27 de jul. de 2009

O desespero de Valência

Depois do anúncio da FIA sobre a exclusão da equipe Renault do GP de Valência, não foi só a equipe quem se desesperou.

Como era de se esperar, os responsáveis pela realização do GP de Valência e os fãs espanhóis, também.


A equipe Renault, nada mais saber da punição, recorreu e pagou a quantia de 6000 €, estipulada pela FIA nestes casos(funciona como uma fiança, caso a equipe perca a ação). Resta agora esperar uma data para que a FIA possa rever a decisão.

Porém, a idéia de não ter a equipe Renault no GP de Valência - em especial ao espanhol Fernando Alonso - não faz a menor graça aos demais "envolvidos".

Com a crise econômica, o circuito de Valência reduziu o número de assentos - de 113.000 para 70.000 - e baixou o preço das entradas "avulsas".

No ano passado, ano de estréia do circuito, foram vendidos mais de 100.000 ingressos na primeira semana de venda.

Esse ano, a menos de 1 mês para a realização do Grande Prêmio, apenas 30.000 ingressos foram vendidos.

Além disso, o fato de Bernie Ecclestone ficar com o dinheiro dos 40.000 primeiros ingressos vendidos, poderia supor o caos para os realizadores da corrida.

Se a isso somamos a punição da FIA à Renault, então, imaginem?

A Valmor Sports, realizadora da F1 em Valência, pediu que a FIA reveja a decisão em nome dos fãs:



"Achamos que a FIA também deve pensar nos fãs já que, como todo mundo sabe, a grande maioria comprou entradas para ver ao Fernando Alonso. Eles não tem que pagar por isso" - comentou Jorge Martínez Aspar, vice-presidente da Valmor.

"Seria uma vergonha que perdesse a corrida, portanto confiamos em que tudo se solucione e que Fernando dispute esse GP"- completou.

A Prefeita de Valência, Rita Barberá, também comentou a situação e pede que a punição seja, ao menos, "adiada", que Alonso corra em Valência e deixe de correr em outro circuito que não "o de casa".

Aliás a Prefeita tocou em outro ponto: a peça da Brawn que atingiu Felipe Massa na classificação de sábado: Porque não puniram a equipe inglesa também?

O fato é que a FIA deve rever a punição antes do dia 23 de Agosto, data do GP de Valência. Até lá, o desespero espanhol continua.

14 comentários:

Quando o lado financeiro se sobrepõe ao esportivo acaba sobrando sempre pro lado mais fraco e emocional que é justamente motivo-fim do espetáculo: o torcedor ou fã, não apenas do piloto ou da equipe, mas sim do conjunto da obra que é o automobilismo.

Pior ainda quando as ordens são dadas para demonstrar apenas o poder que se tem nas mãos.

É aquela história, todo mundo quer aparecer nos holofotes e nas manchetes.

Afinal, Pri, já comprou teu ingresso ou vai esperar a confirmação do Alonso???

E se o Schumacher for confirmado para pilotar a Ferrari? Vão colocar 50.000 ingressos a mais???

Não me impressiona a redução violenta dos ingressos e do valor deles, nem a baixíssima procura. Pela corrida chata que teve lá ano passado...

Mas acredito que talvez nem todos os problemas sejam da pista. Uma corrida é muito pouco para determinar a funcionalidade ou não de um circuito. Saberemos disso, caso a promotora não decida fechar as portas e acabar com o lucro violento do Bernie. Os 40 mil primeiros ingressos... esse baixinho não é rico à toa, sabe fazer contratos.

Eu acho que os promotores do evento, e principalmente os fãns espanhois, não podém pagar por um erro de corrida e muito menos os pilotos. Ouve negligénçia?...ouve!! Então existém outras formas de punições. Tire todos pontos conquistados pela equipe até agóra. Põe a equipe para largar ém último no proximo gp...estipule uma multa. Governos e prefeituras e promotores desses tipo de evento como é a f1...gastão uma fortuna,para sediar o evento uma vêz no ano. E normalmente essa fortuna é paga exatamente pelo torcedor, pelo fã do esporte automobilistico. E quando dizém que baixaram os preços dos ingressos....eles continuam caro para a maioria esmagadora. Se fosse aqui no Brasil? A reação séria a mesma que teve os espanhois.

O que aconteceu com a possível punição ao Kimi? Alguém sabe?

Prá quém gostar de "PIZZA REGADO A MOLHO VERMELHO"....ficou só nisso!!!

OLá Priscila, faz tempo que não posto um comentário, mas continuo acompanhando o blog, e agora o twitter tb... Mas em relação à punição achei justa sim, independentemente de equipes e pilotos ou ainda países envolvidos...por mais que a FIA não sirva prá mta coisa tem que fazer valer pelo menos no quesito segurança o seu papel de organizadora.....e haja visto o acidente fatal do Surtees e o enorme susto do Massa é claro que iria haver alguma medida do tipo, pelo menos, prá dar uma satisfação à opinião pública....
o que acho que foi uma "Fatalidade" ,(assim como a mola do carro do Rubens acertar o Massa),foi a punição acontecer justamente no gp de Valencia...tanta corrida prá acontecer e justo na casa do espanhol...mas enfim... Alonso saiu no lucro em relação ao Massa, até pq poderia ser atingido pelo próprio pneu tb...vai saber....qto a Brawn merecia sim uma punição do tipo tb, ainda mais que o problema estava acontecendo desde cedo qdo Rubens reclamava do carro e nada foi feito nesse sentido...será que é pq a Brawn tá disputando o título?? Sei... nisso a FIA foi contraditória novamente...um grande abraço...

Postei anteriormente que acho que a primeira medida deveria ser a proibição das calotas... Além de atrapalhar a troca de pneus, várias vezes já se soltaram em alta velocidade e felizmente não atingiram ninguém... Mas será que estão esperando uma tragédia para proibí-las???

Sobre a punição acho que é uma maneira de tentar colocar uma polêmica sobre o GP de Valência e evitar um fiasco de bilheteria... Chamam a atenção do público e depois dizem que tudo bem, "desta vez passa"...

O público lê as manchetes, se interessa no assunto, vê a "pizza", compra os ingressos e o Bernie lucra... A F1 perde...


PS: Se querem empolgar na F1, permitindo as ultrapassagens, a próxima medida deve ser em relação aos pneus... Eles não podem perder pedaços e "sujar" o lado menos utilizado da pista... Nem que tenham que colocar borracha dura feito pedra!!!

Borracha dura feito de pedra aí os carros vãos deslizar para fora nas curvas. O que tinha que fazer é retomar a briga entre marcas de pneus.

E como eu já disse, porcas mal apertadas não foi a primeira vez que acontece e nunca será a última vez com essa punição ou não. Inúmeros pneus já saíram voando porque um mecanico apertou mal, e se houve punição foi só uma multa e repreensão.

É rídulo a FIA querer cruxificar a Renault por conta das fatalidades recentes.

concordo com o Lee. A FIA deixa de ver detalhes na segurança, algo que ela "vem vendo com o máximo de cuidado" nos últimos anos e algo que foge do raio da ação da equipe é motivo pra exclusão de uma corrida. Valencia está certa em reclamar, afinal ela depende do Alonso pra ter lucro, vivemos no capitalismo...

Sobre a puniçao do Kimi: Ninguém tomou conhecimento, nem o prórpio Kimi...;)

Uma observaçao sobre isso: Segunda corrida em que o Raikkonen se envolve em "confusao" -nao que eu ache que deveria ter punido- e os comissários deixam pra decidir depois da corrida. Pô, será que em 70 voltas nao tinham como analizar?

A do Webber eles viram rapidinho.

Sobre as "porcas", nao acho qeu o problema seja a calota. O problema é a renault mesmo.Em 2006 nao tinha calotas, lembram?

Ainda nao comprei meu ingresso pra Valência e provavelmente nao o farei.Queria ir no sábado, pelo menos,já que as entradas avulsas estao baratas, mas sei nao...

Segundo entendi a organização acho que a Renault fez aquilo de proposito e que a Brawn não.

Mas eu torço para que não tenha a punição.

A situação da Brawn é foi encarada como uma fatalidade que aconteceria de qualquer jeito. Já a da Renault que deveria ser encarado como fatalidade a porca ter sido mal apertada, pois de fato sempre foi encarado dessa forma, a FIA quis dar uma resposta que não está relaxando na segurança do esporte depois dos acidentes do Surtees e do Massa. Patético.

Mas se o Kimi fosse punido a Ferrari ia chiar dizendo que a RBR lançou o Webber em cima do Kimi nos boxes...

Aí a RBR ia protestar contra a Brawn por ter o Button dividido de forma perigosa a curva com o Vettel...

Muita bobeirinha da FIA essa coisa de ficar procurando punições.

Eu já estou esperando é o Button jogar o carro num dos pilotos da RBR pra segurar o título... porque no braço já se viu que vai ser complicado pra ganhar o campeonato.

As largadas geralmente são complicadas. E não é so na frente que existém os "chega pra lá" no meio e lá atráz também. Agóra esse negocio de punir depois da corrida...só beneficia o infrator.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More