28 de mar. de 2009

Classificação - GP da Austrália

A temporda 2009 não podia começar com mais emoção.


Na classificação do GP da Austrália, dobradinha da equipe Brawn GP com Jenson Button largando na pole.

Já com o patrocínio da Virgin estampado no carro, a primeira fila do grid, ao final, era coisa de dois: Jenson Button e Rubens Barrichello.


Faltava decidir as outras "vagas".

Sebastian Vettel, com a Red Bull, conseguiu ser "o primeiro dos outros" - largará da 3ª posição - contradizendo prognósticos.

A Red Bull foi uma das equipes a correr sem o Kers que conseguiu colocar seus dois pilotos entre os 10 primeiros.


Robert Kubica classificou a BMW - sem Kers - na 4º posição. O caso da BMW, que tinha um carro com Kers e outro sem Kers, mostrou claramente que os carros equipados com Kers não levam nenhuma vantagem até agora, pelo menos nesse tipo de circuito, urbano.

O companheiro do polonês, Nick Heidfeld, que sim levava o Kers, não conseguiu passar para a Q3.

As Ferraris "salvaram a pátria" das equipes com Kers já que puderam colocar seus dois carros entre os 10 primeiros. Felipe larga em 6º, e Raikkonen em 7º.


A equipe Toyota, que também havia feito uma boa sessão classificatória e acabou por colocar seus carros na 6º e na 8 º posição, foi vistoriada pelos comissários da FIA após os treinos e penalizada por usar um aerofólio "extremamente" flexível, e portanto, excluídos da classificação.

Se correm com um aerofólio dentro do regulamento, largarão das 2 últimas posições.

Última posição que por sinal ocupava Lewis Hamilton, após uma desastrosa sessão de classificação para os Mclaren.

Lewis chegou a passar para a Q2, porém um problema na caixa de câmbio não permitiu que o inglês participasse da mesma. Devido à troca da caixa de câmbios, foi penalizado e largará justo diante das Toyotas.

Na Renault, mau começo para Piquet. O brasileiro não passou da Q3(14º), segundo ele, por um erro na última volta. A verdade é que a Renault não estava para soltar fogos. Fernando Alonso passou para a Q2 e, com dificuldade, quando fazia sua última volta rápida, em uma tentativa de passar para a última "Qualy", também errou.

Largará desde a 10º posição graças à desclassificação dos Toyota.

Williams protesta

A equipe Williams fez uma protesta oficial à FIA contra Red Bull e Ferrari. Segundo o site Autosport, à Ferrari se deve ao assoalho; enquanto à Red Bull, por suas dimensões.

[Atualização]


A Williams decidiu retirar a protesta às duas equipes supostamente ilegais: Ferrari e Red Bull.

Os 10 primeiros do grid


1.
J. Button 1:26:202
2.R. Barrichello 1:26:505
3. S. Vettel 1:26:830
4. R.Kubica 1:26:914
5. N. Rosberg 1:26:973
6. F.Massa 1:27:033
7. K.Raikkonen 1:27:163
8. M.Webber 1:27:246
9. N.Heidfeld 1:25:504 (Q2)
10. F.Alonso 1:25:605 (Q2)

14 comentários:

Para confirmar o q tinha dito que a volta do Barrichello não foi 100% perfeita, q teve uns errinhos, logo na primeira curva foi nitido a corrigida q ele precisou fazer, concerteza perdeu um tempinho ali:

Barrichello revelou, em entrevista coletiva após o treino, que o BGP 001 saía muito de frente. Rubens afirmou que o contratempo com o ajuste do carro o impediu de tirar o máximo do modelo na parte final das ações.

“Estava confiante na pole, especialmente porque fomos muito bem nas duas primeiras fases do treinos. Mas, por alguma razão, o carro começou a sair de frente, e eu não conseguia mais imprimir o mesmo ritmo”, explicou.

Eu acho que a Brawn, até agora, deu um cala a boca pros urubus de plantao que falavam que ela era fogo de palha. Acho que a equipe pode ser competitiva o ano todo, inclusive porque os testes durante a temporada estao proibidos, portanto, acho que nao teremos evolucoes fantásticas como nos ultimos anos nao. E vamos combinar, isso é maravilhoso! Nao aguentava mais a Ferrari, McLaren e de vez em quando Renault e BMW anos luz a frente de outras equipes porque faziam mais treinos e tinham mais dinheiro. Agora acho que tá mais "justa" a F1 (óbvio que ainda tem forca politica, mas mesmo assim, no volante, ela ta mais justa).
Beijos

Essa foi realmente fechado o patrocinio da Brawn com a Virgin. Segundo boatos, a equipe poderia mudar de nome. Acho q deveria continuar Brawn.

Falando nisso, com o patrocinio da Virgin, o carro pode passar a ser todos preto, branco e vermelho.

Vamos aos tempos do treino oficial.

Q1

Pos. Piloto Dor. Equipo Motor Neumaticos Tiempo Diferencia

1 Rubens Barrichello 23 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'25''006
2 Jenson Button 22 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'25''211 00'00''205
3 Mark Webber 14 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'25''427 00'00''421
4 Timo Glock 10 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'25''499 00'00''493
5 Nick Heidfeld 6 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'25''827 00'00''821
6 Felipe Massa 4 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'25''844 00'00''838
7 Nico Rosberg 16 Williams Toyota Bridgestone 00:01'25''846 00'00''840
8 Kimi Raikkonen 3 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'25''899 00'00''893
9 Robert Kubica 5 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'25''922 00'00''916
10 Sebastian Vettel 15 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'25''938 00'00''932
11 Fernando Alonso 7 Renault Renault Bridgestone 00:01'26''026 00'01''020
12 Kazuki Nakajima 17 Williams Toyota Bridgestone 00:01'26''074 00'01''068
13 Heikki Kovalainen 2 McLaren Mercedes Bridgestone 00:01'26''184 00'01''178
14 Jarno Trulli 9 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'26''194 00'01''188
15 Lewis Hamilton 1 McLaren Mercedes Bridgestone 00:01'26''454 00'01''448
16 Sebastien Buemi 11 Toro Rosso Ferrari Bridgestone 00:01'26''503 00'01''497
17 Nelson Piquet Jr 8 Renault Renault Bridgestone 00:01'26''598 00'01''592
18 Giancarlo Fisichella 21 Force India Mercedes Bridgestone 00:01'26''677 00'01''671
19 Adrian Sutil 20 Force India Mercedes Bridgestone 00:01'26''742 00'01''736
20 Sebastien Bourdais 12 Toro Rosso Ferrari Bridgestone 00:01'26''964 00'01''958

http://www.thef1.com/gp-resultados/2009/gp-de-australia-2009/calificacion-1-australia-2009

Q2

Pos. Piloto Dor. Equipo Motor Neumaticos Tiempo Diferencia
1 Rubens Barrichello 23 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'24''783
2 Jenson Button 22 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'24''855 00'00''072
3 Sebastian Vettel 15 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'25''121 00'00''338
4 Nico Rosberg 16 Williams Toyota Bridgestone 00:01'25''123 00'00''340
5 Robert Kubica 5 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'25''152 00'00''369
6 Mark Webber 14 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'25''241 00'00''458
7 Jarno Trulli 9 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'25''265 00'00''482
8 Timo Glock 10 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'25''281 00'00''498
9 Felipe Massa 4 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'25''319 00'00''536
10 Kimi Raikkonen 3 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'25''380 00'00''597
11 Nick Heidfeld 6 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'25''504 00'00''721
12 Fernando Alonso 7 Renault Renault Bridgestone 00:01'25''605 00'00''822
13 Kazuki Nakajima 17 Williams Toyota Bridgestone 00:01'25''607 00'00''824
14 Heikki Kovalainen 2 McLaren Mercedes Bridgestone 00:01'25''726 00'00''943

http://www.thef1.com/gp-resultados/2009/gp-de-australia-2009/calificacion-2-australia-2009

Q3

Pos. Piloto Dor. Equipo Motor Neumaticos Tiempo Diferencia
1 Jenson Button 22 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''202
2 Rubens Barrichello 23 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''505 00'00''303
3 Sebastian Vettel 15 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'26''830 00'00''628
4 Robert Kubica 5 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'26''914 00'00''712
5 Nico Rosberg 16 Williams Toyota Bridgestone 00:01'26''973 00'00''771
6 Timo Glock 10 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'26''975 00'00''773
7 Felipe Massa 4 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'27''033 00'00''831
8 Jarno Trulli 9 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'27''127 00'00''925
9 Kimi Raikkonen 3 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'27''163 00'00''961
10 Mark Webber 14 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'27''246 00'01''044

http://www.thef1.com/gp-resultados/2009/gp-de-australia-2009/calificacion-3-australia-2009

Classificação Final

Pos. Piloto Dor. Equipo Motor Neumaticos Tiempo Diferencia
1 Jenson Button 22 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''202
2 Rubens Barrichello 23 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''505 00'00''303
3 Sebastian Vettel 15 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'26''830 00'00''628
4 Robert Kubica 5 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'26''914 00'00''712
5 Nico Rosberg 16 Williams Toyota Bridgestone 00:01'26''973 00'00''771
6 Felipe Massa 4 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'27''033 00'00''831
7 Kimi Raikkonen 3 Ferrari Ferrari Bridgestone 00:01'27''163 00'00''961
8 Mark Webber 14 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'27''246 00'01''044
9 Nick Heidfeld 6 BMW-Sauber BMW Bridgestone 00:01'25''504
10 Fernando Alonso 7 Renault Renault Bridgestone 00:01'25''605
11 Kazuki Nakajima 17 Williams Toyota Bridgestone 00:01'25''607
12 Heikki Kovalainen 2 McLaren Mercedes Bridgestone 00:01'25''726
13 Sebastien Buemi 11 Toro Rosso Ferrari Bridgestone 00:01'26''503
14 Nelson Piquet Jr 8 Renault Renault Bridgestone 00:01'26''598
15 Giancarlo Fisichella 21 Force India Mercedes Bridgestone 00:01'26''677
16 Adrian Sutil 20 Force India Mercedes Bridgestone 00:01'26''742
17 Sebastien Bourdais 12 Toro Rosso Ferrari Bridgestone 00:01'26''964
18 Lewis Hamilton 1 McLaren Mercedes Bridgestone 00:01'26''454
19 Timo Glock 10 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'26''975 00'00''773
20 Jarno Trulli 9 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'27''127 00'00''925

http://www.thef1.com/gp-resultados/2009/gp-de-australia-2009/parrilla-australia-2009

Impressionante os tempos da Brawn no Q2.

Falando em tempos, ja tinha comentado isso nos treinos livres, a Ferrari é 0s8 mais lenta que a Brawn. E detalhe que o Massa vai largar com 654kg e o Button com 664kg, são 10kg a mais e mesmo assim, o Button enfiou 0s8 na melhor ferrari.

Para quem não viu o treino. Está aqui o treino na integra.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM991147-7824-FORMULA+CONFIRA+O+TREINO+CLASSIFICATORIO+DO+GP+DA+AUSTRALIA,00.html

Qualificação animada e espera-se uma corrida ainda mais animada

Não tem pra ninguém, ao menos nesse começo de ano a Brawn vai mostrar superioridade. O Ross sabe bem como brincar de dobradinha, agora eu quero ver a reação das demais como vai ser, se é que vai ser. Mas tem um campeonato inteiro pela frente ainda...

Eu não era um "urubu de plantão", mas podem me massacrar: achava que era fogo de palha. Mas acho que não era porque queria secar, tô achando muito legal isso, acho que não tava botando muita fé pra não ter chance de me decepcionar, e só me surpreender, positivamente.
E o tal Richard Branson foi esperto. Perdeu uma ótima chance de comprar o time, mas não dormiu no ponto e correu pra Austrália e fechou o patrocínio.
Parece que a Petrobras perdeu uma chance de ouro.

Viva a Brawn!!

PRISCILLA...Voçê colocou as coisas um pouco diferente do Téo. [E eu critiqei] Mas com o carro mais pesado do grid....Nelsinho poderia almejar o quê???

Excelente blog. Actual e completo. Parabens.

Para a corrida que ganhe o Massa.

Cumprimentos aqui do lado, de Portugal :)

Latueiro,

O Piquet tá com o carro mais pesado pq nao passou da Q1 e assim pode escolher a carga de combustível a utilizar na corrida.

Valeu Paulo!

Seja bem-vindo sempre...

Protesto pra lá, protesto pra cá. Desclassificação pra lá... Perda de posições no grid...

Não me parece que a F1 tenha mudado tanto assim do ano passado pra este.

Posso ser chamado de "urubu de plantão" e reconheço que a Brawn é uma equipe sem concorrentes nesse inicio de campeonato. Para uma equipe que tem dois pilotos medianos, foi muito bem. Imaginem o Alonso, o Hamilton ou o Vettel pilotando esse carro. Sabemos que a MacLaren e as demais equipes vão copiar o difusor e ai eu pergunto: a MacLaren/Mercedes com todo seu histórico de espionagem, usando o difusor revolucionário, vai se contentar em ver uma equipe que usa seus motores derrotá-la? Espero que para o bem do esporte, não. Rubens depois de receber ataques de todos os lados, inclusive dos "urubus de plantão", não teve a capacidade de calar seus criticos e cravar a pole, não foi por causa do peso, ele é minimo.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More