26 de jan de 2009

Volante R29

Mais um volante para a nossa comparativa: o do R29, da Renault.

Volante R28

Volante R29

O Kers é o botão azul, no alto à esquerda e, segundo conta o jornal As.com, no alto, à direita, estão os comandos para o aerofólio "ajustável": primeiros se gira a "roleta" e depois , para confirmar, se aperta o botão verde, logo acima.

Foto R29: AficionadoProfesional

5 comentários:

É muito botão... Mas pelo menos tiraram aquele "arco-íris" ridículo...

Sobre o aerofólio ajustável tenho uma "teoria" diferente da praticada pelos engenheiros da F1, por mais que eu seja um "Zé Ruela" nisso...

Os carros estão saindo de traseira porque falta área no aerofólio traseiro, que foi reduzido pelo novo regulamento...

Então eles deveriam reduzir o aerofólio dianteiro na mesma proporção (no ângulo das asas), equilibrando o carro...

O botão de ajuste deveria ser utilizado apenas para AUMENTAR o ângulo das asas quando o carro estivesse próximo de outro, evitando que o carro saísse de frente pelo vácuo do oponente, permitindo fazer as curvas mais próximo do adversário e ter chance de ultrapassagem...

Do jeito que eles estão utilizando este ajuste eles andam menos nas curvas e aumentam a carga de serviço do piloto que precisa fazer um sem número de ajuste a cada volta da corrida, o que aumenta as chances de erro...

B'Hengler, de que "arco-iris ridiculo" vc está se referindo?
Se for aquele no centro do volante, ele não foi retirado e sim incluido.
Veja que ao lado da "aquarela" tem o botão verde com nome KERS.

Tem horas que fico preocupado com essa redução de carga aerodinamica. Os carros agora estão mais dificeis de controlar e qualquer erro eles rodam. Aquela asa gigantesca na frente, como já bem lembrou o Kubica, numa disputa de posições pode quebrar e ir pra baixo do carro, deixando o piloto sem controle nenhum sobre o carro. Isso numa pista de alta seria perigoso.

B'Hengler,
O Aderson já falouo, mas eu confrimo: o "arco-íris" é o que foi incluído no R29.

Como tiveram que agregar 5 botoes mais no volante, colocaram o arco-íris pra economizar espaço e pra facilitar a vida do piloto.

Sobre o botao verde do Kers, Aderson, na verdade, nao é o do Kers em si: O Kers é o roxo, o laranja e o verde que vem logo abaixo sao botoes referentes ao Kers mas que os pilotos nao tocarao durante a corrida a nao ser que recebam ordens desde os boxes.

Voltando ao que vc falou B'Hengler,do aerofólio, eu também nao sou lá grandes coisas nao, mas algo tem que ter pq os 3 grandes engenheiros da F1 chegaram à conclusao desse sistema...

E, sim! A idéia do ajuste já é justamente que o carro "cole" mais na traseira do que está na frente...

Aderson, sobre os acidentes...
Vamos ver quem fica com o lugar do Coulthard esse ano...heheh

Bjs

Acho que eu estava meio cego ("sono") quando li as legendas dos volantes...

Uahsuahsuashushushua...

Mas o "arco-íris" é ridículo de qualquer forma...

Quanto ao tamanho do aerofólio dianteiro isso vai ser uma lambança geal, mas teoricamente todos podem ser prejudicados e aí não muda muito...

AHAHAHAHAHA!! As vezes me deparo com alguns debates interessantes que se prolongam por pequenos enganos.
Achei o volante bem bacana Pri.
Acho muito legal a tua iniciativa de falar sobre volantes no Guardrail. Sempre é bom dar uma espiadinha.
Abraços.
SAVIOMACHADO

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More