30 de jan de 2009

Proibições Aerodinâmicas na F1 - 4º Parte

Quarta e última parte da série sobre as proibições aerodinâmicas na F1 desde seus princípios.

Ainda em 2006...

Mais da metade do grid assinava uma carta dirigida aos comissários do Gp da Malásia depois de que câmeras on-board delatassem a flexibilidade do aerofólio traseiro e também, de partes móveis, como os defletores dianteiros da equipe Ferrari.

As equipes ameaçaram reclamar oficialmente se nenhuma medida fosse tomada.



Por consequência, BMW e Mclaren taambém tiveram que retirar seus defletores traseiros, já que tão pouco tinham alguma sustentação.

Em 2007, mais uma vez a câmera on-board foi a responsável por delatar a uma equipe. Dessa vez foi a Mclaren, com Heikki Kovalainen. Notou-se nitidamente que o aerofólio dianteiro não era totalmente rígido.



Para solucionar o problema a FIA exigiu que a equipe Mclaren e outras, que mantinham o mesmo tipo de aerofólio, colocassem um "suporte", para evitar a oscilação.

Em 2007, com o intuito de proibir qualquer tentativa de flexibilizar o fundo plano, a FIA mudou o regulamento, passando a testar os fundos a uma força 4 vezes maior à que era submetida.


Tudo isso devido a um "pedido de esclarecimento" da equipe Mclaren, sobre os fundos planos de Ferrari e BMW, que estariam usando uma mola entre o chassis e o fundo plano, permitindo assim uma certa flexibilidade do mesmo.

O resto da história vocês já conhecem já que as demais proibições estamos vivendo em primeira mão.

Dentro de alguns anos voltaremos aqui para contar...


Proibições Aerodinâmicas na F1 - 1º Parte
Proibições Aerodinâmicas na F1 - 2º Parte
Proibições Aerodinâmicas na F1 - 3º Parte

Fontes:www.pasoporcurva.com
www.motor21.com

16 comentários:

Repeti o primeiro video umas 4 vezes mas não consegui ver a parte flexivel no carro da Ferrari, no segundo video a coisa já é bem mais evidente, alias já tinha visto isso antes nos carros da Ferrari.

Há tantas coisas que se passam ilegalmente na F1 que não percebemos e esse ano com a diminuição na carga aerodinamica, outras artimanhas dos engenheiros vão aparecer.

Mas aí vem uma coisa que eu sempre bato o pé...

O regulamento proibia!!! Foi utilizado!!! Elimina de todas as provas disputadas daquele ano até a descoberta da falcatrua...

A falta de punição é que promove a utilização deste tipo de artimanha (até parece que estamos falando da política brasileira!!!)...

Seja quem for, doa a quem doer...

E o piloto deve ser punido junto com a equipe... Equipe é equipe, todos acertam e todos erram, não dá prá separar...

Um erro de um piloto ou mecânico provoca a perda de pontos de toda equipe, um "erro" do engenheiro ou chefe de equipe também devem ter o mesmo peso...

Aderson,

Se te digo a verdade eu tao pouco vi...Mas esse é o vídeo que saiu quando a "tudo" foi desvelado...Foi por esse vídeo que as equipes chegaram à tal conclusao...

B'Hengler,

Isso também nao entendo...Depois de X corridas, descobrem que havia algo irregular e simplesmente mandam tirar, ou solucionar, e pronto?!

Vai entender os critérios da FIA...

Esse ano vamos esperar pra ver quantas X coisas serao punidas...

Priscilla, revi o video e achei a falcatrua.
Observe no aerofolio traseiro, onde tem aqueles codigos de barra na cor vermelha; logo abaixo tem um difusor e é ele que fica se movendo com a pressão do ar.
Dá pra observar melhor logo no inicio do video.
A distançia do difusor para as barras vermelhas varia.

Parabéns pela série, Priscilla!
Ficou muito bom, bastante interessante o histórico.

Sobre a não-punição que mensionaram acima, acho que a FIA não tem condições de zerar os pontos em tantas corridas, afinal bateria com os interesses de montadoras poderosas que investem os tubos na Fórmula 1. Se a cada irregularidade tiver uma lista de desclassificações, vai ter muito cachorro grande revoltado, e acaba que a Toro Rosso dispara na liderança do campeonato...

Oi Priscila!!
Acompanhamos toda a série e gostaríamos de parabenizá-la!! Foi um excelente trabalho de pesquisa e publicado em um momento oportuno, pois esta temporada veremos mudanças drásticas na aerodinâmica e isso certamente fará com que muitas equipes tentem BURLAR o regulamento!

Também foi super interessante falar dos turbos e da suspensão ativa e o material sobre os carros asa está excelente!!

Adoramos a série!! pois mostra a "malandragem" e a criatividade dos projetistas da F1 e também a habilidade dos pilotos em adaptarem-se a tantas novidades!!

Beijos

Aderson,

Ainda tenho alguma dificuldade de ver o tal lance.

Felipe Maciel,
Que bom que gostou da série, e sobre as puniçoes, o dia em que penalizarem realmente e a Toro Rosso passe a liderar o campeonato eles param -ou diminuem- as falcatruas;)

Meninas F1-V8,

Vcs sumiram!!!! Mas me alegro muitíssimo que tenham gostado da série...

Valeu!

Bjs a todos

Priscilla, veja estas duas imagens em que marquei em vermelho a variação do difusor.
Talvez dê pra vc entender melhor:

http://img403.imageshack.us/img403/9439/falcawb9.jpg

http://img156.imageshack.us/img156/2007/falca1up4.jpg

AAAAAAHHHHH!!!! Deu pra ver sim, Aderson.

Quando vi essa imagem rápida no vídeo pensei que poderia ser sombra de alguma coisa, mas parece que nao...

Sem Vergonhas esse caras, né?!:-)

E que "ninjas" os caras das outras equipes pra ver isso nessa imagem...

Valeu!!

Já pensou uma Ferrari desclassificada de um campeonato...

Imagina a repercussão entre seus revendedores de veículos...

No dia que o fizerem a F1 passa a ser respeitada e melhora como esporte, aumentam os telespectadores... Fica justa...

E quanto mais equipes do estilo Toro Rosso ganhando provas, MELHOR...

O GP de Monza do ano passado prova bem isso...

Gente, não se trata EXATAMENTE de falta de vergonha...
é aquele negócio, irregularidedes, todos têm... a margem de tolerância é pequena e vc tem q ficar juntinho dela!! então se a FIA deixar passar, passou! A antiga malandragem da f1!!!

Nossa gente PELAMORDEDEUS que VIAGEM no aerofólio da Ferrari! Aquilo é SOMBRA!!! É apenas variação da luz do sol em retas e curvas, da para notar pelo canto do aerofólio, ou pelo brilho da luz! Da impressão que abre uma brecha no meio, mas é variação da luz solar! São duas partes grossa nesse modelo de aerofólio da Ferrari nem tem como se mexer daquele jeito! Ate nos comentários no tube da para entender as pessoas dizendo que é sombra!

Mas valeu, dei muita risada aqui...rsrs

Já na Mclaren é nítido ver a "lamina fina" superior abaixando para ter mais velocidade em reta, nas freiadas ela levanta para grudar o carro no chão nas curvas! Tentaram enganar colocando material flexivel para se mover com a variação de velocidade. Mas essas "vantagens" sempre existiu nos carros, se não é na parte aerodinâmica acabam fazendo em outro lugar...

Olha gente essa corrida eu tenho gravada em VHS, Imola 2006! Acabei de checar na Tv! Foi nesse GP para desespero do Galvão que o Schumacher bateu o recorde de poles do Senna! Na corrida deu para ver no carro do Massa o aerofólio, mostrou ele antes da primeira parada nos boxes! Realmente é sombra deu para ver bem na imagem da Tv, nesse dia fez sol forte na pista! No tube a imagem não é 100% nítida, engana mesmo...

Mas valeu, adorei o post, o interesse das pessoas nos comentários! Muito legal, estão todos de parabéns!

Inté

Oi Mac,

Obrigada por participar e também pelas informaçoes.

Agora, já que estamos: Vc saberia nos dizer se há algum vídeo on-board dessa Ferrari onde dê pra notar o "detalhe"?

Oie Priscilla, vou tentar achar pela net um vídeo dessa corrida de Imola 2006, meio díficil de achar com boa imagem,não posso garantir, ok! Pena que não tenho placa PC/TV senão podia tirar a parte da gravação em VHS que tenho!

Se eu achar eu mando o link!

inté

Valeu, Mac!

De qualquer forma vou dar uma olhadinha pela net também...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More