A FOTA esteve reunida ontem, em Genebra, para discutir novas medidas para tornar a Fórmula 1 ainda mais interessante para o público e sustentável para as equipes.
Essas medidas foram anunciadas hoje e, das medidas tomadas para 2009, a principal é o novo sistema de pontuação: 12 pontos para o vencedor, 9 para o 2º colocado, 7 para o 3º colocado, 5 para o 4º colocado, e 4, 3, 2, 1 até o oitavo colocado.
Foram discutidos vários aspectos-técnicos, esportivos e comerciais- além de frisar várias medidas já tomadas em anteriores reuniões.
Para 2009, as propostas apresentadas foram:
- Na área técnica
*8 motores por piloto e temporada;
*Redução do uso do túnel de vento ou CFD;
*Motor cliente a um preço de 8 milhões por equipe e temporada;
- Na área esportiva
*Redução dos teste a um 50%;
*Novo sistema de pontuação, premiando com 12, 9, 7, 5, 4, 3, 2, 1;
*A quantidade de combustível para a corrida, os tipos de pneus e a informação sobre o abastecimento serão publicadas;
- Na área comercial
*Facilitar informações à imprensa;
*Mais dinamismo a nível de informação com relação ao público;
*Equipe de imprensa à disposição das Tv's;
*Melhorara a comunicação entre com o consumidor através das webs das equipes;
*Os pilotos serão obrigados a participar de uma sessão de autógrafos durante o fim de semana de Gp.
Para 2010, medidas ainda mais decisivas:
Além das medidas que já conhecíamos, a FOTA pretende:
*Que o Kers seja standard;
*Proibir uma grande parte de materiais compostos;
*Reduzir ainda mais os testes privados
*Reduzir a duração dos GP's ( 250Km ou um máximo de 1 h e 40 min)
*Reavaliar o sistema de pontuação, assim como novas opções para somar pontos(pontos extras).
Resta a aprovação da FIA para que as medidas anunciadas sejam tomadas de imediato.
Fonte:www.f1-live.com
13 comentários:
Acho que a mudança nos pontos é muito bem feita, os pilotos assim vão lutar até ao fim da corrida pelo primeiro lugar.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Achei que os engravatadinhos fizeram marolinha...
Por quê ninguém falou sobre o preço da superlicença? Ou eles acham que com as mudanças que propuseram o piloto vai ser desnecessário?
Ai ficam querendo mudar pontuação, colocar chefe de equipe a disposição dos canais de tv...
Poxa, vâo enfrentar o Ecclestone de frente quando?
É, Groo. Esqueceram as superlicenças e esqueceram de discutir o preço das entradas também, como o Ico bem comentou em seu blog.
Kimi,Cris,
Eu até gostei das medidas. Finalmente, o sistema de pontuaçao será alterado.Para nossa alegria.
Segundo eles, essas medidas foram tomadas a partir de uma pesquisa feita em mais de 77 países com os torcedores.
Espero que tenham outras "surpresinhas" guardadas para os fas. O lance da sessao de autógrafos por exemplo, é muito bom.
Lembro de um tópico aqui no blog sobre as nossas opiniões sobre o sistema de pontuação...
Errei por pouco... Sugeri 12-9-6-5-4-3-2-1... Ainda acho mais justo 6 pontos para o terceiro colocado e não 7...
É tudo uma questão de porcentagem... O 7 mantém um valor próxima a 60% dos pontos do primeiro colocado, o que acho muito...
Sugeri o 6 (50%) porque tira o marasmo da corrida mesmo, pois o terceiro colocado também não vai se acomodar e tentará lutar pelo segundo lugar a "quase" qualquer preço...
No mais as medidas são um caminho para uma F1 mais barata e, espero, mais equilibrada...
Ótimas mudanças. Principalmente as que aproximação os pilotos com o público.
Saudações
Marcus, Criativo de Galochas
As mudanças eram necessárias, principalmente na pontuação. A F1 está se adaptando a sua nova realidade e pensando mais no espetaculo e isso é bom.
Não gosto da idéia de padronização, mas, no geral, tudo apoiado!
Os três pontos de diferença entre o vitorioso e o segundo colocado ainda não me parecem o ideal, mas sem dúvida que já é uma melhora. Quatro ou cinco seriam perfeitos.
Será que dá pra confiar nessas informações divulgadas pela equipe ao publico sobre a quantidade de combustivel?
E a sessão de autografos obrigatoria, hein?
É bom para o publico mas deve ser um saco para os pilotos. Sem querer desprezar os fãs, mas já é uma carga de tensão um fim de semana de GP para os pilotos. Ainda encarar uma sessão de autografos.
Eu ainda vejo na questão da porcentagem...
Três pontos entre primeiro e segundo significam que o segundo colocado faz 75% dos pontos do primeiro... É uma grande diferença...
O erro está no terceiro colocado fazer 7 pontos ou 58% dos pontos do primeiro... Deveria fazer apenas 6, ou 50% dos pontos do primeiro...
Vamos pensar da seguinte maneira: Dois pilotos estão rigorosamente empatados a duas corridas para o final do campeonato, tanto em vitórias, segundos, terceiros, poles, "freadas na cueca", etc... Um deles vence uma prova e quebra em outra e o outro piloto faz dois terceiros lugares... Você acha que o piloto que ficou duas vezes em terceiro merece ser o campeão???
Uma pena que eles perderam a chance de premiar o pole position com alguns pontos...
Eu concordo que o terceiro lugar deveria receber 6 e nao 7, mas também acho que se a questao é essa é melhor 2 "3º lugar" do que apenas um 5º pra ser campeao.
Por mim, voltaríamos ao tempo do 10, 6,4,3,2,1, mas o novo sistema já é melhor que nada.
Sobre a sesao de autógrafos, se vc pensa pelo lado dos pilotos, deve ser um saco mesmo(rs), mas nao há como negar que isso aproxima fas e F1.
Acho que de momento tá bom. Quem sabe o que virá daqui em diante...
Tudo bem Priscilla...
Mas a comparação certa seria, 1º + 5º contra dois 3º... E já que querem favorecer quem vence eu fico com a primeira opção...
Está se criando muita polêmica sobre o fato do L. Hamilton ter ficado campeão com uma vitória a menos do que o Massa, mas se comapararmos o campeonato dos dois vemos que Lewis foi vitorioso e relativamente constante...
O que não poderia acontecer é o Kubica ficar campeão (1 vitória), e a até 3 provas para o final do campeonato ele ainda tinha chances, por ser apenas contante...
De qualquer forma é um avanço, mas não podemos nos esquecer que alguns campeonatos do passado teriam acabado antes da metade porque um piloto tinha um monte de vitórias e os outros nada...
É o regulamento que faz a postura dos pilotos na corrida, se a diferença de pontos é pequena entre as posições não há motivo de correr riscos para tentar uns poucos pontos...
Quer ver o circo pegar fogo??? Olha isso: 22-16-12-9-7-5-4-3-2-1 (mas para isso o campeonato precisaria ter no mínimo 24 carros)...
Valeu e até...
Hehehe..Esse seu novo sistema ia se o "Ó", hein?!rs
Mas entendi o que vc quis dizer e realmente tem razao...
Postar um comentário