22 de jul. de 2009

Um pouco mais sobre Jaime Alguersuari

Depois do anúncio feito pela equipe Toro Rosso, de que substituiría o piloto titular, Sebastian Bourdais, por um novato, Jaime Alguersuari, o que nao faltou foram opiniões a respeito da decisão tomada pela equipe e sobre o próprio Alguersuari.


Segundo comentam, o programa de jovens pilotos da Red Bull estava ameaçado.

A proibição dos testes limitou o programa e uma das soluções encontradas pela Red Bull foi "promover" seu melhor piloto para que esse ano aprenda e ano que vem possa disputar o campeonato buscando metas.

Porque Alguersuari?

Em uma reunião com os chefes da equipe Red Bull e Toro Rosso, alguns nomes estiveram "na mesa", mas ao final se decidiram pelo jovem espanhol.

Alguersuari começou sua carreira em 1998 e hoje, aos seus 19 anos, tem o melhor palmares da Espanha em questão de campeonatos e vitórias - 118 corridas, 17 vitórias, 17 poles e 36 pódios.

Jaime também é conhecido por sua precocidade nas pistas:

- Piloto mais jovem em vencer um corrida de F-Renault 2.0 winter Italiana(16anos),
- Piloto mais jovem em subir ao pódio na Eurocup F-Renault,
- Piloto mais jovem em conseguir a pole-position na F3 Britânica(17),
- Piloto mais jovem em vencer na F3 britânica e,
- o que era seu recorde mais importante, até agora: Piloto mais jovem em vencer o campeonato da F3 britânica, superando o recorde que era de Ayrton Senna(18).

Ao vencer a F3 Britânica, com 18 anos, Alguersuari conseguiu a "superlicença", que lhe permite correr na F1.

Esse ano, Álvaro Ademá esteve com Jaime em uma conversa bem legal, logo após a conquista do campeonato da F3 Britânica.

Confiram a entrevista e conheçam um pouco mais sobre a mais nova estrela espanhola:

22 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Não é por nada não, mas acho de uma irresponsabilidade tremenda colocar esse "bebê" pra disputar uma curva com os "melhores" pilotos do mundo.Tá me cheirando a ser o piloto mais jovem a causar um sério acidente na F1.
Tudo bem que queiram salvar esse projeto de bebês Red Bull.Mas não expondo os outros às barbeiragens que seguramente esse espanhol vai cometer.Tomara Deus que cassem essa superlicença como fizerem com alguém anos atrás(não lembro se foi o Inoue).
Tanto oba-oba em cima dessa precocidade me preocupa.Ainda mais depois de ler um comentário dele sobre a dispensa do Bourdais.Achei-o prepotente e arrogante.

Também penso de acordo com o Eduardo.

Antes de 21 anos de idade deveria ser proibido qualquer aventura na F1, por melhor que seja o currículo desse espanhol,

Até porque existem categorias de base que dão acesso à categoria principal.

O próprio Senna só foi estrear na F1 com 24 anos.

O Alonso estreou com 20 anos e numa Minardi!!!

Uma Minardi era infinitamente pior que uma Toro Rosso que vai receber na Hungria o pacotão B da principal.

E ele não fez feio, pelo contrário.

Não estou dizendo que o Alguersuari vai ser melhor que o Alonso, mas idade não quer dizer nada já que esta é a tendência da F1.

Eu também acho muito cedo... Essa de ficar batendo recordes de idade para baixo nisso e naquilo "pode" levar a uma tragédia, mais cedo ou mais tarde vai acontecer... Concordo com a idade mínima... Tem prá tudo, por que não para a F1???

Outro porém é o nome do garoto... Que é isso??? Vai enrolar a lingua de meio mundo!!! Pode-se generalizar dizendo que pelo nome ele não vinga... O nome é tudo... A. Prost, N. Mansell, A. Senna, N. Piquet, F. Alonso, M. Webber, S. Vettel, etc... Tem algum nome complicado aí???

Acho que a "promoçao" do Alguersuari para a F1 trás de volta a tona o velho debate sobre a idade na categoria.

Antigamente, era normal que os pilotos chegassem a F1 com 24-25 anos, agora já nao. Quanto antes eles começem, melhor.

Alonso começou com 19, quase 20, Vettel com 19 e agora, Alguersuari, também.

Nao acho que seja mais perigoso pq o cara tem menos de 21.Ele pilota igual e estava em uma categoria de acesso a F1, deu frutos como Vettel e Kubica.

Sobre o nome: Acho fácil falar "Alguersuari".

Quero ver o chinos narrando uma corrida dele...ahahahhahaha

A questão mais importante é a condição física. O Alguersuari admitiu que o corpo dele não está preparado para provas tão longas como a F1.

Mas o detalhe é q cada vez mais os jovens têm a suas condições físicas aprimoradas, para que cada vez mais cedo cheguem ao seu limite físico.

Então, Pri,

Justamente por isso que deveria haver um limite pra se iniciar na F1. A tendência é que tenhamos pilotos cada vez mais jovens expostos à pressão em busca de resultados que atendam aos interesses de patrocinadores.

Alonso e Vettel também deveriam ter começado 1 ou 2 anos depois, pelo menos. E olha que estamos falando de um piloto extra-série e de outro que se mostra acima da média.

Daqui a pouco aparece alguém mais novo que o “Al Guer” pra chamar a atenção da mídia... a F1 é muito mais $$$ do que esporte propriamente dito.

Bem lembrado, Lee... a parte física é importante demais.

Não sabia que o Senna anda era o mais jovem a ter vencido a F3 britânica. Ele o fez com 23 anos...

O mais jovem piloto a vencer a formula 3 inglesa foi nelsinho piquet.
com 19 anos e 4 meses

Anônimo disse...

O mais jovem piloto a vencer a formula 3 inglesa foi nelsinho piquet.
com 19 anos e 4 meses

Se Alguersuari e Senna ganharam com 18 anos, como que o Nelsinho é o mais jovem à ganhar com 19? o.õ

Anônimo,

O Alguersuari vai estrear na F1 com 19 anos e 4 meses.

Venceu a F3 Britânica ano passado...

Ok, você eluscidou bastante sobre o Jaimito...
Mas...
No atual campeonato que ele anda disputando é somente o oitavo.

Sei lá, Ainda acho que é pela grana da Repsol.

Nem é pela idade q fico com os dois pés atrás com esse ser de sobrenome quase impronunciável (é difícil dizer de primeira) enfim... Pode ter 19 anos e uma cabeça de 12 e acho o q conta é ele ser equilibrado mentamente e entrar p/ aprender tbm. Mas ele tá com cara q já chegou querendo arrasar e as coisas não são bem assim. Tudo exige tempo.
Vejamos!

abs!^^

Vamos ver se o Alguersuari vai fazer um bom fim-de-semana de estreia.

O problema pra mim não é a idade, mas sim sua "experiência" com um F1 de verdade.GP4 não vale.Chamem o Latueiro!!!!!!!!

b´hengler vc esqueceu do MICHAEL SCHUMACHER?
vcs ja imaginaram o rubinho langando ao lado desse espanhol e ele tirar o rubinho da corrida, é so o que falta na vida do rubinho para o seu curiculo ´novato espanhol tira rubinho em sua primeira corrida.

Latueiro, para vc que é PIQUET como eu vc assistiu a ultrapassagem do PIQUET X SENNA hoje no globo foi em 86 no gp da hungria e lembrando o PIQUET é o primeiro a vencer o gp da hungria foi um show.

Eu estou aqui, Eduardo! Prefiro aguardar os treinos que começam amanhã. E ai sim,ter uma noção de quê a idade ou inesperiénçia,pode ou não atrapalhar o jóvém estréiante. Quanto ao gp4...experimente jogar ele sém ajudas eletrónicas algúma e no teclado,prá voçê ver o que é bóm! Quanto ao "Brisolaf1" Eu tenho algúns acervos dessa epóca maravilhosa da f1. E claro,igual aquela ultrapassagém da húngria...? nunca mais.

Acreditém se quiser. Mas eu consegui rodar dentro dos boxs com maclaren de Senna de 91....!!

O garoto nao parece ser ruim,mas entra no lugar do tetra campeao da champs car,faça-me um favor,absurdo.Ta na cara q ele "comprou" essa vaga

@BrizolaF1...
Não esqueci não!!! É que citei alguns dos melhores dos tempos "modernos"!!! Uahsuahshashua... Aquela ultrapassagem do Piquet no Senna mostra a qualidade dos pilotos que representavam o Brasil na F1, algo bem diferente do que acontece hoje...
E ela é realizada em dois atos, no primeiro o Piquet, munido de um foguete, leva um "X" do Senna, no segundo, Senna, munido de um carro muito bem acertado, leva uma ultrapassagem por fora de Piquet...
O "lance" mais sensacional da história da F1, a prova da qualidade excepcional dos dois pilotos...

@Latueiro...
O Rubinho dirigiu aquela McLaren de 91 do Senna e ficou admirado como ele conseguia fazer ela ficar na pista!!! Basta ver as imagens "on bord" do Senna na época para entender o que estou falando... A briga com o volante era algo impressionante!!!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More