na f1. A não ser que consiga bóns resultados nessa segunda metade do campeonato...??? dificil né.
Ao contrário do ZACARIAS RECLAMÃO[chorão]...Alonso liga para a equipe e mecanicos Ferraristas...e põe a "moral deles lá cima". Tá dificil...mas temos a metade do campeonato para recomperarmos o que perdemos e vamos ser campeões!! Tai a diferença entre um vencedor e um perdedor...tá ruin? tá...mas o cara não desiste nunca...e isso pode fazer efeito nessa outra metade da competição...Ferrari tém dinheiro e estrutura para se recomperar...e se estiver motivada então??
Wallacy? como eu disse...é apenas hipotese...mas os americanos estão doidos para adentrar a f1...e nada melhor do que ter alguém que veio de lá...Mas por enquanto são apenas especulações.
Acho que niguém tira essa 13 vaga de 2011...da STEFAN.
Do contrário um certo CABEÇÃO vai acabar com os estoques de analgesicos do SUS!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
"Charlie Whiting foi entrevisado pela Autosprint e confessou: aconselhou três vezes a Ferrari para que ordenasse Alonso a devolver a posição a Kubica durante o GP da Inglaterra. Os italianos pagaram pra ver. Levaram um nabo. E Alonso acha que ainda pode ser campeão, mas criticou as regras da F1. A Ferrari ainda não se encontrou totalmente na administração Domenicali. E Alonso se perdeu na F1."
Por Victor Martins
Vejo desta forma Wallacy...
Se o Alonso não tivesse tirado o carro da pista, o que você acha que teria acontecido??? Era acidente na certa...
Não sou torcedor do Alonso nem do Kubica, de nenhum piloto do grid atual para dizer a verdade, gosto do espetáculo, das ultrapassgens, mas do jeito que está quem tenta ganhar posições sempre sai prejudicado, enquanto os que tiram os outros da pista são favorecidos...
Acho que está na hora de mudar isso, e a voz da torcida demora mas acaba chegando nos ouvidos dos "gagás" da F1...
E eu grito bem alto, quero uma F1 competitiva, onde vence o melhor, sem totó, sem escorregada na traçado, sem zig-zag, sem trapaça!!!
@Latueiro...
Ele não só não corre ano que vem como eu deixo a pergunta:
"Ele correu este ano"???
"Ele correu alguma vez na vida"???
Claro que não!!! Kkkkkkkkkk...
Queria ver agora o Montezemolo reclamando de manipulação. Demoraram o mesmo tempo para punir o Alonso, sem contar a "mentirinha" sobre ter avisado o cara na pista sobre a devolução.
Um dia da caça...
Postar um comentário