10 de mar de 2009

Novidades em Montmeló

A semana de testes em Montmeló será a primeira e a única a ter todas as 10 equipes, participantes do Mundial, presentes.

E, assim como foi em Jerez, as equipes seguem testando novos soluções para os bólidos, a menos de 20 dias para o início do Mundial.

Ontem, por exemplo, pudemos ver o inovador difusor da equipe Brawn GP.

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A Red Bull, criadora da asa "bigorna", inovou mais uma vez: dessa vez, a tampa do motor leva uma "asa" que chega até o aerofólio traseiro.

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Vale lembrar que as "bigornas" são consideradas legais pela FIA, já que simplesmente direcionam o ar.

A Mclaren por fim, treinou com o novo aerofólio de 2009( não sei se versão 1 ou 2). O aerofólio visto em Jerez, tinha uma curvatura no centro um pouco mais acentuada.

Além disso, um novo assoalho foi testado.

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Na Renault, a novidade não é tão novidade se consideramos que a idéia surgiu com a Ferrari e, pouco a pouco, todos foram aderindo: defletores laterais.

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A Toyota usou mais uma "inovação" do F60. Dessa vez, os japoneses testaram um novo aerofólio dianteiro "à la Ferrari".

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Os testes seguem hoje, em Montmeló, e a qualquer nova "criação" a gente comenta aqui.

9 comentários:

Foi eu criticar a BrawnGP sobre o "cadê" do carro revolucionário anunciado e já começa a aparecer...

Imagine o que pode estar escondido abaixo da carenagem!!!

Fico imaginando essa RBR em um GP com vento lateral... Confesso que quando vi a bigorna pela primeira vez me passou isso pela cabeça, mas imaginava que já tinha sido testado...

E se copiar é liberado na F1, porque é proibido ter acesso aos projetos das outras equipes??? Imagine assim, aparecem algumas fotos do interior do motor da Ferrari na net, PODE COPIAR???

A Mclarem testou com um assoalho diferente:
http://www.f1-live.com/f1/photos/2009/tests62/diapo_140.jpg

Dá pra perceber que o objetivo da equipe é fazer com que haja uma maior pressão aerodinamica na parte traseira, tentando obter um melhor tracionamento nas rodas traseiras.

O desenho formado pela parafina mostra o direcionamento de ar para aquela area traseira.
http://www.f1-live.com/f1/photos/2009/tests66/diapo_101.jpg

Interessante as modificações que os times vão fazendo. Mas cada vez os carros vão ficando mais parecidos.

Sobre os resultados dos testes dessa manhã de terça, é impressionante o desempenho da BrawnGP, mas sempre fico com um pé atrás, porque eles podem estar correndo de tanque vazio para obter bons resultados e assim conseguir novos patrocinadores.

Não só de tanque vazio, dizem que estão abaixo dos 600 Kg...

A verdade mesmo só em Melbourne... Agora é hora de mostrar desempenho para buscar patrocinadores...

Aderson...
A McLaren continua com o ar sendo direcionado para baixo e não para o aerofólio traseiro... Terão que reformular toda a dianteira do carro e talvez não dê tempo de fazer isso antes das primeiras 6 provas do ano...

Priscilla...
E essa prostituição dos motores Mercedes... Será o novo Cosworth da F1??? Ou será que já é uma forma de tentar contornar o (fraco) desempenho da McLaren??? E é impressão ou essa bigorna da RBR é meio transparente???

Alguém poderia esclarecer como ficou a estória dos motores? São 8 por piloto durante o ano, mas o uso é "livre" desde que o escolhido esteja montado no carro sábado, é isso? Mas são 17 provas, certo?então vai ter motor que terá que durar 3 provas? Eu, sinceramente, não entendi como isso vai funcionar...

Confira os melhores tempos desta terça-feira em Barcelona:

1 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m20s314 (55 voltas)
2 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m20s907 (61)
3 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m20s966 (106)
4 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m21s182 (110)
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m21s347 (62)
6 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m21s615 (116)
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m21s834 (76)
8 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m21s937 (106)
9 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m21s991 (75)
10 - Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s039 (14)

Aderson,

Pelo que eu soube, o novo assoalho redireciona o ar para o difusor, o que faz com que a downforce seja ainda maior. Sendo assim, o aerofólio traseiro pde ser menor, fazendo o carro ser mais veloz.

Pelos comentários em Montnmeló, hoje, parece que a idéia é correta já que dava a impressao de que a Mclaren levava um aerofólio mais estreito.

Raphael F1,

Ouvi boatos de que a Brawn GP pode ter "peças", de momento ilegais, mas nada confirmado. Sibceramente espero que nao, e que essa seja a boa surpresa do campeonato.

Don Corleone,

É isso mesmo.A idéia é que os motores durem 3 provas mesmo.

B'Hengler,

Sobre a prostituiçao(hahaha) dos motores, a FOTA esteve de acordo com que a Mercedes vendesse o motor para a Brawn, para "ajudá-los".

Agora, vai saber...A partir do ano que vem, quem sabe...

Bjs

Priscilla,

Aerofolio mais estreito? Será?
Puxa, se for verdade, esse novo assoalho gera uma pressão aerodinamica impressionante. Se funcionar mesmo, todo mundo vai copiar a ideia. ☺

Aderson,

Gente que esteve em Montmeló disse que sim...Agora,se surtirá efeito para a Mclaren nao sei.

A intençao pelo menos é essa. Porém, hoje ficaram lá atrás na tabela.

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