A FIA excluiu a equipe Renault da seguinte corrida por ter permitido que Fernando Alonso saísse dos boxes mesmo não tendo certeza de se uma das rodas havia sido colocada devidamente.
A FIA entendeu que a Renault atentou contra a seguridade do seu piloto(Alonso) e dos demais participantes.
A não ser que haja uma apelação da equipe francesa, Alonso e Piquet não estarão no próximo Grande Prêmio da Europa, que acontece dentro de 3 semanas, em Valência.
Via Antônio Lobato
32 comentários:
Mas é lasca né, a equipe erra e quem se lasca são os pilotos...
A FIA agora tah querendo dar sua resposta para os dois incidentes. Vão te catar Mosley e Charlie. Já vi inúmeras vezes porcas mal apertadas e rodas saindo pelos ares e nunca teve uma punição abusrda dessas.
Bota um fiscal da FIA para verificar se as quatro rodas estão bem fixadas em todos os pit stops.
Acho que a primeira providência deveria ser a proibição das calotas... Elas atrapalham na hora do pit stop, sem contar que inúmeras já voaram e felizmente não atingiram ninguém, mas o tempo é cruel...
E a BranwGP??? Vai ser punida por ter mandado o carro do Rubinho com uma mola solta???
PQP!!! Mais essa agora!!!
Não bastou a cagada da corrida, e os pilotos ainda não vão poder correr o próximo GP.
Nossa Pri, que urucubaca!!!
Agora é esperar que a Renault recorra e que essa decisão seja anulada. Assim espero...
Beijo Pri!
Dê
Já li por aí que a Renault não corre, mas o Alonso talvez ocupe o lugar de um piloto que está internado!!!
hahahahaha
A imprensa espanhola estão querendo aposentar o Massa, claro q sem segundas intenções.
@Lee...
Foi a imprensa brasileira!!!
Eu toh falando é da imprensa espanhola mesmo. Estavam doidinhos para afirmar e confirmar que o Massa sofreu graves danos cerebrais.
Mas já é sabido que os pilotos que sofreram acidentes parecidos (em danos) com os do Massa jamais voltaram a correr bem, e quando voltaram perderam o ímpeto...
De qualquer forma já se especula que ele talvez nem venha a correr mais este ano... E aí abre uma brecha para se colocar o Alonso na Ferrari já a partir de Valência e só ano que vem a equipe escolhe quem será seu companheiro...
PS: Eu só acredito em Alonso na Ferrari vendo!!!
Eu pessoalmente nunca vi um acidente com o tipo de dano que o Massa teve.
Os acidentes mais graves que eu cheguei a acompanhar foram do Schumacher que fraturou as duas pernas e do Alex Zanardi que teve suas duas pernas amputadas.
O mais parecido é o que eu escutei foi o Galvão falando do acidente que o Piquet teve e chegou a perder a memória. Você e o latueiro que aompanharam esse período poderia dizer com mais precisão se realmente o acidente dele comprometeu em parte o seu ímpeto e acarretando outros problemas que foram citados pelo Galvão Bueno.
Com certeza o Massa não voltará a correr no seu mais alto nivel e perderá e muito o seu ímpeto. Eu acho que existe a possibilidade dele voltar, se bem que a mulher dele vai fazer ele pensar em aposentar da F1. E parece que o Massa escuta e muito ela.
O dano que me refiro é o trauma cerebral... Embora os dados médicos afirmem que os danos são mínimos, é inegável que ele teve um traumatismo craniano...
Karl Wendlinger (dano leve) e Cristiano da Matta (dano forte) tiveram danos semelhantes ao de Massa e se acabaram para o automobilismo (infelizmente)...
Sobre a mulher do Massa, eu duvido uma esposa de piloto que diga: "eu adoro o que você faz"!!! Vai acontecer igual à família do Senna, era contra mas não suporta ficar olhando para a dor do piloto quando afastado das pistas...
A FIA está de brincadeira... se puniu a Renault, porque não a Brawn? Primeiro que foram extremamente rigorosos. Se fossem punir, uma multinha já bastava e olhe lá.
Agora, pode não ter sito à toa. Pode ser a gota d'água que faltava para Alonso estar em Maranello em 2010. Uma punição assim, do nada? Não acredito...
Cada caso de recuperação pós acidente é imprevisivel. Não se pode adiantar se Massa vai perder o impeto ou não, se continua ou não a correr, bem ou mal, como saber? O homem, quando decidido, tem o poder de superar. Kubica bateu forte, voltou a correr e no ano seguinte venceu no mesmo circuito. Se é para comparar acidentes entre pilotos, ai vai: Mika Hakkinen não fechava o olho devido ao acidente que o deixou em coma, não induzido, por 48 horas,se recuperou e foi bicampeão.
Boa Valter...
Não lembrava disso... Esperamos que com o F. Massa aconteça o mesmo...
Se acidentar sem sequelas e se acidentar com sequelas existe uma diferença enorme. Agora é ver como o Massa vai lidar com as sequelas.
Tipo o Kubica, não teve sequela nenhuma até onde se sabe depois daquele acidente.
Resta mesmo é torcer para que se ele recupere bem.
Se ele vai voltar ou não, que seja uma decisão tomada entre ele e a sua mulher. Lembrando que ela está gravida...
Não tem sentido punir com extremo rigor a Renault e nem a Brawn pelos incidentes de sábado e domingo.
Deve-se avaliar o ocorrido e pode-se advertir cobrando mais cuidado, mas punir com exclusão da próxima corrida??? No Way!!!
E no que deu a tal punição em cima do Raikkonen??? Sinceramente não vi nada demais com a largada dele pra cima do Vettel.
Até mesmo a punição sobre Webber no GP Alemanha me pareceu forte demais. Isso pra mim chama-se disputar posição.
Da mesma forma que o Nelsinho não deu mole pro Nakajima...
O Webber foi firme pra cima do Trulli (acho que foi ele)...
Disputas demais e punições de menos... senão perde a graça acompanhar corridas!
Quanto ao Massa... nem deveria disputar mais esta temporada. Evidente que a recuperação nesses casos é lenta e demanda sérios cuidados... estamos falando de 300km/h, qualquer falha de reflexo... babau!!!
Deve agradecer a Deus a oportunidade de estar vivo, de não ter ficado cego e de poder levar uma vida normal. Vai curtir a família, o filho que está pra chegar e no final do ano avaliar as condições pra continuar a carreira na F1.
O Webber expremeu foi o Rubinho. Só que nos outros casos tinha área de escape, nesse episódio o Webber expremeu o Rubinho contra o muro o que realmente poderia ter causado um acidente extremamente grave.
As outras citadas tbm concordo que são situações de corrida.
Priscila, me perdoa mas eu não consigo me conter...
Por não ser a primeira vez que o asturiano fica com uma roda a menos e sempre na Hungria vai acabar com o apelido de Alonso roda frouxa.
Mas falando sério, não cabe apelação?
Lee, quando o Piquet se acidentou na fatídica Tamburello, ficou o ano inteiro ainda sentindo os efeitos da desaceleração a que foi submetido o seu cérebro.Lembro dele se queixar que passou a dormir somente umas três ou quatro horas seguidas de sono por noite e que seus reflexos não eram mais os mesmos.
Mas vale lembrar de sua superação e determinação para lutar pelo título contra o Mansell e a própria Williams que queria um inglês campeão mundial.
O que pode acontecer com o Massa é um certo receio de se arriscar excessivamente como antes.Quem entende do assunto vai concordar que ele estava numa excelente forma apesar de seu carro não corresponder.Mas agora podem pesar outros fatores, como medo de se machucar novamente principalmente com seu primeiro filho chegando aí.
O Hakkinen mesmo disse que se aposentou por não ter mais gana para competir e por que em vez de se arriscar a 300 por hora, queria acompanhar o crescimento de seus filhos.E um bicampeonato já lhe estava de bom tamanho.
Lembro de ouvir comentários na época de que o Hakkinen estava era amolecendo.
Pra mim foi bastante normal.Parou ainda no auge.
Agora, passado o susto, felizmente, já tem gente fazendo piadinhas do tipo que agora está comprovado: o Barrichello (e sua Brawn) tem um parafuso a menos.
Espremida do Webber levou o Massa ano passado... rs rs rs
Diria que no 'choque' com o Barrichelo, o Webber tentou se manter na frente quando, na verdade, já estaria perdendo terreno pro brasileiro.
Situações de corrida, pra mim... totalmente válidas, até porque tinha sido na largada e eles não estavam em altíssima velocidade...
Hoje, se o Nakajima não recolhesse do 'chega-pra-lá' do Nelsinho, teria um efeito parecido...
Mesmo não estando a altíssima velocidade, podia causar sim um grande acidente.
Belgica 98, Coulthard passou a roda na faixa branca e rodopiou. Causou o maior acidente de todos os tempos. Muita sorte ninguem ter se machucado.
Eduardo, exatamente isso que eu queria dizer. O Massa pode sim se superar e voltar a dirigir, mas existe fatores fortes que podem fazer com que ele pensa em deixar a F1.
Bom, sobre a puniçao Groo, me consta que a Renault já apelou, mas nao sei, ainda, quando sai o resultado.
Acho que a FIA se " sensibilizou" pelos casos acontecidos recentemente(Surtees e Massa) e quis pegar alguém pra "Cristo". Nesse caso foi a Renault.
Sinceramente, se essa puniçao vingar vai ser uma das maiores cagadas da FIA, na minha opiniao.
Só lhes digo uma coisa: Imaginem Valência. Imaginem as pessoas que compraram seus ingressos para a F1, esperando claro, ver seu piloto correr.Imaginem quantas pessoas venderao seus ingressos e quantas nao comprarao seus ingressos. Enfim...É uma puniçao grande demais que envolve o esportivo e o político, pq como ficam, também, os patrocinadores??
Sobre o Massa,nem sei o que pensar...
Tipo, eu não duvido nada que vão devolver os ingressos se Alonso não correr.
Olá galera. Apesar de que na epóca, cheguei a penssar que o N.Piquet, iria parar de correr. Um parente meu "neuro-cirurgião e fanático por f1" afirmar que ele nunca prestaria para correr,se não superaçe o medo. Piquet superou...mas era nitido o pãnico que as vezes atacava durante uma corrida. Foram muitas corridas ém que nitidamente,ele estava mais rapido que o lider e ficava ali. Mostrava o carro e ameaçava passar e voltava prá tráz novamente. E a Hakkinen...não me lembro se quando ele bateu estáva chovendo. Mas a verdade é que depois que voltou...[ele ja não era muito fã de pilotar na chuva] se chovesse durante uma corrida,ele faltava estacionar o carro e sair correndo. F.Massa vai voltar traquilamente. Só tém que ter calmo e readiquirir a confiança aos poucos. A uns 15 anos atráz! bati de moto,[acabei com ela e a trazeira de um carro] não tive um arranhão como dizém por ai. Nesses 15 anos, devo ter andado de garupa umas 8 vezes só...e por duas vezes mandei parar e eu descer até passar o panico e a suadeira. Damata bém que tentou voltar...mas não deu.
Quanto a punição a equipe Renault. Ela recorreu e pagou uma bagatela de 6$$ não sei o quê,só para o caso ser apreciado pela corte francesa. Só para ver se da para recorrer da decisão da D.FIA. 3 semanas de paradão total na f1...não podém treinar,não podém fazer nada! É um boa maneira de pelo menos manter a categória nos bastidores.
Pensei na mesma coisa Priscila.
Uma corrida que foi
'inventada" para que o melhor piloto da atualidade pudesse correr duas vezes à frente de seu fanatico publico.
Foi neglicência de novo da Renault, sim... Mas como o Daniel Médice disse em seu blog e depois de muito pensar acabei concordando com ele. A punição foi a perda da corrida em si. e Olha lá.
O Ecclestone não deve estar gostando nem um pouco disso...
Tomara que a decisão da Corte seja marcada para uma data breve. Já tivemos uma corrida sem um piloto. Agora teremos um GP com uma equipe a menos. Só acontece coisa ruim. E todas elas realcionadas à questão de segurança.
A bruxa tá solta.
Puniçao ridicula,todos sabem q nao gosto do Alonso,mas tipo,ja foi prejudicado na corrida,e agora vai num pode correr outra?Ridicula puniçao,a equipe devia ser punida,seu piloto foi apenas vitima.Quanto a Alonso substituir Massa enquanto ele ta internado,poupem-nos,especulaçao idiota de quem qr por o cara de todo jeito em Maranello,nem se quer respeitam o estado do Massa.Valter,vc tem toda razao amigo,gostei muito de seu comentario,num acredito nessa tbm de q piloto se sofreu acidente vai perder o impeto,cada caso eh um caso,e tenho certeza q o Felipe ainda dara muitas alegrias aos seus torcedores,abraços amigos
Foi só o primeiro dia pós punição. E já tenho minhas dúvidas quanto a sua concretisação.
Na hora que eu li a punição já tinha minhas dúvidas. Dúvido que mantenham a punição, senão Valencia vai ser um desastre de público.
Isso daí é só para dizer que estão tomando providências. Excluir uma equipe, para aletar a todas as outras que tem q apertar bem a porca, vai muito acabar com esses casos....
Sabém que no...."caminhão" de besteiras que o Galvão Bueno, costuma falar? Ontém ele disse uma coisa interessante e bém coerente. "A F1 É O TOPO [ELITE] DO AUTOMOBILISMO MUNDIAL" Então ele tém que ser tratada como tal. Ou sejá...POR CIMA! E não banalisala igual estão querendo. É cara...? participa quém der conta e tiver poder aquisitivo para isso. E quanto a entrada de pilotos na categória?,Ele está certissimo. A f1 está parecendo a "casa da mãe joana"
Postar um comentário