Não, não... A história dos difusores ainda não terminou. Pelo contrário, começa agora.
Ferrari, Renault e Red Bull fizeram uma reclamação formal sobre a legalidade dos difusores das equipes Williams, Toyota e Brawn GP, ao entender que os difusores superam o tamanho limite apresentado no regulamento.
Williams e Toyota foram as primeiras a apresentar seus inovadores difusores, elogiados em seu devido momento, por membros da FIA. A Brawn GP, foi a última a apresentar seus carros e, portanto, a última a ter seu difusor questionado, mas nem por isso foi a menos discutida.
Com a nova regra da aerodinâmica, os difusores tem um papel crucial na redução do apoio aerodinâmico.
As 3 equipes - Williams, Toyota e Brawn GP - encontraram uma "brecha" no regulamento e surpreenderam as equipes mais conservadoras: Elas utilizam uma parte da carroceria para aumentar a superfície dos difusores.
O caso da Brawn, é o "mais grave", já que encontraram um sistema que ao invés de direcionar o ar para baixo, o faz para cima, aumentando significativamente o downforce.
A protesta das equipes chegou depois de os difusores terem sido liberados pelos comissários técnicos da FIA.
Agora são os comissários esportivos os que tem que tomar uma decisão antes do primeiro treino livre do GP da Austrália.
As equipes "acusadoras" poderão usar de todos os métodos para provar a ilegalidade dos "acusados".
Para Toyota, Williams e Brawn GP, restam 2 opções:
- Se forem considerados legais, as equipes terão sinal verde para correr e as rivais, para copiar.
- Se forem considerados ilegais, as equipes ainda poderão recorrer ao Tribunal da FIA e arriscar correr com os difusores, correndo o risco de serem penalizados em uma futura decisão desfavorável da FIA - que só sairá depois do GP da Malásia - , ou quem sabe, já esperando tal "revertério", colocar um difusor mais "normal" - o que eu não acredito.
Segundo informações de Antônio Lobato, todos no paddock crêem que os difusores serão considerados ilegais.
Com a proximidade dos primeiros testes em Melbourne, em pouco tempo saberemos a decisão.
[Atualização - 11:30hs]
Já saiu a decisão dos comissários do GP da Austrália e ao contrário do que se comentava, os difusores foram considerados legais.
Ainda não se sabe se as equipes que reclamaram entrarão com uma apelação no Tribunal da FIA, mas de momento, as equipes - Brawn, Williams e Toyota - estão liberadas para correr e, qualquer decisão contrária ficará para o futuro.
Desenho dos difusores retirado da web QuieroBriatore.
14 comentários:
Já já vai aparecer um híbrido de difusor, utilizando a parte superior da Williams e a inferior da BrawnGP...
E repete-se o que já escrevi em outro post... Estão reclamando para não gastar dinheiro copiando algo que poderia ser proibido...
A McLaren acreditou na liberação e já fez uma cópia... As demais acreditaram na proibição e só poderão contar com o artefato na próxima corrida...
É pessoal... pelo visto esses difusores fazem a grande diferença.
A McLaren espertamente ja copiou e viu que teve diferença e por isso nem reclamou.
Priscilla, tive que fazer uma conta p/ participar do bolão do Análise e acabei montando um p/ mim... agora vi a dificuldade que é fazer um blog. E o seu tem um grande diferencial, que é comentar com detalhes técnicos. Sai do lugar comum. Parabéns!
Sei lá Raphael, o difusor da McLaren não tem nada parecido com o das equipes mencionadas na discussão (BGP, Williams e Toyota)... Tanto que ele não foi questionado pelas outras equipes...
Ele é reto em cima e a parte triangular parecido com o da BGP é preenchida, não surtindo o mesmo efeito...
De qualquer forma as equipes apelaram da decisão 15 minutos após o veredicto... E a decisão sai antes do GP da China... Até lá a gritaria vai ser grande...
Priscilla...
aqui o anuncio oficial da BrawnGP sobre o patrocinio.
http://www2.brawngp.com/pdf/henrilloyd.pdf
B'Hengler... nao reclamaram da McLaren porque ela está la atrás. Se tivesse andando na frente iriam reclamar.
B'Hengler... nao reclamaram da McLaren porque ela está la atrás. Se tivesse andando na frente iriam reclamar.
FRANCISCO LUZ
de Novo Hamburgo
A F-1 parece determinada a ter, a cada ano, uma grande polêmica envolvendo seus integrantes. Pode ser um caso de espionagem, uma orgia sadomasoquista e até uma esdrúxula mudança no sistema de pontuação. Mas, na Austrália, o que realmente está em voga na véspera do início da temporada de 2009 é falar sobre difusores traseiros — ou, mais especificamente, sobre os difusores de Brawn, Williams e Toyota. O equipamento adotado pelos três times tem gerado diversos debates sobre a sua validade ou não. Mas qual será a mágica da peça?
Em termos simples, o difusor adotado pelas três equipes tem um desenho chamado em inglês de 'double decker': ao invés de uma estrutura quase linear para retirar o ar que passa por sob o carro, o equipamento tem dois 'andares', com uma seção central em forma de U, na parte mais baixa da peça. O 'andar' superior é montado junto à estrutura de deformação do carro, que fica poucos centímetros acima do limite de 175mm do solo — o motivo causador da celeuma.
Os outros times têm seus difusores com apenas um 'andar', sem a estrutura em U e sem a parte presa à crash box. Estas equipes alegam que seguem à risca as ordens da FIA sobre o novo regulamento técnico, que instituiu difusores menores e colocados mais atrás dos carros, praticamente escapando das carrocerias.
Vendo assim parece simples: o equipamento das três escuderias 'infratoras' está fora das medidas e, portanto, é ilegal. O problema é que a regra que define o tamanho dos difusores constitui apenas um tópico de um capítulo que fala sobre o regulamento geral para as carrocerias, que permite o trabalho em áreas previamente não pensadas para funcionar como difusoras — como é a estrutura de deformação. Além disso, outro parágrafo da regra afirma que ela deve estar ligada ao fundo plano do bólido na linha do eixo traseiro, algo que Brawn, Williams e Toyota fizeram, mas utilizando a artimanha do segundo 'andar'.
São estes dois pontos, que permitem interpretações diferentes tanto por parte dos times como por parte da FIA, que estão causando toda a histeria em torno do dispositivo. O uso de um difusor mais alto canaliza um volume maior de ar, aumentando a aderência traseira — e, por consequência, a tração, ajudando o carro a ser mais rápido e mais estável.
Resta, agora, ver qual será a decisão dos comissários, que já rejeitaram um protesto por parte da BMW Sauber. E, de qualquer maneira, os três times questionados devem usar o equipamento mesmo que ele seja vetado, contando com uma apelação junto à Corte Suprema da FIA. O que garante que o resultado oficial do primeiro GP do ano deve, mesmo, sair apenas no tapetão.
Sei lá Raphael... Na F1, onde tudo se copia ainda há dúvidas sobre o desempenho da McLaren nos testes... Até o chefão Ecclestone acha que eles blefaram nos testes... Se o difusor dela estivesse ilegal eles teriam reclamado...
EXTRA: Segundo um comentário no blog "a mil por hora" parece que na BMW o Heildfeld vai com o KERS e Kubica não... Confirmado isso, a BMW vai testar se realmente o KERS vale à pena...
Caso a Brawn domine esse inicio da temporada, provavelmente a FIA vai rever essa decisão de legalidade.
Pode até ser verdade Aderson...
Li outro dia, que parece que este tipo de difusor utilizado por estas equipes, para ser copiado, precisaria que os carros fossem refeitos, pois são fixados no fundo plano e na carenagem, enquanto os normais são fixados apenas no fundo plano...
E aí ficaria meio difícil de copiarem o difusor... Mais fácil proibir três equipes do que comprometer o desempenho de outras 7... E para a Brawn GP, Willians e Toyota voltarem ao padrão normal é fácil...
Eu acho que se elas estão legais pelo regulamento devem ser permitidas, doa a quem doer... Quando a Ferrari utilizava gasolina mais leve que as outras equipes quem teve que correr atrás???
Eu acho q essa pressao das outras equipes foi para descobrir como é feito os difusores da Brawn GP, Willians e Toyota, para isso eles precisam de um laudo técnico.
O que vcs acham dessa foto do difusor da Mclaren?
http://img214.imageshack.us/img214/7962/difusormclaren.jpg
Poderia a equipe estar "tampando" a abertura do difusor, simulando o difusor da Brawn?
Acho que é golpe de vista, mas nao custa perguntar...rs
Verdade Priscilla...
É óbvio que o difusor da McLaren está escondendo o jogo... E olha que eles finalizaram o treinamento em Jerez com ele lacrado!!!
Perceba que eles não podem aumentar a parte superior porque precisariam remodelar todo o carro, então simplesmente copiaram a parte inferior do difusor da BrawnGP e deram uma disfarçada...
Como os difusores foram liberados eles vão aparecer no primeiro treino livre com aquele espaço "oco"... Pode apostar...
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