26 de mar de 2012

GP da Malásia

E sobre o dilúvio de Sepang, aconteceu o milagre!

Fernando Alonso venceu mais um fascinante GP da Malásia, no circuito de Sepang, e mesmo estando impecável durante toda a corrida, não foi o único protagonista.

Sérgio Pérez, da Sauber, voou na pista e depois de uma corrida digna dos melhores conseguiu o primeiro pódio na categoria. Fechando o pódio, Lewis Hamilton, que mais uma vez largou na pole, mas cedeu posições e conseguiu mais um 3º lugar.


A chuva esteve presente no início da prova e "apertou", paralisando a corrida na 9ª volta. O jogo de estratégias foi antes mesmo do SC essencial para o desfecho da prova.

Disputa Alonso x Pérez

Aconteceu na parte final da corrida. A chuva já havia cessado e Alonso se via em uma cômoda primeira posição com mais de 7 segundos de distância para o mexicano. Mas carro e piloto não estavam pela labor de deixar a vitória tao fácil para o espanhol. Começou assim a caça ao F2012, protagonizado por Sérgio Pérez, que tirava., volta atrás de volta, um tempo valioso da cômoda posição do Ferrari. Com pneus "duros" frente aos "macios" de Alonso, Perez seguiu recortando tempo e a poucas voltas para o final, parecia que a primeira vitoria do mexicano era questão de minutos. Mas a sombra da vitória provocou um erro de Perez que o afastou definitivamente da vitória, garantido seu segundo lugar no pódio.

A vitória de Fernando Alonso pode ser considerada épica, dada as condições, mas de ser assim, é ainda mais especial graças ao grande adversário.

Mais uma 4ª posição para Mark Webber que viu seu companheiro terminar na 11ª posição depois de ter o pneu traseiro esquerdo estourado por um toque com Karthikeyan. Apesar das condições da pista e estratégias, a Red Bull demonstrou que perdeu o brilho dos anos anteriores.

Kimi Raikkonen, depois de largar na 10ª posição conseguiu um excelente 5º lugar, com um Lotus bastante competitivo e uma pilotagem de alto nível.

Na sexta posição, outro grande destaque da prova: caiu pra última posição logo na primeira volta depois de toque com outro carro mas a base de ultrapassagens e uma boa estratégia de pit stop's fechou o GP malaio na 6ª posição, superando a Paul di Resta já no fim. Por certo, mais uma boa corrida do escocês que pontua novamente.

Jean Eric Vergné em uma muito boa exibição conseguiu seus primeiros pontos no campeonato. A corrida do francês foi bastante elogiada em seu país.


Mais uma Force India entre os pontos, dessa vez na 9ª posição, com Nico Hulkeberg, seguido por Michael Schumacher que depois de ser tocado por Grosjean logo na primeira volta e rodar, ainda conseguiu se manter no top 10.

Confira como terminou o GP da Malásia:

1 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 56 voltas
2 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – a 2s2
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 14s5
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 17s6
5 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 29s4
6 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 37s6
7 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 44s4
8 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 46s9
9 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 47s8
10 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – a 49s9
11 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 1min15s5
12 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min16s8
13 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 1min18s5
14 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 1min19s7
15 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 1min37s3
16 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
17 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta 
18 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta
19 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 2 voltas
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 2 voltas
21 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 voltas
22 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 2 voltas
23 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – Abandonou
24 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Abandonou

10 comentários:

Sabe, Pri, algumas constatações dessa corrida. A Mercedes e um leão-de-treino, mas em corrida é um filhotinho devorando os pneus. A Mclaren me parece mt com a RBR de 2010, boa de classificação, mas com desgaste moderado em corrida. A RBR possui um bom carro, mas acostumada aos massacres de Vettel, tem encontrado em Webber melhor adaptação ao carro não tão veloz, estigma de vira lata? A Lotus depende de raikkonen, já a Willians tem um bom carro e pilotos medianos, terá grana pro desenvolvimento? A Ferrari é um caso a parte, afinal tem o melhor piloto, muita grana, mas c@$%&*gou o carro, tanto é que em vários momentos, a sauber de Perez chegou a tirar até 1,3 segundo por volta!!!! A Sauber possui bons pilotos, mas terá grana? No mais, teremos briga até o fim.

Boa noite dona sumida de ressaca e feliz da vida,afff...

Vamos ao fato interessante que muitos não perceberam nessa corrida. Não sei as outras equipes...mas me pareceu nitidamente que ao menos 3 equipes fizeram jogo duplo pra esse gp.

Como era iminente a previsão de chuva na hora da corrida. Mas tambem ela poderia não dar as caras...

Então ferrari,sauber e williams deram o pulo do gato e mandou cada uma um carro com acerto mais pra chuva e outro pra seco.

Basta ver os ritimos de Alonso,Peres e Senna em relação a seus companheiros...quando a pista mais molhada em relação a medida em que foi secando.

Teve mais gente nessas condições. Mas esses 3 me chamaram mais a atenção durante a corrida...pois o ritimo deles com pista molhada e pista mais seca em relação a seus companheiros [koba,pastor e massa] foi muito visivel. Koba e Massa tiveram serios problemas com pneus, ou seja...escolhas erradas. E Maldonado no final com pista seca era um dos mais rapidos até seu motor abrir o bico. Tinha uma STR voando no molhado e outra sofrendo. Alias no ,molhado até uma HRT chegou a andar em 10.

Essa sua teoria até tem fundamento Latueiro, mas o Alonso nunca foi mais lento que o MepASSA, tanto no molhado quanto no seco!!!

E o Maldonado não conseguiu a ultrapassagem no di Resta (nem no molhado nem no seco) que foi fácil para o B. Senna, acho até que foi pelo lado externo da curva...

Por sinal o B. Senna fez umas 3 ultrapassagens pelo lado externo da cuva, Ricciardo, di Resta e no Dick!!! Olha só, mas nesse último aí qualquer um passa... Hehehehehehehe... Ha, e o próprio, foi ultrapassado pelo Ricciardo da mesma forma (para a sua alegriiiiiiiiiiaaaaaa)...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Hengler...o prblema é que em relação ao Alonso e em condições iguais...pode contar nos dedos quantos andam mais rapido que ele no seco ou molhado.

Quanto ao Dick é até covardia o que esse barro da Mercedes ta fazendo não so com, mas com o Nico tambem nas corridas.....vai comer pneu assim não sei onde sô!! O Zaca ta naquela fase em que se um rio cair no mesmo lugar 4 vezes...adivinhem em cima de quem ele cair.

O Maldonado é tudo aquilo que eu ja disse....se o SOBRINHO não der conta dele...pede pra sair e#5$@*7

%&¨%#*raios...essa mania de twitter é foda, vai faltar caracters não sei onde.

Pois é Latueiro, discordo de algumas coisas mas concordo nas linhas gerais...

Alonso indiscutível, está um degrau acima dos outros, acho que só o Kubica tinha capacidade de derrotá-lo em condições iguais - mas lembre-se que ele não suporta pressão de companheiro de equipe!!!

Depois temos Hamilton e Vettel (o Kimi motivado se enquadra aqui), são muito bons mas ainda não possuem aquela malícia de campeão do Alonso...

E depois temos uma turma aparecendo aí que pode dar trabalho, Kobayashi, Pérez e Maldonado... São pilotos jovens e pouco avaliados, mas que rendem bem em quase todas as provas!!!

E óbvio que também temos os "fogo de palha", que devido ao canhão que possuem nas mãos, às vezes aparecem em alguns relances, para logo depois fazerem uma c3?!$#g$$%d$! daquelas e partir para o fundo do pelotão, Webber, MepASSA, DICK, RUIMBERG, Karthikeyan, etc - a turma da desculpa pronta... Hehehehehehehe...

B. Senna ainda não se enquadra em nenhum grupo desses acima descritos...

A verdade é que se o Button não tivesse tocado na HRT do Kartquem?, o final dessa corrida teria sido bem diferente.
Na chuva o Button sempre faz excelentes corridas.

Mas era dia de Alonso, fazer o que?

Ainda quero ver uma corrida em autodromo com condições normais pra ter uma ideia real da situação das equipes.

Foram duas corridas atipicas.
Melbourne é circuito de rua e em Sepang choveu.

Vamos ver se na China ocorre tudo dentro da normalidade.

Entao, alguém reparou que foi crucial a entrada em boxes dupla da ferrari que segurou o Hamilton?

HAM entrou, ALo entrou e como o MAS veio logo em seguida o HAM nao pode sair até que o MAS saiu da frente. POnto pra Ferrari e pro Alonso. ;-D

Foi ali que ele, HAM, perdeu a liderança.

Outra coisa, nao acho que carro nenhum tava como ajuste de chuva, sinceramente.

O ajuste nesse caso é outro...rs

O Gené na retransmissao disse que na chuva o F2012 tem um desempenho muito bom, coisa que nao vimos por parte da Mclaren, por exemplo.

E nao acho que o Button teria mudado muita coisa, até porque ele nao tinha o ritmo do HAM que era terceiro e tava ali tao tranquilo.

E....nao me lmebro de mais "causos"! rsrs Assim que lembrar comento

O Hamilton perdeu tempo com o mecanico que não estava conseguindo levantar o carro e a ainda teve problemas para colocar no chão hahaha. Se não fosse por isso acho q saí na frente do Alonso.

Acho que nao hein, Lee. Preciso rever as imagens(hahaha) mas ele nao foi liberado pq vinha um carro: a caranga do MepASSA.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More