25 de jan de 2009

Balanço dos primeiros testes de 2009

As equipes de Fórmula 1 realizaram essa semana os primeiros testes com os novos carros da temporada 2009.


Com excessão de Red Bull, Force India e Toro Rosso, que treinou com o híbrido de 2008, todas as outras equipes testaram: BMW, em Cheste; Ferrari, em Mugello e; Williams, Toyota, Renault e Mclaren, em Portimão.

Para fazer um balanço desse primeiros testes, primeiro os dados dos circuitos:

- Cheste: circuito de 4005 metros
- Mugello: circuito de 5245 metros
- Algarve: circuito de 4692 metros

Agora, o total de voltas dadas pelas equipes durante a semana:

- BMW 471 voltas
- Ferrari 303 voltas
- Williams 202 voltas
- Toyota 140 voltas
- Mclaren 171 voltas
- Renault 127 voltas

Portanto:

BMW rodou 1886335 metros = 1886 Km

Ferrari rodou 1589235 metros = 1589 Km

Williams rodou 947784 metros = 947 Km

Mclaren rodou 802332 metros =802 Km

Toyota rodou 656880 metros = 656 Km

Renault rodou 595884 metros = 595 Km

É claro que haverão outras oportunidades para que as equipes testem seus novos carros mas, em tempos de testes escassos, a Renault, por exemplo, sai atrás.

Só para fazer uma comparação, a BMW que foi quem mais quilômetros fez com o novo carro, o F1.09, fez quase 4 vezes mais quilometragem que a Renault.

Os dados não são preocupantes já que são os primeiros testes da temporada e a hora para ter problemas é agora, mas, seguiremos atentos porque aí podem estar as respostas para as atuações na temporada.

14 comentários:

Cara Priscilla:

Todo mundo testa, todo mundo anda e cadê a definição do espólio da Honda? Aiai...

Priscilla, são 1886 Km da BMW e ainda teve aquela kilometragem toda adiquirida nos testes do fim do ano passado. Por ae vc vê o quanto esse F1.09 está, digamos assim, "amaciado".

Outra coisa a se comentar sobre essa baixa rodagem do R29 é que Renault e Williams lançaram seus carros quase ao mesmo tempo.
Mas veja que a Williams andou 200km a mais que a equipe francesa.
Então eu acho que a Renault tá bobeando.

Bom, por enquanto os testes desse ano não me pareceram muito produtivos, visto que as condições climáticas de todas atrapalharam todos.

Priscila,

Foi muito bem observado,a Renault começou muito lentamente,isso pode fazer muita diferença sim.

abraço

Renault andando pouco, Renault metida em boatos sobre saída da F1 em 2010... Sei não.

Renault e Toyota fazem projetos ruins, testam pouco, gastam grana com pilotos meia boca (toyota) e depois reclamam do regulamento, da FIA, da FOTA, da GLOBO, do GROO e ameaçam sair da categoria.
Adoraria que os garagistas voltassem e todos dessem uma banana a estes incompetentes.

Não será surpresa a Renault andando no meio do pelotão em Melbourne. É o que tem acontecido nas duas últimas temporadas.

O Banco ING teve que demitir 7 mil funcionarios por causa de perdas com a crise. Eles declararam que o patrocinio da Renault para esta temporada está garantido mas 2010 ainda vão pensar.
O Carlos Ghosn, presidente da Renault, já falou que não gosta de investir dinheiro na F1.
Sei não, se o R29 for outro fiasco, acredito que seja fim de linha para a equipe Renault-F1.

Está ai a vantagem de treinar só! Ferrari e BMW foram é espertas!

Tendo uma pista só pra vc, o "camarada" pode sair do box na hora que bem entender, não se preocupar com trafego, aproveitar cada segundo de pista em boas condições, etc.. etc..

MClarem ta se achando, porém tanto Ferrari quanto BMW devem está muito fortes esse ano! E acredito também na STR, deve fazer um bom campeonato esse ano, acredito eu!

Tudo certo, treinar é importantíssimo...

Mas se o carro nascer perdedor, pode treinar à vontade, que não vai adiantar nada...

Mas se ele nascer vencedor, com o passar das corridas as coisas se ajeitam...

Outra coisa...

A Renault conta com o Alonso, reconhecidamente um bom acertador de carros...

As outras equipes ditas de ponta possuem pilotos com capacidade limitada ou desconhecida neste ponto...

Aí pode estar a diferença na quantidade de quilômetros rodados pela Renault...

Ayrton Senna tb andou numa Williams que era uma ****** e veja no que deu?

Não adianta carro ruim e piloto bom... no minimo 50% / 50%

Sim, é verdade que projeto ruim é quase impossivel de melhorar.
Mas vamos tomar como exemplo o R28.
Projeto mal nascido que no inicio da temporada do ano passado não valia o que o gato enterra.
Mas com a ajuda e conhecimento de um piloto super experiente e tecnico como o Alonso e oportunidade de haver testes, tinhamos um outro R28 bastante competitivo no final do campeonato.
Este ano não. Pela proibição de testes e limitação de carga aerodinamica: Nasceu torto, vai morrer torto.

Mas agora os testes terão de ser feitos nas sextas-feiras...

E é bom lembrar que a evolução dos carros do início do ano para o final beira 1 segundo por volta...

E aí, a Renault com o Alonso podem e devem fazer a diferença...

A prória RBR ainda nem lançou o carro... Com as mudanças nas regras muitas equipes estão escondendo o jogo...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More