10 de jul de 2010

Classificação - GP da Grã-Bretanha

Sebastian Vettel marcou mais uma pole-position na temporada e largará ao lado de seus companheiro de equipe Mark Webber, superado por escassos milésimos.

Quem mais se aproximou dos tempos do RB6 foi Fernando Alonso, com o F10B, que apesar da baixa expectativa da equipe neste traçado, conseguiu marcar o 3º melhor tempo e largará desde a 2ª fila.


Boas notícias também para Lewis Hamilton, que conseguiu o 4º melhor tempo depois de certas dificuldades com o carro durante os treinos livres. Nada mais ver a posição de seu companheiro de equipe para entender: Button largará na 14º posição, ao não conseguir se "entender" com o carro durante a Q2.

Outro que ainda não está satisfeito com o carro é Felipe Massa, que largará desde a 7º posição.

Rubens Barrichello, com melhoras na Williams, passou para a Q3 e largará desde a 8º posição, ao lado de Felipe Massa.

A equipe de Barrichello introduziu melhoras importantíssimas ao carro e o brasileiro está sabendo aproveitar.

Lucas di Grassi larga desde a 22º posiçao e, pra colocar lenha na fogueira: Sakon Yamamoto, substituto de Bruno Senna, na equipe Hispania, largará na última posiçao, ao fazer um tempo 6 décimos mais lento que Karun Chandock, o 23º.

Confira os tempos da classificação:


1. Vettel Red Bull-Renault 1:30.841 1:30.480 1:29.615
2. Webber Red Bull-Renault 1:30.858 1:30.114 1:29.758
3. Alonso Ferrari 1:30.997 1:30.700 1:30.426
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:31.297 1:31.118 1:30.556
5. Rosberg Mercedes 1:31.626 1:31.085 1:30.625
6. Kubica Renault 1:31.680 1:31.344 1:31.040
7. Massa Ferrari 1:31.313 1:31.010 1:31.172
8. Barrichello Williams-Cosworth 1:31.424 1:31.126 1:31.175
9. de la Rosa Sauber-Ferrari 1:31.533 1:31.327 1:31.274
10. Schumacher Mercedes 1:32.058 1:31.022 1:31.430
11. Sutil Force India-Mercedes 1:31.109 1:31.399
12. Kobayashi Sauber-Ferrari 1:31.851 1:31.421
13. Hulkenberg Williams-Cosworth 1:32.144 1:31.635
14. Button McLaren-Mercedes 1:31.435 1:31.699
15. Liuzzi Force India-Mercedes 1:32.226 1:31.708
16. Petrov Renault 1:31.638 1:31.796
17. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:31.901 1:32.012
18. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:32.430
19. Kovalainen Lotus-Cosworth 1:34.405
20. Glock Virgin-Cosworth 1:34.775
21. Trulli Lotus-Cosworth 1:34.864
22. di Grassi Virgin-Cosworth 1:35.212
23. Chandhok HRT-Cosworth 1:36.576
24. Yamamoto HRT-Cosworth 1:36.968


Vitantonio Liuzzi sofreu uma penalização de 5 postos por "atrapalhar" a volta rápida de Hulkenberg na Q2. Sairá desde a 20ª posição.

65 comentários:

FALA ZACARIAS...

Massa reclama de pneus e diz que "artilheiro não desaprende a fazer gols"!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...SE MINHA VÓVO FOSSE VIVA!! kkkkkkkkkkkkkkk...

Talvez esse aqui seja um dos segredos da RBR ser tão superior a outras equipes nos qualifys:

http://scarbsf1.wordpress.com/2010/07/10/red-bull-map-q-the-secret-to-the-teams-q3-pace/

E o Massa esperando sentando que os engenheiros "consertem o defeito" no carro. Mas quando o problema é na peça que fica entre o banco e o volante tem jeito não.

O interessante é ver que o Adrian Newey é um gênio.

Primeiro ele inovou ano passado ao usar um sistema de suspensão traseira diferente chamado de "pull rod", que ja tinha sido muito usado no passado mas que tinha caido em desuso.

Esse ano ele trouxe esse difusor-escapamento, que ja tinha sido usado a muito tempo atrás, mais precisamente em 1983 pela Renault, que usou esse conceito para ganhar mais downforce ja que naquela época os túneis de efeito solo tinha sidos proibidos. Esse conceito foi implementado devido ao uso dos motores turbos, que mantinham fluxo suave dos escapes para os difusores e o resultado era um efeito constante.

Quando a formula 1 mudou de motores turbos para motores aspirados, esse conceito do difusor-escapamento caiu em desuso, pois os motores aspirados não consegue gerar um fluxo constante de ar no escapamento, sofrendo influencia forte do acelerador. Como consequencia, o efeito desse sistema ficava limitado.

A ultima equipe que usou esse sistema tinha sido a Mclaren no MP4-16 em 2001. Advinhem que era o projetista nessa época??? Ele mesmo, Adrian Newey.

Ano passado com as novas regras, os projetista ficaram em duvidas se poderia ou não explorar bem os difusores, e o Adrian Newey foi um deles. O RB5 que ja era um carro aerodinamicamente fantastico sem o difusor, ficou muito melhor com o desenvolvimento que o Newey fez no RB6.

É desse sistema difusor-escapamento que vem o grande diferencial da Red Bull. O calor espelido pelo difusor ajuda no aquecimentos dos pneus traseiros o q aumenta consideravamente o grip mecanico tambem.

Esse carro da Red Bull é um obra da engenharia e só poderia ter sido feito por um gênio como Adrian Newey.

Acrescentei mais umas informações para ficar mais claro, porque desse carro da RBR ser tão rapido.

----------

O interessante é ver que o Adrian Newey é um gênio.

Primeiro ele inovou ano passado ao usar um sistema de suspensão traseira diferente chamado de "pull rod", que ja tinha sido muito usado no passado, mas que tinha caido em desuso.

Esse ano ele trouxe esse difusor-escapamento, que ja tinha sido usado a muito tempo atrás, mais precisamente em 1983 pela Renault, que usou esse conceito para ganhar mais downforce ja que naquela época os túneis de efeito solo tinha sidos proibidos. Esse conceito foi implementado devido ao uso dos motores turbos, que mantinham fluxo suave dos escapes para os difusores e o resultado era um efeito de donwforce constante.

Quando a formula 1 mudou de motores turbos para motores aspirados, esse conceito do difusor-escapamento caiu em desuso, pois os motores aspirados não conseguem gerar um fluxo constante de ar no escapamento, sofrendo influencia forte do acelerador. Como consequencia, o efeito desse sistema fica limitado.

A ultima equipe que usou esse sistema tinha sido a Mclaren no MP4-16 em 2001. Advinhem que era o projetista nessa época??? Ele mesmo, Adrian Newey.

Ano passado com as novas regras, os projetista ficaram em duvidas se poderia ou não explorar bem os difusores, e o Adrian Newey foi um deles. O RB5 que ja era um carro aerodinamicamente fantastico sem o difusor, ficou muito melhor com o desenvolvimento que o Newey fez no RB6.

É desse sistema difusor-escapamento que vem o grande diferencial da Red Bull.

Como falei anteriormente, o uso dos difusores escapamento é limitado devido aos motores aspirados, que não mantem um fluxo constante no escapamento. Para resolver esse problema, a Red Bull desenvolveu um sistema de mapeamento da queima da mistura ar-combustivel para utilizar apenas durante os treinos ou em parte da corrida. Esse mapeamento força o motor a fazer uma queima mesmo quando não se está em aceleração plena, que é exatamente o momento que cessa o fluxo de ar do escapamento para difusor e gera um perca de downforce. O mapeamento que a RBR fez cria uma queima em excesso e mantem um fluxo mais constante de ar do escapemento sobre o difusor, mantendo um downforce mesmo nas desacelerações. Mas isso tem um custo, gera um super aquecimento dos escapamentos e, consequentemente, do motor, o que explica um pouco as diversas quebras de motor q a RBR sofreu esse ano mesmo. Alem de aumentar o consumo de combustivel. Em função disso, a RBR tem usado esse sistema apenas nos treinos e as vezes em parte da corrida.

Além disso, o calor espelido pelo difusor ajuda no aquecimentos dos pneus traseiros o que aumenta consideravamente o grip mecanico tambem. Porem isso atrapalhou durante o GP do Canadá que ocorreu em altas temperaturas e prejudicou a aderencia dos pneus.

Esse carro da Red Bull é um obra da engenharia e só poderia ter sido feito por um gênio como Adrian Newey.

Raphael F1,

Sobre mais essa genialidade do Newey, já tinha lido em algum lugar e isso explicaria o pq de funcionar a apenas uma volta.

Mais de 2 voltas o motor nao aguentaria, mas a tática se mostra infalível nas classificaçoes.

God Save Adrian Newey! rs, mas que por favor ele nao tenha mais nenhuma genialidade pq senao FUUUUUUUU...

É Priscilla, o Adrian Newey é um gênio.

Fiquei impressionando com esse desenvolvimento que tem o carro da Red Bull.

As outras equipes estão muito atrás.

Falando ainda da Red Bull, parece ser que a equipe pôs um aerofólio dianteiro "velho" no carro do Webber pq só tinham dois novos e o Vettel quebrou um na 3º sessao e usou o outro na Qualy.

Webber tá meio P...Preferências da equipe mais que evidentes...

Red Bull disparado com o melhor carro,o problema da red bull eh nao ter tbm os melhores pilotos.Fico com raiva dessa preferencia nitida da red bull pelo Vettel,q fez caquinha ja numa corrida q era de Webber,agora faz caquinha de novo e a equipe vai e coloca o outro aerofolio novo como a Pri destacou.Q esse mundial fica entre red bull e mclarem eh mais q evidente,axo q todos os pilotos dessas equipes podem se sagrar campeoes de 2010,Hamilton eh hj o melhor piloto da atualidade,Button com seu estilo comedido de poucos erros tbm figura entre os grandes,Vettel eh superestimado pela midia,talvez seja o eterno garoto prodigio q periga nunca sair deste posto pra ser campeao,talvez...pois com o carro q tem pode conseguir sai deste posto esse ano,e Webber evoluiu bastante em ritmo de corrida e voltou a voar nos treinos classificatorios,dos quatro eh o mais limitado tecnicamente,mas tem momentos q eh quase tao frio quanto o Button.Nao acredito q Alonso tenha chance de titulo nessa temporada,o carro da ferrari ta ruim,ai nao tem braço q de jeito,embora nao goste dele reconheço q vem andando muito bem pelas limitaçoes do carro.Infelismente o Massa nao vem andando bem,embora mesmo q tivesse titulo com esse carro num tinha genio da f1 q conseguisse,mas podia ser pior,ele podia ser um capacho ze ruela filhinho de papai q paga pra correr e bate pro Alonso vencer,rsrsrs

ATENCAO: VAMOS TORCER, ALONSO METEU 0,7 S NO ZACA E ESTE FALOU QUE SE TOMASSE 0,5 S DO COMPANHEIRO DE EQUIPE SE APOSENTAVA...E AGÓRA? COMO É QUE FICA.

Esse fim de semana vou ficar devendo em acompanhar a F1...

Espero que vocês acompanhem uma boa prova, e que, caso chova, nenhum piloto brasuca resolva encerar a pista!!!

Kkkkkkkkkkkk...

RAIOS,!! Acho que a danada, dessa CORUJA! montou ninho por perto...só pode!

Mas se ela der SORTE pro ZACARIAS..passarei a chama-la? de RAPINA ZUADORA. Ém homenagém ao meu QUERIDO AMIGO[A] que não tira o PIQUET Jr do pensamento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Ém tempo!! Essa história de tomar 0,5 de alguém...EU APOSENTO!!! eu também vi o ZACA dando essa entrevista ém vários meios de comunicação!!

Que bando de narrador que não presta atenção.

O Massa havia conseguido ultrapassar o Alonso, o pneu do felipe estourou na tentativa do Alonso em tentar recuperar a posição.

E novamente minha aposta foi pro brejo.

Acho que o Alonso deveria devolver a posição ein....

E o Massa está constantemente mais rápido que o Alonso até então, pode piorar depois por ter trocado os pneus antes, mas no momento é volta a pós volta mais rápido.

Ele deve estar "bravo" com o toque do espanhol.

Agora as coisas voltaram ao normal. O Massa está mais lerdo, até porque é péssimo em ultrapassagens.

Esse Charlie Whitting é um safado.

50 voltas depois decide que a ultrapassagem foi ilegal. Ficando senil, tem que ficar consultando Bernie, comissários de prova, mãe-diná.

Sobre a punição do Alonso. Achei exagerada, porém o Alonso realmente devia ter devolvido a posição.

Antes mesmo de chegar no limiar da curva, dava para ver que não haveria espaço, ele simplesmente enfiou o carro e achou que o Kubica iria abrir? E porque a santa achou que o Kubica iria abrir?

Igual o toque do felipe, por algum motivo sem noção ele colocou a roda dianteira na frente da traseira do felipe por dentro da curva.

Admiro pilotos arrojados como o Hamilton e o próprio Alonso, mas mesmo assim as vezes acho que o Alonso tem que evitar dar uma de Shumi, mesmo não sendo uma caracteristica dele, as vezes parece que ele acha que todo mundo "vai liberar".

E novamente minha aposta vai pro saco.

Walalcy,

Porque ja estavam no meio da curva e o carro do Alonso já tinha mais da metade em relação ao carro do Kubica.

E até agora o Vettel não passou o Massa, ele continua andando mais lento que o Massa. E infinitamente mais lento que o Webber...

Hoje não é o dia do Vettel mesmo.

Agora que o Alonso que está voando lá atrás....

Parece que não só colocou as facas nos dentes, foi uma bazuca inteira.

O lance é que o Alonso deveria devolver a posiçao. Porém, o Kubica abandonou. Como devolver uma posiçao pra alguém que já nao está na corrida????????????????????

Que história é essa???!!!!! Drive-trough quando o piloto já nao está?????

AH! Já sei...esse é o castigo pelas declaraçoes depois de Valência....AH!...só pode...

Alonso mandou apagar a rádio e disse que nao quer ouvir ninguém até o final da corrida.

Alonso agora vai chegar facil no Massa, inclusive deve conseguir passar.

O Massa perdeu desempenho de vez, antes estava no ritmo das RBRs, e morreu. Vettel passou e já está bem a frente, e Alonso chegando.

Parar na primeira volta não me parece uma boa idéia hehe.

Haha, o carro do Massa consegue ir sozinho para os Boxes hahaha...

Pois é Priscila.

Uns 5 segundos no tempo final estava de bom tamanho. Era menos prejudicial.

De fato o Alonso devia ter devolvido a posição independentemente do Kubica ter forçado a fechada de porta. Mas o Alonso ficou esperando uma resposta, e nada.

E o pior é que demorou um século para o Whitting começar a investigar o incidente. Isso porque imediatamente os pilotos pediram que as equipes para que esclarecessem junto com o Whitting o incidente. Geralmente 3 voltas se resolve isso.

O Whitting sempre teve alguma birra com o Alonso. Desde de a Reault, nunca vi ele deixar passar uma infração por mais leve que fosse ou aumentava a penalidade. E teve em 2006 que ele inventou que o Alonso atrapalhou o Massa na volta rápida de classificação no GP de Monza.

Alguém duvida de que foi castigo?

E volto a repetir: Como devolver a posiçao pra alguém que já nao está mais na pista??

E, também é verdade Lee Moy, os próprios pilotos pediram esclarecimento logo depois do incidente.

Ai como resposta o cara dá o drive-trough e manda um safety car pra pista pra tirar 3 peçinhas de um carro...AHHH faça-me o favor!!!

Ia justamente comentar sobre isso, Lee Moy. Acho que estamos revivendo a guerra Senna x Balestere...

É o Massa vai terminar em 16º mesmo... Muito longe do 15º.

Ele até iria conseguir chegar no 10º colocado antes.

Acho que o Alonso consegue, chegar em 11º.

Bora lá...

Lee Moy,

Não é motivo, qualquer outro piloto iria freiar por motivos obvios. Não adianta ter 5 carros na frente se você não está na tomada da pista. O Alonso veio por fora do traçado.

É igual aquele piloto que freia mais tarde na curva, não adianta ficar na frente e achar que o de trás vai ter que liberar para o outro que está fora do traçado.

Independente disso é situação de corrida, erro bobo, acontece, a punição foi exagerada de qualquer forma.

Curioso é o Live timing mostrando a diferença de 0.0 entre o Vettel e Sutil.

Drive-through até onde me lembro só foi dado quando o piloto ignorava a ordem de devolver a posição.

Bela associação que fizeram. Alonso não devolveu, Kubica caiu fora. A comissão de prova já não tinha mais como dar a ordem e ai consequentemente tinham que punir com drive-through.

E o lance do Webber falar que o lado direito era pior para largar, o engraçado é que quem tava do lado esquerdo todo mundo saiu patinando.

Ixi, Ferrari se deu mal geral hoje, Alonso teve problemas no pneu também.

Triste.

Há, Alonso passou o Massa de novo... kkk

Dessa vez eu me perdi, nem vi colo ele fez isso.

Há, Alonso passou o Massa de novo... kkk

Dessa vez eu me perdi, nem vi colo ele fez isso.

Wallacy,

O Alonso já tinha colocado mais da metade do carro do lado. A linha não era mais do Kubica e sim do Alonso. O Kubica que forçou na segunda perna daquele "S".

Para mim fechada dentro das regras é quando o de trás tem menos da metade. Se tiver menos da metade para mim pode tomar uma espremida no meio da reta para fora da pista que é coisa de corrida. E geralmente é como os comissários interpretam em todos esses anos de F1 que eu acompanho.

Bem, acabou...

Mais tarde eu volto para comentar...

Haha, e essa do Webber foi excelente.

Ao felicitarem pela vitória, respondeu: "Nao está mal para o piloto nº2 da equipe"....


Esperemos a coletiva...!

Alonso errou na ultrapassagem no Kubica, mereceu a punição so q ela veio tarde.

E vcs tem q parar com essa mania de q tão ajudando alguem, será q ninguem viu o carro do de la rosa se desmanchando na reta?????

E se aquela peça causa um acidente, o q vcs ia falar??? "porque não colocaram o SC antes???"

Fala serio!!!

Hamilton fez mais numa boa corrida, pra mim é o grande destaque junto com o Kubica nessa temporada. E olhem q a Mclaren hoje nem teve o difusor-escapamento.

Merceu ser punido, Rapahel oq é bem diferente de ser punido por um drive-through nada a ver. Foi completamente descabido a punição. E ainda veio tarde.

O do safety-car foi só mais uma coincidencia que completou a merda que Charlie Whitting faz. Porque não está mais no poder dele e sim da direção de prova ao qual ele também faz parte.

e esqueci de fazer menção ao Rubinho, que fez mais uma boa corrida com a carroça da williams, assim como o Koba q mais uma vez fez uma corrida consistente.

"Parabéns galera"

Um verdadeiro show de narração aqui no blog.

Na verdade pessoal! O C.W depois que inventaram essa onda de ex pilotos comisários de corridas....se perdeu totalmente[já era um perdido antes,agóra piorou], mais uma lambança fora das pistas pra variar.

A manobra do Alonso com o Kubica, pela regra,é inrregular? é, mas quando voçê já está lado alado ém uma curva?? não tém como retroceder se não batém.

Kubica já tava com próblemas...não precisava mais daquele tipo de manobra ou briga. E Alonso? por conta própria tinha que ter devolvido a posição, assim que teve que cortar caminho para não baterém. E a equipe Ferrari está perdidinha da silva, e sém forças com esse Domenicali.

E ai ?? os pilotos Alonso e Massa[dessa vêz não vou criticalo não], estão pagando na pista,as deficiencias desse carro...que simplismente não tém força,para uma últrapassagém, se não for na marra...

Uma corrida que tinha tudo para ser monotona, e se tornou até interessante, por circunstancias de corrida? acaba ofuscada por mais um equivoco fora das pistas.

Assim que o Alonso últrapassou Kubica...esse já ficou prá tráz com próblemas!! Então ficaram esperando o quê, para aplicar a punição...já que não dava para o Alonso, devolvela ém pista...pois o Kubica já estava sendo últrapassado por todo mundo atráz.

A irônica declaração do Webber pós corrida? foi interesante? foi! Mas e para as próximas corridas? como é que vai ficar?? Será que o Australiano vai ter um carro tão bóm,como o de hóje??

Fui bém dessa vêz, no bolão...pole, 8 e 9 posição na minha conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Sém dúvidas algúma, o nome da corrida...BUTTON.

Webber mostrou hj oq eh ser piloto macho na formula 1,pode nao ser nenhum piloto excepcional,mas tem o meu respeito,botou o Vettel(q eh muito bom,mas superestimado e sempre faz caquinha em momentos cruciais0 no bolso hj.Num eh a toa q meu caro amigo fumador nao tenha gostado da declaraçao de Webber,pois pra ele piloto tem q ser capacho e acbou-se,a equipe mandou ater pro companheiro ganhar eh pra bater,rsrs.Webber hj detonou,foi garfado pela equipe,deu um chega pra la no Vettel,ganhou e ai sim tirou onda,hehehe.Vettel ta tendendo a ser uma eterna promessa,sempre jogando pontos preciosos no lixo por sua impetuosidade,se a red buul tivesse a dupla da mclaren taria um caminhao de pontos a frente,Enfim,Button e Webber vem mostrando q nao sao tao mediocres como tantos os rotularam(e alguns entendidos continuam rotulando mesmo os mesmo apresentando resultados),por pilotagem,seria justo q o Hamilton fosse campeao,pois hj eh sem duvida o melhor piloto da f1,por esforço o Webber,por precisao o Button,Vettel ao meu ver nao merece ser campeao ainda,nao fazendo essas caquinhas o tempo todo

Raphael F1,

Nao se trata de beneficiar piloto aqui o acolá. O de hj foi tao ridículo ou mais que o que aconteceu em Valência.

Ele, Alonso, perguntou pra equipe se a ultrapassagem estava ok. A equipe disse que sim. Logo, mandaram devolver a posiçao, mas o Kubica já nao estava. Com 5 seg agregados ao tempo final seria suficiente e seria mais justo.

Agora drive-trough nao sei quanto tempo depois por uma ridiculíce dessa???? Enfim, pra mim foi castigo pelas declaraçoes de Valência. Tavam só esperando a oportunidade e ela hj mesmo, apareceu.

Sobre os demais pilotos:Webber cada vez me cai melhor...Hamilton hj nao fez nada e o Button mais uma vez ganhou na estratégia.

Boa corrida, se nao fosse maisdecisoes equivocadas dos comissa´rios que pouco a pouco vao decidindo o campeonato.

Puxa!! Como voçê é ORELHUDO[A] ém ZUADOR[A]??? acho que voçé se parece com o o elefantinho orelhudo dos gibis,que se chama dumbo], a trinta e trálálá anos o Webber vém tentando mostrar ser bóm piloto.

Só um porém meu querido[a]...com esse carro da RBR?? até o SAKON...briga por vitórias,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Priscilla?? Talvês o Alonso...possa a vir a ter mais próblemas ainda com a turma do "apito"...Pois essa declaração, que ele deu após a corrida...


"Eu aceito tudo o que fazem. Ele são os juízes", disse Alonso à uma televisão espanhola, se referindo aos comissários."....

Me parece bém mais ironica do a do Webber não.

Hombre! Perfeit definiçao do Alonso: Juízes. É isso o que les estao sendo.

Mas antes de falar com a imprensa o ALonso foi "acalmado" por toda sua "equipe": preparador, físico, manager, um sei-lá-quem que apareceu por la´...

Ele conversou, tomou um refresco e ai foi lá falar. Achei ele bastante comedido, na verdade.

AH! Esqueci de comentar: Corridaaaaça do Barrica!

O Alonso tem mais é que meter o 'pé na porta' quanto a essas decisões descabidas dos comissários. Só não pode é falar o que pensa e depois voltar atrás, se desculpando e coisa e tal.

1) Ok, Alonso ainda acredita no título. Tá certo. Piloto igual a ele tem que acreditar sempre. Ainda mais largando em 3º.

2) Largou mal. Ainda assim estava numa situação mais ou menos.

Mais, porque 2 adversários diretos estavam atrás; Vettel era carta fora do baralho; e Button iria brigar por migalhas, 6 pontos por aí.

Menos, porque ficando atrás do Kubica e do Rosberg, as chances de subir ao pódio e manter-se vivo no campeonato iria por água a baixo.

3) Ganhou a posição do Kubica de forma errada. Teria que devolver no ato e não ficar perguntando pra equipe se foi legal ou não.

4) Não devolveu e dá pra entender. Neste campeonato vale mais a pena infringir alguma regra e depois tomar uma punição leve, do que agir legal e ficar vendo os adversários sumirem lá na frente. É melhor sair com cara de espertalhão do que de palhaço.

Só que deu tudo errado pro Alonso. E hoje ele é praticamente carta fora do baralho. Uma pena!

Corrida boa só de 3 pilotos: Rosberg, Rubinho e Kobayashi. Os outros fizeram o esperado deles.

Priscilla, o Alonso sabendo q fez besteira devia ter devolvido a posição e pronto. Vacilou ele e a direção de prova pela punição tardia.

Quanto ao Hamilton, ele fez uma excelente corrida considerando que tomou 1 segundo no treino e passou a corrida toda trocando volta rapida com o Webber. Boa corrida dele novamente.

o Webber calou o Vettel e a equipe, e mostrou que não vai aceitar ser 2° piloto. Espero q nao o prejudiquem por isso.

A Red Bull tem vacilado demais. Com os melhores carros não conseguem disparar na liderança e quem agradece é a Mclaren q hoje tem a melhor dupla de pilotos, rapidos e inteligentes.

E hoje ficou comprovado que a Red Bull é muito superior apenas nos treinos, como expliquei mais acima o porquê.

A Mclaren mesmo sem ainda usar o difusor-escapamento ja consegue acompanhar o ritmo da RBR. Acho q na Alemanha a situação da RBR ja vai ser mais dificil na corrida.

Raphael F1,

A RBR é um baita carro nas classificações, mas na corrida é pau a pau com McLaren. A Ferrari tá um pouco abaixo, mas o Alonso tem pique pra ir buscar todos eles. É só errar um pouco menos e os 'juízes' acertarem um pouco mais.

O Webber mandou bem, mas só fez piorar as coisas pra ele dentro da equipe.

E na McLaren as coisas estão tranquilas porque lideram o campeonato com certa folga e tem 2 bons pilotos. Mas eu quero ver é pegar fogo lá dentro também.

Não é surpresa alguma que a RBR são uns foguetes na classificação, mas na hora da corrida a diferença é bem menor. Dependendo do circuito até tem menor rendimento pois acaba desgastando mais pneu que os outros.

Hamilton fez nada de mais a não ser se classificar bem.

O Alonso novamente largou muito mal. Mas foi bem estranho também os outros que estavam do lado esquerdo terem largado mal também.

Exato Lee Moy, surpreendentemente todos os que estavam do lado esquerdo da pista(parte suja) largaram bem. Ao contrário dos qe supostamente estavam na parte limpa.


Sobre o Alonso entregar ou nao a posiçao:

Ele avisou por rádio que passou por fora pq nao tinha mais espaço e os dois bateriam, que por isso teve que passar por fora.

Logo após ele perguntou: "E aí equipe? A ultrapassagem foi ok ou nao? Fico ou devolvo?"

A Ferrari respondeu: "Tudo ok, Fernando".

Aí veio a reclamaçao do Kubica e a Renault respondeu: "Já estamos falando com Whiting".

Uma volta depois dessa "conversa" o Kubica abandonou.

E aí????

Como faz?

Punir o cara com um drive trough é absurdo pq em teoria ele perderia apenas uma posiçao, mas com a puniçao exagerada perdeu quase todas.

Alonso errou, sim errou, mas a FIA exagerou e muito. Sigo sem entender o pq do drive trough.

Então a culpa é muito mais da Ferrari. O Alonso nem deve mais confiar na equipe, pois ele mesmo sentiu que ganhou a posição indevidamente. Na próxima corrida é melhor desligar o rádio.

Guilherme,

Também acho que a equipe "ajudou" na puniçao, mas nao adianta: mesmo sabendo do erro do Alonso e que deveria ter devolvido a posiçao, repito: COMO FAZER ISSO SE O PILOTO ABANDONA??????? COMO????

Estamos falando de um espaço de tempo de 2 voltas! Ele passou, comentou o que aconteceu a equipe disse que tava tudo ok, 2 voltas depois o Kubica abandonou a prova.

Que por favor, me expliquem o pq do drive-trough!!! :-))))

COMO SE DEVOLVE ESSA POSIÇAO?????

Nao discuto o erro, mas se ele, Alonso, pensou que estava fazendo a coisa certa, pq devolver imediatamente a posiçao? Ninguém é bobo, né? Nem eu devolveria se achasse que estava "legal".

Aí vem a FIA e 10 voltas depois decide que vai aplicar um drive- trough?

meu amigo fumador,talvez eu possa ser elefante por uma outra caracteristica minha q nao convem falar aki,rsrs.Agora a questao eh o carro,sempre o carro,acho q seu queridinho so nao foi um grande piloto por causa do carro...passou uma temporada zero pontos por causa do carro...A vitoria nao tem nada a ver com Webber,eh so o carro...Eu discordo meu caro amigo apreciador de ervas,com pilotinho,pode da um foguete q ele nao faz nada,da um carro desse a o tartaruga man da LASCAR e a unica diferença eh q o muro ficara mais danificado,rsrs

Essa caracteristica sua?? pode ser um próblemão minha ops..meu amigo...CABEÇÃO

Tu parou de falar o nome do NELSINHO PIQUET....?? Mas não fáz um comentário sém se referir a ele hein...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então no momento o placar é 37 a 4... nas últimas 51 baboseiras que tú, digitou?? foram 37 falando do piquetzinho e apenas 4 não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho uma PESSIMA noticia pra voçê. Mas vai ficar para o próximo coment seu sobre o GAROTÃO NÉ!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Há?? arrume um manual sobre carros e pilotos de f1 urgente...cê ta mau né? kkkkkkkkkkkkkkkkk...

Antes de mais nada vou ressaltar que eu achei a punição extremamente injusta, devia no máximo acrescentar 5s ao tempo final.

Mas se alguem ficou na duvida: http://www.youtube.com/watch?v=pJXQXYapdxA

Fica claro que o Alonso estava por fora do traçado, o Kubica estava na tomada normal, como podemos ver pelos carros que passam antes e pelas cores da pista. E que não ouve um empurrão ou coisa similar do Kubica, mesmo que o Kubica não tivesse lá o Alonso iria espalhar porque foi muito por fora. Fora que o Kubica estava com o carro NA FRENTE, não o Alonso, meia roda no caso.

Devia ter devolvido, porém a mesmo assim a punição foi injusta. Eles aplicaram a regra "na seca" sem vaselina nem nada. Faltou um pouco de bom senso no caso.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More