27 de jun. de 2010

GP da Europa

Sebastian Vettel finalizou o fim de semana como merecia: vencendo o Gp da Europa depois de marcar a pole-position e liderar o GP durante toda a prova.


Um Grande Prêmio polêmico e surreal, onde um safety-car, e a pouca decisão dos comissários da FIA, decidiu o rumo da prova.

Mark Webber, em um GP para esquecer, perdeu sua posição logo na largada para Hamilton, Alonso, Massa e 5 mais, caindo para a 9º posição na primeira volta.

Um toque entre Hamilton e Vettel quase muda o panorama das primeiras posições mas os pilotos se mantiveram na pista.

O rumo da corrida mudou radicalmente na 10º volta com Mark Weber e Heikki Kovalainen como protagonistas: uma "falha de comunicação" entre os dois pilotos resultou em um espetacular acidente, com Mark Webber pelos ares, mas saindo ileso e por suas próprias pernas do carro.

Aí veio a polêmica: 9 carros descumpriram a regra de limite de velocidade com o safety-car em pista. foram eles: Button, Barrichello, Hulkenberg, Kubica, Petrov, Sutil, Liuzzi, Buemi e De la Rosa.

Mas o pior ocorria lá na ponta: Charles Whiting liberou a saída do safety-car no meio dos carros, o que pegou por surpresa Hamilton, Alonso e Massa. O fato é que Hamilton ultrapassou o safety-car, o que está totalmente proibido, enquanto Alonso e Massa ficaram atrás.

Total: Vettel e Hamiton, 1º e 2º. Alonso e Massa, que eram 3º e 4º, 10º e 19º.

Com a entrada errônea do safety-car, os primeiros a fazerem o pit-stop, foram os grandes beneficiados.

Jenson Button pulou para a 3º posição e Rubens Barrichello finalizou em 4º.

Lewis Hamilton chegou a receber um drive-trough por ultrapassar o safety em pista, mas a decisão dos comissários demorou tanto que deu tempo a Hamilton voltar ainda na 2º posição.

Aos que infringiram a regra da velocidade máxima com o sefety em pista, uma penalização simbólica: 5 seg. de acréscimo nos tempos de cada um, o que deveria ser, na verdade, uma penalização de 20 seg. referente a um drive-trough a todos, já que a regra está explícita no regulamento.

Os grandes prejudicados do dia, Fernando Alonso e Felipe Massa terminaram oficialmente na 8º e na 11º posição.

Essa foi a ordem com que os 10 primeiros pilotos cruzaram a meta:

1º.- Sebastian Vettel
2º.- Lewis Hamilton
3º.- Jenson Button
4º.- Rubens Barrichello
5º.- Robert Kubica
6º.- Adrian Sutil
7º.- Kamui Kobayashi
8º.- Sébastian Buemi
9º.- Fernando Alonso
10º.- Pedro de la Rosa

E esse o resultado oficial da FIA, depois das penalizações aplicadas:

 1.  Vettel        Red Bull-Renault
2. Hamilton McLaren-Mercedes
3. Button McLaren-Mercedes
4. Barrichello Williams-Cosworth
5. Kubica Renault
6. Sutil Force India-Mercedes
7. Kobayashi Sauber-Ferrari
8. Alonso Ferrari
9. Buemi Toro Rosso-Ferrari
10. Rosberg Mercedes
11. Massa Ferrari
12. De la Rosa Sauber-Ferrari
13. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari
14. Petrov Renault
15. Schumacher Mercedes
16. Liuzzi Force India-Mercedes
17. Di Grassi Virgin-Cosworth
18. Chandhok HRT-Cosworth
19. Glock Virgin-Cosworth
20. Senna HRT-Cosworth
21. Trulli Lotus-Cosworth
Definitivamente, a FIA tem uma regra bem clara em seu regulamento: "Tudo o que Lewis Hamilton faça de errado será penalizado...a partir do próximo GP".

Uma controvertida decisão que pode decidir o Campeonato Mundial de Pilotos, que agora está assim:

1. Hamilton - 127 pts, 2. Button - 121 pts, 3. Vettel - 115 pts, 4. Webber - 103 pts, 5. Alonso - 98 pts, 6. Kubica - 83 pts, 7. Rosberg - 75 pts, 8.Massa - 67 pts, 9. Schumacher - 34 pts, 10. Sutil - 31 pts,...

21 comentários:

VErsinhos adaptados sobre o nosso glorioso espanhol dedo duro.


Mas é que fui num GP de Valência assistir uma procissão
Que tremenda decepção
Eu bati que o Alonso era rico e legal mas
Ele era do time da intregação
O bicho esticado em nono
Era dedo nervoso e eu não sabia
Enquanto a malandragem fazia a cabeça
O indicador do safado tremia

Era caguete sim .. Era caguete sim ..
Eu só sei que a FIA pintou na procissão e o dedão do safado apontava pro Lewis

Caguete é mesmo um tremendo canalha
Nem vencido não dá sossego
Chegou no inferno entregou o Diabo
E lá no céu caguetou São Pedro

Ainda disse que não adianta
Por que a onda dele era mesmo entregar
Quando o caguete é um bom caguete
Ele cagueta em qualquer lugar

Era caguete sim .. Era caguete sim ..
Eu só sei que a FIA pintou na procissão e o dedão do safado apontava pro Lewis.


Sobre samba de Bezerra da Silva.
Desculpa Pri, mas o Alonso se supera...

KKK....insuperável é mesmo o ron groo, que é ótimo em seu site, com resenhas hilárias.....mas o Dom Alonso das Astúrias supera vc Groo....ele se esqueceu de cingapura e sobre manipulaçoes de corridas...agora se distanciando dos lideres no campeonato ficou nervosinho...mas corridas são decididas em frações de segundos, e assim o fez Hamilton...passou até o safety car....parabéns!!

Mas é cada trapalhada...

Pra mim o Webber errou e calculou mal, da mesma forma que esses comissários erraram nessa punição a vários pilotos que infligiram a tal regra do SC.

Quem torce pro espanhol deve estar muito decepcionado...
Quem torce pro Hamilton não está nem aí...
Quem torce pro Vettel ainda mantém as esperanças...
Quem torce pro Massa não sabe aonde botar a cara...

Bom mesmo foi o "Koba"... passadas bonitas, hein...

Desculpa, psicopaty, mas o seu comentário foi sem sentido algum. Qual é a diferença de criticar Alonso no episódio de Cingapura (o que eu concordo) e depois apoiar Hamilton nas suas manipulações de corrida combinadas com os comissários? O sujo falando do mal lavado...Seja coerente...os dois estavam errados né. Até eu, que torço para Alonso e Vettel, sei disso...

Ora,quando o Dom Alonso fofuxo faz das suas,num vejo quem torce pra ele reclamando nao,agora q o Hamilton apronta(oq aprendeu muito bem com o Alonso,rsrs) o povo pega ar.Nao vi vc critica o Alonso no episodio de Cingapura nao Adalgisa,alias,oq vi foi vc defende-lo axando q tava certo em querer q o Di Grassi abrisse pra ele passar.Enfim,as coisas estao como deviam esta,o melhor piloto na primeira posiçao,espero q os super carros da red bull e o preciso,o bom estrategista e poupador de equipamento Button nao o superem,pq realmente Hamilton eh espetacular e melhor piloto da atualidade,e Dom Fofuxo tem mais eh q fica quietinho mesmo e se render ao talento do ingles,rsrs.A psicopaty fez o mesmo,eu nao vejo sentido critica-la ja q fez a mesma coisa em prol do piloto q vc torce

É, pelo jeito algumas pessoas aqui só torcem com o coração e se esquecem da cabeça né. É um direito deles, nisso vc está certo.

axo q quase todos q torcem pra algum piloto aki sao assim,uns mais outros menos,Alonso ja se beneficiou bastante aprontando das suas,agora q toma na cabeça vem da uma de bom moço seguidor das regras,essa axo q ninguem q nao torce pra ele engole,a unica torcedora do Alonso q vejo q pelo menos procura deixa o coraçao um pouco de lado e da voz um pouquinho a razao aki eh a Priscila,no mais sao os mais coraçao e menos cabeça na torcida q conheço.

Groo,

Os versinhos ficaram massa mas ainda assim, eu entendo perfeitamente a decepçao e raiva do espanhol.

Psicopaty, Zuador e Adalgisa,

O problema nao é o passado do Alonso, nesse caso, o problema é o passado do Hamilton, que esse ano faz o que quer e a FIA proíbe e pune se ocorrer de novo na próxima corrida e isso, devo concordar com o Alonso: é manipulaçao de resultados.

Nao pode ser que pra uns a puniçao seja em corrida, e pra outros seja depois; nao pode ser que pra uns a regra exista e pra outros nao.

Também acho que o FDP que mandou o safety pra pista deveria ter mandado o safety sair na frente do líder, nao no meio do bolo, mas enfim...

Nesse caso nao se trata de ser ou nao torcedor, se trata de ver uma corrida onde o resultado se decide fora das pistas e isso nao vejo justo nem normal.

Eita! Acabei de ver outra entrevista do Alonso, depois da corrida, desta vez pra tv catalã. Palavras textuais: "(Siento)Desesperación por ver que está todo ya desde un principio acordado"

O espanhol dizia antes que nao entendia pq demorarm 20 voltas em ver uma imagem tao clara e que lhe desesperava por ver que já estava tudo, desde o início, combinado.

Acho que o resto de temporada já nao será mais a mesma...

Essa reação de apoio ao Hamilton é típica da geração que aprendeu a torcer F1 vendo o Dick Vigarista nas pistas!!! Infelizmente criamos uma geração de torcedores que só viram ganhar quem rouba ou burla as regras!!! Isso é lamentável...

Eu acho que o que aconteceu foi ridículo, indiferente a qual piloto ficou prejudicado ou favorecido no episódio... Ontem a bruxa estava solta, tanto na Copa como na F1... Nunca vi tanta LAMBANÇA junta!!!

O episódio que mais se parece com o do Hamilton ontem é o do Rosberg em Cingapura, que parou nos boxes quando não poderia e só foi punido depois de várias voltas, voltando ainda em segundo porque o Fisichella segurava o pelotão...

Os pilotos da F1 precisam se reunir e avisar aos comissários que não pararão mais atrás do Safety Car a não ser que sejam o primeiro colocado!!!

Os jogadores de futebol precisam deixar algum bandeirinha aleijado, aí a FIFA começa a utilizar a TV em lances polêmicos, tipo do tênis, onde cada time tem um número de oportunidades fixas para questionar a arbitragem e o tira-teima resolve a parada!!!

Só que a imagem da TV tem que ser utilizada para se fazer o certo, ontem na F1, por mais que a imagem mostrava uma coisa, os comissários viram outra!!!

Olha, o Hamilton errou por pouco, se ele tivesse continuado acelerando teria passado o SC antes da linha e nem teria sido punido. Mas o mais errado disso tudo foi a direção de prova q coloca o SC no meio do bolo, como disse o B'Hengler.

Resultado foi essa lambança toda!!!

Não acho q a corrida tenha sido manipulada para que o hamilton se desse bem, mas a forma como aconteceu tudo ajudou não apenas o hamilton, mas o vettel tambem. Os unicos que se deram mal foram os pilotos da ferrari, a super equipe com boas estratégias. Se eles tivessem chamado os pilotos logo após a batida, não estariam reclamando de nada, pois provavelmente teriam terminado na frente.

Pois é Raphael F1... Mas acontece que Vettel, Hamilton, Alonso e Massa já tinham passado da entrada dos boxes quando da batida do Webber e não tinham mais como parar naquela volta...

Pelo procedimento adequado estes pilotos teriam ficado no meio do grid após a relargada...

E com a lambança acabamos de ficar sem comentar o que gerou toda a confusão, que foi a batida do Webber no Kovalainen...

Bem, eu defendo que todos tem direito de correr, mesmo os carros mais lentos, podem defender posição dentro das regras, etc... Mas também acho que um piloto que freia 80 metros antes da hora não pode ficar na pista!!!

Se a telemetria do Kova mostrar que ele freiou antes da hora ele tem que sofre uma punição exemplar, algo como 3 a 5 corridas de suspensão, ou até o banimento da categoria... Imaginem se o carro do Webber cai sobre uma aquibancada!!!


PS: Acho que o Alonso exagerou quando falou em manipulação... Manipulação foi Cingapura!!! Ontem foi a repetição de erros que já aconteceram várias vezes e que a F1 precisa se livar deles urgentemente...

Ocupadíssimo mas vamos lá. A metralhadora está travada no piloto de videogame e vou meter bala nesse picareta.

Primeiro fato, acidente entre Webber e Kova. Incrivelmente tem haver com o piloto de videogame. Mesmo a culpa maior foi do Webber, o Kova ficou indeciso em qual linha ia ficar e deu uma balançada no carro que levou o Webber a calcular errado. Para quem tava defendendo a babaquice do Hamilton na China, taí um que ficou zanzando pela reta e resultou em um acidente que poderia ter sido grave.

Segundo a ultrapassagem no safety-car. Novamente o asno prova que não sabe de regra alguma. Ele reduziu ao ver o safety-car saindo, e ficou lá pensando. E por fim viu o Alonso chegando e resolveu ultrapassar o safety-car. Bandeira preta no minimo para esse piloto de videogame. Mas só a demora toda para punir alguma má fé dos comissários houve.

Terceiro, ridículo essa punição de 5s. E mais ridiculo ainda é que o Hamilton tbm não entrou nessa fila, pois o drive-through era referente só ao fato dele ter ultrapassado o safety-car. Sendo que com certeza ele sentou o pé no acelerador ignorando a bandeira amarela.

Sim, B'Hengler. Já teve muita confusão com as regras de safety-car, mas esse de longe é o mais bizonho. E o Charlie Withing abriu as pernas geral novamente pq o piloto de videogame mentiroso e burro tava envolvido. Aposto que o Ecclestone enfiou o dedo dele para abrandar as punições de todo mundo para que o público tenha impressão que não foi nada grave.

Mas B'Hengler, foram 9 GPs e só agora aconteceu um acidente de maiores proporções.

Detalhes:

1) A Lotus é a melhor das estreantes e já não está tomando 5s por volta em relação as melhores. É coisa de 3s.

2) O Webber tinha acabado de sair dos boxes. Pneus ainda não bem aquecidos e querendo recuperar uma desvantagem da largada mal feita.

3) O Webber verdadeiro é esse. Esse que encheu a traseira da Lotus e o que trombou com o Hamilton naquela 2ª corrida se não me engano. E que vai ficar em 5º/6º ou mais pra trás na classificação geral mesmo tendo um dos melhores carros do grid.

Lee, acho q vc está pegando pesado demais com o Hamilton.

Porque ninguem vem aqui e fala do queridinho alonso que juntamente com Briatore e Nelsinho forjaram uma batida para dar a vitoria pro Alonso la em Cingapura?????

Não falam pq é o queridinho do Alonso. Alonso é tão santo quanto o Hamilton.

Quem errou foi a direção de prova em não ter dado um Stop&go ao Hamilton e pela demora em aplicar a puniçaõ. Eu na mesma situação dele ficaria na dúvida se poderia ou não passar. Quem aqui não ficaria????

Foi a mesma coisa no caso do Schumacher q passou o Alonso em Monaco após a saída do Safety car. Após a linha ja estaria valendo, e o Hamilton pensou q se passa na frente do SC antes da linha ainda estaria valendo.

Agora porque aqui ninguem fala que Alonso e Massa não tiveram capacidade de passar ninguem nessa corrida????????

adalgisa, vc adora retrucar os meus comentarios, nao sei se porque não gostou do meu nick ou pq quer puxar o saco da priscila defendendo o alonso....mas ja que nao viu sentido em minha colocacao tentarei em breves linhas explicar pra vc queridaa..a pergunta que me me fizeste deveria ser feita ao alonso e nao a mim...o sentido de criticar o alonso no episodio cingapura e parabenizar o hamilton é justamente chamar a atencao de forma ironica ate pra atitude do bochechudo.... reclamar de manipulacao de resultado de uma corrida...desde que ele nao seja o beneficiado... nao acho certo o que o o dick vigarista ingles fez, mas o dick vigarista espanhol nao tem moral nenhuma pra falar nada....talvez porque esteja na ferrarri se ache no direito de tal....mas e melhor ele se preocupar em desenvolver o carro e ficar quietinho pois vai ser dificil segurar o hamilton que ta guiando muito mesmo....e ha tempos ja desbancou o alonso de melhor pilotodo grid...alias desde quando estreou com o espanhol em 2007 e deu um kct no alonso o ano inteiro...tipo um rookie (iniciante) nao pode nunca andar de igual pra igual com um bicampeao., se e que me entende..

Rafael,

Eu não estou pegando pesado com o Hamilton. O histórico dele prova que não sabe uma regra se quer.

Na duvida eu ia ficar atras do safety-car. E ultrapassar safety-car é bandeira preta.

Houve má fé dos comissários em abrandar todas as punições. Provavelmente por conta do Bernie Ecclestone, para manipular a opinião do público.

Porque ninguem se atentou ao fato de que ele deveria ser punido assim como os outros que foram por ter acelerado sem respeitar a bandeira amarela.

Não estou apelando para argumentos de manipulação, de que o safety-car foi lançado exatamente para atrapalhar o Alonso. Estou criticando os comissários, que apesar das regras confusas de safety-car, deveriam aplicar a punição que ali está escrito como sempre foi aplicado. Mas não houve porque o piloto de videogame ali estava involvido. Muita coicidencia.

E novamente, essa coisa de ficar balançando no meio da reta, o Kova já é o segundo que faz. Teve outro que fez no Canada. E aí, cade as palmas para o Hamilton que ficou zanzando pela China sem punição alguma?

O Hamilton pode até ser o queridinho do Ecclestone. Mas o dirigente está dando corda para que ele quebra mais regras ainda.

É qualquer um teria inveja de ter carta branca de fazer o que quiser na pista sem respeitar uma regra se quer.

É um piloto de videogame mesmo.

Polêmicas à parte, é interessante ler os comentários em outros blogs a respeito do acidente do Webber:

"Red Bull te dá aaaaasaaaaaaaaaasssss"...

"Piloto do Red Bull Air Race dando looping "...

Kkkkkkkkkkkkkkk...

B´Hengler...esse comentário seu foi hilário.

Mas não precisa ir longe pra ver besteiras comentadas não...basta as do "ZUADOR" é uma atráz da outra.

Até quando o Alonso vai mau....o zacarias consegue ser pior...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More