O novo regulamento da Fórmula para o ano de 2010 trouxe com ele algumas mudanças considerativas não só para a estética dos carros mas para a mecânica, também.
Em 2010 não teremos mais reabastecimento, o que provoca que os carros sejam mais largos para receber o novo tanque, de até 240 litros de capacidade.
O sucesso no desenvolvimento de um carro de F1 depende, e muito, da aerodinâmica. Sendo assim, os carros devem ser fáceis de conduzir ainda que pesando 800Kg, e é aí quando as "barbatanas" e toda a "artilharia" usada no desenho do carros para diminuir os efeitos do ar ou direcioná-los, deve funcionar.
Freios
Com o aumento de peso dos carros, o "trabalho duro" fica a cargo dos freios. O problema é que o regulamento, para os freios não muda, seguem sendo as mesmas regras do ano passado: 28mm de espessura e um diâmetro exterior de 278mm.
A altura dos carros
Justamente pelo fato de ter , aproximadamente, 800Kg de gasolina, ao princípio da corrida, os carros terão uma distância maior do chão.
A "regra aerodinâmica" diz que para um "efeito solo" correto, o carro deve estar o mais próximo possível ao chão.
O caso é que, obviamente, ao longo da corrida, os carros perderão peso, pelo gasto de gasolina, o que propõe um desafio aos engenheiros das equipes, que não podem deixar os carros, nem tão baixos, para que não roçem chão, ao princípio, nem tão altos, para que não percam aerodinâmica, ao final.
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