27 de mar de 2009

Treinos Livres - Austrália

A temporada 2009 da F1 começou ontem, com muitas surpresas - ou seriam confirmações?.


A Williams liderou as duas sessões de treinos livres acontecidos em Melbourne, com Nico Rosberg. "Dobradinha" Williams na 1ª sessão e 7º tempo para Nakajima na segunda.

A Brawn GP confirmou seu bom desempenho com seus dois pilotos fazendo excelentes tempos, sempre entre os 5 melhores. Comenta-se que a Brawn GP marcou seus tempos com tanque "cheio".


As Toyotas não chegaram a liderar os treinos mas estiveram sempre presentes entre os 10 melhores tempos.

Na primeira sessão, um surpreendente Heikki Kovalainen marcou o 5º melhor tempo com a Mclaren que, até então, parecia despreparada para a primeira prova do Mundial. Porém, na segunda sessão, os problemas se confirmaram e tanto Hamilton quanto Kovalainen marcaram tempos no final da tabela.

A Renault sofreu problemas de estabilidade no carro, na parte traseira e Fernando Alonso, que marcou os melhores tempos para a equipe, não passou da 10ª melhor marca.


A Ferrari foi a única das equipes sem os contestados difusores a se meter nas primeiras posições, com Kimi Raikkonen, que foi 3º na primeira sessão. Na segunda parte, 10º tempo para a melhor Ferrari, a de Felipe Massa.

A BMW sofreu com problemas de aderência e não conseguiu fazer tempos abaixo da 11º posição.

A Force India marcou um ótimo 9º tempo com Adrian Sutil nas duas sessões.

As primeiras impressões mostram claramente Brawn GP, Williams e Toyota liderando os tempos.

A Ferrari parece ser a única a ter possibilidades de se meter na briga entre elas. Se a Renault resolve seus problemas, tem chances de andar bem próximos dos tempos da Ferrari, já que ontem andaram com tanque cheio e os tempos foram parelhos.

- Tempos 1ª Sessão
- Tempos 2ª Sessão

Deixem suas impressões!


Fonte:www.thef1.com

46 comentários:

Pri,

Após assistir os dois treinos, fiquei um pouco ressabiado com os tempos da Renault. Porém, após ler as entrevistas do Alonso, fiquei um pouco mais confiante.

Mesmo assim acho que não da para disputar a vitória. Talvez dispute com a Ferrari quem será melhor das equipes sem os contestados difusores...

Prefiro esperar o treino classificatório.

Acho quer estão esquecendo de falar da RBR...

Acredito que ela é a melhor equipe sem o difusor "turbinado"...

E o KERS???

B'Hengler,

Acho que nao viu?!

O próprio Webber disse que amanha nao repete resultado.

O Kers parece que ninguém ativou ontem para poupar motor. Hj a história já deve ser outra.

Pessoas, alguém pode me esclarecer uma dúvida? O quanto é difícil adaptar a idéia da Brawn à Ferrari, Renault & Cia? Além da posição do aerofólio traseiro, todo o assoalho deve ser modificado?

E concordo com o B'Hengler@RR1. Parece que o Adrian Newey acertou a mão dessa vez...

Don Corleone... a diferença é o assoalho dos carros q é diferente. Entao precisa uma modificação enorme nos carros sem os difusores.

a RBR foi bem, mas melhor aguardar.

Agora se esse tempo do rubinho foi de tanque cheio entao eles tão muito rápidos.

Quero so ver no treino oficial.

Achei sensancional ver os 9 primeiros q ano passado estavam entre os 9 ultimos:

1 Nico Rosberg 16 Williams Toyota Bridgestone 00:01'26''053
2 Rubens Barrichello 23 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''157 00'00''104
3 Jarno Trulli 9 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'26''350 00'00''297
4 Mark Webber 14 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'26''370 00'00''317
5 Jenson Button 22 Brawn GP Mercedes Bridgestone 00:01'26''374 00'00''321
6 Timo Glock 10 Toyota Toyota Bridgestone 00:01'26''443 00'00''390
7 Kazuki Nakajima 17 Williams Toyota Bridgestone 00:01'26''560 00'00''507
8 Sebastian Vettel 15 Red Bull Renault Bridgestone 00:01'26''740 00'00''687
9 Adrian Sutil 20 Force India Mercedes Bridgestone 00:01'27''040 00'00''987

Sei lá Priscilla...

Mas o Raikkonen também andou bem, só que de pneus macios e pouco combustível...

E aí o Vettel ficou à frente do Massa...

Não descarto a RBR ainda como a quarta força...

Valeu B'Hengler! Obrigado.

Felipe Massa disse que o pneu macio é ótimo para a classificação. Mas na corrida, dura no máximo 5 voltas e olhe lá.

Vai ter muita rodada nas primeiras voltas. Safety car à vista, e com regra nova.

E o jogador de PS3 esse ano vai penar. Quero ver tirar leite de pedra.

É pessoal, pelo jeito daki a pouco ta todo mundo copiando esses difusores.

Horner admite que pretende copiar difusor polêmico

O chefe da Red Bull declarou que não ficou surpreso com o domínio nos treinos dos carros com o componente criticado

Warm Up

Christian Horner afirmou que não ficou surpreso com o domínio dos carros que utilizaram o polêmico difusor nos treinos coletivos em Melbourne nesta sexta-feira (27). Para o chefe da Red Bull, não há dúvidas de que o componente proporciona vantagem às equipes que o utilizam.

Williams, Toyota e Brawn (foto) são alvos de protestos já há algum tempo, desde que mostraram ao mundo os seus novos carros, que têm na parte traseira algo que outros times consideram como ilegal. Principalmente para a RBR, Ferrari e Renault, o artefato está fora do regulamento técnico da categoria.

No início da semana na Austrália, escuderias já criticavam o componente, e com a decisão dos comissários da FIA favorecendo a Williams, Toyota e Brawn, as equipes contrárias ao parecer dos comissários da Federação já confirmaram que vão apelar contra a medida na Corte Internacional da FIA.

Nas atividades da sexta, seis dos sete primeiros colocados foram das equipes protestadas. “Não há coincidência nesse fato. É uma pena que a FIA tenha determinado que estas equipes estejam dentro das regras. Podemos até dizer que existem níveis de disputas diferentes nas pistas: aqueles que têm o KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética) contra os que não têm, e aqueles que usam o difusor ‘double decker’ contra os que não o utilizam”, comentou o britânico.

E mesmo com a possibilidade de apelar contra a decisão da FIA, Horner afirmou que não perderá tempo, e por isso já pensa em uma “alternativa” caso a Corte decida que as escuderias em questão estejam respeitando as regras. Em outras palavras, isso significa que o chefe da RBR pretende copiar o conceito das rivais.

“Não podemos esperar para ver, então já temos de buscar alguma solução [para o nosso caso]”, declarou. Mas uma mudança como esta, segundo Christian, não é tão simples. “Esta questão envolve metade do carro, e não é algo rápido nem barato”, completou, em entrevista concedia ao site da revista “Autosport”.


Como falei Don Corleone, não é tao simples para as outras equipes modificarem os difusores.

Raphael, a próxima etapa é na Malásia, daqui a uma semana. Acho que se essa diferença que assistimos hoje persistir e a FIA não intervier, em Barcelona Ferrari e RBR já terão algo novo. Talvez a Renault também. Quem puder tirar o atraso, vai trabalhar. Talvez (mera possibilidade) tenhamos o campeonato mais equilibrado dos últimos 25 anos.

É mas parece que nao vai ser tao fácil assim copiar esses difusores já que isso seria reconsttruir um carro quase inteiro de novo: tem a ver com assoalho, suspensao traseira, enfim..., aerodinàmica em geral e já nao há tempo para isso, creio eu.

Dá uma olhada nesse trecho do post do Ico:

"Mas um membro da equipe Red Bull explicou para meu colega Gerhard Kuntschik, do Salzburger Nachrichten, que a questão não é de filosofia, é de tratamento. Segundo ele, sua equipe havia levado para a FIA uma solução parecida para o difusor polêmico já em 2007, mas os técnicos da entidade afirmaram na época que e peça contrariava o regulamento. No ano passado, a Renault também teria questionado o Technical Working Group se poderia usar um difusor com aquele formato. Foi advertida que a idéia não era de acordo com as regras.

Isso justificaria o fato delas realmente terem seguido uma filosofia mais ao pé da letra na hora de criar seus carros. Quando bateram o olho nas construções de Williams, Toyota e Brawn GP, imediatamente reconheceram o espírito de seus projetos barrados. E se espantaram quando o diretor-técnico da FIA, desta vez, acho tudo dentro dos conformes. Dois pesos e duas medidas?"

Se for isso, tèm que dar um jeito nesses difusores

Priscilla com essa inversão de forças e um possivel equilibriou na temporada. Nao creio q vao suspender esses difusores.

A Renault construiu um carro de turimo e não de F1. Com um bico daquele tamanho eles pensam em ganhar corridas?

O carro é desproporcional. O Alonso sofre pra guiar. É visível.

Alonso abandona o barco, vai pra Ferrari, Renault sai da F1, e todos felizes.

Com relação à reclamação das outras equipes que tinham projetos parecidos no passado, é bom perguntar se o difusor deles não era preso apenas no fundo plano, o que pelas regras é proibido...

Vale lembrar que o difusor das equipes contestadas atualmente é dividido em duas ou três partes e aquela que fica presa no fundo plano respeita as regras...

As demais que são presas à carenagem estão, teoricamente, liberadas e é nessa diferença de interpretação do regulamento que está a polêmica...

No passado, a Ferrari dominou 5 temporadas seguidas porque tinha uma gasolina muito mais leve do que seus concorrentes... Somente após a descoberta disso é que os seus adversários conseguiram reagir...

Hoje, a solução para as outras equipes alcançarem BrawnGP, Williams e Toyota está ao alcance dos olhos e do dinheiro na conta do banco...

Quem tem dinheiro investe em um novo carro para a temporada européia... Quem não tem espera o ano que vem... Qual o problema nisso??? Só porque a Ferrari não tem o difusor "turbinado" ???

Mudando de mala para cúia... Qual a hora do treino livre de hoje à noite... Poderíamos fazer como ontem e aprontar a maior "zueira"... O "Coroné" tá empolgado com esta temporada da F1... Esta promete!!!

"Coroné"(rsrsrs)

Mas o treino de hj já passa na Tv. Por isso eu comentei de montar um chat aqui no blog.

É um programinha bacana que eu coloco em formato post e todos podemos comentar sem ter que dar F5 toda hora e sem registro.

O que vcs acham?

OBS: Começa às 3 da manha. Horários acima à direita no blog.rs

Mas não tem treino livre antes do treino classificatório???

No dia da classificação tem um treino livre antes, não???

O treino livre 3!!!

Este é o que você deveria fazer isso... Meu computador é longe da TV, não vai ter como acompanhar o blog em tempo real igual ontem...

E no dia da corrida vou estar viajando e sem computador...

Acho q nao tem o 3° treino livre!!!!

Vai ser direto no treino oficial as 3 hrs!!!

A Williams parece estar á frente da concorrencia, mas acho que a Ferrari está a esconder o jogo.

B'Hengler, vai ter sim o 3° treino livre!!

A temporada 2009 da Fórmula 1 começa com muito mais novidades que os telespectadores poderiam supor. Além dos carros novos e da performance surpreendente de Brawn GP, Williams e Toyota nos treinos livres desta sexta-feira, o Sportv 2 vai transmitir ao vivo à meia-noite o terceiro e último treino livre antes da sessão oficial de classificação, que a Globo transmite às 3h da manhã, sempre pelo horário de Brasília.

Bom, me dá um tempinho pra pensar nesse lance do chat entao pq aqui vao ser as 3 da manha e depois classificaçao as 6.

Tenho que ver com o marido se me dá permisso pra ficar na net...rsrs

Então é à meia noite... E eu falando e todos duvidando!!! Não acreditar no "Coroné" dá cadeia moçada...

Não vou fazer um apelo pro "maridão" da Priscilla porque acho que em coisas de casal ninguém tem que meter a colher...

Mas vamos combinar de utilizar o último post da Priscilla prá gente se encontrar às 00:00 horas... Se ela for "autorizada" melhor ainda...

Pessoal,
Para quem não tem TV a cabo como eu, entra no site www.natrave.tk
Esse site é mais voltado para jogos de futebol (tanto é que na página inicial do site tem o logo dos principais times brasileiros).
Clique em um dos times. Vai abrir uma tela com uns canais embaixo para vc escolher. E só escolher o que vai transmitir o treino livre (Sportv). Dependendo da conexão, o canal quase não trava. Ontem assisti o primeiro treino livre por lá.
Espero que tenha ajudado os que amam F1 e não tem TV a cabo.
E Pricila, seu blog é o melhor da F1. Depois que vi pela primeira vez (Link no Blog Voando Baixo - Globo), estou acompanhando direto.

Vou tentar dar uma "escapada" e passar por aqui entao.

Palmeirense,

Muito obrigada pela dica e pelos elogios;)

Seja sempre bem-vindo!

Ok, pessoal!

Vou colocar o chat aqui pra gente comentar o "treino da meia noite" nao sei se ficarei o tempo todo mas passarei, com certeza.

Vcs querem que coloque um link de vídeo pra gente ver o treino daqui, ou só o chat mesmo?

Bóa noite pessoal... Só vou comentar algúma coisa, depois do treino oficial. Por enquanto e depois do que vi ontém?? Só da para esperar e ver o que vai acontecer...pois no bloco intermediario estão equipes e pilotos,que devém ser levados ém consideração.

Coloca tudo aí que a gente se encarrega de encher o blog chamando o "povo" de ontem à noite... Uma vez que o canal de ontem não vai passar o terceiro treino livre, mas apenas o treino de classificação...

E este último tem na "Grobo" e aí o povo vaza...

Agora vê se dorme um pouco ou vai ser difícil, né???

Hehehe..Pode deixar comigo entao...

Vou ver se durmo. Vou ver....rs

Fala minha amigaaaa

Ainda lembra de mim ??

Então, voltamos com a versão 2009 do nosso blog, http://f1brasil2009.blogspot.com/


Beijos e boa temporada para todos nós

Mas vai dormir como??? Falta menos de uma hora prá começar o treino!!!

Se for incômodo, o site de ontem, http://www.futibas.rg3.net/, vai transmitir o treino livre também...

Passaram a anunciar apenas quando comecei a chamar o pessoal do chat pro teu blog... Antes era apenas o treino de classificação...

Você é quem manda...

Ish! Como achar melhor B'Hengler...

Já postei o chat e já tá ao vivo mas se preferirem "chatear" lá, sem problemas. Sério mesmo, viu?!

De qualquer forma serve como um teste...

Diego Kiss!!!!!!!

Bom saber...Depois dou uma passadinha por lá...

Sensacional os tempos da BrawnGP na 1ª parte do treino de classificação!!!

Interessante, nao haverá perda de pontos caso os difusores sejam considerados ilegais!!!

PQP que etempos da Brawn na segunda parte do treino!!

Destruitam todos os tempos!!

Sensacional o desempenho da BrawnGP.

Pole para Button e Rubinho em 2°.

Sensacional!!!!

Agora era a hora do chat Priscilla, ao final da classificação...

Continuo achando a RBR a quarta força, apesar que Willians e Toyota decepcionaram no Q3...

Barrichello parece mais pesado... Dizem que o pneu slick mole deteriora muito rápido... Pode ser uma desvantagem maior ainda...

Largada com o KERS pode alterar quadro inicial, mas as BrawnGP estão protegidas por Kubica e Vettel...

Na verdade B'Hengler, acho q o rubinho deu uma erradinha na volta rapida dele. Ele vinha pra fazer pole.

Mas já está excelente!!

Oi pessoal! Desculpem a intromissão... Barrichello ñ errou nada, o Button é q veio matando... parciais:

JB> 28.5 23.0 34.5
RB> 28.6 23.2 34.5

Espero q B'Hengler@RR1 (q chamou atenção para a RBR logo no começo do post) esteja certo e o Barrica esteja mais pesado...

Abraço,
Tavaresdemello

Apesar de tudo, o que mais me chamou a atenção foi que praticamente todas as equipes precisaram utilizar pneus macios no Q1...

Isso é novidade e a partir de agora as ditas "grandes" equipes terão que poupar pneus nos treinos para gastar na classificação...

Se alguém dissesse, atnes do início da temporada, que teríamos um equilíbrio tamanho, ninguém acreditaria ou, como diria o Padre Kevedo, "isso non ecxiste"...

Agora chega que amanhã tenho que batalhar cedo... Boa noite a todos...

Nossa Pri, meio milhao de anos depois, eis que ressurjo com a F1. Gente, impressionante os tempos da Brawn GP e do Nico nos treinos livres. Será que eles que disputarao o campeonato esse ano. Estava lendo os comentários, em relacao aos difusores, e estava pensando, lembram-se da historinha dos amortecedores de massa da Renault, que a Ferrari nao conseguiu adaptar e no final foram tidos como ilegais? Será que vai acontecer o mesmo com esses difusores? Eu tenho medo disso, porque já vimos que algumas vezes nao é mais Formula 1, as vezes é Ferrari 1, porque aquela equipe manda e desmanda nas regras. Espero que eles nao sejam considerados ilegais, para termos mais emocao durante o ano. Beijos

Realmente, se ninguém proibir esses difusores a briga pelas vitórias e pelo campeonato será entre os pilotos da Brawn.

Excelentes tempos!

O grid ficou uma loucura!

8 dos 10 primeiros sem o Kers!!!

Vettel se meteu ali entre os grandes, começa bem o alemao. Enquanto Webber, realmente nao repetiu resultado na classificaçao...

SObre a dica do chat pra depois da classificaçao, B'Hengler, achei ótima idéia. A gente pode utilizar isso já no Gp da Malásia da semana que vem.

Tavares,

Pelos números que vc mostrou, a pole foi no detalhe. Mas aposto em uma vitória do Rubens amanha.

Carol,
Sumida!Toda razao, e vai de acordo com o que o Raphael F1 falou de que nao haverá puniçao caso sejam considerados ilegais.

Volto depois com o post sobre a classificaçao...

Estarei fora por motivo de viagem... Mas seria interessante comparar os tempos do Q2 com os do Q3...

Não acho que a vantagem da BrawnGP seja tão grande assim... Acredito que a F1 está muito nivelada e a diferença na estratégia de combustível/pneus e no número de paradas nos boxes vai fazer toda a diferença...

Eu acredito em Vettel/Kubica (talvez BrawnGP também) bem leves e Rosberg/Toyotas mais pesados, Brawns/Ferraris intermediários... Dizem que os pneus macios duram poucas voltas e talvez a melhor estratégia seja largar com eles e fazer um trecho curto (ponto para Vettel e Kubica???)...

Atenção para a largada de Massa/Raikkonen, são os primeiros com KERS e, pelo menos o brasileiro, costuma aprontar das suas nestas condições, ainda mais no meio do pelotão e com o "turbo" ligado...

Tá pintando um ano difícil para McLarens e Alonso... Nelsinho está em situação complicada, iniciar a F1 com um "Clio", como diziam no chat da transmissão dos treinos livres, não é fácil... Não vejo moleza para a Ferrari também...

Como disse em outrs post's as principais forças atualmente são BrawnGP, Williams, Toyota, RBR e, talvez, BMW (sem o KERS) - por sinal todas as demais sem o KERS...

Abraços a todos e boa prova... Que vença o melhor...

Bom dia Pessoal.

Vamos aos pesos dos carros:

FIA anunciou, após o treino classificatório deste sábado (28), os pesos dos carros. E o que chama atenção é que os pilotos que ficaram entre os dez primeiros, de fato, estão muito mais leves. Jenson Button, o pole, vai largar com 664 kg.

Já Rubens Barrichello, o segundo no grid, optou por uma marca mais incômoda: 666 kg. O 666, de acordo com a Bíblia, é considerado o número da Besta.

Sebastian Vettel terá de carregar 657 kg, enquanto Robert Kubica, o menos pesado do grid, larga com 650 kg. Nico Rosberg, da Williams, optou por 657 kg. E Felipe Massa, da Ferrari, terá 654 kg.

Entre os pilotos que não disputaram a superpole, Nelsinho Piquet, da Renault, é o mais pesado do grid, com 694 kg.

É a diferença dos tempos do Button e do Barrichello é realmente no peso. E pelo excelente volta que o Button fez.

Revi a volta e foi sensacional. Sem nenhum errinho. Volta limpa.

O q me deixou impressionante é que no caso das equipes com os difusores, os carros não saiam de traseira.

Para confirmar o q tinha dito que a volta do Barrichello não foi 100% perfeita, q teve uns errinhos, logo na primeira curva foi nitido a corrigida q ele precisou fazer, concerteza perdeu um tempinho ali:

Barrichello revelou, em entrevista coletiva após o treino, que o BGP 001 saía muito de frente. Rubens afirmou que o contratempo com o ajuste do carro o impediu de tirar o máximo do modelo na parte final das ações.

“Estava confiante na pole, especialmente porque fomos muito bem nas duas primeiras fases do treinos. Mas, por alguma razão, o carro começou a sair de frente, e eu não conseguia mais imprimir o mesmo ritmo”, explicou.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More