8 de jan de 2009

FIA, disposta a permitir dispositivos móveis

A FIA anunciou que está disposta a aceitar os dispositivos aerodinâmicos móveis, a fim de melhorar a disputa na Fórmula 1.


Max Mosley sugere que, ao invés da pontuação por medalhas e inversão de grid, seria mais sensato um ajuste no regulamento técnico, para ajudar nas ultrapassagens e que apesar das regras já terem sido estabelecidas para esse ano, medidas mais radicais deveriam ser tomadas.

Em uma carta enviada por Mosley à FOTA, ele comenta que "a maior reclamação dos torcedores é a falta de ultrapassagens e o roda-a-roda".

"As mudanças na regras da aerodinâmica para 2009 foram propostas por um grupo de experts. Nos resta ver se essas medidas, e mais 80cv do Kers, ajudarão a ultrapassar".

"Temos a intenção de buscar ajuda da FOTA para investigar o uso dos dispositivos aerodinâmicos móveis. Se fossem suficientemente radicais, poderiam dar uma vantagem ao carro que estiver atrás" - explica Mosley.

Os dispositivos móveis aerodinâmicos foram proibidos durante anos na F1, mas a interpretação das normas gerou várias controvérsias, basta lembrar do "Mass-Dump", da Renault, o aerofólio e o assoalho móvel, de algumas equipes.

Além da melhora na disputa, a liberação dos dispositivos móveis reduziria gastos para a FIA, já que não necessitaria mais "controladores" para assegurar o cumprimento da normativa.

Fonte: Autosport.com

4 comentários:

Mas a FIA já não permitiu o uso do aerofolio movel na parte dianteira?

De qual parte movel eles estão se referindo agora?

É tanta traquitana nos carros pra favorecer as ultrapassagens e eles acabam esquecendo de construir autodromos que facilitem as mesmas. Que o diga o circuito de Cingapura.

Nao Aderson, justamente em 2007 eles proibiram o bico "maleável". Todos as equipes que usavam esse aerofólio tiveram que pôr uma "ponte" no mesmo para que esse fosse estático.

"De qual parte movel eles estão se referindo agora?"

Acho que justamente estao falando de voltar com essas ajudas. O aerofólio traseiro também já foi flexível... teve o Mass Dumper, que hoje já tem substituto mas nao é o mesmo...Enfim...

Priscilla, eu estava me referindo ao novo aerofolio de 2009.
Ele não vai ser movel? Permitindo ao piloto regula-lo até 2 vezes por volta.

É por isso que eu fiquei na duvida se a FIA havia voltado atras na decisão de usar esse aerofolio movel ou não.

Aaaa...Ok!Desculpa...

De qualquer forma, acho que ele fala de partes que se adaptam ao momento.Esse bico ajustável, como já foi permitido, acho que nao muda nada nao.

Mas é uma boa pergunta...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More