10 de mar de 2012

Raio-X da pré-temporada


Com a pré-temporada da Fórmula 1 finalizada e a menos de uma semana do início da temporada 2012 da Fórmula1, é hora de reunir dados e deixar tudo pronto para Melbourne.


No quadro abaixo temos alguns dados sobre número de voltas completadas e o tempo mais rápido de cada piloto naquela semana de treinos. Em negrito você encontra a volta mais rápida dessa semana dentro de cada equipe.


































Foram três semanas de testes coletivos: uma semana em Jerez e duas em Montmeló.

Pela tabela é possível ver que a Red Bull foi a equipe, com excessão de HRT e Marussia, que menos rodou: sequer chegaram a 1000 voltas. Tão pouco podemos incluir neste quesito a equipe Lotus, que não participou da segunda semana de treinos e que, ainda assim, ficou a apenas 178 voltas de alcançar a equipe apontada como favorita, em número de voltas.

Curiosamente, a equipe que mais rodou foi a Mercedes, com 1183 voltas completadas, apesar que, com o W03, foram "só" 436. Nico Rosberg detém o mesmo "título" ao ser o piloto que mais voltas completadas  deu durante os treinos: 652.

Fazendo uma análise "superficial", com a pouca informação que podemos tirar dos testes, estes são "os prós e os contras" das 5 melhores equipes da Temporada 2011:



Prós: - Estabilidade

A equipe Red Bull segue mantendo um carro perfeitamente estável, que funciona tanto em recorridos longos como a uma volta de classificação.


Contras: - Confiabilidade/Dúvidas com o RB8-B


O carro apresentou alguns problemas de confiabilidade durante as três semanas de treinos, o que permitiu a seus pilotos rodar pouco com relação às demais equipes. 


O fato de terem um segundo chassis, que provavelmente seria o escolhido para ser usado na abertura do Mundial, e não terem tido tempo para testá-lo a fundo, deixam algumas nuvens pairando sobre Milton Keynes.



Prós: - Desenvolvimento set-up/Pirelli

A equipe inglesa parece ser a que melhor "entende" seu carro. O mesmo acontece com o uso dos pneus. Curiosamente a Mclaren foi uma das grandes equipes que fez sua simulação de corrida "por partes", para não dar pistas aos adversários sobre seu verdadeiro rendimento em longos recorridos.

Contras: - Confiabilidade

O MP4/27 teve muitos problemas hidráulicos ao longo dos testes que interromperam por várias vezes os objetivos da equipe.




Prós: - Confiabilidade/Rápidos a uma volta

O F2012 se mostrou "forte" apesar das grandes novidades que leva. Sofreu alguns contratempos durante os treinos mas sem grandes consequências em vista dos problemas das outras equipes.

Contras - Dúvidas sobre set-up/Degradação dos pneus

Quando a Ferrari apresentou seu novo carro já se sabia que o projeto era muito "agressivo", bem diferente dos modelos conservadores de até então. Essa "novidade" está custando a ser entendida pelos engenheiros. Como exemplo, são pelo menos 4 posições diferentes de escapes fora toda a mudança que isso gera na traseira do carro e em outros componentes. Tem bastante trabalho pela frente!

E justamente essas variações de set-up são as que estão em quarentena pelo desgaste dos pneus. Quanto mais agressiva a solução, maior o desgaste.



Prós: - Confiabilidade/ Constantes em longos recorridos

Apesar de terem rodado com o W03 oficial apenas 4 dias, o novo carro demonstrou grande confiabilidade.

Além disso, suas voltas eram as mais constantes durante as simulações de corrida. Constantes e rápidas.

Contras: - Não tao rápidos a 1 volta

Na verdade o problema da Mercedes para se resumir aos pneus macios, que geralmente são os utilizados durante a Q3. Esse composto é o que, de momento, está dando maior guerra para os alemães que não conseguem frear a degradação.



Prós: - Rápidos a 1 volta

A equipe parece ter um super carro para classificação

Contras: - Largos recorridos

Muito rápidos a uma volta porém os mais lentos das 5 primeiras equipes em simulações de corrida.


Faltam apenas 6 dias para saber quem larga na frente...


21 comentários:

Resumindo, poderemos ver na Australia:
Red Bull largando na frente mas podendo quebrar no meio do caminho.
O mesmo pode acontecer com Mclaren.
Ferrari, se conseguir descobrir um bom set-up, pode largar na frente mas vai perdendo rendimento por causa do desgaste dos pneus.
Mercedes, se conseguir um bom posicionamento no grid pode surpreender e se aproveitar da falha dos rivais.
Lotus, pode ser a surpresa na classificação mas na corrida a coisa vai ser diferente.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Acho que Red Bull, Ferrari e Mclaren estão escondendo o jogo...

Fato é a McLaren e Red Bull são as melhores....

Mas peraí Aderson, pela sua análise na primeira prova vence o Hülkenberg de Force India!!!

Eu não vou postar o resultado aqui porque senão a galera copia meu gabarito para a primeira etapa do bolão!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Só posso adiantar que o Lee Moy vai "adorar" a equipe vencedora!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Não B´Hengler.

Eu acho que quem pode ganhar a primeira corrida, baseado na constançia das voltas, é a Mercedes.

E eu acho tambem que, para a sua alegria, vai ser o Schumacher.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sai prá lá...
Sai prá lá...

Eu aposto que o Dick não chega entre os 10 primeiros!!!

Já a Mercedes vai sofre para chegar no Q3...

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Isso sem esquecer que quando a RBR tem problemas no carro do Vettel eles apertam aquele botãozinho vermelho que libera o Webber para andar forte, com o carro igual do "alemãozinho"!!!

A pré temporada é só mesmo pra matar a saudade do ronco do motor... O que interessa e é importante a gente não tem acesso, e o que não tem importância, como os tempos ficam em evidencia falsa...

Ha, mas se eu fosse engenheiro de uma equipe de ponta, eu colocava o carro na pista com uns 200 Kg abaixo do permitido e fazia um temporal de tempo prá deixar toda a concorrência de cabelo em pé!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Só prá ver a cara de espanto dos adversários...
Isso não teria preço!!!

B´Hengler,

Vendo nos testes um Perez ou Maldonado, andando lá na frente, provavelmente muita equipe já fez isso que vc disse.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas falando serio, apos esses testes, a unica coisa que é certeza que Red Bull vai continuar andando lá na frente porque ainda tem o melhor projetista do momento.

De resto, tudo é na base do pode ser.

A Ferrari disse que em 2011 liderou nos testes da pre-temporada mas na Australia tomou 1s da Red Bull.

Então, melhor esperar pra ver os treinos livres do sabado pra se ter uma ideia do que será provavel na corrida.

Boa noite galera. Ando apenas bisbilhotando o blog nos ultimos dias. Mas, para essa primeira prova do ano na Australia,os treinos coletivos so serviram para mostrar que...algumas equipes esconderam o que tinham e outras mostraram o que não tinham. Ou não tem!

Opnião minha para a primeira corrida...Ferrari. Independente das posições que largar no grid.

E ai dona Priii...[eterna musa] qual vai ser o premio do bolão e quando vai ser anunciado o bolão???

Hahahahahha...

Mas Williams e Sauber não servem Aderson, tem que ser equipe de ponta (RBR, McLaren e Ferrari)...

Quando a Williams aparece com carro voador todos sabem que algo está errado, mas se fosse uma RBR colocaria pulga atrás da orelha da concorrência de peso!!!

Esse "seria" o objetivo... Todos virando em 1:30, o recorde da pista sendo 1:28 e aparece uma equipe de ponta andando em 1:25!!! Seria hilário...

Pô B´Hengler, assim é covardia.

Imagina uma RBR botar uns 5s de diferença pros outros num teste de pre-temporada?

Ferrari, Mclaren e Mercedes iam tudo gritar:
"FFUUUUUUUUUUUUU...
Vamos para a Indy que lá nos tem mais chance."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Já tah tudo preparado para madrugar esse final de semana. kkkkkkkkkkkkkk

Já dizia a velha máxima. Treino é treino e corrida é corrida. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só para avisar que eu não sumi não!!!

Depois eu volto para contar as novidades!

Até!

Beleza, Wallacy!

Fico feliz de te ter de volta também!...

O Wallacy não aparece pois está enrolado com os preparativos para o "enforcamento"...rsrsrsrsrs...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More